29/04/2024

Entre altos e baixos, Netflix mantém liderança no mercado de streaming

Segundo estudo da JustWatch, entre as plataformas, Disney+ e Star+ foram os streamings que mais cresceram no ano passado.

De acordo com um relatório divulgado pela JustWatch nesta sexta-feira (06), a Netflix continua sendo a líder no mercado de serviços de streaming no Brasil, terminando o quarto trimestre de 2022 com 30% de market share. Na segunda posição está a Amazon Prime Video, tendo 21% da fatia do mercado, seguida da Disney+, com 15%, e a da HBO Max, com 11%.

A Globoplay, tendo apenas 8% de participação no mercado, fica a frente da Star+ (6%) e da Apple TV+ (4%), garantido a quinta colocada. Já outras plataformas de streaming, juntas, somam 5%.

Embora esteja entre as últimas colocações, segundo a JustWatch, um guia de programação e cálculo dos percentuais de mercado com base na procura por conteúdo das OTTs, a Disney+ e a Star+ foram os streaming que mais cresceram no ano passado. Os dois serviços controlados pelo Grupo Walt Disney aumentaram suas participações no mercado em 2%.

Durante 2022, a Netflix, mesmo tendo altos e baixos com perdas de assinantes, permaneceu na casa dos 30% de market share, enquanto que o Prime Video ficou oscilando acima dos 20%. De forma semelhante, Disney+ e HBO Max variaram entre 10% e 20%.

Netflix e planos com anúncios

Com os altos e baixos que o serviço teve ano passado, uma das estratégias para garantir sua liderança ou aumentar sua presença no mercado foi o lançamento de um plano básico suportado por anúncios. No novo pacote, os usuários pagam um valor mais acessível, mas ficam expostos a publicidades durante a transmissão dos conteúdos.

Entretanto, o novo modelo de assinatura não tem apresentado números esperados. Segundo dados da empresa de análise Antenna, apenas 9% dos novos assinantes norte-americanos escolheram o plano com anúncios. O resultado abaixo do esperado chegou a causar prejuízos à Netflix, pois devido a cláusulas do contrato, a plataforma tem devolvido investimento das empresas de publicidade, por não está entregando o prometido.

Para nível de comparação, quando a HBO Max lançou o seu plano em 2021, teve 15% das inscrições através do modelo de assinatura com propagandas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários