18/12/2025
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Oi é condenada por enviar SMS em excesso à cliente

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Multa será de R$ 20 por cada mensagem de texto enviada.


Uma caixa de mensagens cheia no celular de uma cliente foi motivo de processo e condenação à operadora Oi em Espírito Santo, na região de Anchieta. Por enviar SMS sobre seus serviços em excesso, a operadora terá que pagar R$ 20 por cada mensagem de texto enviada à cliente.

Além da multa, a Oi deve deixar de enviar qualquer mensagem para a autora do processo, seja um informativo, propaganda ou qualquer outro conteúdo por SMS. A operadora chegou a se defender, alegando que não houve qualquer comprovação da existência das mensagens em excesso, e ainda que teria o direito de fazer a propaganda de seus serviços.

Ainda assim, o juiz da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de Anchieta foi contrário à defesa, afirmando que, apesar do direito de envio de mensagens, não é um direito da operadora importunar a cliente. A multa de R$ 20 por mensagem para de ser contabilizada ao chegar no valor limite de R$ 3 mil. 
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Nextel irá desativar serviço de rádio em todo o país

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O rádio foi o carro-chefe da operadora desde o início de sua atuação no país em 1997.

Nesta terça-feira, 24, a Nextel anunciou que encerrará a oferta do serviço de rádio e começará fazer a migração de suas linhas móveis para o uso das tecnologias 3G e 4G. Como justificativa para descontinuar o serviço, a operadora destacou que o surgimento de novas tecnologias fizeram com que o serviço caísse em desuso.

A operadora também enfatizou que os aparelhos com a tecnologia já não são mais fabricados no Brasil e explicou que devido ao baixa estoque dos dispositivos no país, a única forma de continuar a oferecê-los aos seus clientes é por meio da migração. 

O processo de migração do serviço deve ser concluído em 31 de março de 2018. Para tornar a migração mais vantajosa para os clientes do rádio, a companhia também lançará promoções especiais de planos e aparelhos para os usuários. 

Quem gosta do serviço de rádio, pode utilizar o PRIP, aplicativo que transforma qualquer smartphone em um rádio Nextel. O serviço foi o destaque da empresa desde o começo de atuação da operadora no país, em 1997. O rádio foi responsável por construir a base de clientes atuais da companhia. 

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Quadrilha que fraudava instalações de TV a cabo e internet é presa

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As fraudes causaram um prejuízo de cerca de R$ 10 milhões.

Na última sexta-feira, 20, policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC)  junto com agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MP-RJ) prenderam 15 pessoas e cumpriram 33 mandatos de busca e apreensão. 

Todos os presos são acusados de serem integrantes de uma quadrilha especializada em fraudes na instalação e venda de pacotes de TV por assinatura e internet. As investigações sobre os criminosos já ocorrem há cerca de um ano e afetava cinco empresas terceirizadas, que trabalham prestando serviços as grandes operadoras. 

Os contratos geraram um prejuízo de R$ 10 milhões para uma das operadoras. De acordo com a Polícia, os criminosos utilizavam dados falsos para realizar a venda e instalação de pacotes de serviços. O serviço era fornecido a terceiros que pagavam um valor bem abaixo ao de marcado para a quadrilha. 

Foram os valores pagos por consumidores, a quadrilha também lucrava com comissões pelos serviços prestados. Com informações do jornal O Globo.

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Vivo apresenta case de serviço entre cidadãos e prefeituras

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Plataforma “156 Digital” será tema de evento no Teatro Vivo, com abertura feita pelo presidente da operadora, Eduardo Navarro. Conheça o projeto.

Em 2017, a Vivo, em parceria com a startup Reglare, criou a ferramenta “156 Digital”, que facilita o diálogo entre cidadãos e 12 prefeituras do estado de São Paulo. Funciona da seguinte maneira: a operadora auxilia na criação de páginas especiais nos canais de comunicação das prefeituras, identificando a solicitação do cidadão pelo Facebook e Twitter, e encaminhando para as áreas indicadas, com a intenção de solucionar problemas de forma mais ágil e interativa.

O 156 Digital, que teve apoio da Wayra Brasil, iniciativa do Telefónica Open Future, reúne várias solicitações ou reclamações dos paulistas em tempo real enviadas às prefeituras, e, para o cidadão, permite o acompanhamento da demanda, com retorno e status acessados on-line. Também são gerados relatórios e alertas de crise a partir da seleção dos problemas mencionados no dia a dia, que podem ir desde filas em postos de saúde e luzes apagadas, até uma queda de árvore e buracos na rua.
Nesta terça-feira (24), o 156 Digital será um dos temas do evento “CEO com Propósito”, que acontece no Teatro Vivo, em São Paulo. Enquanto o presidente da Vivo, Eduardo Navarro, fará a abertura do evento e destacará a parceria com a startup Reglare, o CEO da Reglare, Hélio Katanosaka, também contará mais sobre a plataforma, que virou um case para as duas empresas.
Com interface móvel que utiliza inteligência artificial para envio de informações às prefeituras, a plataforma funciona através do “Vivo Cloud Plus”, hospedado no Datacenter da Vivo.
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LATAM terá internet a bordo em voos que partem do Brasil em 2018

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Companhia aérea oferecerá Wi-Fi em novos pacotes com opções para troca de mensagens e acesso a serviços de streaming. 

Nesta terça-feira, 24, a LATAM anunciou que oferecerá Wi-Fi para seus clientes em voos que partem do Brasil, a partir de 2018. As primeiras aeronaves serão equipadas com o serviço no próximo ano. A empresa espera que toda a frota esteja equipada até meados de 2019.  

O serviço de internet será cobrado e terá diferentes faixas de preço. A empresa ainda não divulgou os valores dos pacotes que serão oferecidos. Em nota à imprensa, a LATAM afirmou que a ideia é oferecer opções de conexão para cada tipo de necessidade. 

Serão oferecidos pacotes básicos, com serviço para ver e-mails e trocar mensagens, até pacotes mais robustos para acessar streamings como Netflix e Spotify, durante os voos. Após ser implementado no Brasil, o serviço deve ser implantado futuramente nos outros países em que a companhia atua. 

Os clientes poderão contratar o serviço separadamente e só terá o serviço cobrado em caso de uso.  Um estudo recente da Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres indica que o mercado de banda larga em voos está em crescimento e deve movimentar cerca de US$ 130 bilhões até 2035. Com informações do G1.  

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America Net se prepara para começar a operar em telefonia móvel

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Operadora contratou Flávia Nassif para o cargo de diretora de telecomunicações, visando iniciar operações de telefonia móvel em 2018. 

Nesta terça-feira, 24, a America Net anunciou a contratação de Flávia Pollo Nassif para o cargo de diretora de telecomunicações. A executiva será a responsável por comandar o início das operações da companhia na área de telefonia móvel

A empresa possui a licença MVNO, para ser uma operadora móvel virtual, dada pela Anatel no fim de 2016. Apesar disso, a America Net só passará a atuar como operadora de celular no próximo ano. A contratação de Nassif tem mais de 20 anos de experiência no mercado de telecomunicações, tendo passagem pela Telefônica Vivo, entre outras grandes empresas do setor. 

O vice-presidente da America Net, José Luiz Pelosini, afirmou que Flávia Nassif chega à operadora com a missão de contribuir para o crescimento da empresa no mercado de telecomunicações e tecnologia e destacou que a experiência da executiva ajudará a companhia a entrar no mercado de telefonia móvel.

A profissional atuará na implementação da plataforma da empresa para lançar serviços móveis para seus clientes. Atualmente, a operadora atua no interior de São Paulo e oferece diversos serviços de voz e dados. 

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NET e Claro HDTV lançam dois novos canais em HD

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Com a adição dos dois novos canais, as operadoras passam a ter 98 canais em alta definição na grade de programação. 

Nesta terça-feira, 24, a NET e a Claro HDTV lançaram dois novos canais em HD em suas grades de programação. Após ganhar sinal em alta definição na SKY, o canal Futura agora chega em HD nas operadoras, o Premiere 7 é o outro canal que ganha sinal em HD. 

O Futura é um canal nacional com programação voltado ao conteúdo educativo e cultural. Já o Premiere 7, faz parte dos canais do Premiere, onde o assinante pode acompanhar jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e outras competições de destaque no futebol nacional. 

É possível acompanhar o conteúdo em alta definição no canal 587 (Futura HD) e canal 727 (Premiere 7 HD). As operadoras se mantém na liderança em oferta de canais HD com 98 canais em alta definição em suas grades de programação. 

NET e Claro HDTV recuperaram a liderança no fim do mês de setembro, com a adição de seis novos canais em alta definição, ultrapassando a SKY que tem 95 canais em HD na sua grade de programação. 

Na última segunda-feira, 23, as operadoras também anunciaram a abertura de sinal do Discovery Home & Health, entre 23 e 29 de outubro. 

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Falsos funcionários da Oi são flagrados roubando cabos de telefonia

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Os dois homens vestiam uniformes falsos da Oi e disseram à polícia que trabalhavam para a operadora.

Dois homens que se passavam por funcionários da Oi foram presos em flagrante no último sábado (21), em Teresina (PI). No momento em que a Polícia Militar chegou, eles estavam roubando os cabos de telecomunicação do bairro Alto da Ressureição, mas diziam trabalhar para a operadora Oi.

Para confirmar, a empresa foi acionada, mas negou qualquer vínculo com os dois homens, Reginaldo Lopes Oliveira e Ferdinand Alves da Silva, que andavam em um veículo com placa de São Paulo. Ambos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina e tiveram os uniformes falsos apreendidos, assim como um facão, botas de borracha e uma serra, que faziam parte de seus pertences.
Há uma semana, aconteceu algo parecido, mas relacionado à operadora Vivo. Um homem e uma adolescente se passaram por funcionários da operadora e abordaram moradores de Santos, no litoral de São Paulo, para roubarem suas casas. Além do uniforme falso, eles também portavam fichas cadastrais da Vivo, uma faca e uma pistola. Felizmente, também foram detidos.

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Brasileiros ficam no TOP 10 de países que mais ‘maratonam’ na Netflix

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TV paga perde um pouco a força comparada ao fenômeno da empresa de streaming, que teve 8,4 milhões de usuários assistindo a uma série nova em 24 horas.


Com o passar do tempo, o brasileiro parece ter ficado mais impaciente quando o assunto é esperar pelas suas programações favoritas passarem em canais da TV por assinatura, que trazem vários comerciais e horários nem sempre acessíveis. Por outro lado, tem se mostrado capaz de passar horas fazendo maratonas de séries na Netflix.


De acordo com um recente levantamento da plataforma de streaming mais famosa do mundo, o Brasil é um dos 10 países que mais fazem maratonas de séries no mundo, sendo que 8,4 milhões de usuários já assistiram a uma temporada completa de alguma série nova na Netflix em 2017, somente em 24 horas após o seu lançamento.
Essa prática, chamada de binge watching, mostra que o número só vem aumentando no país. De 2013 para 2017, foi 20 vezes maior, o que é explicado pelos lançamentos de séries originais da Netflix, que começaram a se popularizar neste ano. 
Na época da série “Narcos”, 1 milhão de pessoas faziam essas maratonas no Brasil. Segundo a Netflix, entre os títulos que mais incentivam os seus clientes a ‘maratonarem’ ultimamente estão: Gilmore Girls, Fuller House e Os Defensores.
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Setor de telefonia lidera reclamações de telemarketing

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Operadoras ocupam as primeiras posições em rankings de reclamações do site Reclame Aqui e do Procon. 

Nesta semana, o ranking do Reclame Aqui apontou que as operadoras de telefonia e TV por assinatura lideram em queixas de telemarketing. Entre janeiro e setembro desse ano, a NET teve 1.368 reclamações, a Vivo teve 892 e a Claro teve 568 queixas. A SKY aparece com a 6° mais reclamada com 474 queixas e a Oi está em 10° com 349 reclamações. 

As operadoras junto com empresas do setor financeiro como bancos e imobiliárias estão entre as 35 empresas que foram autuadas pelo Procon-SP em 2017. SKY e TIM foram notificadas pelo órgão de defesa do consumidor sobre o descumprimento da lei de bloqueio de recebimento de ligações de telemarketing. 

O presidente do Reclame Aqui, Eduardo Neves, afirmou que as empresas estão apostando em robôs, como assistentes virtuais, em suas plataformas de telemarketing, mas ao contrário do que era esperado, o serviço vem perdendo qualidade. 

Em contrapartida, a Claro e a NET afirmaram que seguem a legislação em relação ao bloqueio das ligações de telemarketing. A Oi destacou que obteve avanços neste caso, conseguindo reduzir o número de reclamações. A TIM explicou que analisa eventuais situações e a Vivo enfatizou que vem removendo de sua base, clientes que não queiram ser contatados pela equipe de vendas. Com informações da Folha de São Paulo. 

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