17/12/2025
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4G da TIM ganha nova expansão; VoLTE chegará em 3.200 cidades

Tecnologia VoLTE permite usar a rede 4G para chamadas telefônicas tradicionais.

Cidades conectadas. Ilustração
Imagem: PxHere

Assim que divulgou o resultado financeiro do segundo trimestre do ano, a TIM anunciou uma nova expansão do 4G. Mais precisamente da tecnologia VoLTE, que permite fazer chamadas de alta qualidade pela rede da conectividade de quarta geração.

No ano passado, a operadora cobria 1.559 municípios. Com a expansão, leva a tecnologia para 3.325 cidades. O número vai além do dobro e atende atualmente 91% da população brasileira urbana.

Atualmente, a conexão 4G da TIM está presente em 3.321 cidades no Brasil. O serviço VoLTE está disponível para clientes de todos os planos móveis da operadora.

VIU ISSO?
– Leilão do 5G no Brasil pode sofrer atrasos
– TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G
– TIM registra lucro de R$ 423 milhões no segundo trimestre

Para ter acesso, basta ter um smartphone compatível com a tecnologia 4G e um chip devidamente adaptado. Se os consumidores não estiverem em uma região com o VoLTE, as chamadas serão realizadas pelo 2G e 3G.

As ligações pela rede 4G economizam mais bateria dos smartphones e promovem uma qualidade superior nas chamadas, que completam com muito rapidez que no 2G ou 3G. O mais interessante da novidade é que não há custo adicional para utilizar, basta ter um plano contratado.

Só a Vivo e a TIM utilizam a tecnologia VoLTE no Brasil. A primeira divulgou recentemente a disponibilização em mais de 380 municípios.

As duas operadoras, inclusive, anunciaram nos últimos dias que vão compartilhas as redes 2G e 4G, que promoverá uma grande consolidação para as empresas e promover uma expansão ainda maior de suas redes.

Com informações do Tecnoblog

Claro ainda não vê justificativas para o alto investimento no 5G

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“Tem muito oba-oba em cima do 5G, mas a TV por assinatura não depende do 5G para nada”, diz executivo da Claro.

Torre de telefonia. Imagem: PxHere
Torre de telefonia. Imagem: PxHere

Enquanto o mercado parece ter altas expectativas pelo 5G, o vice-presidente da Claro, Rodrigo Marques, deu outra perspectiva. Para ele, a operadora ainda não vislumbra caso de uso sustentável para justificar os altos investimentos na conectividade de quinta geração.

Especialmente se o assunto for sobre TV por assinatura. Para ele, a tecnologia ainda não trará tantos benefícios nesse segmento. A análise foi feita no Pay-TV Forum, realizado em São Paulo.

“Tem muito oba-oba em cima do 5G, mas não conheço nenhum caso de uso matador para consumo. Não tem um modelo de negócio sustentável que justifique investimentos massivos, e TV por assinatura certamente não vai ser a vertical que vai justificar. Pode ter demandas específicas e localizadas para business, mas a TV por assinatura não depende do 5G para nada. Nosso problema está longe de ser a entrega”, explicou.

Rodrigo explica que os vendedores de infraestrutura de telecomunicações são os que mais anseiam e desejam o 5G. Fora isso, parte dos consumidores sequer tem acesso ao 4,5G.

VIU ISSO?
– Leilão brasileiro do 5G pode movimentar R$ 20 bilhões
– 5G pode interferir nos sinais da TV aberta; Eutelsat sugere solução
– iPhone deve ter 5G mais veloz do que Androids, mas só em 2020

Se a operadora quiser distribuir TV paga pela rede de celular, não é necessário utilizar o 5G para isso. O 4,5G daria conta do recado, conforme explica o executivo.

O vice-presidente de vendas da SKY corroborou com a visão da Claro e disse que o surgimento do 5G não deve trazer mudanças significativas para o segmento de TV por assinatura.

Já o diretor de negócios da Algar Telecom trouxe uma visão mais otimista, ao acreditar que a abrangência do 5G vai conectar regiões afastadas e sem acesso à boas conexões de internet.

Com uma boa internet, todos terão melhores transmissões de vídeo e um crescimento do setor.

Com informações Teletime

Claro vai presentear clientes com smartphone

Consumidores poderão escolher entre lançamentos da Samsung ou iPhone em ação do “Dia dos Pais”. Saiba como funciona.

Imagem: Divulgação Claro

Quem escolher presentear o pai com um smartphone pela Claro, ganhará um mimo da operadora. A ação promocional já está disponível. Para participar, basta adquirir um aparelho pela loja da Claro e levar outro grátis. Entretanto, a ação não é válida para todos os modelos e pode ter um custo extra, a depender do plano.

Para os fãs da Samsung, a operadora disponibiliza o Galaxy S10e pelo valor mensal de R$ 99,90 durante 18 meses, um total de R$ 1.798,20. Em outas lojas, o custo do aparelho gira em torno de R$ 2.500 e R$ 3.000.

No entanto, a oferta está disponível apenas para os clientes do plano combo multi de 120 GB. Os compradores ganharão o segundo smartphone se ativarem um novo dependente no plano, pelo adicional de R$ 9, já incluso na prestação.

Com isso, os clientes recebem um Galaxy A10, lançamento recente da Samsung. A validade da promoção é até 11 de agosto.

VIU ISSO?
– Compra da Nextel pela Claro é aprovada pela Anatel
–  Claro acredita que a economia tem culpa pela queda da TV paga
– Claro aumenta investimentos em fibra ótica

Os fãs da Apple também terão um mimo. O iPhone XR de 64 GB está disponível por 18 parcelas de R$ 149,99, um total de R$ 2.699,82. O valor do aparelho nas lojas comuns está na faixa de R$ 4.600 e R$5.000.

Uma oferta que também é válida para os clientes do combo multi 120 GB. Se adicionar o dependente, o cliente leva um iPhone 6S de 32 GB para casa. A validade da promoção é até o dia 31 de agosto.

“A ideia da ação é entregar a experiência completa, tanto para quem ganha o smartphone, como para quem presenteia. Afinal, qual pai não quer estar sempre conectado com seu filho? O smartphone tem o poder de encurtar distâncias. E com a qualidade e os diferenciais dos serviços da Claro, tudo fica melhor ainda. É a Claro, mais uma vez, entregando um novo Dia dos Pais aos seus clientes”, diz Marcio Carvalho, diretor de marketing da Claro.

No combo multi da Claro, os clientes da operadora ganham o dobro de internet fixa e móvel, além de bônus para utilizarem serviços como o NOW, Claro Vídeo e Netflix.

Com informações do Tecnoblog.

Claro acredita que a economia tem culpa pela queda da TV paga

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Na visão da operadora, erosão de clientes se deve à situação macroeconômica, não concorrentes como a Netflix e outras plataformas.

Ilustração TV por assinatura
Imagem: PxHere. Ilustração TV por assinatura

No Pay-TV Forum, evento que ocorreu em São Paulo, a Claro defendeu que a queda no número de assinantes da TV por assinatura no país se deve à situação macroeconômica, não o crescimento de concorrentes como a Netflix.

Como argumento, a operadora justificou que as empresas sofrem com a evasão de clientes com baixo poder aquisitivo nos últimos anos. Principalmente os consumidores da classe C.

Para Rodrigo Marques, vice-presidente de estratégia da Claro Brasil, é mais um problema de capacidade de consumo do que hábito. Diante do aperto financeiro, as pessoas precisaram escolher entre ter banda larga e celular ou TV paga, é conjuntural.

O que comprova a visão do executivo é um estudo da LCA Consultores. Nele, os dados mostram que a situação macroeconômica tem impacto direto no consumo das famílias, especialmente as da classe C.

VIU ISSO?
– Quanto custa substituir a TV por assinatura pelo streaming?
– TV Paga está sentenciada à morte, diz Anatel
– Sky testa serviço mais barato via aplicativo para TV paga ao vivo

Nas informações, foi possível observar que houve uma retração do PIB per capita no Brasil da ordem 8%, entre 2013 e 2018.

“Estimamos que o país vá retornar ao mesmo patamar de PIB per capita apenas em 2023, no melhor dos cenários”, comentou a consultora Claudia Viegas.

Ela acredita que os números de TV por assinatura podem voltar a subir, caso a economia fique novamente aquecida e os consumidores se sintam mais confiantes para isso.

Apesar de ter sido a operadora que mais desligou acessos em DTH nos últimos meses, a Claro também acredita que um fortalecimento da economia pode voltar a atrair clientes. A empresa não pretende encerrar com o serviço DTH.

Para eles, trata-se de uma tecnologia que ainda atende várias regiões, além de ser a única forma de atender o consumidor de TV onde não há rede fixa.

A SKY também acredita que o cenário macroeconômico é fundamental para o processo e busca atender e atrair mais clientes da classe C. Para a companhia, o DTH ainda tem muito para dar.

Em relação aos concorrentes como a Netflix, a Vivo se manifestou e disse que pretende fechar parcerias para ser vista como um centro de conteúdo para o usuário final. A operadora também destacou a plataforma Vivo Play, que distribui canais digitais para os assinantes.

Já a Algar demonstra uma preocupação com a questão da FOX+. Para a empresa, é perigoso ver o distribuidor ser ejetado da cadeia que considera o produtor de conteúdo na venda de direito ao consumidor final.

Todas concordaram que, para uma retomada de crescimento, é preciso investir na interface e facilidade de uso.

Com informações do Tele.Síntese

Globo, FOX, Disney e Turner são investigadas pelo Cade

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Suspeita é de que as emissoras estejam ferindo a legislação brasileira com as transmissões esportivas.

Ilustração transmissão esportiva. Imagem: PxHere
Imagem: PxHere

De acordo com as informações do jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), abriu investigação contra o grupo Globo, a FOX e os canais Turner no Brasil. Todos detentores de importantes transmissões esportivas nacionais.

Na informação, consta que o processo foi aberto em consequência de outra análise, já em andamento. Com a Globo, o conselho questionou se não houve qualquer tipo de retaliação ou tratamento diferenciado com algum clube, na negociação das transmissões do Campeonato Brasileiro.

Entretanto, o caso foi arquivado e a emissora conseguiu provar que agiu corretamente. Entretanto, a complexidade surge quando o nome da operadora de TV por assinatura SKY é envolvido.

A Globo foi uma das proprietárias da empresa por muitos anos. Hoje, detém 7%, enquanto a subsidiária Vrio tem 93%. Portanto, o questionamento do Cade é se a emissora detém ação e poder de veto sobre alguma operadora na atualidade.

VIU ISSO?
– AT&T está disposta a fechar canais no Brasil para não perder SKY
– Globo deixa operadoras de lado e lança Telecine e Premiere avulsos
– Claro formaliza guerra contra FOX e Turner

O Brasileirão é exclusivo da Rede Globo na TV aberta e PPV. Já nos canais fechados, a Turner divide os direitos com a vênus platinada. Outras exclusividades da Globo são a Copa do Brasil e Taça Libertadores da América.

Uma grande questão agora é que os canais Turner pertencem a Time Warner, que foi vendida para a operadora AT&T, também dona da SKY no Brasil. A compra já foi aprovada nos Estados Unidos, mas no Brasil, segue em conflito.

A aquisição esbarra na Lei da TV paga, que proíbe uma operadora de TV por assinatura de deter uma determinada quantidade de canais fechados, por exemplo. Entretanto, a AT&T argumenta que a sede da Warner é nos Estados Unidos, portanto, não há motivos para o impedimento da compra.

A Turner possui ainda os direitos exclusivos da Champions League, que passavam no Esporte Interativo, emissora do grupo. Como o canal passou a ser online, a exibição foi transferida para a TNT.

Já na questão FOX, o conflito é outro. A empresa foi adquirida pela Disney, que passou a ser dona de todo o conteúdo do grupo.

O problema é que enquanto a FOX tem os direitos de transmissões exclusivas de torneios nos próximos anos, a Disney é dona da ESPN, que tem exclusividade na exibição de várias competições internacionais. Uma delas é a Premiere League.

A FOX Sports é também uma das principais emissoras na transmissão da Libertadores para a TV fechada. O processo é sigiloso e não dá para saber exatamente quais são os motivos.

Entretanto, com atenção aos fatos, é possível especular que a suspeita do Cade se concentra sobre as transmissões esportivas estarem concentradas nas mãos de apenas três conglomerados de mídia: Globo, Disney e AT&T.

Com informações do NaTelinha

TIM registra lucro de R$ 423 milhões no segundo trimestre

Operadora apresentou resultados financeiros com crescimento nos serviços móvel, fixo e produtos.

A operadora TIM anunciou, nessa terça-feira (30), um aumento de 26% no lucro líquido do segundo trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período do ano anterior. A notícia superou as expectativas dos investidores.

Em uma declaração de títulos, a operadora apresentou um lucro líquido trimestral de R$ 423 milhões, acima da estimativa de R$ 354 milhões. A empresa de telefonia atribuiu os números, principalmente, ao crescimento de 11,8% na base de clientes pós-pago, atingindo 38,8% do total.

A receita líquida de serviços (fixo e móvel) cresceu 2,4% no segundo trimestre, uma leve aceleração em relação ao primeiro trimestre. A receita líquida de produtos também cresceu igualmente 2,4%.

VIU ISSO?
–> Vivo encerra o primeiro trimestre de 2019 com lucro de R$ 1,3 bi
–> Compra da Nextel pela Claro é aprovada pela Anatel
–> TIM é eleita melhor empresa de telecomunicações na bolsa

O lucro normalizado (sem aplicação de juros, impostos, depreciação e amortização) continua em expansão pelo 12º trimestre consecutivo, totalizando R$ 1,6 bilhões, alta de 6,2% no período.

As boas notícias para a operadora não param por aí. Ontem, a infoMoney premiou as melhores empresas que operam na Bolsa brasileira. A TIM foi considerada a melhor companhia do setor de telecomunicações. A escolha foi baseada em um ranking que adota critérios quantitativos e qualitativos para premiar as empresas de capital aberto.

A TIM se mantém na liderança em cobertura 4G com 3.321 cidades, utilizando múltiplas frequências para crescer em capacidade. A empresa também está disponível em mais de 3.200 cidades com a tecnologia VoLTE e em 1,6 milhão de domicílios cobertos com fibra óptica.

TIM é eleita melhor empresa de telecomunicações na bolsa

Ranking feito pela InfoMoney e IBMEC colocou a operadora ao lado de empresas como a Magazine Luiza, que levou o principal prêmio.

Ilustração TIM
Imagem: Ilustração TIM

A união de uma das principais escolas de negócio do país, IBMEC, com a empresa que é referência em informações financeiras, InfoMoney, gerou o ranking das melhores companhias da bolsa.

Na lista, a Magazine Luiza se destaca. Foi considerada a melhor da bolsa, assim como a mais bem-quista do setor de bens industriais. Na categoria de telecomunicações, a TIM foi o grande destaque e levou o título de melhor.

É importante destacar que a operadora se prepara para uma importante consolidação no mercado. Em uma conferência realizada nos últimos dias, Pietro Labriola, presidente da TIM, confirmou que a companhia se prepara para explorar novas oportunidades que sejam capazes de aumentar o valor aos acionistas.

VIU ISSO?
– TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G
– Streaming de vídeos Looke já está disponível para clientes TIM
– Avenida Paulista ganha loja pet-friendly da TIM

O acordo estabelecido com a Vivo recentemente, de compartilhamento das redes 2G e 4G, é um começo. Afinal, traz a oportunidade de um aumento para as redes. Para Pietro, o segundo semestre pode trazer muitas surpresas.

Frente a uma concorrência que ofertas serviços de TV por assinatura e os famosos combos, a TIM teve a capacidade de apresentar bons números, de acordo com as palavras do presidente.

Os resultados positivos possibilitam novos investimentos para a operadora. No segundo trimestre de 2019, por exemplo, a TIM teve um lucro líquido de R$ 423 milhões, o que significa 26% a mais do que no ano passado.

A atual oferta da TIM oferece serviços de banda larga fixa via fibra ótica e telefonia móvel e fixa.

Com informações da InfoMoney

TRF rejeita recurso da Anatel contra a FOX+

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Companhia continuará com o direito de comercialização dos seus canais online, mesmo que eles estejam no catálogo das TVs pagas.

Página da FOX Play. Divulgação da série The Walking Dead
Página da FOX Play. Imagem: Divulgação

Mais uma vitória para a FOX! O Tribunal Regional Federal da 1ª Região rejeitou o recurso da Anatel e manteve o direito de comercialização do serviço. A decisão é do juiz federal Ilan Presser, que rejeitou a medida da agência contra a cassação de sua liminar, que suspendia o serviço de streaming.

Presser argumenta que a comercialização sem uma operadora de TV não constitui uma infração ao marco regulatório vigente, mesmo que os conteúdos estejam organizados em uma sequência temporal linear.

Para ele, trata-se de uma inovação tecnológica benéfica ao consumidor. Afinal, o mercado caminha cada vez mais para um modelo em que as pessoas poderão optar em pagar apenas pelo o que consomem. Não serão mais reféns dos grandes pacotes de TVs pagas.

“É vocacionada à difusão e à democratização de conteúdos informativos e de entretenimento. Nesse eito, atende aos requisitos do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).”, explicou Presser.

Divulgação da série The Walking Dead no FOX+
Imagem: Divulgação FOX+

VIU ISSO?
– Presidente da Anatel rejeita pedido contra suspensão do FOX+
– Claro formaliza guerra contra FOX e Turner
– Medida cautelar da Anatel contra a FOX ainda repercute

Nas palavras do juiz, o aplicativo não pode ser restringido por um marco normativo que não lhe refere especificamente, no pretexto em que a ausência de impedimento vai contra os princípios e normas do mercado de TV por assinatura.

Ele finaliza com o lembrete de que o streaming da FOX se enquadra no art. 5º, VII, da Lei 12.965/2014. Nela, a definição é que aplicações de internet não devem, necessariamente, sofrer com restrições da Lei do SeAC.

Relembre o caso

Tudo começou quando a FOX lançou um serviço de streaming com a transmissão online de suas emissoras. Com isso, a Claro abriu uma reclamação, já que isso afetaria diretamente a oferta de TV paga.

Afinal, com os canais disponíveis online e por um preço mais acessível no site da FOX, as pessoas não veriam mais necessidade em fazer uma assinatura ou pagarem pacotes com grandes quantidades de canais para as operadoras de TV paga.

Com essa compreensão, as áreas técnicas da Anatel emitiram uma cautelar que impedia a FOX de comercializar seu conteúdo online. Desde então, o imbróglio tem gerado uma série de debates e decisões a respeito das variadas interpretações da Lei do SeAC e também o Marco Civil da Internet.

Entretanto, as últimas decisões a respeito do caso mostram que, acima de tudo, o poder de escolha do consumidor, assim como a adaptação do mercado aos inúmeros serviços que surgem com a universalização da internet, estão sendo considerados.

Com informações do Teletime

Filmes da Warner e Sony começam a circular nos canais Telecine

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Rede promove ainda a estreia da saga Harry Potter para os próximos dias, obras que antes eram exclusividades dos canais Turner.

Filmes da Sony e Warner no Telecine
Imagem: Divulgação

Quem acompanhou aos últimos comerciais da Rede Telecine, certamente ficou com uma “pulga atrás da orelha”. Afinal, filmes como Harry Potter, Liga da Justiça, Homem Aranha e Mulher Maravilha começaram a aparecer na publicidade dos canais. Obras que são propriedades dos estúdios Warner e Sony e exclusividade dos canais Turner: Warner, TNT, HBO, TBS, Cartoon Network, Boomerang, entre outros.

Entretanto, em março deste ano, um acordo entre a rede Telecine e o estúdio Warner Bros. mudou o cenário. A primeira janela de exibição continua sendo dos canais HBO. Mas quando os direitos de exibição com a rede expirarem, em um prazo de 12 a 18 a meses, os filmes poderão ser exibidos pela Telecine.

O acordo com a Sony é semelhante, estúdio que também mantém parceria com a HBO. A exibição dos filmes começou de forma pontual. Desde março, os canais Telecine já exibem filmes Sony e Warner, mas os grandes sucessos começaram a aparecer junto com a marca nos últimos dias.

A próxima novidade da rede Telecine é o surgimento da franquia Harry Potter na programação. O primeiro filme será “Harry Potter e a Câmara Secreta”, a ser exibido no Telecine Fun em 10 de agosto, às 22h.

VIU ISSO?
– Compra da Time Warner pela AT&T já está sob análise da Anatel
– SKY testa serviço mais barato via aplicativo para TV paga ao vivo
– WarnerMedia anuncia seu novo streaming: HBO Max

Os outros filmes da franquia também começam a ser mostrados a partir da primeira exibição nos canais da rede, um feito histórico para quem acompanha a TV por assinatura no Brasil e sempre alternou entre canais Telecine e HBO para ter acesso a sucessos de diferentes estúdios.

Entretanto, engana-se quem pensa que o acordo visa fortalecer a variedade de programação da TV por assinatura. A inclusão dos filmes da Warner e Sony no catálogo da Telecine é um impulsionamento do serviço de streaming da marca, que oferta assinaturas por R$ 34,90.

O site da marca, inclusive, ganhou um novo visual já com um foco maior nas novidades. O filme “Homem Aranha – De Volta ao Lar”, propriedade dos estúdios Sony, aparece em destaque no banner da homepage.

Homepage do Telecine
Homepage do Telecine. Imagem: Divulgação

Por ser um personagem da Marvel, muitos podem achar que o filme pertence aos estúdios Disney, mas a inclusão do personagem nos filmes da empresa do Mickey, como Vingadores, é fruto de uma parceria com os estúdios Sony. A Marvel Studios (propriedade da Disney) tem o controle criativo do personagem, mas os direitos não.

Toda marca que escolhe fortalecer seu serviço de streaming certamente se prepara para um futuro em que, as TVs pagas deixarão de existir ou terão que se adaptar a era da internet, já que a queda dos números é cada vez maior.

Avenida Paulista ganha loja pet-friendly da TIM

A operadora busca oferecer uma experiência personalizada para os seus clientes paulistanos.

Loja conceito da TIM na Avenida Paulista

A operadora TIM promete aos seus clientes da cidade de São Paulo uma loja pet friendly e 100% digital. A ideia da loja conceito da TIM foi explorar características dos frequentadores de um dos principais símbolos da cidade.

A unidade localizada na Avenida Paulista possui estações para que clientes experimentem produtos e serviços, como TIM Music by Deezer e TIM Banca Virtual.

Além disso, conta com tablets de atendimento, bicicletário e um painel grafitado — assinado por Ronah Carraro — em homenagem à cidade. Os clientes também podem fazer seu próprio grafite em um telão digital.

No entanto, a grande novidade da loja é o espaço para pets. É a primeira unidade da operadora que contará com uma área especial para cães e gatos. A inauguração ocorrerá nesta quinta-feira (01), e contará com uma série de ações.

VIU ISSO?
–> Claro expande suas lojasconceito e abre a primeira de Rio Grande
–> Vivo inaugura loja no Rio com conceito inovador e coworking
–> TIM abre primeira loja digital e interativa em Brasília

Em parceria com a Mars Petcare, uma médica-veterinária estará na loja para dar dicas sobre a saúde e nutrição dos animais de estimação. Os clientes também vão receber sachês da marca OPTIMUM™.

Quem contratar um plano pós-pago ou controle, levará para casa um brinde exclusivo, um SelfieStix. O item que pode ser acoplado ao celular para que selfies sejam tiradas mais facilmente com os pets.

A loja conceito da TIM é a 30º da operadora no modelo digital. Ela fica localizada na Avenida Paulista, nº 777, no Edifício Viking, loja 2, na zona sul de São Paulo.