21/12/2025
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Vice-líder de audiência, Panflix e Rádio FM; confiras as novidades do Grupo Jovem Pan

A Jovem Pan News consegue se consolidar na vice-liderança de audiência entreoos canais de notícias da TV por assinatura e fecha o mês de março ocupando a segunda posição do ranking. Em relação ao mês anterior, o canal cresceu 21%, com 0,05 de média, tendo destaque para o período vespertino, que chegou a 31%.

Nessa faixa, o “Pânico” cresceu 16% e o “Linha de Frente” 44%, ambos registrando o dobro de audiência da terceira colocada. Além de ampliar sua distribuição internacional e lançar uma nova rádio, o Grupo anunciou novidades na Panflix.

De acordo com dados da Kantar Ibope Media, a Jovem Pan teve um bom desempenho no YouTube, plataforma de vídeos, em que o número de acessos ultrapassou 270 milhões de visualizações, sendo que quase chegou perto de 30 milhões de visitantes únicos.

Neste mês, o Grupo Jovem Pan ampliou a distribuição de seu conteúdo tanto no Brasil quanto no exterior, que engloba mais de 40 países. A programação da emissora e as produções exclusivas de entretenimento e esportes já estão disponíveis em SMART TVs pelas plataformas FAST (Free Ad-supported Streaming TV) e podem ser acessadas no Brasil pelos aparelhos de TV conectadas.

Na América Latina, Estados Unidos e Canadá a distribuição é feita pela Rewarded TV, TCL e Pluto, que já foi homologada e aguarda lançamento. A global pela Distro TV (também homologada e aguardando lançamento) e no Brasil pela Samsung TV Plus, desde setembro de 2022.

A outra novidade é referente ao lançamento da Jovem Pan News, FM 76.7, cuja programação foca em notícias, prestação de serviços e entretenimento. O 76.7 será o “par” da emissora Jovem Pan News no AM 620, só que com qualidade superior de transmissão e recepção de sinal, que permite ao ouvinte receber em estéreo e ter RDS.

“Em todo o pioneirismo da Pan, ela foi a primeira a fazer os testes de banda estendida em São Paulo, que começa agora com a 76,7, com qualidade de som superior, abrangência de sinal maior e abrindo um novo leque de possibilidades para os nossos ouvintes”, pontuou Roberto Araújo, presidente do Grupo.

Além disso, nos próximos dias, irá estrear na plataforma digital Panflix, a Jovem Pan FM Digital, que terá uma programação exclusiva de clipes transmitindo 24 horas os principais sucessos da música nacional e internacional.

MCom publica edital de seleção de emissoras para o Digitaliza Brasil

Nesta quarta-feira (05), o Ministério das Comunicações publicou o edital para a seleção de emissoras de televisão que estejam interessadas em retransmitir seus próprios sinais em municípios qualificados pelo Programa Digitaliza Brasil, por meio da utilização da capacidade ociosa existente na infraestrutura já instalada. No documento consta a lista das cidades que poderão ser atendidas, sendo que maior parte está localizada na região nordestina.

As emissoras interessadas poderão manifestar interesse – e concorrer à seleção – até 12 de maio de 2023, sendo que as inscrições já poderão ser realizadas a partir do dia 12 de abril. Para isso, será necessário preencher o formulário eletrônico disponível na página do Digitaliza Brasil do MCom.

Entretanto, as emissoras não poderão manifestar interesse em municípios onde já possuam outorga do serviço de retransmissão de televisão ou onde haja retransmissão de sua programação básica por outra entidade.

As pessoas jurídicas autorizadas a executar o serviço de RTV em tecnologia digital na capacidade ociosa da infraestrutura compartilhada deverão arcar com todas as despesas para a aquisição de equipamentos e adaptação da infraestrutura existente para entrada em operação, além de ter o dever de preservar a continuidade das transmissões de outras entidades que compartilhem da mesma infraestrutura.

Outro ponto que deve ressaltado é que, terá prioridade na seleção, as concessionárias do serviço de radiodifusão de sons e imagens que detenha a outorga mais antiga para execução deste serviço no país. O mesmo vale para aquelas emissoras que atuam em uma mesma unidade federativa, no município mais próximo da infraestrutura compartilhada objeto da seleção.

Sobre o Digitaliza Brasil

O programa foi instituído por meio Portaria MCom nº 2.524, de 4 de maio de 2021, que estabelece as diretrizes para a conclusão do processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no Brasil. O Digitaliza Brasil tem o objetivo de facilitar a migração do sinal analógico de TV para o digital, com recursos que sobraram da limpeza da faixa de 700 MHz. Na época, 1.638 municípios dispunham apenas de sinal analógico.

Apenas 26% das empresas no Brasil investem em segurança digital

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A segurança digital nas empresas brasileiras não é uma prioridade. Um estudo da Cisco, divulgado em um evento em São Paulo nesta quarta-feira, 5, revelou que apenas 26% das empresas brasileiras possuem maturidade suficiente para resistir a ciberataques

Segurança Digital

O Índice de Preparação para a Cibersegurança, em sua primeira edição, também destacou que 93% dos negócios têm planos de aumentar o orçamento destinado à segurança digital em pelo menos 10% nos próximos 12 meses.

O levantamento também revela as preocupações do setor privado, com 66% das empresas esperando interrupções nas atividades devido a incidentes de segurança cibernética nos próximos 12 a 24 meses. Além disso, 49% dos entrevistados no Brasil relataram ter sofrido um ataque cibernético nos últimos 12 meses, com 32% desses afirmando que os ataques geraram custos de pelo menos US$ 500 mil (cerca de R$ 2,25 milhões).

Apesar de ter um índice de maturidade cibernética melhor do que a média global (15%), as empresas brasileiras ainda têm um nível considerado baixo.

“Ainda assim, o nível do Brasil é muito baixo”, afirmou Fernando Zamai, líder de cibersegurança da Cisco do Brasil, em uma coletiva de imprensa. 

“Nota-se aqui um nível de discrepância grande entre setores se compararmos, por exemplo, bancos e indústria”.

De acordo com a avaliação de Zamai, um especialista em segurança cibernética, a taxa de maturidade em relação à cibersegurança no País é relativamente baixa, mas é mantida em um nível razoável graças a legislações e regulamentações específicas, como o Marco Civil da Internet, as previsões legais para o trabalho híbrido e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Ao comparar com outros países, Zamai observa que muitos deles possuem pouca ou nenhuma regulamentação em relação à cibersegurança. Embora possa parecer que o Brasil está ficando para trás nesse aspecto, Zamai destaca que essas regulamentações são premissas importantes para a proteção dos dados e a segurança cibernética no país.

O estudo da Cisco, que buscou medir o nível de maturidade dos negócios em relação à cibersegurança, utilizou cinco parâmetros de defesa (identidade, dispositivos, redes, cargas de trabalho de aplicativos e dados) em 27 países. 

Foram entrevistados 6.700 líderes de segurança cibernética do setor privado para obter informações sobre a situação atual da cibersegurança em diferentes regiões do mundo.

Anatel vai incluir mais ISPs na próxima pesquisa de satisfação do consumidor

Na análise anual de satisfação do consumidor com os serviços de telecomunicações elaborada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), embora seja pouca, há uma presença marcante dos provedores regionais. Inclusive, alguns ocupantes obtiveram os melhores resultados em algumas categorias. Na próxima edição, a agência pretende incluir mais ISPs na pesquisa.

Com isso, a partir deste ano, cujo resultado será divulgado em 2024, constarão dados referentes aos provedores como Ligga Telecom, Proxima, BR Super, Blink e Vero Internet. Dessa forma, 11 ISPs farão parte da pesquisa de satisfação da Anatel.

Cristiana Camarate, superintendente de relações com o consumidor da Anatel, em coletiva de imprensa, explica que “Achamos que dessa forma trazemos mais informações a respeito do serviço desses competidores que ganham cada vez mais importância no mercado”.

Neste ano, além das grandes empresas de telecomunicações, como Claro, TIM, Vivo, Oi e SKY, a Algar Telecom, Brisanet, Gigabyte, Mob, Unifique e Valenet também foram incluídos na pesquisa. Conforme os dados da análise de satisfação da Anatel, as empresas de pequeno porte obtêm boas métricas em suas respectivas áreas de atuação. Por exemplo, no segmento de banda larga, o índice de satisfação geral do cliente com seu provedor de internet subiu em 2022, para 7,07 (era 6,88 em 2021).

Inclusive, no quesito “banda larga fixa”, o destaque gira em torno de um provedor regional, a Brisanet, que obteve os maiores índices de satisfação dos consumidores, e liderou o ranking das cinco melhores notas por estado no Brasil: Alagoas (8,5), Piauí (8,49), Pernambuco (8,47), Sergipe (8,36) e Rio Grande do Norte (8,34). Além de ter as 05 melhores notas por UF, liderando o ranking no Ceará (8,09) e na Paraíba (7,79), sendo assim a telecom mais bem avaliada em todos os estados em que foi pesquisada.

Outro exemplo é a Gigabyte, que obteve o melhor desempenho geral de todas empresas na pesquisa de satisfação dos clientes. Seguida por Unifique e Brisanet, todas com nota superior a 8, enquanto que as nacionais tiveram nota em torno de 7.

Entretanto, os clientes de banda larga são os mais insatisfeitos, segundo o estudo completo, em comparação aos serviços de telefonia móvel pós e pré-pagos, telefonia fixa e TV por assinatura.

Camarate explica que o quesito é o mais suscetível a reclamações, como mau funcionamento da conexão e da qualidade das informações que recebem sobre o plano assinado. “Por isso entendemos que estes pontos precisam ser mais bem trabalhados pelas prestadoras”.

Com investimento milionário, Um Telecom inicia operação de usina solar

O uso consciente de energia, por meio das práticas ESG (Governança ambiental, social e corporativa) também tem feito parte dos investimentos das empresas de telecomunicações. Além de agredir menos o meio ambiente, ainda leva economia para as companhias. Seguindo essa estratégia, a Um Telecom, operadora pernambucana, iniciou uma a operação de uma usina solar fotovoltaica com capacidade de geração de 120.000 kW/h/mês.

De acordo com a empresa, a geração de energia corresponde a 80% da demanda da empresa em todas as suas unidades (sede operacional e unidades consumidoras da empresa).

Em um investimento de R$ 5 milhões no projeto, a usina ocupa uma área de 1 hectare no município de São Caetano, no Agreste pernambucano. A localidade foi escolhida pela empresa devido às condições climáticas para geração, tais como: maior incidência solar e área com baixa precipitação de chuvas.

Com a usina, a Um Telecom calcula quer evitar a emissão de 125 toneladas de carbono por ano, em neutralização que demandaria 15 mil árvores, “evidenciando as práticas ESG da empresa“.

A empresa ainda afirma que o parque solar tem capacidade de dobrar de área de acordo com a demanda da empresa e a partir do crescimento orgânico, através da atração de novos negócios. Além disso, está prevista a instalação de um datacenter de classificação Tier 3 da Um Telecom, no Parqtel, no bairro do Curado, no Recife, para ainda este ano.

O diretor de supply chain da Um Telecom, Adilson Gadelha, afirma que “A usina solar suprirá a energia demandada pelo novo empreendimento, que exigirá consumo intenso de energia, em função dos equipamentos e climatização envolvidos na operação. Além disso, há a previsão de crescimento da empresa, com o aporte de novos negócios“.

Para nível de conhecimento, estratégia ESG, do inglês Environmental, social, and corporate governance, se trata de uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros. Ou seja, é conjunto de padrões boas práticas, visando definir se uma socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

Aplicativo da Claro tv+ já está disponível para Apple TV

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Nesta semana, por meio de uma publicação no Twitter, o usuário Vítor Pereira, revelou que a Claro passou a disponibilizar o seu serviço de streaming e TV por assinatura para as Apple TVs. Dessa forma, os assinantes da Claro tv+ poderão aproveitar os conteúdos também sem precisar espelhar a tela dos seus iPhones e iPads na set-top box da Maçã.

Entretanto, em comentário na mesma postagem, o usuário afirma que o app ainda apresenta alguns ‘bugs’. Ele diz se sentir incomodado com o menu no ao vivo que some, além do app não contar com uma opção para que o assinante confira o que pode esta passando em outro canal sem precisar sair da transmissão.

O app da ClaroTV+ na AppleTV tá com muitos bugzinhos que espero que sejam exterminados em breve o menu no ao vivo que some p/ nunca mais voltar é um incômodo e deveria ter uma opção pra saber o q está passando em outro canal sem sair da transmissão”, conta em tweet.

Vale ressaltar, que segundo o MacMagazine, a Claro explica que para instalar o aplicativo Claro tv+ em uma Apple TV, é necessário que o modelo da televisão seja tvOS 15.0 ou superior.

Confira o tweet:

Sobre a Claro tv+

Disponível em todo o Brasil a partir de R$69,90 mensais, a Claro tv+ é um serviço que soma TV e streaming em um só aplicativo e pode estar aliado ao seu plano móvel e de banda larga da operadora. O app está disponível para download para smartphones Android e IOS; em Smart TVs Samsung, LG e com sistema Android; além de ser possível conferir o melhor do conteúdo na web através da própria TV e também pelo site.

Com o serviço da Claro tv+, os assinantes ainda podem contar com Alexa integrada no equipamento de TV podem acessar o conteúdo usando o comando de voz. Por exemplo, se quiser para o canal Multishow, basta dizer “Alexa, canal Multishow”, que será direcionado automaticamente para canal, sem precisar digitar. Entretanto, o recurso está disponível com exclusividade para os clientes Box Claro tv+ e 4K Claro tv+.

Anatel abre processo para investigar queda em serviço da Claro; entenda

Nesta quarta-feira (05), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida referente ao ano de 2022 e na avaliação no quesito de atendimento telefônico, a Claro obteve a menor nota. Por causa disso, o órgão regulador decidiu abrir processo contra a operadora.

A agência pedirá esclarecimentos à Claro por causa do crescente problema na prestação dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa, que teve uma avaliação muito baixa dos próprios clientes da operadora.

A superintendente de Relações com Consumidores na Anatel, Cristiana Camarate, explicou que a qualidade de atendimento telefônico da empresa chamou a atenção pelo pior resultado entre todos os serviços.

Com isso, a início será instaurado um processo de acompanhamento contra a Claro, onde serão identificados as causas dos problemas que ocasionaram a avaliação negativa e assim, caberá à operadora propor soluções para contornar as variadas queixas detectadas na pesquisa. Se não forem adotadas as medidas para solucionar os problemas, o processo poderá se transformar em sancionador, com risco de penalidades e multas.

Segundo Caramate, outras operadoras não estão isentas de também serem alvo de processos de acompanhamento, caso a Anatel avalie a necessidade dessa expansão. No caso da Claro, a superintendência demandará o acompanhamento imediato.

Qualidade no atendimento telefônico

A categoria qualidade no atendimento telefônico da pesquisa da Anatel engloba as notas referente aos serviços de banda larga fixa, celular pós-pago, celular pré-pago, telefone fixo e TV por assinatura.

Na banda larga fixa, a média nacional foi de 6,30, sendo que a Claro obteve nota de 5,86. No móvel pós-pago, a média foi 6,86, a operadora teve 6,44. No móvel pré-pago, assumindo o topo do ranking, a tele obteve nota 7,43, perante a média nacional que foi de 6,93. Na telefonia fixa, a média foi de 6,78, e 6,73 da Claro. Na TV por assinatura, Claro teve a pior nota, com 5,74, e a média nacional foi de 6,16.

A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel completa, você pode acompanhar aqui.

Anatel revela Pesquisa de Satisfação e Qualidade na telecomunicação em 2022

A Satisfação e Qualidade Percebida de 2022 foi publicada pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, nesta quarta-feira, 05. O maior destaque foi para o serviço móvel pré-pago como serviço mais bem avaliado. 

Qualidade

Além disso, a banda larga fixa também teve bons números, registrando melhora na percepção dos consumidores. Confira abaixo mais detalhes da pesquisa, sabendo que a Anatel entrevistou 88 mil consumidores de todo o Brasil entre julho de 2022 e janeiro de 2023.

Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida feita pela Anatel mostrou consumidores satisfeitos com a telefonia pré-paga

A pesquisa de 2022 sobre a satisfação dos consumidores com os serviços de telecomunicações revelou que os usuários de telefonia celular pré-paga são os mais satisfeitos com as prestadoras. Eles atribuíram uma nota média de 7,70, numa escala que varia de 0 a 10, indicando que estão muito satisfeitos.

Em relação aos outros serviços, os usuários de telefonia fixa deram uma nota média de 7,45, seguidos pelos de telefonia celular pós-paga, com uma média de 7,30. Os usuários de TV por assinatura e banda larga fixa atribuíram notas médias de 7,22 e 7,07, respectivamente.

É interessante notar que a nota média do índice de satisfação dos consumidores de banda larga foi estatisticamente maior do que na pesquisa anterior, registrando 6,88. Em 2021, a telefonia celular pré-paga registrou 7,82; telefonia fixa, 7,37; telefonia celular pós-paga, 7,39; e TV por assinatura, 7,13.

Ao analisar as notas atribuídas pelas prestadoras de serviços, a Claro obteve a nota mais alta no serviço de telefonia móvel em nível nacional. A Gigabyte, que participou pela primeira vez da pesquisa, teve a maior nota entre as prestadoras pesquisadas no serviço de banda larga fixa. A Unifique foi a que obteve as notas nacionais mais altas no serviço de telefonia fixa. Por fim, a Vivo recebeu a maior nota nacional no serviço de televisão por assinatura.

INTERNET FIXA​TELEFONIA CELULAR PÓS-PAGA​TELEFONIA CELULAR PRÉ-PAGA​TELEFONIA FIXA​TV POR ASSINATURA​
Algar7,35▲7,12■7,66■7,85■
Brisanet8,14▲
Claro6,76■7,53■7,92▼7,65▲7,01■
Gigabyte8,25*
MOB7,32■
Oi7,03▲7,19▼7,26■
Oi Claro6,74*7,26*
Oi Vivo6,86*7,33*
Oi Tim6,72*7,45*
Sky6,50■7,38■
Tim7,00■7,03▼7,60▼7,62▲
Unifique8,18■8,39■7,45■
Valenet7,31*
Vivo7,32▲7,49■7,83■7,48■7,66▲

Em 2022, a Pesquisa de Satisfação considerou a OiClaro, a OiTim e a OiVivo como empresas diferentes após a aquisição da Oi no serviço do SMP Pré e Pós-pago. Essa medida foi tomada para permitir a comparabilidade dos resultados durante a migração e possibilitar aos consumidores comparar as empresas para escolher seu fornecedor. 

Além disso, a pesquisa ajuda a Anatel a orientar sua atuação regulatória para as questões que o consumidor considera mais importantes e, a partir de 2022, os resultados da pesquisa subsidiam os selos de qualidade emitidos pela Anatel para as prestadoras de telecomunicações.

Os indicadores da pesquisa, incluindo a Satisfação e a Qualidade Percebida, são medidos a partir de perguntas específicas em que o consumidor atribui notas de 0 a 10 e que posteriormente são condensadas em índices. 

A metodologia aplicada está disponível no Relatório Executivo Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022.

A metodologia da Pesquisa de Satisfação permite medir a influência das diferentes dimensões de percepção de qualidade, incluindo a informação ao consumidor, o funcionamento, a cobrança ou recarga e o atendimento ao cliente, que pode ser dividido em digital e telefônico, sobre a satisfação geral. Nos serviços fixos, como banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura, a satisfação tem relação com a qualidade de funcionamento. 

Já nos serviços móveis, como a telefonia celular pós e pré-paga, a qualidade da informação ao consumidor tem o maior impacto no indicador.

Por fim, a Pesquisa de Satisfação também permite comparar as operações locais das prestadoras.

Dados sobre a Banda Larga Fixa

Embora tenha havido um aumento na nota em comparação a 2021, os consumidores de serviços de banda larga fixa ainda são os menos satisfeitos em relação a outros serviços, apresentando um índice médio de satisfação geral de 7,07 em todo o país.

As operadoras locais que obtiveram os maiores índices de satisfação dos consumidores em relação à banda larga fixa são:

UFOperadoraISG
ALBrisanet8,50
PIBrisanet8,49
PEBrisanet8,47
SEBrisanet8,36
RNBrisanet8,34

Já os consumidores menos satisfeitos estão nas operações locais abaixo:

UFOperadoraISG
MGSky5,94
GOSky6,34
TOOi6,36
MGOi6,40
SCClaro6,46

Serviço de telefonia pós-pago

A média nacional de satisfação dos consumidores de telefonia móvel pós-paga é de 7,30, o que representa o terceiro maior nível de satisfação. No entanto, houve uma diminuição estatisticamente significativa em comparação com a nota de 2021. Por outro lado, esses consumidores são os que avaliam pior a qualidade do serviço, com um índice de 7,25.

As operadoras locais que apresentam os consumidores mais satisfeitos na telefonia móvel pós-paga são:

UFOperadoraISG
PIClaro8,21
RSClaro8,18
SCVivo8,08
ALClaro7,92
MSClaro7,90

Já os consumidores menos satisfeitos estão nas operações locais abaixo:

UFOperadoraISG
DFOi Tim6,27
MGOi Claro6,30
TOOi Tim6,31
GOOi Tim6,39
PBOi Vivo6,48

Dados sobre a o serviço pré-pago

Mesmo havendo uma diminuição na nota em comparação aos resultados de 2021, os usuários de telefonia móvel pré-paga continuam sendo os mais satisfeitos em relação aos outros serviços pesquisados, com uma média nacional de índice de satisfação de 7,70. 

Eles também são os que possuem uma melhor avaliação em relação à qualidade da informação fornecida ao consumidor, com um índice de 7,39, mas foram os que tiveram a pior avaliação em relação à qualidade de cobrança ou recarga, com um índice de 7,60.

As operadoras locais que possuem os consumidores mais satisfeitos em relação à telefonia móvel pré-paga são:

As operações locais com os consumidores mais satisfeitos na telefonia móvel pré-paga são:

UFOperadoraISG
ALClaro8,65
MSClaro8,59
ACClaro8,48
PIClaro8,37
MAClaro8,34

Os consumidores menos satisfeitos estão nas operações locais abaixo:

UFOperadoraISG
BAOi Claro6,77
MGOi Claro7,02
TOOi Tim7,08
PBOi Vivo7,11
PEOi Vivo7,13

Telefonia Fixa

Com média nacional de índice de 7,45, os consumidores de telefonia fixa são os segundos mais satisfeitos em comparação com outros serviços pesquisados. 

Eles também apresentam uma percepção relativamente alta da qualidade do serviço, com índice de 8,11, que é o segundo mais alto entre os outros serviços. Em termos de operações locais, os consumidores mais satisfeitos com a telefonia fixa são:

As operações locais com os consumidores mais satisfeitos na telefonia fixa são:

UFOperadoraISG
SCUnifique8,39
SPAlgar8,03
RJClaro7,95
MSVivo7,87
APOi7,82

Os consumidores menos satisfeitos estão nas operações locais abaixo:

UFOperadoraISG
BAVivo6,75
BAOi6,83
PBOi6,84
RJOi6,91
GOClaro6,93

TV Por assinatura

Em média nacional, os consumidores de TV por assinatura têm um nível de satisfação superior apenas ao dos consumidores de banda larga fixa, com um índice médio de 7,22. Embora sejam os que melhor avaliam a qualidade do serviço em geral, com um índice de 8,18, têm a pior percepção de qualidade no atendimento telefônico e digital, com índices de 6,16 e 6,56, respectivamente, além de uma avaliação baixa na qualidade das informações fornecidas ao consumidor, com um índice de 6,58.

Em termos de operações locais, os consumidores de TV por assinatura demonstraram maior satisfação em:

As operações locais em que os consumidores se demonstraram mais satisfeitos na TV por assinatura foram:

UFOperadoraISG
PISky8,10
AMSky8,02
CEClaro7,86
SPVivo7,85
MSSky7,81

Os consumidores menos satisfeitos estão nas operações locais abaixo:

UFOperadoraISG
DFClaro6,62
MTClaro6,72
DFSky6,74
SEClaro6,79
RJClaro6,81

Sobre a pesquisa

Neste ano, a pesquisa completa oito anos e segue o novo modelo estabelecido no segundo ano após a atualização do Manual de Aplicação. Esse documento é responsável por definir os principais aspectos operacionais da pesquisa. As mudanças implementadas tiveram como objetivo aprimorar os resultados e possibilitar a inclusão dos mesmos na composição do Selo de Qualidade, estabelecido pelo novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL).

A metodologia da pesquisa é de responsabilidade da Anatel, que se encarrega da formulação dos questionários, sorteio dos entrevistados e monitoramento da execução. Já a coleta de dados por meio de entrevistas por telefone foi realizada pela empresa Kantar, no período de julho de 2022 a janeiro de 2023.

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Redmi Watch 3

O Redmi Watch 3 é um relógio inteligente repleto de recursos para acompanhar sua saúde e bem-estar. Equipado com um monitor de frequência cardíaca, acelerômetro, giroscópio, barômetro e bússola, ele é capaz de rastrear suas atividades físicas. Além disso, ele também pode medir a pressão atmosférica e orientá-lo em suas aventuras ao ar livre.

Você pode emparelhá-lo com seu dispositivo Android ou iOS via Bluetooth e receber notificações diretamente no seu pulso.

Ele tem uma bateria de longa duração que pode durar até 12 dias com uma única carga. A classificação de resistência à água de 5 ATM e por isso o Redmi Watch 3 é perfeito para acompanhar sua rotina diária. Ou seja, bom para uso em terra ou na água. Invista em sua saúde e bem-estar com o Redmi Watch 3.

Cupom de desconto e informação importante

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Brasileiros também assinaram carta contra AI; confira

A Carta de empresários contra a AI – Inteligência Artificial, conta com a participação de dois brasileiros. Elionai Moura Cordeiro, estudante de doutorado em Bioinformática na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e o diretor de marketing digital Raoni Kirschner Sava.

AI

Na última semana o  Future of Life Institute, organização sem fins lucrativos criada em 2014, teve a iniciativa de fazer um pedido público que solicitava a pausa no avanço dos estudos da IA por seis meses. Diversos nomes da tecnologia assinaram o documento, sendo o mais famoso Elon Musk

Os brasileiros acreditam que é preciso ponderar muitos pontos sobre a IA

Elionai Moura Cordeiro, além de  estudante de doutorado em Bioinformática na UFRN é e CEO da Plus3D.app, startup que utiliza a inteligência artificial para o desenvolvimento de biofármacos. 

Ele é um dos signatários de uma carta pública que destaca a necessidade de estabelecer mecanismos legais e tecnológicos para auditar e minimizar possíveis impactos negativos da inteligência artificial. Segundo ele, é essencial identificar os responsáveis em cada etapa da cadeia de aplicação da IA, prever impactos sociais e remediar ou minimizar esses impactos.

Cordeiro ilustra a importância dessa abordagem com o exemplo de um acidente de trânsito envolvendo um carro autônomo. Ele questiona sobre a quem cabe a culpa: à empresa que desenvolveu o sistema de navegação, ao usuário do serviço ou à empresa que oferece serviços de aluguel de veículos automatizados? Sem uma legislação adequada, fica difícil determinar a responsabilidade pelos incidentes envolvendo inteligência artificial.

“Vamos pensar num cenário real: é fácil falar sobre um acidente de trânsito com carro que dirige sozinho, mas é preciso analisar a situação mais a fundo. A culpa recai sobre a empresa que desenvolveu o sistema de navegação? Recai sobre o usuário do serviço? Sobre a empresa que presta serviços de aluguel de veículos automatizados? Não existe legislação sobre”

O profissional de marketing digital, Raoni Kirschner Sava, decidiu apoiar a suspensão de pesquisas com inteligência artificial. Segundo ele, é necessário considerar os possíveis impactos socioeconômicos e garantir que o progresso não resulte em desvantagens, como o agravamento das disparidades sociais.

“Temos que ter muita atenção em diversos pontos que ainda são obscuros quando falamos de inteligência artificial. Dentre eles poderia dizer que a perda de postos de trabalho, a dependência excessiva dos usuários, a falta de controle que ameaça a privacidade e um possível viés de discriminação. Isso foi predominante para minha decisão”, diz Sava.

O que diz o documento

A competição entre sistemas de inteligência artificial (IA) e a inteligência humana pode representar sérios riscos para a sociedade e a humanidade. A pressa na corrida pela IA está acirrando a concorrência pelo lançamento rápido de novas tecnologias, sem a necessária articulação e medidas para avaliar seus impactos.

Empresas têm lançado sistemas de IA tão complexos que nem mesmo seus criadores conseguem entender, prever ou controlar com confiabilidade. Além disso, não há um planejamento adequado para lidar com as mudanças que a tecnologia pode causar.

Por esses motivos, o Future of Life Institute propôs uma interrupção pública e verificável dos treinamentos de sistemas de IA mais avançados que o GPT-4 – o mais recente lançamento na categoria – por seis meses. Esse período seria usado para definir protocolos de segurança e modelos de governança para a tecnologia.

O documento enfatiza que essa pausa não afetaria o desenvolvimento geral de IA.