28/03/2024

Reclame Aqui recebe 135 mil posts contra operadoras em 2018

Somente a Nextel resolveu responder as reclamações registradas; Claro, Oi, TIM e Vivo continuam sem interagir no site.

Registrar uma reclamação no site ‘Reclame Aqui’ pode ser muito útil para resolver problemas em diversos setores, mas, quando se trata das operadoras, sabemos que pouco é resolvido pela plataforma. Ainda assim, a página divulgou um levantamento sobre o atendimento das cinco principais operadoras do Brasil. De janeiro a julho de 2018, 134.905 reclamações foram registradas.

A Vivo foi a que mais recebeu queixas, com um total de 48.433. Em seguida veio a TIM, com 36.766, a Claro, com 20.633, a Oi, com 19.501 e a Nextel, com 9.572.






Quando ao índice de solução, do início de fevereiro ao dia 31 de julho, a Nextel liderou o número de casos resolvidos, em um total de 85,1%. A sequência foi de Oi (43%), TIM (39,2%), Vivo (34,7%) e Claro (30,5%).
Todos os meses, cerca de mil a 3 mil clientes postam reclamações sobre Claro, Nextel e Oi (móvel, fixo e TV) no portal. O número supera os 6 mil nos serviços classificados como “TIM Celular” e até 8 mil no “Vivo (Celular, Fixo, Internet, TV)”. Veja a tabela produzida pelo Reclame Aqui:

Acontece que, dessas milhares de reclamações, nenhuma foi sequer respondida pela Claro, Oi, TIM e Vivo, que há um tempo deixaram de participar do Reclame Aqui e focam suas respostas em canais de atendimento próprio e quando recebem queixas através da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
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A Nextel, por outro lado, adota uma estratégia diferente, e apresenta um bom índice de resposta aos seus clientes pelo site. Foram 97,2% de casos atendidos nesses seis primeiros meses do ano. O número é superior do que em 2017, quando a operadora atendeu 65,8% das queixas.
“O Reclame AQUI sempre foi o primeiro a apontar o setor de telefonia como um dos mais problemáticos no atendimento ao seu consumidor, mas temos que considerar esse um marco para a história do nosso site: quebramos finalmente o monopólio do silêncio com a primeira operadora a responder pela nossa ferramenta”, conta o CEO global do Reclame Aqui, Mauricio Vargas. Ele ainda reforça que a empresa luta há mais de 10 anos para as operadoras atenderem pelo site. 
Ao passar a responder os clientes, a Nextel teve um crescimento na qualidade do atendimento pelo Reclame Aqui. Ela saiu da reputação “Não recomendada” e foi para “Ótima”, pelo menos nos últimos seis meses.
“Atualmente, 78% das demandas recebidas, tanto pelo Reclame AQUI como nos demais canais mencionados, são solucionadas em até 24h”, afirmou a Nextel em nota.

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