28/04/2024

Anúncios em streamings são uma tendência e o público deve se acostumar

Há alguns anos isso era bastante contraditório, mas hoje em dia anúncios nos streamings é uma realidade e um novo modelo de negócios.

Anúncios em streamings não são mais uma novidade nas plataformas, mas sim o um modelo de negócio que está virando tendência. Parte disso é impulsionado pela Netflix, já que ela é uma das maiores empresas desse segmento de conteúdo on demand. 

Anúncio no streaming

Modos de assinatura com anúncios dentro dos streamings fazem parte de uma estratégia de continuar atraindo e mantendo clientes a preços mais baixos. 

Essa modalidade streaming com anúncios é bastante polêmica, afinal, esse tipo de serviço é uma solução para quem quer consumir filmes e séries fora do formato tradicional das televisões, onde há justamente publicidade interferindo na experiência do usuário. Por isso, o site Metrópoles ouviu especialistas que avaliaram essa maneira de usar o streaming. 

As pessoas vão se acostumar facilmente com os anúncios no streaming?

Segundo Pedro Curi, coordenador dos cursos de Cinema, Audiovisual e Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, esse é um caminho natural. Ou seja, o mercado cada dia mais vai surgir planos de plataformas com anúncios. 

“A inclusão de anúncios nas plataformas de streaming é um caminho natural desse modelo que não se sustenta apenas com assinaturas, ainda mais com a demanda crescente por conteúdo original para se diferenciar dos concorrentes”.

Ele ainda acrescenta que como as pessoas estão acostumadas com o formato de televisão, com uma grade de programação que intercala conteúdos com intervalos comerciais, é fácil aceitar streamings com anúncios. 

“Até canais de TV por assinatura, que surgem com a promessa de não ter anúncios, passaram a contar com propagandas nos intervalos depois de um tempo sem que as pessoas achem aquilo muito estranho”.

Porém, o professor pontua que aqueles que prezam por uma programação sem interrupções logicamente serão afetados por essa mudança. Portanto, as empresas vão perder potenciais clientes dentro desse recorte. 

A expectativa é de crescimento, afinal os anúncios são lucrativos

O site também ouviu Saulo Camelo, CEO da agência de marketing digital CMLO&CO. Segundo ele, streaming com planos com anúncios deve virar tendência porque trata-se de lucros.

“Falando como agência, a gente usa bastante a plataforma do YouTube para impactar nosso cliente e a partir dele ter bons resultados de views, de reconhecimento de marca, etc. Então com certeza os streamings também estão olhando para isso e, quem tiver coragem, talvez evolua e mude o mercado com isso”. 

Ele comenta que seria bom usar a ferramenta da Netflix para propagandas. Pois entende que é um ótimo lugar para segmentar o seu público. 

A Netflix anunciou o seu plano mais barato com anúncios no ano passado. Logo depois o Disney+ lançou uma modalidade parecida nos Estados Unidos e é esperado que chegue no Brasil também. 

Outras plataformas como YouTube, Spotify e Deezer usam o anúncios nos formatos gratuitos, quando o cliente faz a assinatura paga ele tem acesso a conteúdos ilimitados sem propagandas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários