27/03/2024

Rio Grande do Norte recebe P&D da Lenovo em 5G

Lenovo quer expandir sua atuação no Brasil através de investimentos no 5G e em redes privadas. Homologação já está em andamento na Anatel.

A empresa Lenovo vai expandir seus serviços no Brasil. Muito conhecida por seus aparelhos como Notebooks e smartphones da Motorola, agora ela pretende investir em redes privativas. 

UFRN

Principalmente na China, mas também em outros países, a Lenovo também trabalha como fabricante de redes 5G com arquitetura Oper RAN. 

A empresa tem um portfólio de rádio remota (RRUs) e de banda base (BBUs) para a internet móvel de quinta geração, que são compatíveis com Open RAN e livres para trabalhar com ondas milimétricas. 

Regulação dos novos projetos da Lenovo no Brasil

A homologação da sua infraestrutura no Brasil está em andamento na Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, segundo Hildebrando Lima, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Lenovo Brasil. Ele falou sobre isso em entrevista para o Mobile Time. 

As redes privativas estão em crescimento no mercado brasileiro, por isso a Lenovo pretende focar nessa área. Além disso, ele entende que, por estar começando agora no país, será difícil competir com grandes empresas nas disputas de contratos com as grandes operadoras

Como parte da divulgação da sua infraestrutura e tecnologia, a Lenovo pretende instalar uma rede privativa móvel em Indaiatuba, São Paulo, onde já tem uma fábrica. 

Lenovo e o 5G no Rio Grande do Norte

A empresa também pretende construir um centro de pesquisa e desenvolvimento sobre 5G em Natal, RN, junto com a UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O prédio terá 8,6 mil metros quadrados e está previsto para ficar pronto em 18 meses. 

Esse projeto contará com 65 profissionais, boa parte ligados à universidade federal. Esse trabalho estima consumir R$ 60 milhões em 24 a 36 meses. 

Como já está presente em outros locais, esse será o quarto centro de P&D da Lenovo em 5G no mundo. Os outros estão na China, Estados Unidos e França. 

Os profissionais da Lenovo, junto com os professores da UFRN estão trabalhando em duas pesquisas, mesmo antes da entrega do centro de P&D. As pesquisas são sobre uso de código aberto para gerenciar redes privativas e a orquestração de plataformas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários