Fibra óptica pode ajudar a detectar terremotos no futuro

Pesquisadores americanos descobriram mais uma função para os cabos de fibra óptica.

Nesta semana, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram mais uma função para os cabos de fibras ópticas, além de prover internet em alta velocidade. Segundo estudo, os cabos podem ajudar na identificação de tremores de terra. 

Os cabos de fibra óptica consegue sentir as vibrações causados por terremotos. O professor de geofísica da universidade, Biondo Biondi, afirma a fibra óptica também consegue apontar com certa precisão, informações sobre a direção e a magnitude do fenômeno. 

A implantação de cabos de fibra óptica por todo o mundo para otimizar os serviços de telecomunicações podem ajudar a disseminar essa nova “função” dos cabos. Outra vantagem do processo é custo-benefício, já que os aparelhos usados para detecção de terremotos são mais caros e mais difíceis de serem instalados e mantidos. Biondi ressalta que cada metro de fibra óptica pode atuar como um sensor de tremores de terra, o que custa menos de US$ 1 para instalação. 

A Universidade de Stanford  já tem um observatório sísmico de fibra óptica desde o fim do ano passado. Com o material, os pesquisadores conseguiram identificar terremotos à distância, como os terremos no México, por exemplo. Com informações do Canal Tech. 

LEIA TAMBÉM:


No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários