O que muda nas regras da Anatel para planos pós, pré e controle

Conheça o que a Anatel diz sobre validade da franquia de minutos, contrato de fidelidade e valor proporcional da fatura.

Os planos controle são uma opção intermediária entre os planos pré-pagos e os pós-pagos. Por serem um tipo de oferta mais recente no mercado brasileiro se comparadas às ofertas
pré e pós, nem sempre o consumidor conhece seus direitos.

Para ajudar você, trazemos os principais direitos no plano controle, pré e pós
em temas que costumam gerar dúvidas: validade da franquia de ligações, fidelização e valor
a ser pago quando o plano é cancelado. Confira:

Ligações

  • Controle: Os minutos do plano são válidos para serem usados naquele mês.
  • Pós: Os minutos do plano são válidos para serem usados naquele mês.
  • Pré: Os minutos que não foram usados dentro da validade dos créditos são revalidados sempre
    que você faz uma nova recarga. Ou seja, podem ser usados no mês seguinte, por exemplo.

Fidelização

  • Controle: O consumidor pode ficar fidelizado ao contratar um plano controle, desde que a
    prestadora ofereça algum benefício em troca. O prazo máximo de fidelização é de 12 meses.
  • Pós: Também pode haver fidelização na contratação do plano. A fidelização pode durar, no
    máximo, 12 meses. Fique atento, pois renovação automática de fidelização é proibida.
  • Pré: A oferta pré não é compatível com a fidelização.

Fatura após cancelamento

  • Controle: O valor da fatura deve ser proporcional aos dias utilizados. Verifique quais são
    os dias de início e de término do seu ciclo de faturamento para saber quanto irá pagar..
  • Pós: Funciona igual ao plano controle. O valor da fatura deve ser proporcional aos dias
    utilizados, conforme os dias usados dentro do ciclo de faturamento.
  • Pré: Não há faturas em planos pré.

Você já acessou o espaço reservado ao consumidor no site
da sua operadora? Nele você pode consultar seu relatório
detalhado de consumo e obter informações sobre seu
plano, por exemplo. O acesso é por login e senha.



Com informações de Anatel.


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Antonio

E quanto a fidelização de planos corporativos? Pode ser de 24 meses?

Dark Tutors Sinopse

12

Thiago Moraes

Não pode exceder 12 meses , tanto pessoa física quanto jurídica!as operadoras fidelizam os clientes por 24 meses nos planos empresariais pelo fato de subsidiar aparelhos , porem caso o cliente queira fazer o cancelamento do plano após os 12 meses, ele não devera pagar multa rescisória apenas o valor das parcelas dos aparelhos caso exista!Ex Cliente Habilitou um plano cujo o valor da assinatura é R$100,00 e adquiriu uma aparelho no valor de R$2400,00 onde o mesmo foi dividido em 24 vezes de R$100,00, O cliente pagara R$200,00 reais mês, sendo assinatura do plano mais parcela do aparelho, após… Leia mais »

Anônimo

Controle: O valor da fatura deve ser proporcional aos dias utilizados. Verifique quais são os dias de início e de término do seu ciclo de faturamento para saber quanto irá pagar..

A operadora diz que não é assim no plano controle. Alguém passou por essa experiência e teve o valor cobrado proporcionalmente no plano controle?

Unknown

Infelizmente, pessoa jurídica o prazo é de 24 meses! 12 meses é pra física.

Leandro Fernandez

Eu estou com problema no plano Controle. A operadora VIVO insiste que não existe cobrança proporcional e, por 1 de de utilização (depois o número foi portado para outra operadora), estão me cobrando fatura de mês inteiro. Abri reclamações na Anatel e PROCON.

raicarmo

Aconteceu o mesmo comigo, a VIVO me cobrou o valor cheio, mas entrei em contato e eles me mandaram um boleto com o valor proporcional. Agora meu problema é com a Claro, eles estão me cobrando o valor cheio, só que nesse caso é na adesão do plano, sendo que somente usei 19 dias do ciclo. Não sei se isso permitido, ou se vale a mesma regra do cancelamento.

Cidade - UF
Petrolina - PE
Unknown

Sim eu tive o mesmo problema da fatura cheia. Tentei de todas as formas negociar com a claro, pedi as gravações no qual a atendente no ato do cancelamento informou que seria cobrado o valor proporcional e nao teve acordo, não me deram as gravações e eles batiam na tecla de q plano controle era assim mesmo. Ai abri reclamação na Anatel e procon e adivinhem? A claro me ligou e me enviou a fatura certa com a cobrança proporcional. Bando de pilantras

Unknown

Estou passando por isso tbm com a vivo. Liguei pra Anatel informei o ocorrido. Aguardando a vivo entrar em contato.

Gabriel Alves

As regras do controle são as mesmas do pós.

Adriano Daniel Dapper

Materia para encher linguiça.

falta conteudo..se for para postar isso para, faça com algum diferencial!

Anônimo

Discordo cara! Fiz o cancelamento de um plano é a operadora quer me cobrar o valor do plano integral e pagaria, sendo que usei 10 dias. Com essa informação estou mais tranquilo.

Junior JJfe

Que novas regras ? Não mudou nada o que já era

Erick Nilson Silva

Gostei da materia. Ja tive Tim Controle e hoje tenho Oi Pos 5Gb.

Unknown

Materia para encher linguiça.

falta conteudo..se for para postar isso para, faça com algum diferencial!

CONCORDO!!

Anônimo

Controle: O valor da fatura deve ser proporcional aos dias utilizados. Verifique quais são os dias de início e de término do seu ciclo de faturamento para saber quanto irá pagar..

A operadora diz que não é assim no plano controle. Alguém passou por essa experiência e teve o valor cobrado proporcionalmente no plano controle?

Priscila Almeida

Estou passando pelo mesmo problema… Conseguiu alguma resposta?

Consultoria Móvel

Sim, as informações referente as ofertas planos tipo Controle, não existem valores pro rata. Se vc adquiriu um plano no dia 5 por exemplo e o ciclo da conta fecha dia 11, vc pagará o valor integral e não o período de 6 dias de uso conforme estão informando aqui. Podem conferir na Anatel. A modalidade Controle e diferente de Pós pago. E outro detalhe. No cancelamento também não existe pro rata. Mais informações, acesse http://www.consultoriamovel.com.br : Artur Borioli

Camila Oliver

Fatura após cancelamento

Controle: O valor da fatura deve ser proporcional aos dias utilizados. Verifique quais são os dias de início e de término do seu ciclo de faturamento para saber quanto irá pagar…

Não é isso que está acontecendo. a Vivo cobra integral e a mais. Muita bagunça. Verei se o Procon resolve.

Sergio Santos

Você poderá, por qualquer motivo, cancelar o contrato. Os efeitos da rescisão do contrato de prestação do serviço serão imediatos à solicitação quando registrados por meio de atendente, ou seja, a cobrança do serviço deve ser interrompida imediatamente. Quando o pedido for registrado sem intervenção de atendente, terá efeito após 2 dias úteis. Somente poderão ser cobrados eventuais valores residuais (valores proporcionais ao tempo do fechamento do último ciclo de faturamento), incluindo multas contratuais. Nos serviços de telecomunicações, é possível existirem cláusulas de fidelização de no máximo 12 meses. Nessa situação, o cancelamento do contrato pode resultar em multa proporcional… Leia mais »

Acho isso uma grande falta de respeito com o consumidor. Eu sou cliente da VIVO pré-pago, coloquei uns créditos para utilizar a internet, nos dados móveis, mas tenho WIFI em casa. Então, como fiquei de férias e fiquei em casa, não foi necessário utilizar os dados móveis, da internet da VIVO. De um total de 1 GIGA que eu tinha, utilizei somente 100 MEGA, e quando foi hoje vi que os créditos haviam expirados e a minha internet BLOQUEADA!!!! Sendo que eu nem terminei de usar nada!!!ISSO É A MESMA COISA QUE COMPRAR ÁGUA E SER OBRIGADO A BEBER TUDO… Leia mais »

Unknown

A Vivo alega que Planos Controle não geram cobrança pro-rata em caso de cancelamento/portabilidade antes do fim do período de contabilização, somente nos Planos Pós. Isso está correto?

Unknown

Estou numa luta com a Tim paguei 7 meses 34.90 o plano controle pedi para cancelar por alguns problemas com a operadora mais aí me mandaram uma multa de 288 reais

Paulo Roberto

Boa tarde, me expliquem uma coisa, minha fatura Claro Controle venceu dia 11/11, fiz a portabilidade 8/11 e a Claro está me cobrando uma tarifa cheia para 11/12, proporcional ao mês inteiro. O CDC nos diz que só podemos ser cobrados, por um serviço usado. Se não usei o mês inteiro, como pagar por ele? A Anatel explicou que é isso mesmo, mas que tenho direito de contestar. Se é isso mesmo, contestar o que? Se é Plano Controle, eu controlo meus gastos e devo pagar pelo que usei até está ligada a empresa, que foi dia 8/11, não 8/12,… Leia mais »

Unknown

Eu fiz um plano e os mesmo quer q fique 2 anos cobrando pro rata (nextel )

Unknown

Eu cancelei um plano antes da renovação,mas a operado falou que ia vir da mesma forma a fatura,isso é certo me ajudem?

raicarmo

Uma operadora de telefonia pode cobrar o valor total da fatura, no caso do primeiro mês de adesão, mesmo a adesão sendo feita no meio do mês vigente? Isso aconteceu comigo, a fatura abre e fecha no dia 22 e 23, respectivamente, e eu aderi o plano controle no dia 03, sendo que faltava 19 dias para fechar, nesse caso, ele pode cobrar o valor todo ou devem cobrar o valor proporcional, igual ao cancelamento?

Cidade - UF
Petrolina - PE