22/04/2024

Fenaj e sindicatos se unem em ação conjunta contra a Rede Globo

Caso envolve as recentes demissões que a emissora tem feito, além da preocupação de que ocorra mais cortes pela direção da empresa.

Devido às demissões que a Rede Globo tem feito nos últimos dias, a emissora está sendo alvo de uma ação conjunta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos da categoria do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, que se uniram para lutar contra as demissões. O comunicado, publicado no site do órgão nacional, fala em “etarismo” e “desmonte da profissão”.

Nesta última terça-feira (04), foi enviada à TV Globo um ofício em “em caráter urgente para tratar das demissões que começaram a ocorrer nos diferentes estados onde a emissora está sediada”. O documento afirma que ficaram sabendo dos cortes durante uma reunião:

“Na manhã do dia 4 de abril, enquanto o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro realizava uma assembleia da campanha salarial de Rádio e TV, jornalistas foram surpreendidos com as demissões que atingiram diferentes editorias do jornalismo da Rede Globo. Ao longo da tarde, mais desligamentos foram confirmados, incluindo as praças de Pernambuco e Minas Gerais”.

Segundo o comunicado, nas primeiras horas desta quarta-feira (05), ocorreram demissões em São Paulo, sendo que até então já tinham sido demitidos cinco jornalistas. Com isso, há a “apreensão geral é que a direção da empresa anunciará mais cortes ao longo do dia”.

Em reunião realizada com profissionais da emissora, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo salientou que a posição da entidade é a luta contra qualquer demissão, com a categoria resistindo coletivamente a esse verdadeiro desmonte de nossa profissão. Fica evidente também a posição etarista da empresa, com a demissão sumária de profissionais com décadas de experiência”, disparou a nota.

O comunicado aponta a união dos sindicatos para um ação conjunta para barrar as demissões, além de abrir um “canal de comunicação com a Rede Globo: tal prática é, inclusive, uma obrigação de qualquer empresa que realiza demissões coletivas, como indica recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF)”.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Thiago Tanji, afirmou que, além das notas de repúdio contra as demissões, vão lutar pelos profissionais. “Iremos nos organizar com a categoria para resistir coletivamente às demissões e garantir dignidade a todas e todos os profissionais da Globo”.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários