19/12/2025
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Governo deve apresentar plano alternativo para a Oi

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Segundo o ministro Gilberto Kassab,  o grupo de trabalho montado pelo governo e liderado pela AGU deve apresentar soluções para a situação da Oi.

Na última quarta-feira, 24, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que o governo deve apresentar um plano alternativo para a situação financeira da Oi o mais breve possível. 

O parlamentar adiantou que a reunião liderada pela AGU (Advocacia-Geral da União) foi de rotina, mas ressaltou não saber o teor das discussões. Rumores apontam que o governo deve apresentar soluções para a empresa já na próxima segunda-feira, 25. O governo, assim como determinados grupos de credores da operadora torceram pelo adiamento da Assembleia Geral de Credores, que está marcada para a última segunda-feira, 23. 

O secretário de telecomunicações do MCTIC, André Borges, participou da reunião citada por Kassab, mas não quis revelar nenhum detalhe. O parlamentar apenas destacou que o governo está procurando alternativas para a recuperação financeira da empresa a longo prazo e ressaltou que um ponto positivo foi o governo ter a iniciativa de propor soluções para a operadora. Com informações do Valor.

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Vivo Easy fica mais atrativo com chamadas ilimitadas e mais internet

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Apesar do preço do plano digital aumentar a partir de novembro, custo-benefício parece ficar melhor do que planos controle ou pós-pago da Vivo.

Depois da reformulação gigante em planos pós-pago, a Vivo também decidiu mudar os preços e pacotes de benefícios do Vivo Easy, plano 100% digital da operadora. Até então, o plano contava com 3GB e ligações ilimitadas para Vivo por R$ 49,99, sendo necessário contratar pacotes adicionais para chamadas para outras operadoras. Mas, a partir do dia 12 de novembro, o Vivo Easy passa a ter 4GB por mês, com acréscimo de R$ 10, ou seja, por R$ 59,99.


Quanto às ligações ilimitadas para outras operadoras em todo o Brasil, apesar de não ser um benefício fixo do plano, agora os clientes terão a opção de contratá-lo por apenas R$ 9,99 por mês. A novidade vem sendo anunciada para clientes desde o dia 11 de outubro, agora também pelo aplicativo do Vivo Easy:

Desde que foi lançado, em novembro de 2015, o preço do Vivo Easy ainda não havia aumentado, apenas o pacote de dados, que, de 1GB de início, passou para 1,5GB, 3GB e, agora, 4GB por mês. No entanto, esta é a primeira vez que o cliente não vai precisar pagar caro pelas chamadas para outras operadoras ou pela franquia adicional.

Por exemplo, antes da atualização, se o cliente quisesse contratar um pacote de ligações mensal para outros números, que não fossem Vivo, precisava pagar R$ 9,99 por apenas 20 minutos, R$ 19,99 por 40 minutos ou R$ 39,99 por 80 minutos. E para conseguir esse 1GB adicional da nova atualização, era necessário pagar R$ 14,99, com validade de apenas 7 dias. Agora, com R$ 20 a mais por mês, o cliente terá mais internet e poderá falar à vontade com qualquer número.

[ATUALIZAÇÃO 26/10 – 13H10]


Se optar pelo pacote adicional de internet, o cliente ainda conta com alguns descontos, como no pacote de 500MB ou 2GB por 30 dias. Veja como eram e como ficaram os pacotes adicionais do Vivo Easy:


Em nota enviada ao Minha Operadora, a Vivo informa que outra novidade, já em vigor, é o aumento da promoção por indicação. Usando o código de indicação do aplicativo, o cliente Vivo Easy que trouxer seus amigos para o plano passa a ganhar 2GB adicionais de internet válidos por 90 dias. Antes, o bônus da promoção era 1GB. Tanto o indicado quanto quem indica ganham a internet adicional.

Além disso, aproveita para ressaltar que a contratação de pacotes adicionais pode ser feita uma única vez ou de forma recorrente, diretamente pelo aplicativo. “Também pelo app, o cliente pode mudar para outro plano do portfólio da Vivo, modificar ou cancelar o Vivo Easy, que não tem contrato de fidelidade”, destaca a operadora.



O melhor custo-benefício da Vivo?


Com a mudança no Vivo Easy, que passa a contar com 4GB mensais por R$ 59,99, o plano pode se tornar uma boa opção para os clientes que optam pela operadora e ainda buscam custo-benefício, uma vez que, com pacote adicional simplificado para chamadas para outras operadoras em todo o Brasil e internet extra mais em conta, a alternativa fica mais atrativa do que outros planos controle ou pós-pago da Vivo.


O Controle de 3,5GB e 120 minutos locais para outras operadoras, por exemplo, sai por R$ 79,99. Já o pós-pago mais barato (veja todas as novas opções da operadora), com 4GB e ligações ilimitadas apenas para números locais, está R$ 99,99 na maioria dos estados brasileiros.

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Celular Legal: Como saber se meu celular é certificado?

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Você pode consultar se o seu aparelho é ou não regular e aprovado pela Anatel, basta ter o número do IMEI. Veja como.


Está pensando em comprar um novo celular pela internet ou não tem certeza se o seu é certificado no Brasil? Você pode ainda não conhecer, mas a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) possui uma ferramenta de consulta criada em parceria com operadoras e fabricantes que permite consultar se um aparelho é ou não regular.

O projeto, que, baseado no objetivo buscado pelos usuários com a consulta, se chama “Celular Legal”, tem a intenção de orientar consumidores na procura por novos aparelhos e evitar que comprem celulares irregulares, comprometendo sua segurança e confiança.

A Anatel afirma que, ao mesmo tempo em que as empresas de telefonia têm a obrigação de usar somente um ‘Celular Legal’ em sua rede, os clientes também devem checar a origem de seus aparelhos. Portanto, para consultar se o aparelho (seja celular, smartphone ou tablet) é regular e tem sua certificação, o usuário pode, com o número do IMEI (identificação global) nas mãos, fazer a consulta através da página da Anatel.
A agência destaca que, antes de comprar um aparelho celular, o consumidor deve verificar se o número que aparece na caixa, o do adesivo atrás da bateria e o que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso não sejam, a chance do celular ser irregular, roubado e clonado é grande, uma vez que só há um único número de IMEI para cada aparelho.
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Lucro da AT&T, dona da SKY, cai 9% no 3° trimestre

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Operadora americana já previa queda do lucro por conta dos furacões e terremotos que atingiram países da América Latina no período. 

Nesta quarta-feira, 25, a AT&T, dona da SKY no Brasil, divulgou o balanço financeiro da companhia no 3° trimestre. A empresa obteve um lucro líquido de US$ 3 bilhões no período, uma queda de 9% comparado ao terceiro trimestre do ano passado. 

No ano, a receita da operadora diminuiu 3%, fechando em US$ 39, 7 bilhões em setembro deste ano. A companhia destacou que a diminuição dos valores em serviços fixos e móveis foram responsáveis pela queda da receita. 

Entre os números positivos do relatório, podemos citar a alta de 10,5% das receitas da empresa fora dos Estados Unidos, que totalizaram US$ 2,1 bilhões no período. Os serviços sem fio no México representam quase 30% da receita, somando US$ 736 milhões. 

A DirecTV, também de propriedade da AT&T, obteve bons resultados em diversos países da América Latina como o Brasil, a Argentina e o Chile, fechando em US$ 1,4 bilhão no período, um crescimento de 5,1%. 

A operadora também espera queda no lucro do quarto e último trimestre deste ano, por conta dos fortes terremotos e furacões que atingiram países do Caribe e da América Central, o que resultou em perdas significativas para a empresa. Com informações do Valor. 

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Lucro da Telefônica Vivo cresce 28,3% no 3° trimestre

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 Dados e serviços digitais já representam mais de dois terços da receita de serviços da empresa. 

Nesta quarta-feira, 25, a Telefônica Brasil, dona da Vivo, divulgou o balanço financeiro da companhia no 3° trimestre. O lucro líquido da empresa atingiu R$ 1,22 bilhão no período, um crescimento de 28,3% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. 

A operadora destacou que o bom resultado foi impulsionado pelo bom desempenho do EBTIDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que subiu 7,8% no período, fechando em R$ 3,68 bilhões. 

O bom resultado do EBTIDA se deve ao aumento das receitas em serviços móveis e fixos da operadora, que começou a aplicar medidas mais eficientes para economizar custos. A receita de serviços móveis fechou em R$ 6,4 bilhões no trimestre. Os lucros com dados e serviços digitais representam mais de dois terços da receita de serviços da operadora. 

No total, 72,9% da receita líquida com serviços móveis foram por causa dos dados. O crescimento de 19,2% da receita de banda larga no período, puxou o crescimento de 0,5% das receitas com serviços fixos. O crescimento se deve ao aumento das receitas de ultrabanda larga que representou 61,8% da receita total do serviço no período. 

Os resultados de TV por assinatura não foram positivos. A operadora apresentou uma queda de 0,5% na receita, em comparação com os lucros anuais do serviço. Mesmo com um resultado ruim, a companhia destacou o crescimento do serviço de IPTV que obteve um crescimento de 76,8% no período. Com informações do Valor. 

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Vivo TV faz especial com filmes de Halloween

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Clientes podem acessar a lista gratuitamente pela plataforma de vídeo sob demanda Vivo Play.


Não sabe qual filme assistir no próximo fim de semana? A partir desta quarta-feira (25) e até a próxima terça-feira, 31 de outubro, que marca o Dia das Bruxas no Brasil, os assinantes da Vivo TV poderão assistir a uma lista especial de filmes em homenagem ao Halloween.


Entre os filmes escolhidos, estão tanto alguns mais recentes, como o de 2017 da série “Alien”, que começou em 1979, o “Alien – Covenant”, quanto clássicos do cinema, como o suspense “O Chamado”. O primeiro filme do Drácula, “Nosferatu”, de 1922, também fará parte da programação, com cenas em preto e branco que têm tudo a ver com a data.
Para quem gosta de terror, o especial também reúne os filmes “Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal”, “A Casa dos Mortos”, “Ouija – A Origem do Mal”, e “Resident Evil- A Vingança”. Todos com acesso gratuito.
Os clientes podem acessar a lista completa com os filmes através do Vivo Play, plataforma de vídeo sob demanda da Vivo TV, podendo assistir pelo tablet, smartphone, computador ou pela televisão.
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Claro diminui receita, mas aumenta EBITDA no 3º trimestre

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Grupo que reúne Claro, NET e Embratel destaca market share de 28% em celular, 31% em banda larga e 51% em TV por assinatura no Brasil.




A Claro Telecom Participações S.A., que engloba as marcas Claro, NET e Embratel, foi a primeira a divulgar, nesta terça-feira (24), os resultados financeiros referentes ao 3º trimestre de 2017. Mais uma vez, a receita líquida da operadora registrou queda, ficando em R$ 8,87 bilhões, diminuição de 1,7% e quase R$ 153 milhões em relação ao ano passado. Por outro lado, a margem EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou 5,7%, chegando a R$ 2,66 bilhões.

A justificativa para a perda seria a redução na receita de aparelhos de interconexão, enquanto o resultado positivo no EBITDA é explicado pelo “processo contínuo de otimização dos custos operacionais”. Em relação ao desempenho operacional, a Claro Brasil diz ter mostrado resultados positivos em todos os mercados, sendo eles:


Celular
A Claro destaca, para o 3º trimestre do ano, seu crescimento anual de 11,9% no segmento pós-pago. Considerando linhas de serviços de voz e dados, o crescimento da operadora foi de 15,9%. 
Em relação à internet móvel, o período marcou 57,1 milhões de acessos da Claro, o que representa 27,9% do total do mercado brasileiro. Também em seu resultado financeiro, a operadora aproveita para destacar seu “agressivo plano de investimento em modernização e ampliação da cobertura”, que inclui a cobertura 4.5G nas principais capitais do Brasil até o fim do ano. Com a tecnologia, a velocidade fica 10 vezes mais rápida do que no 4G convencional.
Banda Larga
O crescimento em banda larga fixa foi destacado pelos 8,9 milhões de clientes da operadora, o que marca 31,2% de market share. No segmento de “ultrabroadband” (ultra banda larga), em que representa 46,9% de market share, a operadora diz ultrapassar a marca de 1,7 milhão de conexões com velocidades acima de 34 Mbps.
TV por assinatura 
Com a NET, além da Claro TV, o grupo continua líder na TV por assinatura, com 51% de market share no Brasil. O serviço NOW, plataforma on-demand da operadora, atingiu mais de 1 bilhão de streamings nos últimos 12 meses.
Telefonia fixa
Apesar de não destacar os números de telefonia fixa, a Claro diz que, seguindo a mesma estratégia dos planos no segmento móvel, também passou a oferecer planos de telefonia fixa com ligações ilimitadas para qualquer operadora fixa ou móvel, seja através do NET Fone ou Claro Fone.
Corporativo
Sobre o mercado corporativo, tudo o que o grupo diz é que a Embratel lidera a oferta de serviços tradicionais de telecom e também está se preparando para novas oportunidades de negócio ligadas a transformações digitais nas empresas, com as soluções integradas de telecom e TI, os serviços em nuvem e a famosa internet das coisas (IoT).
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Vivo com ligações ilimitadas: entenda as 6 ofertas em cada DDD

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Gigabits diminuem e preços ficam mais caros em 16 estados brasileiros. Conheça os novos planos e condições!

A Vivo reformulou, nesta segunda-feira (23), todos os seus planos pós-pago. Além de descontinuar algumas opções de antigos clientes e transferi-los para novos planos (entenda seus direitos), a operadora lançou seis principais ofertas no pós-pago, agora com chamadas ilimitadas para qualquer operadora do Brasil.

Basicamente, são quatro opções de planos Família com minutos ilimitados, dependentes grátis (1, 2, 3 e 4, do mais barato para o mais caro), Double Play (que oferece o dobro de internet para assinante e dependente usarem apps de streaming selecionados), diárias de roaming internacional e outras novidades exclusivas (veja aqui); e mais duas opções de planos individuais, que, apesar de oferecerem minutos ilimitados para qualquer operadora, valem apenas para números fixos do Brasil e móveis locais. Torpedos são ilimitados em todas as opções.
Mas é bom ficar atento, pois, dependendo do DDD e estado do Brasil que você estiver, os planos mudam em relação ao valor e quantidade de GB mensais. Para facilitar, o Minha Operadora separou, com base na simulação do site da Vivo, os benefícios e valores de cada um desses planos em cada estado brasileiro.
Nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia (DDD 73, 74, 75 e 77), Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro (DDD 22 e 24), Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins, os planos oferecem:
  • 50GB + 50GB Double Play + 4 dependentes GRÁTIS por R$ 589,99 (R$ 117,99 por linha)
  • 30GB + 30GB Double Play + 3 dependentes GRÁTIS por R$ 489,99 (R$ 122,49 por linha)
  • 15GB + 15GB Double Play + 2 dependentes GRÁTIS por R$ 389,99 (R$ 129,99 por linha)
  • 10GB + 10GB Double Play + 1 dependente GRÁTIS por R$ 269,99 (R$ 134,99 por linha)
  • 6GB por R$ 149,99 (uma linha)
  • 4GB por R$ 99,99 (uma linha)
Já nos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro (DDD 21), Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina, os planos família têm um desconto de até R$ 120 e acréscimo de até 5GB. Veja:
  • 50GB + 50GB Double Play + 4 dependentes GRÁTIS por R$ 489,99 (R$ 97,99 por linha)
  • 30GB + 30GB Double Play + 3 dependentes GRÁTIS por R$ 389,99 (R$ 97,49 por linha)
  • 20GB + 20GB Double Play + 2 dependentes GRÁTIS por R$ 269,99 (R$ 89,99 por linha)
  • 15GB + 15GB Double Play + 1 dependente GRÁTIS por R$ 219,99 (R$ 109,99 por linha)
  • 10GB por R$ 149,99 (uma linha)
  • 5GB por R$ 99,99 (uma linha)
Apesar do DDD 71, da Bahia, estar contemplado na primeira opção, com preços de R$ 259,99 a R$ 589,99 nos planos familiares, quando o assunto são os individuais, ele se encaixa na segunda opção, de 10GB e 5GB por R$ 149,99 e R$ 99,99, respectivamente.
Para Família
Conforme divulgamos na última semana, a Vivo também preparou quatro grandes novidades para aqueles que optarem pelos planos Família, como o Double Play, que garante o dobro de internet para navegar pelo YouTube, Spotify, Vivo Música, Studio+, NBA e WatchMusic, navegação gratuita nos apps Cabify e Easy Táxi, diárias de roaming internacional e seis serviços digitais inclusos: Studio+, NBA, Vivo Sync, Vivo Família Online, Vivo Educa e Vivo PlayKids.
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Oi pode gerar receita com serviço de dados para mapas em apps

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Geocodes fornecidos pela Oi chegam a 32 milhões em 2017.


Não é somente de recuperação judicial que a operadora Oi vive e é conhecida no Brasil. Conforme divulgado pelo Mobile Time há algumas semanas, há um serviço da operadora que vem há anos fornecendo dados que ajudam na criação de mapas usados em aplicativos móveis. Os chamados “geocodes” da Oi, que fornecem a latitude, longitude e o endereço de determinado lugar, chegaram a 32 milhões neste ano, o que representa 8 milhões a mais do que no ano passado.

Esses geocodes auxiliam usuários porque são usados por provedores de mapas digitais, que compram os dados coletados pela Oi para melhorarem o funcionamento de seus aplicativos. Cada geocode é importante porque atrela outras 16 informações sobre o local, como zona de risco, sentido da rua, tipo de estabelecimento e pontos de interesse, por exemplo.

Além disso, o diferencial da operadora é cruzar essas informações com outros dados de circulação de pessoas, podendo oferecer insights para clientes corporativos e governos. Por meio de uma plataforma de big data, a operadora consegue monitorar a movimentação de 9 milhões de usuários pelo aplicativo Oi Wi-Fi e ainda cruza os dados demográficos e de renda presentes em seu sistema de CRM. Imagine que, com todos esses dados, é possível criar um mapa de calor e identificar onde há mais movimentação de pessoas em cada ponto, ainda dividindo por idade, classe social ou algum outro filtro, o que poderia ajudar em determinados negócios e Secretarias.
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Claro e Oi divulgam novos comerciais sobre diferenciais no pré-pago

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No último levantamento de telefonia celular, as duas operadoras registraram crescimento de 0,20% em sua base de clientes.



As operadoras Claro e Oi começaram esta semana divulgando comerciais com foco em seus planos pré-pago, cada uma destacando seu benefício exclusivo. Uma, com as chamadas ilimitadas, e a outra, com a troca de minutos e internet.


A Claro, mais uma vez com a cantora Anitta falando sobre a campanha, reforça as ligações ilimitadas para qualquer operadora em seus planos pré-pago. Ao soltar um “isso é novo”, a Claro se refere ao seu novo posicionamento de marca, lançado na última semana. Quanto ao famoso “Prezão Ilimitado”, continua com o valor de R$ 14,99 por semana e também dá direito a 2GB de internet e WhatsApp à vontade.



O vídeo “Autoria”, da Oi, na verdade fala sobre alguns dos principais serviços da operadora, que teriam sido ideias dos clientes, que viam necessidades específicas em telecom, e em seguida foram “acatados” pela Oi. Com a presença do garoto propaganda oficial da Oi, Whindersson Nunes, são abordados os benefícios de troca de minutos por internet do Oi Livre, a banda larga com conteúdo de TV do Oi Total, o app com assistência técnica Técnico Virtual, e o plano empresarial sem excedente na conta. Assista:

Apesar do diferencial da Oi em todo o Brasil com os planos pré-pago ser a possibilidade de troca entre minutos e internet, em algumas regiões, a operadora chega a oferecer 2,5GB de internet e 450 minutos por R$ 14 por mês.

Tanto a Claro quanto a Oi registraram, em agosto (último levantamento da Anatel sobre telefonia móvel) um crescimento de 0,20% em sua base de clientes. A Oi, com 84.874 novos contratos, e a Claro, com 118.218. Por outro lado, o número de pré-pago no Brasil teve queda de 10,05%.

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