16/12/2025
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Pré X Pós: 18 milhões abandonam linha pré-paga em um ano

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Em compensação, as linhas pós-pagas já somam 40% do total de linhas móveis no Brasil.

As linhas pós-pagas/controle no Brasil já somam 40%, se considerarmos todos os clientes de celular de todas as operadoras do país.

De acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referente ao serviço móvel pessoal (SMP) do mês de julho, o número de linhas no pós aumentou 0,79% em relação a junho, e 13,5% em relação ao mesmo período no ano passado.









Por outro lado, os chips pré-pagos estão cada dia sendo mais cancelados. A queda foi de 0,75% no mês e 11,5% no ano. O que significa que 18,4 milhões de pessoas abandonaram sua linha pré-paga nos últimos 12 meses, enquanto 11 milhões aderiram ao pós-pago ou a um plano controle.

Muitos desses cancelamentos refletem em uma mudança de consumo no usuário de telefonia. Se antigamente ele precisava conciliar as ofertas de duas ou três operadoras para poder falar com sua rede de contatos (considerando a gratuidade de TIM-TIM, Vivo-Vivo, Oi-Oi e assim por diante), hoje ele consegue ter apenas uma operadora para atender sua necessidade.
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A grande maioria dos planos, inclusive pré-pagos, das grandes operadoras, hoje liberam ligações ilimitadas para qualquer número, independentemente de ser da mesma operadora ou não.
É por isso que a base pré-paga de muitas tem diminuído conforme os meses. Porque os clientes estão em busca da operadora ideal, aquela que, com um único chip, consiga oferecer o pacote de internet e minutos que precisa.

Conforme o Minha Operadora divulgou no início da semana, de junho para julho, a Claro perdeu 205.378 clientes em sua base, a TIM -317.484, a Oi -2.594 e a Algar Telecom -11.537. Apenas a Vivo, com +134.268, e a Nextel, com +50.778, ganharam novos usuários.

O mês de julho fechou com 140.826.515 clientes na base pré-paga e 93.922.637 no pós. Desse total, 120,6 milhões (51%) estão em linhas 4G.

NET oferece banda larga de 120 Mega por R$ 79 mensais

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Cliente assina pacote de TV por assinatura, internet e telefone fixo para conseguir valor promocional por um ano.
A NET está oferecendo sua internet banda larga ao redor do Brasil por um preço bem reduzido. O valor é de R$ 79 para 120 Mega, incluindo Wi-Fi grátis e dispensando as taxas de instalação e adesão. Mas, claro, vale ficar atento às condições.
 
O preço promocional é válido por 12 meses e no combo. Ou seja, juntamente, pelo menos, ao pacote de TV por assinatura “Mix HD” (com 224 canais e dois pontos HD), que sai por R$ 99,99, e o fixo “Local”, de R$ 20. 

 


 



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O total do combo de banda larga + TV + fixo dá R$ 198,99 pelo período de um ano. A partir do 13º mês, sobe para R$ 264,98.
Ainda é possível montar o combo de formas diferentes. O pacote “Fácil HD” de TV paga, por exemplo, com 118 canais, sai por R$ 69 por mês, o que totalizaria R$ 188,99 no valor promocional e R$ 244,98 após um ano.

Há um tempo, a Vivo também resolveu baixar o preço de seus serviços de banda larga. O Vivo Fibra, no combo e também por 12 meses, sai por R$ 99 para 100 Mega. Ainda assim, a oferta da NET aparece mais agressiva agora, sendo R$ 20 mais barata do que a da concorrente. Estes e outros planos de internet banda larga com ou sem pacotes combo, podem ser comparados no buscador de planos do Melhor Escolha.

Compra de recarga no celular passa a valer no app ‘VouD’

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Aplicativo é da Autopass, empresa que gerencia o cartão ‘BOM’, que funciona para transporte coletivo na região metropolitana de São Paulo.

A Autopass, empresa de tecnologia e soluções de mobilidade urbana, anunciou recentemente que passará a oferecer recarga de celular aos usuários do transporte coletivo. A companhia é conhecida em São Paulo por gerenciar o “BOM”, cartão de transporte da região metropolitana do estado.

Todo o processo acontecerá pelo aplicativo VouD, que já integra operações de compra de crédito e consulta de saldo dos cartões BOM, e agora inclui o gerenciamento de créditos no celular, caso o cliente seja pré-pago.



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Quem oferece o sistema de recarga é a empresa epay Brasil (de soluções pré-pagas), pertencente ao grupo Euronet. Além dos créditos e do saldo para transporte, as funções de recarga também incluem alimentação e internet móvel.
De acordo com a Autopass, essa nova oferta aumenta as opções de serviços que a empresa pode oferecer aos seus clientes, rentabilizando também um uma área que, segundo ela, é valiosa aos players do mercado.

Acesso ao Wi-Fi é mais importante do que sexo, segundo pesquisa

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Empresa norte-americana iPass levantou que 40% das pessoas têm o Wi-Fi como prioridade, enquanto 37% colocam o sexo em primeiro lugar.

Qual é a coisa mais indispensável, marcante e útil do seu dia a dia? Essa foi a pergunta feita por um estudo da norte-americana iPass, sendo que, entre as principais respostas, “sexo” e “Wi-Fi” estiveram no topo. E qual deles você acha que ganhou?

Dentre as 1.700 pessoas entrevistadas, nos Estados Unidos e na Europa, 40% disseram que o Wi-Fi é a prioridade. O número daqueles que responderam que o sexo supera o acesso à rede Wi-Fi foi de 37%. Ou seja, para a grande maioria, o Wi-Fi é uma prioridade maior do que ter uma atividade sexual.






Dos “prazeres” da vida, a lista ainda apresentou o chocolate em terceiro lugar (14%) e o álcool em quarto (9%), todos atrás do Wi-Fi.
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O levantamento também mostrou que, ao selecionar um hotel para se hospedar, 72% das pessoas escolhem a melhor opção de acordo com aquela que oferece conexão à internet. Pelo menos 21% disseram ter feito isso em todas as viagens.
De acordo com a gerente comercial da iPass, Patricia Hume, as prioridades das pessoas contemporâneas mudaram. “O Wi-Fi não é apenas o método mais popular de conexão à internet. Ele também supera muitos outros luxos e necessidades humanas”, disse.

Justiça nega recurso da Oi sobre indenização de R$ 6,5 mil a juiz

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Sete meses depois da condenação, Justiça mantém decisão de que operadora pague por colocar nome de ex-cliente no Serasa.

O Minha Operadora divulgou, em fevereiro deste ano, o caso de um processo contra a Oi por parte de um juiz. Ela foi condenada a pagar R$ 6,5 mil por colocar o nome de Paulo Roberto Brescovici no Serasa indevidamente. Ao entrar com recurso para reverter a decisão, a Justiça resolveu, na última quarta-feira (22), negar o pedido da operadora.

A acusação do juiz era que não existia débito (no valor de R$ 241,93, pelo que era apresentado pela Oi) para que seu nome fosse negativado. Ele até tinha um contrato com a operadora, mas com pagamento em débito automático, e sendo que, na época da dívida cobrada, o plano já havia sido cancelado por ligação.


O caso ocorreu em agosto de 2014, mas só agora parece estar chegando ao fim. A Oi entrou com recurso afirmando que não fez nada de errado, já que o cliente teria utilizado os serviços, mas não pago por eles.
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O relator do processo, desembargador Carlos Alberto da Rocha, resolveu manter a condenação, já que a operadora não apresentou nenhum documento que justificasse o débito e a inclusão do nome do juiz no Serasa, configurando em danos morais.
A princípio, o juiz, cliente da Oi, havia pedido R$ 35 mil por danos morais, mas “apenas” R$ 6,5 mil foram mantidos. De acordo com o relator, o valor deve ser definido com bom senso, moderação e considerando a proporção de culpa da Oi, a extensão e repercussão dos danos, além da capacidade econômica tanto do cliente, quando da operadora.

Anatel notifica operadoras por serviços ruins

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Serviços oferecidos pela Claro, Oi, TIM e Vivo no município de Coari, no Amazonas, estavam fora dos padrões de referência.


Claro, Oi, TIM e Vivo foram notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por oferecerem serviços críticos e fora dos padrões de referências na cidade de Coari, localizado a 363 quilômetros de Manaus.


A agência deu um prazo de 15 dias para que as quatro maiores operadoras do país possam sanar os problemas de telefonia móvel e internet no município amazonense.


A Anatel foi acionada sobre o serviço de baixa qualidade no município pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

A senadora disse, após visitar a cidade no mês passado, que os serviços de Coari eram péssimos, causavam transtornos e prejudicavam a economia local.

Segundo o site A Crítica, o presidente do órgão regulador, Juarez Quadros, encaminhou um ofício à senadora com todos os informes da Superintendência de Controle de Obrigações (SCO).

O documento enfatiza que as operadoras Oi, Claro e Vivo devem obrigatoriamente atender a cidade com a tecnologia 3G e a TIM com a rede 4G.


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No entanto, nenhuma das operadoras cumpre o que estabelece o acordo. 

Segundo a agência, a Claro e a Vivo possuem uma taxa de conexão de voz fora da referência, indicando a existência de congestionamento na rede local das duas operadoras. 

A fiscalização constatou ainda congestionamento, desconexão e quedas das chamadas da TIM.

A conexão de dados 2G da Oi, TIM e Vivo também apresentaram resultados fora da referência. Os serviços da Oi e Vivo são os mais críticos. 

“Convém informar que estão sendo instaurados Processos de Acompanhamento e Controle (PAC) por parte desta Agência e, neste contexto, serão cobradas das prestadoras ações de melhorias para os municípios que apresentam indicadores críticos, como é o caso de Coari”, diz o documento da Anatel.

Vivo recruta jovens para programa Trainee com módulo em Barcelona

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Processo seletivo segue até o dia 30 de setembro e terá duração de 18 meses.


A Vivo está recrutando jovens para o Programa Trainee Vivo 2019. Os aprovados terão pós-graduação totalmente subsidiada pela Vivo na ESPM (em horário de trabalho) e módulo internacional em Barcelona.


Além de poder estudar, os selecionados terão salário e benefícios compatíveis com o mercado de trabalho. 


O objetivo do projeto é desenvolver futuros líderes para a companhia que tenha a cara da Vivo. A empresa quer conhecer os candidatos respeitando o jeito de ser de cada um.

Ao todo, são 30 vagas para São Paulo, para atuação em projetos estratégicos da companhia.

Como participar


Os interessados podem fazer suas inscrições até o dia 30 de setembro no site www.traineevivo.com.br. A duração do programa é de 18 meses.

Para participar, é necessário ter formação universitária concluída entre dezembro de 2016 a dezembro de 2018. Também é preciso ter inglês ou espanhol avançado. 


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A empresa busca por jovens transformadores, com espírito de equipe e que gostem de um ambiente desafiador para trabalhar.

O processo seletivo, que tem início nesta quarta-feira (29) e segue até novembro, contará com três etapas. 

A primeira parte da seleção será por meio de testes on-lines. Os aprovados seguirão para as etapas presenciais, que envolvem dinâmica de grupos e entrevistas

Conforme a operadora, o Programa Trainee Vivo está em linha com os valores da Vivo de ser uma marca mais democrática, aberta e inclusiva. 

A empresa explica que quebrou paradigmas do dress code, com o movimento “Vem de Você”, e reforçou a autenticidade de seus funcionários, incentivando-os a se expressar do seu jeito e com estilo próprio.

Fim de mês com crédito: RecargaPay dá R$ 10 em recarga TIM

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Para conseguir o benefício, clientes devem recarregar celular por meio do app RecargaPay até quinta-feira (30).


Para não deixar os clientes pré-pagos sem créditos neste final de mês, o RecargaPay está dando descontos nas recargas TIM.


Quem colocar crédito no celular até a próxima quinta-feira (30) pelo aplicativo ganhará um desconto de R$ 10 em qualquer valor de recarga.


Assim, se o cliente colocar até R$ 10 de créditos, a recarga será gratuita. Mas o desconto é válido apenas para a 1ª recarga no período promocional.

As pessoas que estiverem usando pela primeira vez o app RecargaPay irão ganhar ainda R$ 5 de volta. 

Para participar da promoção, o usuário precisa baixar o aplicativo e cadastrar um cartão de crédito válido.

O desconto é dado apenas uma vez por CPF e telefone e será aplicado automaticamente em todos os downloads gerados pela página http://recargapay.com.br/r/10tim. 


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Se ocorrer algum erro no pagamento, basta adicionar o cupom de desconto 10TIM.

Na semana passada, a TIM incluiu redes sociais ilimitadas por três meses no seu Plano Controle, cujo valor é de R$ 49,99. 

Uma nova opção com Facebook, Twitter e Instagram por R$ 64,99 também está disponível.

Para divulgar a novidade, a operadora patrocinou, no Twitter, a hashtag #TrocaDeChipEAssume

O nome é uma referência à versão da música “Din Din Din”, da cantora Ludmilla, cujo refrão se transformou em “TIM TIM TIM, TIM Controle é assim”.

Fox+ agora pode ser contratada diretamente pelo aplicativo

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Streaming está dando sete dias de degustação para quem contratar o serviço pelo app.


A Fox separou de vez o seu serviço de streaming Fox+ das operadoras. Lançado em abril, o streaming disponibiliza um plano que dá direito ao consumidor a assistir aos 11 canais do grupo sem precisar pagar por uma TV por assinatura.


No entanto, apesar de não necessitar ter uma TV por assinatura para ter acesso ao streaming, o cliente precisava entrar em contato com sua operadora de celular ou banda larga para conseguir pagar a mensalidade do serviço. 


Desde a última terça-feira (28), o consumidor poderá contratar o serviço diretamente pelo aplicativo.

O valor do serviço é de R$ 35,90 e dá acesso à transmissão ao vivo de 11 canais pagos do grupo. 

São eles: Fox, FX, Fox Life, Fox Sports (1 e 2), BabyTV, Fox Premium (1 e 2), National Geographic, Nat Geo Wild e Nat Geo Kids. 

O assinante também consegue assistir a temporadas completas de séries como The Walking Dead, Homeland e Os Simpsons, além de produções exclusivas.


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Por meio do aplicativo, o cliente consegue ainda voltar em até 24 horas a programação dos canais ao vivo. 

Outro recurso muito utilizado pelos usuários é o botão “voltar ao início”, que faz com que o vídeo retorne rapidamente ao ponto em que a atração começou a ser transmitida. 

Para atrair novos assinantes, a Fox está dando uma degustação de sete dias para os usuários que contratarem o Fox+ por meio do aplicativo. 

Quem preferir pode assinar o streaming por meio das operadoras Claro, NET, Nextel, Oi, Vivo e TIM.

Nos meses de junho e julho, a Vivo realizou a oferta “Pague 1 Leve 2 HBO GO + FOX PREMIUM”, na qual cobrava apenas a mensalidade do HBO Go, isentando o cliente de pagar o app da Fox por três meses.

Sete em cada 10 pessoas gostariam de trocar de operadora

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Sinal fraco e busca por ofertas mais baratas fazem clientes serem mais infiéis às suas operadoras móveis, conforme revela pesquisa da CVA.

Sete em cada dez clientes de telefonia móvel gostariam de trocar de operadora, de acordo com uma pesquisa realizada pela CVA Solutions. O desejo aparece mesmo que 70,9% dos usuários pré-pagos digam que estão satisfeitos com sua internet móvel, e 77,7% se digam felizes com seu plano pós-pago ou controle. 

Apesar de ter crescido a satisfação com o serviço (7% e 8% a mais em 1 ano no pré e pós, respectivamente), o número de pessoas que querem trocar de operadora é 10% maior do que o registrado pela pesquisa há um ano. Ele segue de acordo com o crescimento de portabilidade numérica no país. Somente em 2018, até agosto, 4.030.932 trocas de chips foram realizadas entre os clientes de telefonia celular. 






O principal motivo para aqueles que desejam portar seu número é a busca por um menor custo. De fato, as operadoras estão percebendo a tendência e tentam, cada dia mais, baixar mais seus preços e melhorar as ofertas para os clientes do pré ao pós. 
O Minha Operadora vem divulgando constantemente as atualizações no portfólio das principais operadoras. Noticiamos que a Oi, por exemplo, já oferta 4,5GB no Oi Livre por R$ 20. Também no pré-pago, o Vivo Turbo agora garante 2GB por R$ 9,99 a cada 15 dias. 
A Claro, além de suas ofertas já conhecidas, como o Prezão de R$ 9,99 também com até 2GB na semana, está trabalhando no novo plano para controlar via aplicativo, o Claro Flex. Nesse estilo de plano digital e com preços acessíveis, ainda há o Oi Mod e o Vivo Easy. A mineira Algar Telecom já lançou até mesmo planos com ligações e internet ilimitadas a partir de 49 centavos por dia
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Bem, talvez isso explique o porquê de tantos clientes estarem migrando de uma para outra operadora. É claro que a cobertura de cada uma ainda é importante, e é isso que faz muitos voltarem para sua operadora de origem ou fazer trocas constantes, até encontrar a que melhor atenda sua região. 
As queixas dos usuários, em sua grande maioria, vêm de problemas com a falta de sinal, o que fazem com que eles sejam mais “infiéis” em relação às suas operadoras, junto com a busca pelo menor preço. 
Quanto ao atendimento, apesar da Anatel alegar diminuição nas reclamações por parte dos consumidores, na pesquisa da CVA ele não parece ser dos melhores. Entre os entrevistados, 51,4% do pré-pago, que entram em contato com as centrais de atendimento, disseram precisar ligar uma média de 4,3 vezes para resolver seu problema. No pós-pago, 44,1% disseram tentar em média 4,1 vezes. 
O estudo divulgado pela consultoria, que realiza pesquisas de mercado, agora está em sua nona edição. Foi realizado em julho deste ano, com 7 mil entrevistados brasileiros, sendo 3.946 clientes do pré-pago e 3.096 do controle e pós-pago.