21/12/2025
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Motorola lança Moto G Power 5G, com melhorias de conexão, processador e tela

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A Motorola anunciou a atualização da sua linha de smartphones intermediários, o Moto G Power 5G. O aparelho vem com melhorias em relação a conectividade e aspecto de desempenho e tela. No modelo anterior, o processador era o Helio G37, além de ter suporte de conexão limitado ao 4G.

O novo dispositivo vem equipado com processador MediaTek Dimensity 930 como principal componente de performance, compatibilidade com conexões 4G, além de oferecer suporte para até dois SIMs. Sua capacidade de memória é de até 6 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. O Moto G Power 4G, que é a versão anterior, a memória era limitada a 4 GB + 128 GB.

O Moto G Power 5G tem tela IPS LCD de 6,5 polegadas, com diferencial de que seu painel oferece resolução Full HD, e suporte para taxa de atualização de 120 Hz, o que seu antecessor ano tinha.

Seu conjunto de câmera sem com um sensor principal de 50 MP, acompanhado por dois componentes de 2 MP para conteúdos em macro e detecção de profundidade. Na frente, um sensor de 16 MP é responsável pelas selfies. O dispositivo vem com Android 13 instalado de fábrica, com uma interface MyUX típica da Motorola.

Sua bateria de 5.000 mAh conta com suporte para recargas de 15 W por cabo USB e oferece mais de um dia inteiro de carga. O adaptador que acompanha o dispositivo na caixa é de 10 W.

Preço e disponibilidade

Até então, a linha Moto G Power é voltada para o mercado dos Estados Unidos, mas só estará disponível a partir de 13 de abril, com o preço oficial de US$ 300, cerca de R$ 1.519 na conversão direta, ou em conjunto com planos de operadoras locais. O aparelho será vendido em duas opções de cores: preto e branco. Não há previsão para o lançamento do Moto G Power 5G no mercado brasileiro.

Configurações técnicas:

  • Tela: IPS LCD de 6,5 polegadas, resolução Full HD+, taxa de atualização de 120 Hz;
  • Processador: MediaTek Dimensity 930;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 256 GB com possibilidade de expansão por micro SD;
  • Câmera traseira: 50 MP (principal, f/1.8) + 2 MP (macro, f/2.4) + 2 MP (profundidade, f/2.4);
  • Câmera frontal: 16 MP (f/2.4);
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 15 W (carregador de 10W na caixa);
  • Dimensões: 163,06 x 74,8 x 8,45mm, 185 g;
  • Extras: 5G, Wi-Fi dual band (2,4 GHz e 5 GHz), Bluetooth 5.3, NFC;
  • Sistema operacional: Android 13 com interface MyUX.

Americanet lança serviço de TV por streaming para seus clientes

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Nesta quinta-feira (06), a Americanet. companhia de telecomunicação que oferece serviços e soluções de internet, telefonia e atendimento em geral, lançou um serviço de televisão por streaming, que chega no mercado como uma alternativa ao serviço de TV por assinatura tracionado, “combinando qualidade de Internet, conteúdo relevante e preços competitivos”, segundo Lincoln Oliveira, presidente da empresa.

O executivo explica que o mercado de TV por streaming se transformou em uma boa opção de entretenimento no Brasil. Devido a pandemia, o serviço teve um processo bastante acelerado, tornando-se uma tendência que veio para ficar. “A migração do serviço de TV por assinatura para TV por streaming foi acelerada pela pandemia e tem se mostrado uma tendência que veio para ficar, porque oferece mais vantagens, ou seja, um serviço de vídeo mais barato com conteúdo on-demand”.

O serviço que foi batizado como Americanet TV poderá ser acessado por meio do aplicativo, onde os assinantes da operadora de banda larga poderão acessar mais de 100 canais ao vivo.

Em comunicado, Lincoln Oliveira, fala das qualidades do serviço da empresa. “Nós trabalhamos duro para desenvolver uma plataforma fácil de usar, com qualidade de sinal que a fibra óptica oferece, além de imagem e som de alta definição, e estamos ansiosos para que nossos clientes experimentem o melhor da televisão pela Internet”, afirma.

Com o Americanet TV, a empresa traz a proposta de permitir que usuários assistam a programas ao vivo ou sob demanda em até cinco dispositivos diferentes, incluindo smartphones, tablets, smart TVs e computadores. Além disso, o app ainda oferece recursos como a possibilidade de gravar programas e acessá-los posteriormente e opções de personalização.

Valores

De acordo com a Americanet, seus clientes podem contratar pacotes com valores a partir de R$ 74,90 mensais, com acesso a 69 canais no plano standard. Por R$ 108,90 pode assinar o premium, com direito a 95 canais, ou o pacote elite com 111 canais, por R$ 123,90. Sem custo adicional, os clientes ainda podem ter acesso aos canais lineares de TV aberta das principais emissoras nacionais, totalizando 38 canais.

Além disso, o novo serviço ainda pode incluir oferta de um set top box (ou TV box), com mensalidade de R$ 25 para aluguel por clientes.

DirecTV lança aparelho de streaming baseado em Android TV

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Nesta quinta-feira (06), a DirecTV, um dos principais provedores de televisão por satélite dos Estados Unidos, anunciou o lançamento de seu novo dispositivo de streaming, o “Gemini”, que é baseado em Android TV do Google. O dispositivo será disponibilizado de forma gratuita para seus assinantes de seu plano de TV, cujas opções nos EUA incluem pacotes a partir de US$ 64,99/mês.

Embora não dê muitos detalhes sobre como o produtos funciona, o Gemini oferece suporte ao ‘Google Assistant’ por meio de seu controle remoto e que é necessário um login do Google, confirmando a base do sistema operacional Android TV.

O controle remoto com suporte para o Google Assistente conta comando de voz, permitindo que o usuário busque abrir aplicativos e solicite a reprodução de títulos utilizando somente a voz. Além disso, suporta a exibição de vídeos com resolução até 4K, levando mais qualidade e imagem para os assinantes.

O dispositivo ainda funciona tanto com o serviço da DirecTV, que detém serviços próprios, como o DGO, quanto com outros serviços de streaming, como Netflix, HBO Max, Disney+, YouTube e outros. Com o Android TV, é possível acessar diferentes tipos de conteúdo sem precisar alternar a entrada do televisor.

O Gemini é o lançamento de hardware mais importante para os clientes de satélite em quase uma década”, afirma a DirecTV. “Com base na melhor qualidade de imagem da indústria oferecida pela DirecTV, este dispositivo conectado sem cabos permite que os clientes assistam conteúdo 4K em seus aplicativos favoritos“.

O novo dispositivo é uma versão ligeiramente atualizada do mesmo hardware que a DirecTV vem usando para seus streamings de TV Android há algum tempo. Esta versão atualizada provavelmente possui um novo software (não há nada nas promoções da DirecTV) e é baseada no Android 11.

No Brasil, por meio da DGO, antiga DIRECTVGO, a empresa oferece seu próprio serviço de TV via internet (IPTV), com um catálogo de conteúdo que conta com canais ao vivo, esportes, entretenimento, documentários, entre outros.

Serviço de fibra da Vivo é relançado em cidades paulistas pela Comm

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Por meio da oferta do serviço de banda larga via fibra óptica da Vivo, a rede de lojas de produtos de telecomunicações Comm, que atua como uma franqueada, alcançou 21 cidades no estado de São Paulo com o serviço Terra Conectado por Vivo Fibra, que foi relançado comercialmente pelo grupo após ajustes na operação.

Além de ser franqueada, o grupo ainda é revendedora autorizada da Vivo, com produtos de internet e telefonia e mais de 170 lojas próprias ao redor do Brasil. Para ofertar o serviço de banda alpha, a empresa conta com um grupo de 300 profissionais dedicados pela AXT, que é a marca da Comm para atuação como provedora, por onde a internet via fibra óptica é ofertada.

Recentemente, novas cidades receberão o projeto, como a cidade de Pitangueiras, assim como receberam também o serviço, os municípios de Taquaritinga, Monte Alto, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras e Vargem Grande Paulista.

De acordo com a rede de lojas de produtos de telecomunicações Comm, o serviço de banda larga por fibra óptica pela Terra Conectado foi relançado em março. O CEO da Comm, Bruno Villardi, afirma em comunicado, “É uma ótima oportunidade para podermos levar a estes municípios o que conseguimos extrair de melhor da marca. No passado, entendemos que alguns pontos poderiam ter sido diferentes e, agora, solucionamos todas as questões que mapeamos“.

Crescimento em 2022

A Vivo encerrou o ano de 2022 apresentando um crescimento de 50% na base da Terra Fibra. No início do ano, a empresa informou que acumula 30 cidades de cobertura, sendo que seu crescimento no ano em questão se deu pela inclusão de nove novos municípios: Duque de Caxias, no RJ; e Casa Branca, Vargem Grande Paulista, Aguaí, São Pedro, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Rio das Pedras, Vargem Grande do Sul em SP.

A empresa cobre mais de 500 mil domicílios (casas passadas), considerados as quatro empresas que utilizam seu modelo de franquia no país. Além de Rio de Janeiro e São Paulo, a oferta está disponível em Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Alberto Griselli celebra bons resultados financeiros da TIM

O CEO da TIM disse que os últimos acontecimentos têm sido positivos para a operadora. Tanto o crescimento do 5G quanto a aquisição de parte da Oi Móvel são forças para ajudar a dobrar a geração de caixa da empresa até 2025, segundo o executivo. 

Alberto Griselli
Alberto Griselli.

Alberto Griselli, CEO da TIM, falou sobre a empresa em entrevista ao site InfoMoney. O executivo abordou diversos assuntos relacionados ao futuro de investimentos da operadora. 

2022 foi um ano de muito crescimento para a TIM, celebra Griselli

Em 2022, segundo um executivo do setor de telecomunicações, ocorreram dois eventos pouco comuns na indústria: o lançamento de uma nova tecnologia, o 5G, e uma grande operação de consolidação do setor, com a venda da Oi Móvel para TIM, Vivo e Claro. Isso resultou em um novo momento de expansão dos resultados financeiros, com um crescimento de dois dígitos na receita e margem Ebitda ao longo do ano.

“Abrimos um novo momento do setor que será caracterizado pela grande expansão de geração de caixa nos próximos anos. Nós estamos planejando crescer acima da inflação nos próximos anos e essencialmente quase dobrar a nossa possibilidade de cash flow generation [geração de caixa] entre 2023 e 2025″, afirmou.

O CEO mencionou que o resultado financeiro da empresa de telecomunicações no quarto trimestre foi afetado negativamente em R$ 350 milhões, uma piora de 94,3% em comparação com o ano anterior, devido ao aumento da Selic e aos gastos de caixa relacionados aos pagamentos da Oi Móvel e à compra das frequências de 5G em 2022. 

As despesas financeiras também aumentaram 20% na mesma base de comparação, totalizando R$ 672 milhões, pelos mesmos motivos, de acordo com Griselli. O executivo afirmou que o crescimento esperado da margem Ebitda da empresa permitirá um aumento na remuneração ao acionista este ano, com um mínimo de R$ 2,3 bilhões em 2023, em comparação com R$ 1 bilhão em 2021 e R$ 2 bilhões em 2022. 

Ele também citou que a empresa já pagou o que precisava em relação ao 5G e à Oi Móvel, e está recompondo seu caixa, esperando que a Selic permaneça estável ou, na pior das hipóteses, caia apenas no final do ano.

Alberto Griselli também falou sobre a compra da Oi

O executivo afirmou que a única questão pendente em relação à compra da Oi é o desmonte das torres de transmissão de sinal que estão sobrepostas às da TIM, aproximadamente 4.500 torres, e que esse processo já está em andamento, com previsão de conclusão no final de 2024. 

Além disso, informou que todos os clientes da Oi Móvel já foram migrados para a TIM com as mesmas condições comerciais.

Quanto à expansão da tecnologia 5G, o executivo destacou que é um processo que demanda tempo. Atualmente, o 5G já está presente nas 27 capitais, com cobertura completa nas maiores cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. 

A ideia é aproveitar parte da estrutura já instalada para o 4G e oferecer o 5G em determinadas regiões. Ele ressaltou que o 4G existe há 10 anos, mas nenhuma operadora conseguiu alcançar 100% do território nacional, e que a TIM será a primeira a realizar esse feito.

Em relação ao repasse do corte do ICMS sobre as contas dos consumidores, o executivo mencionou as compensações em oferta de dados extras para os usuários de pré-pagos. Ele também abordou os reajustes de planos devido à inflação no país, a queda do lucro e como esse indicador não é o mais relevante considerando o momento atual da companhia. 

Além disso, ele falou sobre a baixa participação da TIM no mercado de fibra, destacando que a empresa detém apenas 2% de market share de fibra no Brasil.

“Somos uma operadora pure mobile [focada em telefonia móvel]. Somos um desafio para o mercado de banda larga no país porque justamente por sermos menores temos maior potencial de crescer”.

Paramount+ lança série no streaming para homenagear clássico do cinema

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O Paramount+ investe em clássico dos cinemas para lançamento de série original no streaming. A proposta do conteúdo seriado é explorar os tempos da brilhantina, nos anos 50, antes da explosão do ritmo rock and roll. Já deu para saber qual é o filme inspiração?

Grease

A Série musical “Grease: Rise Of The Pink Ladies”, baseada no filme “Grease”, estreia esse mês no Paramout+, como uma produção original da plataforma, e que se passa quatro anos antes do acontecimentos do filme estrelado por John Travolta, que foi lançado em 1978.

Mais detalhes sobre essa nova aposta do Paramount+

A série “Grease: Rise of The Pink Ladies”, criada por Annabel Oakes (de Virgingate), apresenta a jornada de estudantes do ensino médio nos anos 50, antes da explosão do rock and roll.

A trama gira em torno de quatro estudantes desajustadas que se unem para desencadear o pânico moral que mudará para sempre a escola Rydell High, tornando-as as mães fundadoras da primeira panelinha do ensino médio, conhecida como “Pink Ladies”. Uma aventura jovem escolar em um contexto nostálgico e musical com o charme que os anos 50 estadunidenses oferecem para as produções 

Os dois primeiros episódios de “Grease: Rise of The Pink Ladies” estarão disponíveis no catálogo do Paramount+ a partir de 7 de abril de 2023, com um novo episódio sendo lançado todas as sextas-feiras.

Quem faz parte da trama desse novo conteúdo original do streaming

No elenco de Grease: Rise of The Pink Ladies, temos Marisa Davila como Jane, Cheyenne Isabel Wells como Olivia, Ari Notartomaso como Cynthia, Tricia Fukuhara como Nancy e Jackie Hoffman como a diretora McGee. Além disso, a série contará com a participação de Shanel Bailey como Hazel, Madison Thompson como Susan, Johnathan Nieves como Richie, Jason Schmidt como Buddy e Maxwell Whittington-Cooper como Wally.

Streaming teve queda de acessos e a TV aberta cresceu em março

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O streaming caiu e a TV aberta cresceu durante o mês de março. No mês passado, a audiência da TV aberta cresceu pelo segundo mês consecutivo, enquanto o streaming teve uma queda pelo segundo mês seguido, de acordo com os dados consolidados de audiência nacional medidos pela Kantar Media. 

streaming tv aberta

Lembrando que, cada ponto de ibope representa aproximadamente 268 mil domicílios, com uma média de 2,7 moradores em cada um.

Os resultados englobam não apenas televisores, mas todos os dispositivos disponíveis em um domicílio, como celulares, tablets e computadores.

Houve um aumento de 4% na audiência da Record, 3% na RedeTV, 2% no SBT e 1% na Globo em termos de pontos e “share” na média das 24 horas do dia.

Na TV aberta quem teve maior crescimento foi a Band

No mês passado, a Band, emissora de televisão da família Saad, apresentou um crescimento notável, tornando-se a que mais cresceu em comparação com outras emissoras. O aumento foi de 10% na média das 24 horas do dia, o que representa um avanço significativo em sua audiência.

Além disso, a Band registrou um aumento em todas as faixas horárias. Na faixa nobre, que compreende o horário das 18h à 0h, o crescimento foi de 13%, indicando que a emissora teve um desempenho expressivo em sua programação noturna. 

No período das 7h às 12h, conhecido como horário matutino, o ganho foi de 10%, mostrando que a Band também obteve bons resultados na programação matinal. No período da tarde, e ao longo de todo o horário comercial (das 7h à 0h), a emissora também apresentou um aumento de 11% na audiência.

Enquanto isso o streaming e a TV fechada tiveram queda

Os dados mais recentes revelam que o consumo de streaming, que engloba plataformas como o YouTube, sofreu uma queda pelo segundo mês consecutivo, com uma diminuição de 5%. No mês anterior, fevereiro, já havia registrado outra redução de 4%. 

Essa tendência de queda do consumo de streaming tem se mantido nos últimos meses, indicando uma possível mudança de comportamento dos consumidores em relação ao uso dessas plataformas.

Além disso, a TV paga também registrou uma nova queda de 5% no mesmo período. Essa queda vem se somar a uma série de declínios que têm sido observados na indústria de TV paga nos últimos anos, com muitos consumidores migrando para outras opções de entretenimento, como serviços de streaming e conteúdos online.

Esses dados indicam uma possível mudança no panorama do consumo de conteúdo audiovisual, com os consumidores buscando diferentes formas de acesso e entretenimento. É possível que fatores como a crescente oferta de serviços de streaming, a disponibilidade de conteúdos online e a mudança nos hábitos de consumo estejam influenciando essa tendência de queda no consumo de streaming e TV paga.

WhatsApp está criando barra de navegação inferior para celular Android

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O WhatsApp está desenvolvendo barra de navegação inferior para o sistema Android. Segundo o WABetaInfo, um site conhecido por vazar informações sobre recursos futuros do WhatsApp, foi revelado que uma mudança em particular tem gerado polêmica entre os usuários. 

WhatsApp Android
Fonte: WABetaInfo.

A nova barra de navegação inferior, que está sendo testada na versão beta do aplicativo, terá quatro opções: Chats, Comunidades, Status e Chamadas. No entanto, muitos usuários estão insatisfeitos com o design da nova barra de navegação, pois se assemelha à barra inferior do iOS do WhatsApp e do Google, em vez de manter a identidade visual única do WhatsApp.

A ausência de informações claras sobre o lançamento da atualização para todos os usuários tem gerado preocupação. Isso pode resultar em uma fragmentação da interface do WhatsApp em diferentes dispositivos, o que pode confundir os usuários acostumados com a antiga aparência.

Apesar do WhatsApp continuar a adicionar novos recursos ao seu aplicativo, é importante ter em mente que nem todas as mudanças são bem-sucedidas ou bem-recebidas pelos usuários. É esperado que o WhatsApp considere as opiniões dos usuários e trabalhe para manter a identidade visual única e familiar do aplicativo.

Mais atualizações do WhatsApp vindo por aí

De acordo com informações obtidas pelo site WABetaInfo, a versão 2.23.8.2 do WhatsApp Beta para Android sugere que em breve o aplicativo poderá receber uma nova funcionalidade de desbloqueio individual de chats utilizando a impressão digital. Essa adição tem como objetivo oferecer aos usuários uma camada extra de segurança e privacidade.

Com a disponibilidade da versão 2.23.8.2 do WhatsApp Beta para Android, o WABetaInfo descobriu que os usuários poderão bloquear e desbloquear chats individuais de forma direta, a partir da lista de contatos ou da tela de informações do grupo. Após ser bloqueado, o chat ficará disponível somente na tela de “Chats Bloqueados” e só poderá ser acessado após autenticação via impressão digital ou PIN pessoal.

Fenaj e sindicatos se unem em ação conjunta contra a Rede Globo

Devido às demissões que a Rede Globo tem feito nos últimos dias, a emissora está sendo alvo de uma ação conjunta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos da categoria do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, que se uniram para lutar contra as demissões. O comunicado, publicado no site do órgão nacional, fala em “etarismo” e “desmonte da profissão”.

Nesta última terça-feira (04), foi enviada à TV Globo um ofício em “em caráter urgente para tratar das demissões que começaram a ocorrer nos diferentes estados onde a emissora está sediada”. O documento afirma que ficaram sabendo dos cortes durante uma reunião:

“Na manhã do dia 4 de abril, enquanto o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro realizava uma assembleia da campanha salarial de Rádio e TV, jornalistas foram surpreendidos com as demissões que atingiram diferentes editorias do jornalismo da Rede Globo. Ao longo da tarde, mais desligamentos foram confirmados, incluindo as praças de Pernambuco e Minas Gerais”.

Segundo o comunicado, nas primeiras horas desta quarta-feira (05), ocorreram demissões em São Paulo, sendo que até então já tinham sido demitidos cinco jornalistas. Com isso, há a “apreensão geral é que a direção da empresa anunciará mais cortes ao longo do dia”.

Em reunião realizada com profissionais da emissora, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo salientou que a posição da entidade é a luta contra qualquer demissão, com a categoria resistindo coletivamente a esse verdadeiro desmonte de nossa profissão. Fica evidente também a posição etarista da empresa, com a demissão sumária de profissionais com décadas de experiência”, disparou a nota.

O comunicado aponta a união dos sindicatos para um ação conjunta para barrar as demissões, além de abrir um “canal de comunicação com a Rede Globo: tal prática é, inclusive, uma obrigação de qualquer empresa que realiza demissões coletivas, como indica recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF)”.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Thiago Tanji, afirmou que, além das notas de repúdio contra as demissões, vão lutar pelos profissionais. “Iremos nos organizar com a categoria para resistir coletivamente às demissões e garantir dignidade a todas e todos os profissionais da Globo”.

TikTok está sendo processado por lucrar com crianças; entenda

O TikTok está enfrentando um processo por lucrar com crianças. Uma organização não governamental (ONG) de proteção ao consumidor, sediada em Portugal, entrou com um processo contra a rede social com alegações detalhadas de que a plataforma permitiu que crianças menores de 13 anos se registrassem em contas sem o consentimento de seus pais, e falhou em implementar medidas adequadas para protegê-las.

Criança no TikTok

O processo foi iniciado apenas um dia após o órgão regulador de dados do Reino Unido ter multado o TikTok em US$ 15,81 milhões por violar a lei de proteção de dados, incluindo o uso indevido de informações pessoais de crianças sem o consentimento dos pais. 

As alegações contra o TikTok são sérias e detalhadas, envolvendo não apenas a falta de consentimento adequado para crianças menores de 13 anos, mas também a ausência de medidas de proteção eficazes para garantir a segurança desses usuários jovens.

A ONG de proteção ao consumidor com sede em Portugal argumenta que o TikTok falhou em cumprir suas obrigações legais e éticas em relação à proteção de crianças, ao permitir que menores de 13 anos criem contas sem a devida autorização dos pais. 

Além disso, a organização também alega que o TikTok não implementou medidas suficientes para proteger os dados pessoais dessas crianças, o que representa uma violação adicional da lei de proteção de dados.

As alegações do processo são graves, destacando a importância de garantir que plataformas online, como o TikTok, cumpram adequadamente as leis de proteção de crianças e de privacidade de dados.

Diversos países estão brigando com o TikTok por conta de questões de privacidade

Recentemente, vários países ocidentais, incluindo Austrália, Estados Unidos e França, proibiram o TikTok de ser usado em dispositivos governamentais devido a preocupações crescentes sobre a segurança da empresa com sede em Pequim, de propriedade da ByteDance, e sua capacidade de coletar dados dos usuários. 

O grupo sem fins lucrativos Ius Omnibus afirmou em comunicado que o TikTok lucra com crianças menores de 13 anos, explorando sua vulnerabilidade, e pediu a um tribunal de Lisboa para encerrar essa conduta ilegal e ordenar compensação financeira aos afetados. 

O TikTok ainda não respondeu aos comentários, mas afirmou em comunicado ao jornal português Publico que proteger seus usuários e seus dados é de extrema importância.

A Ius Omnibus argumenta que o TikTok coleta e processa dados pessoais de crianças em violação à constituição de Portugal, ao regulamento geral de proteção de dados da União Europeia e à lei de práticas comerciais desleais.

Apesar de ter um limite de idade, o TikTok não possui mecanismos para impedir o registro de usuários com menos de 13 anos, conforme afirmado pelo grupo.

Além disso, em um processo separado, a Ius Omnibus alega que usuários com mais de 13 anos também são vítimas de práticas comerciais enganosas, e que certos dados pessoais são usados sem o consentimento completo dos usuários.

O grupo ainda destaca que essa situação expõe crianças a riscos para sua integridade moral, psicológica e física, assim como para sua segurança, saúde, intimidade e vida privada e familiar.