16/12/2025
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Decisão do STF pode impedir aumento de preço da banda larga

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Resultado do julgamento chega como um ‘alívio’ para os brasileiros, que já se preocupavam com mais um possível reajuste nas contas mensais.

Ilustração PxHere
Imagem: Ilustração PxHere

Os brasileiros que acompanhavam uma recente luta das operadoras de telecomunicações certamente estavam preocupados. O motivo? Um possível aumento no custo da banda larga.

Uma ação proposta no ano passado, pelo PGR Augusto Aras, foi contra as diretrizes da Lei Geral das Antenas.

Na prática, empresas do setor não teriam mais “passe livre” em vias públicas, faixas de domínio e qualquer outro bem público utilizado para instalação de infraestrutura e redes de telecomunicações.

De acordo com o Procurador Geral da República, permitir que as operadoras tenham liberação para atuar dessa foram sem fazer qualquer pagamento viola a autonomia dos entes federados.

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Seria uma receita que poderia ser aplicada nos serviços públicos locais, entre outras funções que poderiam ser beneficiadas com o pagamento.

No entanto, o custo obviamente poderia cair no bolso dos consumidores, já que ficaria mais caro para as operadoras instalarem infraestrutura de banda larga.

O resultado positivo para as empresas de telecomunicações saiu nesta quinta-feira, 28.

Gilmar Mendes, relator, considerou válida a proibição de cobrança pelo direito de passagem em vias públicas, faixas de domínio e outras para a instalação de infraestrutura.

A constitucionalidade foi concedida para o seguinte dispositivo:

“Art. 12. Não será exigida contraprestação em razão do direito de passagem em vias públicas, em faixas de domínio e em outros bens públicos de uso comum do povo, ainda que esses bens ou instalações sejam explorados por meio de concessão ou outra forma de delegação, excetuadas aquelas cujos contratos decorram de licitações anteriores à data de promulgação desta Lei.”

Com informações de Migalhas

TV paga da Vivo ganha acesso ao Disney+

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Streaming se junta aos outros serviços embutidos na TV por assinatura da operadora, como o Amazon Prime Video, Netflix e YouTube.

App Vivo Play
Imagem: App Vivo Play

O Disney+ não deixa a desejar quando o assunto são as parcerias. Pode-se dizer que o serviço avança até mais rápido que a Netflix em seu início de atuação.

Agora, o streaming da “empresa do Mickey” chegou na TV por assinatura da Vivo. Isso significa que os assinantes poderão acessar diretamente pela numeração 709.

É provável que o app Vivo Play também ofereça um acesso direto, assim como faz com serviços como YouTube, Amazon Prime Video e Netflix.

Trata-se de uma inclusão que viabiliza o acesso ao Disney+ para usuários que não possuem Smart TVs em casa, assim como para clientes cujos televisores não suportam o app do serviço.

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A concorrente Claro net disponibiliza a mesma função, mas apenas para a Netflix, por enquanto.

Por sinal, a empresa concentra seus esforços para impulsionar o dispositivo Claro Box TV, visto como o produto de “streaming” da operadora.

Até então, a Vivo é a operadora mais abrangente em relação a embutir o acesso às plataformas de streaming diretamente na TV por assinatura, via decodificador ou app.

[ATUALIZAÇÃO – 19/02/2021 21h]:

A Vivo procurou o Minha Operadora para esclarecer que o canal 709 apenas cedeu espaço para uma ação comercial em parceria com o Disney+, com o objetivo de ampliar o número de assinaturas do serviço.

Ainda não é um acesso direto, oferecido nos mesmos moldes do que é feito com a Netflix e outras plataformas. Confira a nota na íntegra:

“A Vivo informa que a imagem do QR Code de Disney+ que está veiculada no canal 709 do Vivo Play – plataforma de TV e vídeo da empresa -, trata-se apenas de uma ação comercial em parceria com a Walt Disney Company para promover novas assinaturas ao streaming.”

Com informações de LineUP TV

Anatel ainda não recebeu pedido de operação da Starlink no Brasil

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SpaceX, da Elon Musk, já possui empresa nacional para a oferta de banda larga via satélite no país.

Imagem: SpaceX

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a SpaceX ainda não solicitou autorização para a oferta do serviço de banda larga via satélite da Starlink no Brasil.

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, a companhia de Elon Musk já conta com empresa aberta no Brasil desde dezembro de 2020.

A ideia é que esta empresa faça a intermediação para que os serviços da Starlink sejam comercializados no Brasil.

Entretanto, ainda é preciso que a empresa solicite aprovação junto à Anatel para prestar o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), além de autorização adicional para uso de satélite.

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Por outro lado, a Starlink ainda não oferece o serviço de banda larga de forma comercial, uma vez que a sua rede de satélites ainda não está completa.

Por enquanto, o serviço está em fase de testes.

Segundo a SpaceX, 10 mil usuários já utilizam a banda larga da Starlink, pagando US$ 99 (R$ 538,57, na cotação atual) por mês.

Ainda não há informações se este preço seria reajustado quando o serviço se tornar totalmente operacional ou qual será o valor ofertado em mercados internacionais.

Segue a nota emitida pela Anatel ao Minha Operadora:

“Em resposta a solicitação relativa à empresa Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda., a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que até o presente momento não há qualquer pedido de autorização de direito de exploração de satélite ou sistema de satélites associado à empresa em questão em curso na Agência. Informamos também que a empresa não possui autorização para prestação de serviços de telecomunicações ao consumidor final no país”.

Estados Unidos pretendem utilizar software de código aberto no 5G

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Agência norte-americana acaba de firmar um acordo com a Fundação Linux.

Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) fechou um acordo com a Fundação Linux com o objetivo de utilizar a arquitetura de código aberto no desenvolvimento de tecnologias 5G.

A fundação é uma organização sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento de ecossistemas abertos, incluindo softwares, padrões, dados e hardware.

Um exemplo é o sistema operacional Linux, desenvolvido em código aberto e uma alternativa gratuita aos fechados Windows, da Microsoft, ou macOS, da Apple.

A ideia é acelerar a inovação, colaboração e competitividade no país na tecnologia 5G, incluindo Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), segurança digital, entre outros.

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O acordo prevê um amplo guarda-chuva, que envolve o governo dos Estados Unidos e a comunidade de desenvolvedores, para criar um projeto de código aberto padrão com governança neutra e com um estatuto semelhante a outros projetos da Fundação Linux.

A expectativa é que seja criado um software, batizado de “Open Programmable Secure”, que permitirá redes 5G seguras de ponta a ponta e com a capacidade de impedir ataques cibernéticos.

“Estamos ansiosos para nos aliar à DARPA e sua intenção de acelerar a inovação segura e de código aberto e a competitividade dos Estados Unidos em tecnologias inovadoras. Esta parceria permite mudanças transformacionais em softwares e sistemas abertos, aproveitando os melhores recursos compartilhados em todo o ecossistema”, disse Arpit Joshipura, gerente geral de Networking, Edge e IOT, da fundação.

Com informações de Fundação Linux.

80% da fibra óptica importada pelo Brasil vem da China

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Mercado está aquecido e é puxado pela expansão de pequenos provedores pelo país.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), cerca de 80% da fibra óptica importada pelo Brasil é proveniente de fabricantes chineses.

Somente no ano passado, o país gastou US$ 154 milhões (R$ 837,99 milhões, na cotação atual) com a importação dos cabos ópticos.

Deste total, US$ 123,9 milhões (R$ 674,20 milhões) foram pagos aos chineses.

Segundo Foad Shaikhzadeh, presidente Furukawa Electric LatAm, a China aumentou a produção nos últimos anos como forma de preparação para a chegada do 5G.

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Entretanto, a elevação na produção foi tamanha – muito além da demanda local -, que o país passou a exportar o produto excedente, inclusive com a fibra sendo vendida a um preço inferior ao custo de produção.

Além da China, Coreia do Sul, Japão e Índia produzem fibra para o Brasil, mas com uma participação bem menor.

Hoje, metade da demanda nacional é atendida por empresas brasileiras e a outra porção é importada dos países asiáticos.

O mercado de fibra vem se aquecendo, principalmente pela expansão das competitivas, os pequenos provedores espalhados pelo país.

A quantidade importada no ano passado registrou um aumento de 29,15% em relação a 2019, e de 66,5% sobre 2018.

Os números mostram não apenas um aquecimento do mercado de banda larga por fibra no Brasil, mas também uma expectativa de contínua expansão na demanda por cabos ópticos com a chegada do 5G no país.

Com informações de Telesíntese.

TIM pretende lançar app que recompensa clientes por jogar games

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Ideia é que usuário possa converter tempo gasto em jogos com recargas ou bônus de internet.

A partir de uma parceria com a Play2Pay, a TIM pretende lançar um app que recompensa o usuário por jogar ou assistir vídeos publicitários.

A ideia é que a plataforma de gamificação da Play2Pay seja adaptada ao Brasil e receba a marca da operadora.

Com a novidade, o cliente da TIM poderia ser remunerado ao se engajar na plataforma, ganhando recargas ou bônus de internet ao gastar tempo jogando games, por exemplo.

O negócio é visto como estratégico para as duas empresas.

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A TIM ganha um sistema de recompensa para gerar valor para os clientes.

Já a Play2Pay tem a oportunidade de expandir a plataforma de publicidade mobile no país.

Hoje, a operadora possui o TIM Ads, que já registrou 450 milhões de visitas e 125 milhões de visualizações de anúncios em vídeo.

“É a comprovação de que nossa teoria estava certa: o consumidor está interessado em receber publicidade em troca de bônus de Internet”, disse Renato Ciuchini, vice-presidente de estratégia e transformação da TIM Brasil.

“Expandir nossa plataforma de pagamentos gameficados para um número substancial de clientes brasileiros de telefonia móvel da TIM permite que ainda mais pessoas escolham a opção de jogar e serem recompensados”, afirmou Brian Boroff , fundador e CEO da Play2Pay.

Além da Play2Pay, a TIM também fechou parcerias com a Accenture, para o desenvolvimento de uma plataforma de segmentação de mídia baseada em dados de clientes; e a Juvo, para cálculo de score de crédito, também com bases de dados da operadora.

Com informações de Mobile Times e Infor Channel.

Globo de Ouro: SKY libera conteúdo sob demanda para clientes

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Confira a playlist disponibilizada pela operadora com os principais indicados à premiação.

No próximo dia 28 de fevereiro, os clientes da SKY TV poderão acompanhar o Globo de Ouro, uma das premiações mais tradicionais do cinema e da televisão.

Além da possibilidade de acompanhar a premiação no canal ao vivo da TNT, os usuários pós e pré-pago (a partir do pacote SMART e com recarga ativa) podem acessar a playlist “Indicações ao Globo de Ouro 2021”.

A lista inclui séries como “Lovecraft Country“, que disputa a categoria “Melhor Série Drama”, do Globo de Ouro.

Também é possível assistir a minissérie “The Undoing”, que concorre às categorias “Melhor Minissérie ou Filme para TV”, “Melhor Atriz em Minissérie” (Nicole Kidman) e “Melhor Ator em Minissérie” (Hugh Grant).

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Em filmes, tem “Tenet”, do cineasta Christopher Nolan, concorrendo à “Melhor Trilha Sonora em Filme”.

A playlist está disponível no SKY Play, podendo ser acessada pela TV – através do Canal 1 em equipamentos com função de gravação conectados à internet -, site ou aplicativo da SKY.

Confira abaixo a lista ofertada pela SKY com os indicados ao Globo de Ouro.

TÍTULOCanalDisponibilidade
Lovecraft CountryHBOSem custo adicional para assinantes HBO
Perry MasonHBOSem custo adicional para assinantes HBO
Mrs. AmericaStar HitsSem custo adicional para clientes pós e pré-pago com recarga ativa, a partir do pacote Smart
I Know This Much Is TrueHBOSem custo adicional para assinantes HBO (Pós e pré-pago com recarga ativa a partir do pacote SMART)
EmmaSem custo adicional para assinantes Telecine
TenetR$ 14,90
The UndoingHBOSem custo adicional para assinantes HBO (Pós e pré-pago com recarga ativa a partir do pacote SMART)

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Canal Loading ganha novo representante na TV Paga

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Startup multiplataforma oferece conteúdos para o público jovem, incluindo games, animes e cartoons.

A partir de agora, a empresa Stenna Media é a representante comercial do canal Loading, na TV Paga.

O canal é focado em programação jovem, incluindo games, animes, cartoons e outros conteúdos da cultura pop.

Recém lançado, em dezembro de 2020, o Loading é uma startup multiplataforma, estando disponível na TV aberta (canal 32 UHF na cidade de São Paulo), TV Paga e no site do canal.

Além disso, a programação está acessível no BOOYAH!, plataforma voltada para o mundo gamer.

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De acordo com a empresa representante, o Loading alcança 82,5 milhões de pessoas na TV aberta e 13,4 milhões na TV por assinatura.

Somente no primeiro mês de exibição, o canal atingiu mais de 10 milhões de pessoas.

Já a Stenna Media é especializada em distribuição de conteúdo por meio de canais lineares e não-lineares, incluindo plataformas OTT, SVAs e streaming.

Em recente entrevista para o Minha Operadora, Carolina Vargas, CEO do grupo Stenna, defendeu a busca de novos modelos (não tradicionais) da oferta de conteúdo para tornar a TV Paga relevante no futuro.

A empresa fará a intermediação com as operadoras de TV por assinatura que queiram distribuir o canal Loading para seus assinantes.

Com informações de Assessoria de Imprensa Stenna Media

Mangueira anuncia lançamento de operadora de celular

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Depois dos times de futebol, chegou a vez das escolas de samba lançarem MVNOs.

No último domingo, 14 de fevereiro, durante live de Carnaval, a escola de samba Estação Primeira de Mangueira anunciou o lançamento de uma nova operadora móvel virtual (MVNO), o “Fala Mangueira”.

Assim como os times de futebol, a escola de samba carioca também está oferecendo um chip para ser utilizado por seus componentes e torcedores.

Além do acesso ao plano de telefonia, os sambistas da verde e rosa vão ajudar a escola e os projetos sociais da comunidade.

Isso porque toda a receita de recargas, durante os três primeiros meses, serão revertidos integralmente à escola Estação Primeira de Mangueira.

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–> Surf Telecom adquire mais de 132 mil clientes pré-pago em outubro

O lançamento ocorre por meio de parcerias com a Enterp Mobile e a Dry Company.

A estrutura utilizada é a da Surf Telecom e a rede móvel da TIM.

O “Fala Mangueira” possui 5 pacotes pré-pagos, com preços a partir de R$ 25/mês conforme a seguir:

Ao fazer a portabilidade, a recarga programada garante bônus adicionais de 1GB de internet, dependendo do plano contratado.

Todos os pacotes contam com WhatsApp ilimitado e cobertura 4G em todo o Brasil.

O chip pode ser adquirido no site do “Fala Mangueira”.

Com informações de Carnavalesco.

Pacote sob demanda está com preço promocional na Claro

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Assinatura oferece acesso a centenas de biografias e documentários originais e exclusivos.

Nesta semana, a Claro reduziu o preço do pacote Curta!On de R$ 19,90 mensais para R$ 9,95/mês nos dois primeiros meses.

O Curta!On é um clube de documentários sob demanda, que inclui centenas de filmes e séries culturais, incluindo temas como música, arquitetura, design, cinema, pensamento, história, arte, entre outros.

Todo mês, o usuário tem acesso a conteúdos originais e exclusivos.

O pacote é elegível para novos clientes e usuários adimplentes da Claro net tv e Claro fibra tv (a partir do pacote MIX) e fica disponível na TV, computador, celular ou tablet, por meio do NOW.

VIU ISSO?

–> Clientes da Claro perdem acesso a conteúdos streaming da TV Paga

–> Claro box tv ganha aplicativo do Globoplay

–> Cliente Claro passa a ter acesso a ‘cinema virtual’ dentro do NOW

Entretanto, é válido ressaltar que o preço promocional e condições podem variar de acordo com a região do usuário.

Além do Curta!On, o pacote FOX Premium também está com desconto, saindo por R$ 14,90 por mês.

O pacote inclui acesso pelo NOW dos canais “FOX Premium 1” e “FOX Premium 2”, incluindo 24 horas de séries exclusivas do grupo FOX.