Reclame Aqui fala sobre falta de respostas de TIM, Vivo, Claro e Oi

Em um ano, as operadoras ignoraram 220 mil reclamações no site. Veja o que elas dizem sobre o assunto quando questionadas.



O Reclame Aqui, principal portal de avaliações do Brasil, divulgou uma matéria falando sobre algo que muitos consumidores de telecom já perceberam: a falta de resposta das operadoras. Somente nos últimos 12 meses, Vivo, TIM, Claro e Oi ignoraram 220 mil reclamações no site.

A Vivo está no topo da lista de queixas não respondidas no Reclame Aqui, ultrapassando as 89 mil mensagens. Depois, vem a TIM (59 mil), Claro (37 mil) e Oi (36 mil). Os assuntos são variados, mas o principal motivo ainda são as cobranças indevidas. De toda forma, nenhuma mensagem é respondida, o que acaba prejudicando a imagem do atendimento das empresas perante aos consumidores.




Na realidade, o CEO do Reclame Aqui, Mauricio Vargas, conta que em 2007 e 2008, tanto a TIM quanto a Telefônica (Vivo) respondiam as interações no site. Mas, como o volume aumentou muito logo após dois anos, é como se tivessem desistido do canal. Somente com conteúdo de falta de resposta das operadoras, o site recebe uma média de 500 mensagens por mês.
Conforme já noticiamos no Minha Operadora, nenhuma das principais empresas de telecom é recomendada pelo Reclame Aqui, com notas entre 1,5 e 2,7 de 10. Por outro lado, a Algar Telecom, por exemplo, que responde todas as reclamações no site, tem nota de 6,96 e foi uma das finalistas do Prêmio Época Reclame Aqui 2017.
“Com a entrada de novos concorrentes, como o WhatsApp e o Skype, as operadoras devem perceber que estão perdendo o terreno e começar a atender melhor os seus consumidores nos próximos anos”, afirma Vargas.
Posição das operadoras
Questionadas sobre o atendimento – ou melhor, a falta de atendimento – no Reclame Aqui, as operadoras afirmaram ao IDG Now! que já disponibilizam aos clientes inúmeras formas de contato, o que faria a resposta no Reclame Aqui ser desnecessária.
A TIM destaca o call center, autoatendimento via aplicativo, site, redes sociais; a Vivo comenta sobre seu Plano de Qualidade com ações para melhorias, o Meu Vivo e o bot no Messenger com respostas automáticas da atendente virtual Vivi; a Oi também destaca o serviço de autoatendimento Minha Oi e outros recursos; e a Claro fala que está à disposição para atender através de todos os seus canais, como SAC 1052, Fale Conosco, Chat, atendimento por carta e Facebook.
Bem, se até por correspondência as operadoras se comprometem em responder, por que não através de um site onde os consumidores já se apoiam para adquirir respostas? Desta forma, tudo o que parece é que o cliente nunca será atendido em 100% das plataformas e dos casos, apesar de as operadoras ‘garantirem’ a solução de problemas por meio de seus próprios canais de atendimento.
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3 Comentários

  1. Nem adianta muito procurar esses canais informados por elas, pois o atendimento é péssimo. Eu procuro logo a Anatel.

  2. Creio que essas empresas firmaram um acordo de ignorar o reclame aqui numa tentativa de manter os atendimentos as escuras e continuar com os abusos.

    O site Reclame aqui escancara esses escândalos e permite uma análise estatística dos atendimentos, isso é um verdadeiro tapa na cara dessas empresas que utilizam das mais diversas técnicas para tentar extorquir dinheiro de seus clientes.

  3. eu nao pedi que fosse colocado credito pela internet fico variaas horas esperando ser adentida e
    ninguem atente recebo mensagem e sempre mando mensagem dizendo que nao quero mais nao adianta
    se nao melhorar vou trocar de operadora

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