17/12/2025
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Opção de velocidade reduzida no TIM beta sumiu por falha técnica

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Operadora reforça que a velocidade reduzida após o término da franquia no plano TIM beta continua disponível.

A TIM confirmou ao Minha Operadora, mais uma vez nesta segunda-feira (24), que a opção de continuar navegando em velocidade reduzida mesmo após atingir 100% da franquia de dados, a partir do plano TIM Beta, continua vigente.

Desta vez, a operadora também esclareceu que de fato a opção deixou de ser disponibilizada para alguns usuários ao fim de seu pacote neste último mês. O que ocorreu, segundo a TIM, foi uma “falha pontual, que já foi corrigida”.


Além de explicar todas as opções disponíveis para os Betas quando esgotam sua franquia de internet antes do ciclo se renovar, como fez na semana passada, a operadora aproveitou para ressaltar “que busca sempre proporcionar a melhor experiência para os consumidores”.
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O regulamento vigente continua seguindo o que foi definido no mês de maio deste ano, pelo menos em relação às opções de navegação em velocidade reduzida nas ofertas do TIM Beta semanal e mensal, que permitem navegar com até 50 kbps mesmo quando a franquia é 100% atingida. São elas:

  • Antecipar a renovação total da oferta;
  • Contratar um pacote adicional de internet;
  • Navegar em velocidade reduzida (até 50 kbps) até o fim do ciclo.

Sobre a falha percebida por alguns usuários nas últimas semanas, veja a nota completa enviada pela TIM nesta segunda:
“A TIM reforça que a opção de continuar navegando em velocidade reduzida após atingir 100% da franquia de dados do plano TIM Beta continua vigente. Em virtude de uma falha pontual, que já foi corrigida, a opção não foi disponibilizada para alguns usuários ao fim do pacote de internet. A operadora ressalta que busca sempre proporcionar a melhor experiência para os consumidores”.

Prefeitura de São Paulo pretende duplicar rede de Wi-Fi gratuito

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Para isso, órgão abriu consulta pública sobre o modelo de edital e termo de referência para credenciamento de empresas.


A Prefeitura de São Paulo pretende expandir a rede de conectividade do programa de Wi-Fi gratuito do município. Para isso, a secretaria municipal de Inovação e Tecnologia abriu, na última sexta-feira (21), consulta pública sobre o modelo de edital e termo de referência. 


A Prefeitura pretende duplicar a rede atual de 120 praças e parques com banda larga gratuita até 2020


A consulta pública fica aberta até o dia 5 de outubro. Posteriormente, serão realizadas adaptações ao edital com base nas contribuições para que o mesmo seja publicado ainda neste ano. 

A proposta disponibiliza 615 pontos de acesso na capital paulista. Desses, 300 são obrigatórios e 315 estão em localidades opcionais, vinculadas à rede principal.

A Prefeitura pretende ampliar o alcance da rede para locais turísticos, centros culturais e esportivos e bibliotecas. 

O edital irá exigir disponibilidade de monitoramento remoto para que a prefeitura possa ter acesso ao dashboard. Assim, o órgão poderá consultar, em tempo real, informações de tráfego e fluxo, por exemplo. 

A empresa contratada também terá que fornecer relatórios de desempenho mensal e descritivo para a operação e manutenção. 

A proposta estabelece velocidade mínima de 512 kbps, com uma relação download/upload de, no mínimo, 10:1.


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A empresa contratada poderá utilizar tanto a faixa não licenciada de 2,4GHz quanto a de 5GHz. 

O sinal do Wi-Fi terá que cobrir 50% da área de parques e 70% das demais. 

Atualmente o programa Wi-Fi Livre SP conta com mais de 390 milhões de acessos.

Cadastro de usuários


A empresa vencedora da licitação poderá exigir nome, e-mail e número de celular para cadastro de usuário. 

No entanto, a coleta de informações deverá ser realizada de maneira agregada e anonimizada.

Após cadastro, será exibido anúncio publicitário de 5 a 15 segundos para um tempo de navegação de 15 a 45 minutos. 

Em seguida ao anúncio, o cidadão será redirecionado ao portal da Prefeitura de São Paulo.

No entanto, uma vez encerrado o contrato de prestação de serviços, a companhia precisará excluir de maneira definitiva todos os dados pessoais coletados durante o período.

ITA vai capacitar 720 funcionários da Anatel até 2020

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Instituições assinaram memorando para intercâmbio e incentivo da pesquisa.



Buscando impulsionar o desenvolvimento das telecomunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) assinaram um memorando para intercâmbio e incentivo à pesquisa. O documento foi assinado na última sexta-feira (21).


Conforme o presidente da Anatel, Juarez Quadros, o memorando permitirá a ampliação das oportunidades de capacitação entre o órgão regulador e o instituto. 


O conselheiro do órgão regulador Emmanoel Campelo analisou que, com os servidores da Aantel melhor capacitados, há uma melhora na identificação de cenários futuros e na qualidade da regulação. 


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A meta é capacitar 720 servidores da agência em 12 cursos do ITA até 2020. O convênio já foi assinado e os projetos pedagógicos foram formados por ambas as instituições. 

Os 12 cursos que serão ministrados aos funcionários são: Técnica de Banco de Dados; Comunicações Digitais; Internet das Coisas; Introdução a Modelos Estatísticos e Análise de Dados; Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software; Fibras Ópticas e Dispositivos Ópticos; Antenas; Medidas em RF e Antenas; Comunicações sem Fio; Sistemas Contemporâneos;  Big Data; e Machine Learning.

Internet será mais decisiva que TV nessas Eleições 2018

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Brasileiros terão que votar daqui a duas semanas e tudo indica que fonte principal de informação para definir representante venha de canais on-line.

Os votos para as Eleições 2018 no Brasil acontecerão daqui a duas semanas, a partir do dia 7 de outubro, e uma tendência parece estar sendo modificada neste ano.

Diferentemente do que ocorria antes, quando a televisão aberta era o principal meio de informação dos brasileiros para acompanhar a disputa de votos, neste ano outro meio está tomando a hegemonia da TV e pode influenciar e ser muito mais decisiva do que ela: a internet.






De acordo com a Agência Brasil, especialistas acreditam que a internet terá mais peso do que nunca na decisão de 2018 e que pode, ainda, mudar em definitivo a maneira de se fazer campanha eleitoral no país.

Ainda segundo seu levantamento, tanto pesquisadores de comunicação quanto consultores eleitorais dizem que 147,3 milhões de eleitores devem escolher seus representantes com base em uma influência de conteúdos compartilhados, seja em redes sociais ou em apps de mensagens instantâneas, como Facebook Messenger e WhatsApp.

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“Tem se especulado que esse pleito possa vir a ser a primeira eleição onde a internet assuma papel protagonista”, resumiu o sociólogo e cientista político Antônio Lavareda, que já trabalhou em mais de 90 eleições de campanhas para presidente, governador e senador.

De fato, pela internet a comunicação e os assuntos não param. É diferente do que ocorre na TV e no rádio, onde é preciso esperar pelo horário eleitoral obrigatório e gratuito para acompanhar maiores conteúdos, muitas vezes ouvindo de forma silenciosa.

Afinal, na internet, políticos podem até publicar seus conteúdos, mas quem determina a receptividade de cada informação e quem interage com esses conteúdos são os próprios usuários e eleitores, o que faz com que a influência na internet de fato possa ser muito maior do que aquela gerada pela televisão.

De toda forma, ainda é preciso ficar atento para as notícias falsas, mensagens interpretadas de maneira errada, difamações generalizadas e manifestações de ódio. Esses são os grandes riscos da internet.
Com informações da Agência Brasil

Algar Telecom cria Wi-Fi inteligente para empresas

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SmartFi Pro é a novidade da operadora para clientes corporativos.

A Algar Telecom lançou recentemente o SmartFi Pro, uma solução de Wi-Fi inteligente que reconhece os usuários da rede. Trata-se do primeiro produto desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Algar e voltado aos clientes corporativos da empresa.


Com o SmartFi Pro, é possível ter mais informações de usuários que se conectam à rede Wi-Fi, apesar da proteção de dados também ser priorizada. O sistema capta apenas os dados públicos disponibilizados pelos usuários em suas redes sociais.


O acesso em qualquer rede, como sabemos, autoriza o fornecimento de algumas informações, que nesse caso são direcionadas para uma base geral de análise de dados.
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A ideia é que a Algar Telecom não ofereça somente uma infraestrutura de redes e sim passe a se tornar uma ferramenta de marketing, com dados trabalhados já pela operadora de maneira inteligente. É um pouco do que a Oi mostrou ao Minha Operadora em seu Showroom de TI, com soluções para o mercado corporativo.
O novo Wi-Fi da Algar oferece às empresas contratantes o histórico de pessoas logadas e também permite o gerenciamento e armazenamento de dados. A empresa também garante suporte 24 horas, em todos os dias da semana.
A novidade permite que pequenas e médias empresas possam desenvolver novas estratégias de negócio com base no perfil do usuário que se conecta ao seu Wi-Fi, como em uma loja, por exemplo. Também é possível analisar o comportamento de uso da rede de maneira mais prática e intuitiva.

TIM oferece celular com desconto de R$ 550 em todo o Brasil

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Operadora afirma que promoção faz parte do “Mês do Cliente”.

O Dia do Cliente foi celebrado no sábado do dia 21 de setembro e até chegou a ter algumas ações especiais, como a liberação de 89 canais de TV por assinatura por parte da NET e da Claro TV. Mas a TIM resolveu anunciar uma promoção que celebrasse o “Mês do Cliente”.

Segundo a operadora, todos os clientes podem garantir, até o dia 30 de setembro, um desconto de R$ 550 na compra do smartphone Motorola Moto Z3 Play.


O aparelho tem um display de seis polegadas e memória interna de 64 GB, com câmera dupla e foco automático. Também permite gravar vídeos em 4K e tem 6,7 milímetros, o que torna o aparelho um dos mais finos da atualidade.
O benefício oferecido pela TIM depende do plano contratado pelo cliente, mas está disponível em todas as lojas e revendas do Brasil.

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O preço do Moto Z3 Play passa de R$ 2.399 para R$ 1.849 no plano TIM Plós C, que sai R$ 139,90 por mês e deve ser contratado com fidelização de um ano.
O plano dá direito ao uso ilimitado de WhatsApp, incluindo vídeo-chamadas, além de outros aplicativos sem descontar do pacote de internet, como o Telegram, Facebook, Messenger, Waze, Easy Taxi, Instagram e Twitter.
Também inclui ligações ilimitadas para qualquer operadora e lugar do Brasil com o 41 e pacote de 20GB de dados, sendo 10GB para usar como quiser e 10GB para assistir a vídeos nos aplicativos YouTube, Netflix, Looke, Cartoon Network Já! e Esporte Interativo Plus.

Claro pode ser proibida de vender novos chips por problemas na rede

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Operadoras como a Claro excluem municípios e privam moradores de comunicação, diz MP de Amazonas, onde liminar foi requerida.

A Claro pode ser proibida de vender novos chips em Tefé, município do interior do Amazonas, assim como veicular qualquer tipo de publicidade em todo o estado, devido a problemas em sua rede.

É o que indica o Ministério Público de Amazonas, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tefé, que ajuizou uma Ação Civil Pública no início de setembro para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Claro no município, que fica a 643 quilômetros de Manaus.


Tudo começou com um abaixo-assinado criado pelos próprios moradores, que denunciaram a instabilidade nos serviços tanto de telefonia quanto de internet móvel da Claro. Em alguns momentos, não há sequer a oferta de serviço na cidade.
Segundo a promotora de Justiça Martina Campos Maciel, da 2ª PJ de Tefé, operadoras como a Claro excluem o município do processo de globalização e privam moradores de comunicação, que seria uma ferramenta essencial de desenvolvimento humano e social.
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“Os cidadãos de Tefé se encontram ilhados às margens do belo rio Solimões pelo egoísmo predatório e ganancioso de empresas que, como a requerida, aproveitam-se da vulnerabilidade ainda existente na sociedade local, fomentando a continuidade dessa situação, e obstaculizando a concretização do fundamental direito ao acesso à informação”, disse Martina, de acordo com comunicado publicado pela assessoria do MP de Amazonas.
Foi por isso que a promotoria requereu à Justiça que a comercialização de novos chips e novas linhas telefônicas da Claro em Tefé fosse proibida, pelo menos até que providências sejam tomadas para resolver os problemas. O órgão ainda afirmou que a prática atual da empresa, que causa prejuízo aos consumidores, comprova má-fé da por parte da operadora.
A ação pede que sejam instaladas pelo menos mais duas antenas na cidade, e que elas tenham qualidade comprovada por testes, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.
Outro pedido foi para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) detalhasse a qualidade nos serviços em Tefé, seja no sinal do áudio, no nível de ruído em ligações ou as possíveis interferências nas chamadas. Se houver ausência de serviço na região, o tempo em que isso ocorre também deverá ser acompanhado e sinalizado todos os meses pela Anatel.

Veek agora aceita recarga pelo cartão de débito

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Operadora garante que em breve lançará mais formas de recarga e pagamento.

A operadora móvel virtual Veek acaba de anunciar uma mudança em suas formas de pagamento. Agora, além de recarregar o celular por meio do cartão de crédito, os clientes também podem colocar créditos pagando pelo cartão de débito.


A novidade acaba sendo bastante significativa para muitos usuários, principalmente aqueles que não têm um cartão de crédito, mas que gostariam de testar o VeekChip. Até então, quem não cadastrasse um cartão de crédito não podia inserir saldo no chip da operadora.


Por enquanto, as recargas pelo débito devem ser feitas exclusivamente pelo site da Veek, via cartões Visa ou Mastercard.

O site é o www.veek.com.br/recarga e, para completar o procedimento, é preciso digitar o número Veek com o DDD, selecionar o valor de recarga para usar como preferir – com dados, voz ou ambos –, e digitar os dados do cartão de débito.

Uma curiosidade é que, nessa parte do site, a operadora inseriu exemplos de clientes fictícios e seus respectivos cartões, remetendo à personagens de séries aclamadas pelo público.

Regina Phalange, se referindo à personagem Phoebe, da série “Friends”; Theodore Evelyn Mosby, em homenagem a Ted, o personagem principal de “How I Met Your Mother”; e Dexter Morgan, o assassino em série de “Dexter”. Provavelmente, mais uma forma de se aproximar de seu público-alvo jovem e antenado.



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Atualmente, os valores de recarga disponíveis são:

  • R$ 20 = 20 VeekCoins com 30 dias de validade
  • R$ 30 = 40 VeekCoins com 30 dias de validade
  • R$ 40 = 80 VeekCoins com 30 dias de validade (recarga em dobro)
  • R$ 60 = 120 VeekCoins com 60 dias de validade (recarga em dobro)
  • R$ 100 = 200 VeekCoins com 90 dias de validade (recarga em dobro)
Quanto às recargas pelo aplicativo, ainda não contam com a opção de débito, apenas crédito nas bandeiras Amex, Elo, Visa ou Mastercard.
Em suas redes sociais, a operadora garante que as mudanças não param por aí e que, em breve, lançará novas formas de recarga, assim como deve inserir mais bandeiras de cartão.
A cobertura da Veek está próxima de chegar a todos os DDDs do Brasil. Recentemente, a MVNO começou a operar em Alagoas e na Paraíba e em DDDs do Ceará.

Samsung se une ao Google para lançar ‘novo SMS’

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Chamado de RCS, novo padrão de mensagem no celular pretende incluir funções semelhantes ao WhatsApp.

A Samsung anunciou, na última semana, seu apoio para adotar um novo padrão de mensagens em smartphones criado pelo Google.

Os chamados RCS (Rich Communications Services) foram anunciados no ano passado pelo Google, inclusive para o mercado da América Latina, e pretendem substituir o SMS, incluindo não somente recursos de texto, mas também criação de grupos, compartilhamento de fotos e vídeos em alta resolução, entre outras facilidades que se parecem bastante com as oferecidas hoje pelo WhatsApp.


Embora nada ainda tenha se manifestado na prática, a Samsung acaba de anunciar seu papel nessa transformação do SMS. A empresa pretende incluir o padrão RCS inicialmente nas linhas Galaxy S8, S9, Note 8, Note 9 e em alguns aparelhos Galaxy J e Galaxy A que tenham o Android 9.0 Pie.
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A ideia é que as mensagens do Android e da Samsung funcionem perfeitamente juntas com o padrão RCS. Conversas via Wi-Fi e a possibilidade de ver se a pessoa está digitando também podem ser algumas vantagens do aplicativo de mensagens aprimorado do Google.
“Na Samsung, aderimos a um modelo de colaboração aberta para levar experiências premium aos nossos clientes em todos os produtos”, disse Patrick Chomet, vice-presidente executivo e chefe da equipe de inovação de produtos e serviços da Samsung Electronics.
“Ao promover nossa sólida parceria com o Google, levaremos uma experiência de mensagens mais rica aos nossos clientes, permitindo que eles conversem perfeitamente com seus amigos e familiares em plataformas de mensagens. Essa colaboração ajudará a impulsionar ainda mais o setor em relação à cobertura avançada de mensagens e uma cobertura global do RCS”, completou.

Vivo Play inclui conteúdos da TV Brasil

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Programações infantis, de entretenimento e jornalismo, incluindo entrevistas com presidenciáveis, fazem parte catálogo digital no app.

O aplicativo de vídeo sob demanda usado por assinantes do Vivo TV, o Vivo Play, acaba de inserir conteúdos da TV Brasil na plataforma.

Os clientes da Vivo agora podem assistir aos programas do canal da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que incluem programações infantis, de entretenimento e jornalismo, em formato de streaming. Ou seja, com acesso pelo smartphone, tablet, pela TV ou pelo computador.






No app, já estão disponíveis documentários e episódios de programas como o “Conhecendo Museus”, “Todas as Bossas”, “Música Animada”, “Partituras”, “Bravos”, “Mídia em Foco”, “Antenize”, “Caminhos da Reportagem”, “Conversa com Roseann Kennedy” e “Diálogo Brasil”.
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Para auxiliar os eleitores nas Eleições de outubro de 2018, a TV Brasil também vem fazendo entrevistas com candidatos à Presidência da República.
Os novos programas inseridos no Vivo Play fazem parte de uma estratégia da EBC, de ampliar a presença nos ambientes digitais, conforme informou a empresa.
Em agosto deste ano, também foi lançado o aplicativo EBC Play, o que incluía gratuitamente um catálogo de programas da TV Brasil em uma ferramenta sob demanda.