Alerta por SMS chega em SC, PR e, daqui a um mês, em São Paulo

Enquanto em alguns estados já é possível fazer o cadastro no sistema de alerta de desastres naturais, em outros será preciso esperar até o ano que vem.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que, a partir desta segunda-feira (16), todos os moradores do Paraná e de Santa Catarina já podem realizar o cadastro para receber mensagens de alerta de desastres naturais por SMS no celular.

Conforme o Minha Operadora noticiou há um mês, o serviço está sendo expandido para todo o Brasil, mas por partes. A Anatel separou os estados brasileiros em nove grupos com três estados, cada um com um cronograma diferente. São Paulo, que está no 1º grupo junto com PR e SC, terá a ativação somente daqui a um mês, em 16 de novembro.
No primeiro semestre do ano, o projeto já havia chegado em alguns municípios de Santa Catarina e do Paraná, mas como um piloto. Após o teste com mais de 600 mil moradores, agora pode ser utilizado por todos os catarinenses e paranaenses.
Quando o sistema de alerta estará disponível em minha cidade?
Fora os três primeiros estados do planejamento, o sistema de alerta por SMS chegará somente a mais três estados em 2017: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com cadastros autorizados a partir de 18 de dezembro.
Em 15 de janeiro de 2018 o sistema chega em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás e, em 19 de fevereiro, no Distrito Federal, em Mato Grosso e no Tocantins.
A expansão terminará daqui a cinco meses, em 19 de março, quando o serviço cobrirá os demais estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
Como se cadastrar?
Após receber uma mensagem informativa da Defesa Civil Nacional, o usuário deve responder a mensagem para o número 40199 com o CEP de sua residência. Com esse cadastro, chegará uma mensagem avisando que o usuário passará a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais e perigo de deslizamentos de terras. Se quiser cancelar, também é possível através do SMS.
LEIA TAMBÉM:


2
Deixe um comentário

avatar
2 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
Jean Michel SkaleeErick Nilson Silva Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Erick Nilson Silva
Visitante

Muito interessante para moradores da regiao sul.

Jean Michel Skalee
Visitante

Isso será de suma importância se funcionar super bem. Moro em uma cidade que sofreu com vários temporais e até tornado e esse serviço pode ajudar a diminuir o número de vítimas e feridos nesses eventos. Já me cadastrei no serviço