17/12/2025
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Mais de 100 filmes e séries serão excluídos do Prime Video; veja lista

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O ano nem bem começou e a Amazon já anunciou notícias nada agradáveis para os assinantes do seu serviço de streaming. De acordo com o portal Streamings Brasil, mais de 100 filmes e séries deixarão o catálogo da plataforma Prime Video neste mês de janeiro. Dois títulos já foram retirados na semana passada: Oliver Twist e No Ritmo Do Coração.

Vale lembrar que há um movimento importante acontecendo entre as produções da Warner Bros. Discovery, que estão indo para o Prime Video. Com isso, podemos deduzir que a Amazon está reorganizando o seu catálogo. No entanto, isso não quer dizer que esses títulos que serão excluídos não possam retornar.

Confira as listas filmes e séries que serão excluídos ao longo do mês no Prime Video:

09 de janeiro

  • Ghawre Bairey Aaj

13 de janeiro

  • Jennifer Lopez: Dançando Novamente
  • La Guzman

14 de janeiro

  • Um Acordo de Natal: Salvando o Starlight
  • Reencontro de Natal
  • Um Natal Apaixonado
  • Uma Canção para o Natal
  • Natal em Holly Lodge
  • Um Fim de Semana de Inverno
  • Aplicativo para o Natal
  • Natal em Evergreen: Cartas ao Papai Noel
  • O Natal dos Amigos Indiscretos
  • Natal em Evergreen
  • Natal em Evergreen: Boas Notícias
  • Super Loja: Temporada 5
  • Estrada para o Natal
  • Natal Fora de Casa
  • Um doce Natal
  • O Trem do Natal
  • À Procura de um Papai Noel
  • Natal no Hotel Plaza
  • Réveillon Real
  • O Amor não Tira Férias
  • Decorando o Natal
  • Um Natal Quase Perfeito
  • O Natal Está no Ar
  • Um Natal no Castelo
  • Uma Viagem de Natal
  • Era Uma Vez o Natal

15 de janeiro

  • Tartarugas Ninja Heróis Mutantes: O Romper Das Sombras
  • 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
  • Baywatch: S.O.S. Malibu
  • O Exterminador Do Futuro: Gênesis
  • Pai em Dose Dupla
  • Guerra Mundial Z
  • O Poderoso Chefão: Parte 2
  • O Poderoso Chefão
  • Transformers: 1, A Era da Extinção, O último Cavaleiro, A vingança dos derrotados
  • Sexo Sem Compromisso
  • Rango
  • Pai em Dose Dupla 2
  • Meninas Malvadas
  • A Família Addams 2
  • Um Casamento Real
  • Grease
  • Forrest Gump: O Contador De Histórias
  • Projeto Almanaque
  • Jack Reacher: Sem Retorno
  • Pequena Grande Vida
  • Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu
  • A Firma
  • Chinatown
  • A Peça de Natal
  • Maximum Ride
  • Jornada nas Estrelas I: O Filme
  • 10 Cloverfield Lane
  • Meu Casamento Preferido
  • Um Tira da Pesada
  • Warriors, Selvagens da Noite
  • O Bebê de Rosemary
  • A vigilante do amanhã: Ghost in the Shell
  • xXx: Reativado

16 de janeiro

  • Eurotrip: Passaporte para a Confusão
  • Star Trek: Além do Escuridão
  • O Poderoso Chefão de Mario Puzo ̶ Desfecho: A Morte de Michael Corleone
  • Os Fantasmas Contra Atacam
  • Guerra dos Mundos
  • Um Limite entre Nós
  • Minority Report: A Nova Lei
  • O Último Mestre do Ar
  • Perigo Real e Imediato
  • As Férias da Minha Vida
  • E se Fosse Verdade
  • Star Trek Sem Fronteiras
  • Prenda-Me Se for Capaz
  • Jack Reacher: O Último Tiro
  • Scarface

17 de janeiro

  • O presente

30 de janeiro

  • Duniya
  • Arquivo Kane
  • O Acessório Final
  • Os Jovens Pistoleiros
  • O Fugitivo
  • Filme B: O Vampiro da Paulista
  • Como Estrelas Cadentes
  • Agneepath
  • Filme B: Os Mutantes do Espaço
  • A Van Assassina
  • Entre Mortos e Vivos
  • Shark Tank (Colombia)
  • MasterChef: A Revanche: Apenas a 1ª Temporada
  • A Justiceira
  • A Lenda Do Cavaleiro Verde
  • Oblivion
  • Star Trek
  • Velozes e Furiosos: Filmes do 1 ao 7
  • Ping No I
  • Gori Tere Pyar Mein
  • Bastardos Inglórios
  • Terra Brasil: Especial Ilhas de Paraty
  • Tod@s Caen
  • MasterChef Brazil: Apenas a 1ª Temporada
  • Kal Ho Naa Ho
  • MasterChef Brazil Para Tudo: Apenas a 6ª Temporada
  • Dostana
  • Humpty Sharma Ki Dulhania
  • Brothers
  • Kabhi Alvida Naa Kehna
  • MasterChef Brazil: The Professionals – Apenas a 1ª Temporada

Claro tv+ abre o sinal de 8 canais HBO para seus clientes; confira!

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Entre os dias 13 e 15 de janeiro, a Claro, líder em TV por assinatura no país e maior hub de conteúdo da América Latina, em parceria com a HBO, irá liberar o sinal dos oito canais do pacote HBO para que os clientes possam aproveitar os mais diversos conteúdos da programação, inclusive a estreia da primeira temporada de The Last of Us no dia 15/01, às 22:00.

A abertura de canais ocorrerá para os clientes TV, Banda Larga e Móvel, além do app da Claro tv+ na TV (canal 71 SD e 671 HD) e Web, onde poderão aproveitar também grandes sucessos como Trem-Bala, Venom – Tempo de Carnificina, Uncharted: Fora do Mapa e DC Liga dos Super Pets.

Os usuários Claro tv+ poderão aproveitar a programação do final de semana dos 8 canais do pacote HBO: HBO (171 SD e 671 HD), HBO+ (173 SD e 673 HD), HBO Signature (176 SD e 676 HD), HBO Mundi (178 SD e 678 HD), HBO2 (172 SD e 672 HD), HBO Family (175 SD e 675 HD), HBO Pop (177 SD e 677 HD), HBO XTREME (179 SD e 679 HD).

Segundo a operadora, os usuários que possuem plano com o canal linear HBO poderão assistir aos episódios de The Last of Us aos domingos, às 22:00 e, simultaneamente, na HBO Max, já que assinantes da HBO também têm acesso à HBO Max incluso.

Para ter acesso ao pacote HBO, o consumidor pode adquirir o serviço pelo controle remoto, por meio do canal 250, pelo valor de R$27,90, mas aqueles que já contam com o plano de canal linear podem utilizar o aplicativo da Claro tv+ e HBO Max, sem custo adicional.

Para acessar o aplicativo pelo controle remoto, basta clicar na opção “entrar” e utilizar o login e senha da Claro, que pode ser configurado pelo site ou aplicativo Minha Claro residencial. Clientes Box Claro tv+ e 4K Claro tv+ já podem acessar o app da HBO Max direto na TV, por meio do Menu > Apps > HBO Max.

Além disso, os clientes do streaming da operadora ainda podem contar com a Alexa integrada no equipamento de TV para ter mais comodidade e acessar conteúdos usando apenas o comando de voz. Basta dizer “Alexa, ir para o canal HBO”, que será direcionado automaticamente para o streaming, sem precisar digitar. O recurso está disponível com exclusividade para os clientes Box Claro tv+ e 4K Claro tv+.

Serviço de internet da Vivo Fibra chega a mais três cidades do Pará

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Dando continuidade ao seu plano de expansão do serviço de internet via fibra óptica pelo país, a Vivo anunciou o lançamento da sua rede Vivo Fibra nas cidades de Altamira, Redenção e Paragominas. Segundo a operadora, os três municípios são pontos estratégicos para os negócios da empresa no Pará, e se juntam à Belém, a primeira cidade a receber o serviço no estado.

Imagem com um velocímetro e o logo “Vivo fibra”.

Marcelo Campos, diretor da Vivo na Regional Norte, afirma que “[…] A Vivo está centrada em promover a digitalização de todas as cidades brasileiras, essencial para popularizar o acesso a uma internet de qualidade e fomentar a economia local, com geração de postos de trabalho e novas oportunidades de negócios a partir de uma conexão segura, veloz e estável”.

“Vamos continuar avançando com ainda mais fibra e soluções digitais que apoiem o dia a dia dos nossos clientes e empresas”, finaliza.

Com os lançamentos da Vivo Fibra, que chega com ultravelocidade de até 1Gb, a companhia amplia sua cobertura no Pará, ultrapassando 186 mil domicílios com fibra passada na porta (Homes Passed).

Disponibilidade da Vivo Fibra

Na cidade de Altamira, o serviço já disponível para quase 16 mil casas e empresas em regiões de 11 bairros da cidade: Centro, Recreio, Esplanada do Xingu, Jardim Independente, Jardim Independente II, Jardim Independente III, Ibiza, Jardim dos Estados, Sudam I, Jardim Uirapuru e Premem.

Em Paragominas, a banda larga de ultravelocidade da Vivo pode ser contratada por moradores e empresas de 17 bairros: Angelim, Camboatã I, Camboatã II, Célio Miranda, Flamboyant, Helena Coutinho, Industrial, Jardim Atlântico, Juparanã, Presidente Juscelino, Promissão I, Promissão II, Promissão III, Promissão IV, Tião Mineiro, Tropical e Uraim, levando internet de ultravelocidade para quase 25 mil casas e empresas.

Já na cidade de Redenção, mais de 17 mil casas e empresas em regiões de 11 bairros da cidade: Mal. Rondon, Núcleo Urbano, Bela Vista, Vila Paulista, Planalto, Santos Dumont, Capuava, Jardim Lucena, Jardim Ariane, Jardim Cumaru e Campos Alto, já podem contar com o serviços de banda larga via fibra óptica da operadora.

A Vivo Fibra também está disponível para as empresas de todos os portes, oferecendo condições especiais. Além da ultravelocidade e da estabilidade de rede, os clientes podem contar com a facilidade de um técnico no local, em até quatro horas.

Além disso, ainda podem optar pela contratação de IP Fixo – essencial para negócios que precisam acessar servidores – e o Vivo Protege Empresas, serviço de segurança digital para os dispositivos conectados, incluindo antivírus, armazenamento em nuvem e segurança para redes Wi-Fi.

A chegada da fibra ainda aprimora o serviço de Internet Dedicada, com altas velocidades. Com ela, as empresas garantem 100% da velocidade contratada, com estabilidade de rede de no mínimo 99,5% e serviços exclusivos, como a gestão proativa da conectividade, balanceamento e priorização de tráfego, segurança contra ataques cibernéticos, entre outros.

Teles deverão fornecer dados de participantes dos ataques em Brasília

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Na tarde deste domingo (08), a Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi invadida por vândalos, sob o pedido de intervenção militar. Com o objetivo de pegar os envolvidos na ação antidemocrática, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que as operadoras compartilhem os dados de geolocalização dessas pessoas que participaram dos ataques em Brasília.

Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante a ação, dos vândalos invadiram e depredaram as dependências do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto – incluindo a sala da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

A determinação é especificamente para as empresas de telefonia móvel pessoal, que deverão guardar os registros por 90 dias para que possam ser utilizados no inquéritos judiciais. A medida atende a um requerimento da Advocacia-Geral da União (AGU).

De acordo com o despacho, serão monitorados os dados dos “usuários que estão nas imediações da Praça dos Três Poderes e do Quartel-General do Distrito Federal para apuração de responsabilidade nas datas dos eventos criminosos”.

A medida também é válida para as redes sociais, para que seja possível identificar e remover os conteúdos que promovam incitação de atos de invasão de prédios públicos federais em todo o território nacional, além da “interrupção de monetização de perfis e transmissão das mídias sociais que possam promover, de qualquer forma, os atos de invasão e depredação de prédios públicos em todo o território nacional”.

Além disso, essas plataformas de mídias e redes sociais também devem guardar “todos os registros capazes de identificar materialidade e autoria dos ilícitos praticados, pelo prazo de cento e oitenta dias”. Segundo o ministro, essas plataformas foram usadas pelos vândalos que depredaram prédios públicos nos ataques em Brasília.

“A omissão das autoridades públicas, além de potencialmente criminosa, é estarrecedora, pois, neste caso, os atos de terrorismo se revelam como verdadeira “tragédia anunciada”, pela absoluta publicidade da convocação das manifestações ilegais pelas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, tais como o WhatsApp e Telegram”, diz Moraes.

Nessa situação, as operadoras, assim como as redes sociais, deverão auxiliar na identificação dos responsáveis por meio do compartilhamento dos dados. Além disso, até o final de janeiro, o Distrito Federal ficará sob intervenção federal.

Na mesma decisão, Alexandre de Moraes também determinou o afastamento por 90 dias de Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal. No despacho, o ministro do STF aponta o descaso e a conivência do governador com a organização dos atos golpistas.

Para ele, “o descaso e conivência” de Torres “com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem” no Distrito Federal “só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha”.

TV por assinatura registra 12,55 milhões de clientes em novembro/22

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De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o segmento de TV por assinatura continua em queda. O setor fechou o mês de novembro de 2022 com uma base de 12,55 milhões de clientes. Se considerar as bases dos serviços livres de assinatura, o total vai para 14,19 milhões de usuários.

Considerando apenas os pagantes, foi registrado uma redução de 0,5% no mês, e um acúmulo de perda de 6,2% no período de um ano. Embora apresente queda, houve crescimento na região Nordeste, sendo a única a seguir uma tendência de ampliação do serviço.

Segundo os dados, a região nordestina apresentou um crescimento de 8,4% em relação ao mesmo mês de 2021, embora os estados da Paraíba e de Pernambuco tenham acumulado queda de 2,5% e 0,7%, respectivamente. Saindo do Nordeste, houve crescimento no estado do Pará (1,5%), Espírito Santo (7,5%) e Minas Gerais (4,7%) no período de um ano.

Mesmo que tenha ocorrido crescimento líquido em alguns estados, o percentual de habitantes com acesso ao serviço (densidade) teve queda em todos os estados federativos. O valor caiu 1,6 ponto percentual, sendo que em novembro de 2021 as empresas tinham contrato com 8% dos habitantes da região sul, por exemplo, contra 6,4% da população registrado em novembro em 2022.

Em relação às operadoras que prestam o serviço, a Claro manteve sua liderança, obtendo 41,5% de participação do mercado, seguida da SKY (32,2%), Oi (15%) e Vivo (7,9%). Importante ressaltar que esses números, assim como todos os dados computados no balanço da Anatel, desconsideram as bases dos serviços de canais lineares distribuídos por streaming, como o Claro TV+ e o DGO, das duas líderes de mercado.

Mesmo o ranking do market share das operadoras de TV por assinatura não tendo alteração, houve alteração na participação das empresas na análise de um ano, pois a Claro e Vivo perderam mercado, 4,2 e 0,5 pontos respectivamente. Já a SKY e a Oi conseguiram crescer suas participações, 2,3 e 1,9 pontos percentuais, respectivamente.

Outro ponto que deve ser lembrado é que a base de assinante da Oi foi vendida para a SKY, em uma operação que ainda não foi finalizada. Ou seja, após a conclusão do negócio, a SKY pode até ultrapassar a Claro e assumir a liderança no setor.

Globoplay libera sinal do GloboNews para assinantes não pagantes

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Neste domingo (08), a Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi invadida por atos antidemocráticos, fazendo com que todos veículos de comunicação de todo o país e a população se voltassem para os acontecimentos. Com isso, foi possível perceber que a GloboNews, canais de TV por assinatura de notícias do Grupo Globo, teve seu sinal liberado para assinantes não pagantes da plataforma.

Normalmente, o GloboNews é disponibilizado apenas para assinantes da Globoplay com canais ao vivo. No entanto, o sinal está liberado também para clientes não pagantes. Ou seja, desde este domingo, o canal pode ser acompanhado por qualquer pessoa, desde que tenha cadastro no streaming.

Globoplay e conteúdos gratuitos

Com o intuito de atrair novos assinantes pagantes, o Globoplay passou a liberar gratuitamente alguns conteúdos da plataforma para os usuários. Com isso, é possível degustar vários títulos sem precisar pagar nada.

No catálogo do streaming, é possível encontrar produções que estão com todo seu conteúdo liberado, mas também há algumas que apenas o primeiro capítulo está disponível. Uma estratégia do Globoplay para incentivar o usuário a assinar a plataforma para poder continuar usufruindo do conteúdo e continuar acompanhando a trama assistida.

De acordo com o site do streaming da Globo, o destaque de títulos abertos vai para a “Malhação”, onde estão disponíveis várias temporadas da série. Entre as edições que podem ser conferidas gratuitamente estão Malhação: Viva a Diferença, Malhação: Vidas brasileiras, Malhação: Toda forma de amar, Malhação: Pro dia nascer feliz, Malhação: Seu lugar no mundo, além das temporadas de 1995. 1996, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013.

Entre os seriados humorísticos, estão disponíveis Toma lá dá cá, Tapas e Beijos, A Grande Família (versão original), Os Normais, A Diarista e Haja Coração (Spin-off). Além disso, o usuário ainda pode conferir várias edições de programas exibidos na TV aberta, como:

  • Caldeirão com Mion
  • Domingão do Huck
  • Fantástico
  • Mais Você
  • Encontro com Patrícia Poeta
  • É de casa
  • Conversa com Bial
  • Altas horas
  • Profissão repórter
  • Globo Repórter
  • Conversa com bial internacional

Entre os títulos que estão apenas com o primeiro capítulo liberado estão Travessia, Todas as Flores, Rei do Gado, Caminhos das índias, Salve Jorge, Mar do Sertão, Alma Gêmeas, Chocolate com Pimenta, Avenida Brasil, Cheias de Charmes, Cara e Coragem, Amor à Vida, O Outro Lado do Paraíso, Senhora do Destino, Verdades Secretas 1 e 2, Paginas da Vida, entre outros.

Vale ressaltar que mesmo que esses conteúdos estejam liberados de forma gratuita, incluindo o GloboNews, é necessário fazer um cadastro no Globoplay para acessá-los.

Assinantes do pay-per-view pagarão mais caro para assistir ao BBB 23

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Com o sucesso e após registrar recordes de venda de pacotes ano passado, o pay-per-view da TV por assinatura do Big Brother Brasil (BBB 23) 24 horas deste ano terá reajuste de preço e ficará mais caro. Há dois anos que não há alteração no valor da assinatura, sendo que o atual aumento é de 8,7%, saindo de R$ 22,90 para R$ 24,90 por mês.

De acordo com o Notícias da TV, entre os prenúncios do lançamento do BBB 22 (entre final de dezembro de 2021 e início de 2022), as operadoras de TV por assinatura venderam 521 mil assinaturas pay-per-view, sendo que a Claro e a SKY foram as responsáveis pela maior parte das vendas, com 75% delas. A nível de comparação na edição anterior, que teve Juliete Freire como vencedora, as empresas venderam 515 mil pacotes ao longo da temporada.

Embora tenhamos presenciado uma queda no setor de TV por assinatura, chegando a perder mais de 1 milhão de clientes por ano, devido ao seu custo, o canal de transmissão 24 horas do BBB passou a ser mais atraente. O Globoplay ainda não tinha muita popularidade até 2019, sendo o pay-per-view a principal opção para acompanhar o reality show. Inclusive, naquele ano, um pacote de meses do Big Brother Brasil chegava a custar impressionantes R$ 288 (R$ 72 por mês).

Entretanto, a partir de 2020, a Globo igualou o valor do pay-per-view com a assinatura Globoplay. Além disso, liberou o acesso dos seus assinantes a programação 24 horas do BBB, sem custo adicional em relação ao valor principal.

Desde a edição de 2019, o valor mais barato registrado foi o de 2020, quando a assinatura do canal do Big Brother Brasil 24 horas foi comercializada por R$ 87,60 (R$ 21,90 por mês). Houve aumento na edição de 2021, de R$ 91,60 (R$ 22,90 por mês), que se manteve no ano passado.

Agora, com o reajuste para R$ 24,90 por mês, o assinante terá direito a canais em HD com transmissão o dia inteiro. Empresas como Claro, SKY e DGO (antigo DIRECTV GO) já oferecem o serviço aos seus clientes – além de pagar mensalmente, também é possível comprar o pacote de quatro meses do BBB 23.

Streaming perde o direito de transmitir a Copa do Nordeste

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Em uma postagem nas redes sociais neste domingo (08), a plataforma Nordeste FC anunciou que não tem mais o direito de transmissão dos jogos da atual temporada da Copa do Nordeste. O streaming exibia os duelos do torneio até ano passado, inclusive, era responsável pela produção das partidas, repassando as imagens para outras parcerias como ESPN e o SBT Nordeste.

Em comunicado, a empresa afirma que “O Nordeste FC não dispõe mais dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste. Agradecemos imensamente a todos os torcedores que estiveram conosco nesta jornada, em que levamos o futebol nordestino para o Brasil inteiro”.

Com a saída do campeonato da plataforma de streaming, fica a dúvida de onde o torcedor poderá assistir aos atuais jogos da temporada de 2023. De acordo com o portal Mídia e Esporte, a transmissão do torneio está sendo sinalizada pelas operadoras de TV por assinatura SKY, Claro e outros serviços, como DAZN e DGO ( antiga DIRECTV GO). Na grade da SKY por exemplo, o canal 627 já está com o nome de “Nosso Futebol Copa do Nordeste”.

O pacote chamado de “Nosso Futebol”, que inclui a transmissão dos torneios nordestinos, está sendo comercializado pela SKY, DGO e Claro, pelo valor de R$ 19,90 por mês. Por ele, o assinante pode assistir os campeonatos Goiano, Alagoano, Pernambucano e a Série C do Campeonato Brasileiro. Nesse plano, é possível que a Copa do Nordeste 2023 seja adicionado. Nos próximos dias a CBF deve anunciar oficialmente onde os jogos serão mostrados.

Vale lembrar que o pacote “Nosso Futebol” é um dos canais a la carte que podem ser adicionados a assinatura geral. Por exemplo, no plano mensal da DGO, que atualmente custa R$ 89,90/mes. Além disso, o SBT Nordeste e a ESPN/Star+ seguem mostrando jogos da Copa do Nordeste como já ocorreu nas fases eliminatórias da atual edição.

Tá Telecom quer integrar redes Wi-Fi de ISPs; entenda

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Já pensou em usar a rede Wi-Fi de outras pessoas quando estiver em deslocamento? É o que está planejando fazer a Tá Telecom, operadora móvel virtual (MVNO) criada por provedores regionais de internet. A ideia é fazer a integração das redes Wi-Fi dos ISPs que a compõem.

O que a empresa quer é fazer com que os clientes desses provedores possam acessar a rede Wi-Fi uns dos outros quando em deslocamento, ou seja, em roaming. Ou seja, se um usuário sair da sua área de cobertura, ele poderá se conectar a uma rede de um desses outros clientes dessas ISPs. O que pode ser chamado de Open Wi-Fi.

Ainda não há informações da data de lançamento do serviço, mas de acordo com Rudinei Carlos Gerhart, diretor executivo da Tá Telecom, em conversa com Mobile Time, a novidade pode vir a ser disponibilizada no segundo semestre do ano. “É um projeto de open WiFi. Os assinantes vão poder fazer roaming em cima de redes WiFi 5 e WiFi 6. Isso é útil especialmente em espaços indoor onde o sinal mobile tenha cobertura deficiente”, explica o executivo.

A operadora móvel virtual é composta por 50 ISPs do Sul e Sudeste, mas é uma empresa aberta, sendo que qualquer empresa do Brasil pode participar, caso seja do interesse. Sua expectativa é chegar a dezembro com 150 mil assinantes de telefonia móvel e passar de 5 milhões até 2028. A MVNO está conectada à plataforma da Surf Telecom que, por sua vez, utiliza a rede da TIM.

A Tá Telecom é resultado da Iniciativa 5G Brasil, grupo que reuniu mais de 400 ISPs de todo o país para participar do leilão 5G ocorrido em 2021. Na licitação, o grupo não conseguiu arrematar lote das frequências disponíveis, mas Gerhart diz que não descarta a possibilidade da MVNO participar de novos leilões de espectro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no futuro.

O executivo afirma que, em longo prazo, a empresa terá estrutura mais preparada para um eventual novo leilão. “No leilão de 5G entramos como debutantes e fomos bem competitivos com apenas quatro meses de trabalho”, comenta.

Google TV e Android TV estão presentes em cerca de 150 milhões de dispositivos

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Durante a CES 2023, evento do meio tecnológico que ocorre em Las Vegas até amanhã (08), o Google divulgou dados relacionados ao número de dispositivos que executam o Google TV e o Android TV. A empresa compartilhou número impressionante ao informar que ambos sistemas estão presentes em cerca de 150 milhões de aparelhos.

Em relação a janeiro do ano passado, esse número representa um crescimento de 40 milhões em apenas um ano, uma vez que contabilizaram apenas 110 milhões em 2022. Os dados fazem parte das demonstrações dos produtos do buscador.

Durante o evento, também foram demonstrados novos recursos do Android, como a renovação do Android Auto, a transmissão mais inteligente de áudio e a bandeja de compartilhamento mais eficiente no Android 14.

Segundo as informações do Google, essa quantidade é referente aos dispositivos que estão ativos mensalmente, além de incluir os dois sistemas operacionais. Ou seja, é possível que algumas pessoas possam ter mais de um dispositivo rodando ao menos uma das versões, o que reduziria a quantidade de usuários totais. Vale ressaltar também que os dados podem ser inflados pelo Chromecast, além das TVs com o software embarcado.

Entretanto, segundo o Canaltech é um crescimento impressionante de quase 35%, marca que poucas empresas conseguem alcançar com seus produtos. A última vez que o Google compartilhou dados como este, o crescimento havia sido de 30 milhões de dispositivos em sete meses, portanto a expansão atual foi um pouco menor em termos percentuais.

O Android TV 13 foi lançado em dezembro do ano passado pelo Google, sendo que as maiores mudanças foram para a parte de programação do sistema. Ou seja, a nova versão acaba não sendo tão visível para os usuários em termos visuais nas TVs. Mas para os desenvolvedores é algo importante, pois podem trabalhar em melhorias para os aplicativos.

O grande foco da nova versão foi trazer otimizações técnicas, aproveitando os recursos tecnológicos das Smart TVs modernas, como mais definição de imagem e som otimizado.