19/12/2025
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TIM lança programa de relacionamento “TIM PRA MIM”

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TIM era a única operadora que ainda não possuía um programa de descontos para clientes pós-pagos.


A TIM anunciou nesta quinta-feira (26), a criação de um programa de relacionamento para clientes do “TIM Black”, portfólio de planos pós-pagos lançado em junho deste ano. A operadora fechou parceria com a rede de cinemas UCI, com a locadora de veículos Hertz e com o aplicativo de restaurantes ChefsClub.

Também foi preparado o Portal de Descontos, onde os clientes terão uma rede de parceiros – farmácia, lojas on-line, academia e casas de shows – constantemente atualizada. A TIM era a única entre as quatro maiores operadoras do país que ainda não oferecia um programa de relacionamento para os consumidores.

O Diretor de Marketing Consumer da TIM Brasil, Saverio Demaria, promete que ainda mais parceiros serão adicionados no programa ao longo do tempo. “O TIM PRA MIM é um hub de descontos e parcerias e faz parte da estratégia de entregar para os usuários vantagens além do setor de telefonia, tornando os planos ainda mais completos”, explica.


Veja o que está sendo oferecido nos principais parceiros:

UCI Cinemas

Clientes TIM Pós Plus das ofertas de 10 GB e 20 GB e clientes Da Vinci têm direito a resgatar um par de ingressos para assistir a filmes 2D ou 3D em salas da rede UCI, presente em 16 cidades de 11 estados (AM, BA, CE, MA, MS, MG, PA, PR, PE, RJ e SP).

Hertz

17% a 19% de desconto na locação de carros na Hertz Internacional para todos os clientes TIM Black.

Cotação

20% de desconto na compra de seguro viagem na empresa Cotação e descontos diferenciados para comprar moeda estrangeira.

ChefsClub

Para experimentar, clientes TIM Black ganham dois meses grátis do aplicativo de desconto em restaurantes, além de 50% de desconto nas demais mensalidades.

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Vivo deve dobrar número de cidades com 4G na faixa de 700 MHz

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Operadora já oferece cobertura 4G em 1.919 cidades do Brasil, segundo dados do Teleco. 

Nesta quinta-feira, 26, o diretor de operações da Vivo, Christian Gebara, afirmou que a operadora deve dobrar o número de cidades com cobertura 4G na faixa de 700 MHz até novembro, passando a ofertar a tecnologia a três quartos da população brasileira. 

O executivo destacou que como a operadora já possui cobertura 3G em 4 mil cidades do país é mais fácil implantar o 4G com mais rapidez. Atualmente a Vivo cobre 199 cidades com o 4G na frequência de 700 MHz e quer chegar a pelo menos 400 cidades em novembro. A implantação do 4G nessa faixa, possibilitará a operadora oferecer a tecnologia VoLTE, chamadas de voz por 4G, para seus clientes.  

Também está nos planos da operadora, realizar a agregação de portadoras para oferecer o 4G+ da Vivo em mais 96 municípios do país. Ainda não há uma lista das cidades que serão contempladas pelo planejamento da companhia. 

Em outros pontos, a Vivo deve seguir focando na aquisição de clientes em planos pós-pagos, já que atualmente 47,8% dos usuários da operadora contratarem o serviço, que cresceu, principalmente, pela adoção dos planos família. Com informações do Tudo Celular.

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Veek passa a funcionar em mais oito DDDs do Brasil

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Operadora, que cobra tarifa única de R$ 0,20, pede calma de interessados na rede e diz estar chegando aos poucos. Veja se está disponível em sua região.

Em julho, foram lançados oficialmente os serviços da Veek, operadora móvel virtual (MNVO) que utiliza a rede da TIM para funcionar. Três meses depois de muitas reclamações, principalmente relacionadas à indisponibilidade da nova operadora pelo Brasil – uma vez que teve início somente em São Paulo, DDD 11, e já disponível no 21 –, a Veek anuncia, nesta quinta-feira (26), sua chegada nos DDDs 13, 14, 16, 19, 31, 33, 35 e 61.

A novidade foi divulgada pelo Facebook da empresa, que se comunica de forma moderna para conquistar clientes. Na rede social, sempre utiliza gírias, memes, hashtags, GIFs e mensagens com toque mais divertido para falar com os usuários. Para ter uma ideia, a imagem da capa diz: “Plano de celular enfiado guela abaixo? Chupa! Aqui é desoperadora. Aqui é Veek”.
O termo “desoperadora” é usado pela Veek para se diferenciar das outras operadoras, uma vez que tem atendimento 100% digital e evita as filas de espera em atendimento de lojas, por exemplo, e defende a ideia de que cada um só paga o que realmente usar. Mas, ao contrário do que todos esperavam, seus benefícios não foram tão surpreendentes assim e acabaram decepcionando logo de início. O que ela oferece? Um modelo único de tarifa, no valor de R$ 0,20: seja para minuto de voz (para todo o Brasil), 10MB de dados ou SMS.
Apesar de não oferecer planos, a Veek garante uso do WhatsApp grátis para seus clientes e também tem um aplicativo de autoatendimento, onde o cliente pode consultar seu consumo e tirar dúvidas. O chip custa R$ 20 – R$ 10 para serem usados como recarga após a ativação – e a primeira recarga deve obrigatoriamente ser de R$ 30,00.
Questionada sobre o lançamento em outras regiões do Brasil, a Veek pede paciência de seus ‘seguidores’ e diz estar expandindo o serviço gradualmente.
DESBRAVADORES/VEEKER
Para ativar a linha, além de comprar o chip, é necessário informar um “#VeekCode”. Esse VeekCode, por sua vez, é informado por clientes que já usam a rede, carregam pelo menos R$ 40 mensais e a indicam para outras pessoas: é o chamado Veeker. Quando o ‘convite’ é aceito e o novo cliente passa a se conectar à Veek, quem indica recebe uma bonificação de R$ 5, que também acontece após a recarga. 
É por isso que os desbravadores, como também são conhecidos, passam a enviar inúmeras mensagens com o VeekCode em grupos de telecomunicações e nas redes sociais para ganhar créditos de qualquer maneira. 
O que muitos se perguntam, no entanto, é por que há desbravadores inclusive onde não há Veek? No DDD 85, por exemplo, é comum ver a atuação de Veekers, embora a operadora ainda não funcione. A resposta da empresa? Que está “chegando aos poucos em todo o Brasil” e que, enquanto não libera em determinado DDD, ainda assim os desbravadores vão divulgando e montando a rede para quando ela decidir aparecer por ali.
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Fibra óptica pode ajudar a detectar terremotos no futuro

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Pesquisadores americanos descobriram mais uma função para os cabos de fibra óptica.

Nesta semana, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram mais uma função para os cabos de fibras ópticas, além de prover internet em alta velocidade. Segundo estudo, os cabos podem ajudar na identificação de tremores de terra. 

Os cabos de fibra óptica consegue sentir as vibrações causados por terremotos. O professor de geofísica da universidade, Biondo Biondi, afirma a fibra óptica também consegue apontar com certa precisão, informações sobre a direção e a magnitude do fenômeno. 

A implantação de cabos de fibra óptica por todo o mundo para otimizar os serviços de telecomunicações podem ajudar a disseminar essa nova “função” dos cabos. Outra vantagem do processo é custo-benefício, já que os aparelhos usados para detecção de terremotos são mais caros e mais difíceis de serem instalados e mantidos. Biondi ressalta que cada metro de fibra óptica pode atuar como um sensor de tremores de terra, o que custa menos de US$ 1 para instalação. 

A Universidade de Stanford  já tem um observatório sísmico de fibra óptica desde o fim do ano passado. Com o material, os pesquisadores conseguiram identificar terremotos à distância, como os terremos no México, por exemplo. Com informações do Canal Tech. 

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Futura deve ganhar versão em HD na Vivo TV em novembro

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A versão em alta definição do canal Futura já está disponível nas operadoras NET, Claro HDTV e SKY. 

Nesta semana, o gerente de distribuição do Futura, José Brito, afirmou que o canal espera estrear o sinal em HD na Vivo TV, a partir de 13 de novembro. 

Na última terça-feira, 24, a emissora estreou sua versão em HD na Claro HDTV e na NET. A primeira operadora a lançar o Futura HD em sua grade programação foi a SKY, que estreou o sinal em alta definição do canal no último dia 17

Brito destacou que oferecer o conteúdo do Futura em HD é muito importante para aumentar as experiências de produção do canal e melhorar a performance em relação a outras emissoras da TV paga brasileira. 

O canal Futura já tem 20 anos no mercado e tem foco no conteúdo educativo. A emissora sempre se destacou por ser multiplataforma, podendo ser vista pela TV por assinatura, na TV aberta através de redes universitárias e antenas parabólicas com o sinal em UHF e também no Futura Play, plataforma de vídeo sob demanda do canal. 

De acordo com informações do portal Line Up, a Vivo ainda não confirmou a estreia e nem a número do canal em sua grade de programação. Na TV por assinatura, é possível assistir ao Futura em HD no canal 587 da NET e da Claro HDTV ou no canal 434 da SKY. 

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Apagão telefônico afeta usuários de telefonia e internet no Acre

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Cidadãos do Acre ficaram impossibilitados de realizar chamadas de voz ou acessar à internet.

Na última quarta-feira, 25, os usuários de telefonia e internet ficaram sem sinal dos serviços por causa de apagão telefônico que ocorreu no estado. Consumidores das operadoras Claro, Vivo, NET e Oi foram afetados pelo problema. 

De acordo com informações, o acesso à internet no celular começou a ficar lento a partir das 17h30 e parou completamente de funcionar uma hora depois. O apagão foi tão grave que máquinas de pagamento de cartão de crédito pararam de funcionar em muitos estabelecimentos comerciais do estado. 

O apagão afetou a capital Rio Branco e pelo menos outras 10 cidades do estado. Segundo as operadoras, o apagão foi por causa de um duplo rompimento de um cabo de fibra óptica, que foi causado por terceiro, durante um serviço  de terraplanagem. 


Alguns moradores do estado garantem que irão procurar o Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC) para serem ressarcidos pelas operadoras, por conta dos prejuízos causados. 

No fim do mês passado, o governo estadual do Acre, junto com a Anatel e representantes das operadoras Vivo, Claro e TIM, assinaram um termo de cooperação para a melhoria a ampliação dos serviços móveis e fixos do estado. Com informações do portal O Rio Branco. [ATUALIZADA – 16H50]

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Claro Brasil fará corte de custos em 2018

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Operadora deve colocar em prática um plano de corte de custos para os próximos três anos.

Nesta quarta-feira, 25, a Claro Brasil apresentou seu relatório financeiro do 3° trimestre, que teve como destaque a queda na receita do grupo no período, a companhia anunciou um plano de corte de custos para os próximos três anos, entre 2018 e 2020. 

Daniel Hajj, CEO  da América Móvil, grupo mexicano que controla a Claro Brasil, afirmou que o cenário econômico deve melhorar e se estabilizar. O executivo destacou que o programa de contenção de custos terá impacto na companhia a partir do ano que vem. 

Em meio a situação da Claro Brasil, a América Móvil está esperando que a agência reguladora do setor no México, volte a permitir a cobrança da companhia as operadoras concorrentes que utilizam sua rede para implementar serviços móveis. 

Ainda na América Latina, a América Móvil deve sofrer um impacto negativo em sua receita, por conta dos fortes terremotos que ocorreram na região. Uma de suas principais concorrentes, a americana AT&T também já havia previsto os prejuízos, que foram confirmados nesta semana com a divulgação dos resultados do 3° trimestre da companhia. Com informações do Mobile Time. 

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Vivo TV deve aumentar oferta de IPTV no Brasil até o fim do ano

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Apesar de registrar queda nos números de TV paga no 3° trimestre, a Vivo deve ampliar o número de cidades com oferta de IPTV. 

Nesta quarta-feira, 25, durante uma teleconferência com analistas para divulgar os resultados do 3° trimestre, a Vivo adiantou que deve aumentar o número de cidades com oferta de IPTV (Televisão por protocolo de internet).


O diretor de operações da empresa, Christian Gebara, afirmou devido ao aumento da receita de 76,8% neste serviço e destacou que a operadora vai oferecer IPTV para todas as cidades com FTTH (fibra óptica até a residência do cliente) até o fim do ano.

O executivo também ressaltou que o plano da companhia é aumentar o número de cidades com a tecnologia FTTH no próximo ano. Até o momento, 41 cidades já possuem oferta de IPTV da Vivo. O serviço deve chegar a todas as 83 cidades em que a Vivo possui suporte tecnológico até o fim do primeiro semestre do próximo ano. 

A migração do DTH (TV a cabo por satélite) para o IPTV é notória, segundo Gebara. A proporção entre o número de clientes com as tecnologias vem diminuindo. No ano passado, a Vivo TV mantinha 87% dos clientes com tecnologia DTH contra apenas 13% com IPTV.  Atualmente, 22% dos clientes possuem IPTV contra 78% com DTH. 

Devido à tendência de migração, Gebara também afirmou que a operadora não terá interesse numa possível venda da SKY, cogitada pela AT&T após a compra da Time Warner. Com informações do Universo da TV. 

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TIM Controle Plus chega a 5GB mensais sem custo adicional

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Oferta da TIM ficará disponível para contratar por 48 horas até mesmo para quem já é TIM Controle. Benefício de 2GB extras será válido por 12 meses.

A TIM, que no começo da semana surpreendeu os clientes com uma promoção relâmpago do TIM beta, decidiu não parar por aí e fazer o mesmo com o TIM Controle. Por 48 horas, a operadora passa a oferecer 2GB adicionais para clientes que optarem pelo Controle Plus, que já oferece 3GB de internet, ligações ilimitadas para qualquer operadora, WhatsApp à vontade e acesso ao TIM Music by Deezer.


O benefício é válido por 12 meses e não há qualquer tipo de fidelização, sendo que o único custo é o valor mensal do plano, que continua por R$ 54,99. Ou seja, se você decidir mudar de plano antes do prazo de um ano, não precisará pagar nada, assim como para ativar a oferta.


E a boa notícia é que não são apenas novos clientes que se beneficiam com a oferta anunciada nesta quinta-feira (26) e disponível até sexta-feira (27). Os 5GB mensais podem ser contratados por clientes vindos de outras operadoras, aqueles que querem migrar seu plano da própria TIM, e até mesmo aqueles que já fazem parte do TIM Controle. Basta ligar para a central de atendimento através do *144, informar a promoção e pedir a ativação do benefício, válido por um ano.

Caso você tenha alguma dificuldade para contratar a oferta, isso pode acontecer porque muitos atendentes, a princípio, se negam a ativá-la pela falta de conhecimento sobre a novidade. Nesses casos, é preciso ter paciência e insistir que gostaria de adquirir a promoção lançada hoje, que está disponível na página inicial do site da TIM em todos os estados do Brasil.

Desconto de R$ 15 na mensalidade
Ao ligar para a central da TIM, descobrimos que há outra promoção rolando para clientes do TIM Controle Plus, pelo menos no estado de São Paulo. Se preferir, o cliente pode optar pagar apenas R$ 39,99 por mês – o valor atual do TIM Controle Light, que só oferece 2GB e 25 min para outras operadoras – por todos os benefícios do Controle. Mas, neste caso, há fidelização e o cliente pode estar sujeito à multa caso cancele o plano antes de 12 meses.
Para esta semana, o foco da operadora é realmente a divulgação do TIM Controle Plus por R$ 54,99 e com +2GB, ainda com TIM Banca Virtual e Roaming Nacional. É por isso que, como mostra a imagem abaixo, a TIM investe pelo menos até amanhã em anúncios em sua página do Facebook, além do site,  com a clara intenção de levar mais clientes para sua base, ainda que através da opção mais cara do Controle, mas também oferecendo um benefício adicional ao cliente.

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Linhas pré-pagas devem reduzir pela metade até 2022, segundo estudo

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Consultoria Frost & Sullivan afirmou que a tendência de queda do pré-pago deve se manter até 2022. 

Nesta quinta-feira, 26, um estudo divulgado pela consultoria Frost & Sullivan apontou que as linhas móveis pré-pagas irão diminuir quase pela metade até 2022. Só até agosto deste ano, cerca de 6,21 milhões e linhas móveis pré-pagas foram canceladas. Ainda assim, a tendência de queda perdeu velocidade, já que comparando com os primeiros oito meses de 2016, o número de linhas canceladas foi de 8,31 milhões. 

Pela estimativa da consultoria, o Brasil deve fechar o ano com 147 milhões de linhas pré-pagas, uma perda de pouco mais de 11 milhões de linhas, já que em agosto foram registradas 158, 48 milhões de linhas móveis dessa categoria, de acordo com dados da Anatel. 

O estudo indica que a queda continuará a acontecer até 2022, quando devem existir apenas 79 milhões de linhas pré-pagas. Em contrapartida a diminuição do pré-pago, o relatório aponta que haverá um crescimento no número de linhas móveis pós-pagas, saltando de 70 milhões neste ano, para 109 milhões em 2022. 

Carina Gonçalves, analista da consultoria, afirmou que a queda das linhas pré-pagas no país se deve principalmente pelo fato das operadoras estarem investindo na migração de seus clientes para planos controle e pós-pago. Com informações do Valor. 

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