Claro formaliza guerra contra FOX e Turner


Claro acionou Anatel para que o modelo de venda de conteúdo pela internet da FOX e Turner seja analisado.



A Claro Brasil formalizou junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) uma representação questionando o modelo de venda adotado pela FOX, com o seu canal FOX Sport e a Turner com o Esporte Interativo.


A reclamação é em relação ao modelo “direct-to-consumer” em que, por exemplo, o mesmo conteúdo ao vivo, transmitido pela TV por assinatura, é ofertado em plataformas on-demand. No ano passado José Felix, CEO da Claro Brasil comentou sobre essa questão:



“Vejo Fox, Première, NFL, todo mundo indo direto para a Internet. Não está previsto em lei o que eles estão fazendo. Aliás, está previsto em lei: na Lei do SeAC. “Quer fazer? Precisa ser SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), com todas as obrigações. Se você está fazendo alguma coisa que está embaixo da legislação, tem que cumprir a lei. Pode gostar ou não (da lei), pode trabalhar para revogá-la, mas é a que existe e está sendo descaradamente infringida e ninguém fala nada”
O executivo da Claro diz que esses casos não podem ser vistos como plataformas de streaming como Netflix e Amazon, por exemplo, já que não é uma oferta especial de programação, o que eles fazem é ofertar o mesmo conteúdo dos canais pagos. 


VIU ISSO?


O executivo da Claro diz que é preciso mudar a lei, mas enquanto isso não é feito, não se pode fazer esse tipo de negócio, já que, na visão de Felix, o que as programadoras estão fazendo é o Serviço de Acesso Condicionado, e por isso elas devem estar sujeitas às mesmas obrigações legais e tribuárias.

A agência reguladora já está estudando o caso mas ainda não há uma previsão de quando será divulgado o parecer. 

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
9 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
aderson

Não duvido de até travarem guerra com a Globosat por isso…

Gladia Oliveira

Esperando a Globosat oferecer o mesmo tipo. Eu assino Netflix e agora a Fox Premium também e amo, uma complementa a outra.

Bruno

Concordo com a Claro, se é lei pra um é pra todos… acredito que se mudarem essa lei irá beneficiar a todos, inclusive a Claro e as demais operadoras que poderão trabalhar com mais flexibilidade.

Rubens

Bruno, a Lei do SeAC nunca foi a internet… A Claro está apenas forçando a barra junto à Anatel, pelos interesses dela contra os serviços de streaming…

.

Rubens

"A Lei do SeAC nunca foi PARA a internet".

Rubens

Voce nao acha estranho que abriram representacao contra Fox e Turner, mas deixaram a Globosat de fora?… Porque a Globosat tambem fornece o mesmo tipo de serviço na internet que as outras duas (ela oferece Premiere e Telecine por streaming, sem precisar de assinatura de tv paga).

.

Unknown

Premiere a pouco tempo vem bolando a lei mais os telefones, vc ainda precisa ser acinante pra poder assistir pela net

Unknown

Telecine *

Rodrigo

Choro?