17/12/2025
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Oi aumenta número de técnicos próprios para melhorar qualidade

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Apenas Minas Gerais e estados do Centro-Oeste permanecem sendo atendidos pela empresa terceirizada Telemont.

A Oi vem colhendo bons
frutos da decisão adotada em 2015, de aumentar o número de equipes
técnicas próprias. Antes, a operadora trabalhava com terceirizados
e perdia bastante em produtividade e na qualidade dos serviços de
manutenção.

O diretor de operações
da Oi, José Cláudio Moreira Gonçalves, o Naval, afirmou que o
balanço é positivo. A empresa aumentou o número de atendimentos
bem-sucedidos, de 4,5 para 6 por dia.

A mudança aconteceu
através de um programa da empresa para incorporar mais equipes
técnicas. A operadora criou duas novas empresas focadas em
assistência técnica e manutenção. São elas: a Serede (que atende
Sul e parte do Sudeste do país) e a Conecta (que atende as regiões
Norte e Nordeste). Ambas absorvem técnicos da Telemont e RM, que
prestavam o serviço terceirizado à Oi.

Apenas Minas Gerais e
os estados do Centro-Oeste continuam sendo atendidos pela Telemont. A
medida reduziu bruscamente o número de técnicos terceirizados, de
75% para 20%, em apenas um ano.

O resultado positivo já
vem aparecendo: entre o primeiro trimestre de 2016 e 2017, o tempo
médio de espera para resolução de problemas caiu 44% e as
reclamações contra a empresa na Anatel diminuíram em 28%. As
reclamações no Procon também sofreram queda de 13% e a Oi
conseguiu reduzir o número de processos no JEC (Juizado Especial Cível) em 56%.

Para Naval, a melhora
nos índices de qualidade da operadora se devem a iniciativas como
ter mais equipes técnicas próprias e também a digitalização dos
processos de atendimento virtual e telefônico.

Agora são 35 mil
técnicos divididos entre atendimento dos serviços aos clientes e manutenção da infraestrutura da rede. Uma das maiores no ramo de
telecomunicações no Brasil, a Oi está presente em 5.400 municípios
brasileiros e gerencia cerca de 240 mil equipamentos espalhados em
sua rede e na casa de seus clientes.

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Clientes TIM reclamam de problemas em ativar oferta Deezer

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Deezer prometeu que falha na oferta “TIMmusic” será solucionada nas próximas 24 horas.



Nas últimas semanas, diversos clientes da TIM passaram a reclamar que não estão conseguindo liberar a utilização gratuita do plano Premium+ do aplicativo de streaming de músicas Deezer, que possui parceria com a operadora de telefonia para fornecer o TIMmusic sem custo dentro de planos pré-pagos, controle e pós-pagos.


Em sua página de suporte, a Deezer criou uma seção específica para esclarecer o que está sendo feito para normalizar a situação. Desde o dia 11 de abril, a empresa diz estar ciente que algumas contas estão migrando sozinhas para o plano gratuito (com propagandas) do aplicativo, e que, em conjunto com a operadora TIM, está investigando o que está acontecendo.

Através do Twitter, muitos usuários se mostraram irritados por não estarem conseguindo utilizar o app Deezer, como prometido pela operadora.


Pelo site Reclame Aqui, das 20 reclamações que contabilizamos contra a Deezer ontem, 19 foram relacionadas a problemas na oferta em conjunto com a TIM. 


Nesta sexta-feira (5 de maio), a Deezer voltou a se pronunciar, e garantiu que o problema seria resolvido nas próximas 24 horas:

“A Deezer e a TIM ainda estão trabalhando juntas para encontrar uma solução definitiva para um problema que está afetando algumas contas TIMmusic.



Sentimos muito, mas pode ser que a sua assinatura TIMmusic passe ao modo Gratuito (com propagandas e publicidade) por umas horas. Implementamos uma solução temporária para reativar as contas afetadas, mas se em 24h a sua assinatura não for ativada, por favor, entre em contato com o nosso atendimento ao cliente.


Se houver alguma outra dúvida, por favor, entre em contato”.



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NSA coletou 151 milhões de gravações telefônicas em 2016

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Os dados ainda continham a duração e os números dos usuários que fizeram e receberam a chamada.



Mesmo com as novas barreiras impostas pelo governo americano
em 2015, após o escândalo de espionagens dos EUA a outros países, a Agência de
Segurança Nacional (NSA) teve acesso a 151 milhões de gravações de celulares em
2016.

As informações foram divulgadas na internet e são menores se
comparadas as revelações anteriores feitas por Edward Snowden. Um estudo feito na época do escândalo revelou que a NSA obtia bilhões de gravações telefônicas por dia. Os
dados ainda continham a duração e os números dos
usuários que fizeram e receberam a chamada.

A diminuição dos dados ocorreu depois que o congresso
norte-americano aprovou a USA Freedom Act, como ficou conhecida a lei que impõe
limites aos órgãos do serviço de inteligência norte-americana em relação a
obtenção de dados de telecomunicações.

Após a lei, a NSA tem autorização para coletar dados somente
de pessoas suspeitas de ligação com o terrorismo. Em sua defesa, a agência
mencionou que os “151 milhões” não significam a quantidade de pessoas, já que
muitos dados são coletados de um mesmo número. O órgão ainda ressaltou que
recebeu poucas garantias em 2016, foram apenas 46 de suspeitos enquadrados no
perfil.


Não há nenhuma informação sobre o número real de pessoas
investigadas, mas se ressalta a diferença entre o número de garantias e o
número de gravações obtidas.


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Conversão de multa em investimento pode ser a salvação da Oi

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Multas da Oi podem ser trocadas por investimentos na própria rede, graças a projeto de lei que o governo deve enviar ao Congresso Nacional.



O Governo Federal anunciou uma medida provisória que pode ser uma
solução bastante viável para empresas de telefonia que estão endividadas, possibilitando a
troca de suas dívidas e multas por investimentos. Isso pode gerar não só um
retorno para a empresa como também abre a oportunidade de voltar a ser
competitiva no mercado.

“Esta iniciativa vai possibilitar que recursos atualmente
travados por conta de discussões regulatórias sejam usados para investimentos
em infraestrutura de telecomunicações, resultando em melhorias de serviços que
a sociedade demanda cada vez mais, com impacto positivo para dinâmica econômica
do país”, disse o presidente da Oi, Marco Schroeder, em comunicado
divulgado à imprensa.

O projeto de lei possibilitaria a criação de subsídios que
trariam mais segurança jurídica a uma eventual intervenção que a Oi venha a
sofrer, seja em serviços de internet ou telefonia fixa e móvel.

A empresa entrou para a história no ano passado com o maior pedido de recuperação judicial do país, somando mais de R$ 65 bilhões.


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Vivo e Claro seguem TIM e levarão 4G para 2 mil cidades neste ano

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Não será fácil para a TIM permanecer na liderança em cobertura 4G. Claro e Vivo prometem que levarão a tecnologia para 2 mil municípios até o final de 2017.


A disputa para conseguir a liderança na cobertura de internet 4G no Brasil deve ficar mais acirrada até o final do ano. Isso porque Vivo e Claro anunciaram que estabeleceram a meta de cobrir 2.000 cidades com sinal 4G até dezembro de 2017. Esse é mesmo número de municípios que a TIM estabeleceu como meta para o ano.

A Oi deverá seguir o cronograma obrigatório de cobertura 4G estabelecido pela Anatel, de cobrir todos os municípios com mais de 30 mil habitantes até o final deste ano.

Hoje, a TIM possui a maior cobertura 4G do Brasil, atendendo a 1.322 municípios e 67,3% da população. A Claro tem a segunda maior cobertura, com sinal em 851 municípios e 64,5% da população. Em seguida vem a Vivo, com 820 municípios, que representam 64,5% da população.

As empresas Oi (284 municípios – 55,1% da população) e Nextel (10 municípios – 5,1% da população), possuem as menores coberturas.

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Teresina é primeira cidade do nordeste a receber 4G na faixa de 700 MHz

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Operadora TIM anunciou que já começou a ativar a internet 4G na faixa de 700 MHz em Teresina, mesmo com a TV aberta funcionando na cidade.

A TIM começou a ativar na semana passada a rede de internet 4G utilizando a frequência de 700 MHz em Teresina. A capital do Piauí será a primeira cidade do nordeste e terceira do Brasil a receber internet móvel da TIM na faixa que hoje ainda é utilizada pelas emissoras de televisão aberta.

A escolha de Teresina para ser uma das primeiras cidades do nordeste a receber o LTE-Advanced chama a atenção por causa do prazo de desligamento da TV analógica na cidade, previsto para acontecer somente em novembro de 2018. Pelo visto, mesmo com as emissoras de televisão aberta operando, a internet será ligada na faixa.

De acordo com a TIM, a instalação é possível porque a Anatel, juntamente com a Entidade Administradora da Digitalização (EAD), “está antecipando a liberação do espectro na faixa de 700 MHz através de um plano de mitigação [suavização] de interferências com a TV analógica, através de estudos de viabilidade técnica e remanejamento de canais, conduzido pelo GIRED (Grupo de Implantação do processo de Redistribuição e Digitalização de canais de TV e RTV)”.

Brasília e Campo Grande foram as primeiras cidades a receber a oferta de internet na frequência de 700 MHz, que possibilita um maior alcance de sinal e facilidade de penetração em ambientes fechados.

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Oi lança aplicativo Técnico Virtual para todo o Brasil

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Cliente poderá resolver problemas de internet  e telefonia fixa diretamente de um aplicativo de celular, sem precisar ligar para o suporte técnico da Oi.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (3), em sua sede no Rio de Janeiro, a operadora Oi anunciou que o aplicativo de diagnóstico “Técnico Virtual” passa a funcionar para clientes de todos os estados brasileiros.

Agora, o cliente de telefonia fixa e banda larga Oi Velox pode diagnosticar problemas de conexão dos serviços sem precisar falar com um atendente humano. O consumidor pode recorrer ao aplicativo Técnico Virtual em três situações: quando a banda larga não funciona, internet lenta ou problemas na linha de telefonia fixa.

O Técnico Virtual verifica a linha do consumidor, realiza os testes operacionais necessários e fornece instruções do que o cliente precisa fazer para que a internet tenha a velocidade aumentada ou restabelecida, se necessário.


“Já registramos três mil downloads por dia e mais de 150 mil clientes já estão utilizando o aplicativo. Depois desse lançamento oficial, esperamos que esse número aumente ainda mais”, afirma José Cláudio Moreira Gonçalves, diretor de Operações da Oi.


Resultados positivos



Operando de forma experimental nos estados Bahia, Sergipe e Alagoas durante o primeiro trimestre do ano, o Técnico Virtual permitiu a Oi reduzir o tempo médio de espera que o usuário leva para resolver problemas do seu serviço em 44%.


Além disso, a companhia afirma que, graças ao esforço em melhorar a experiência do cliente, conseguiu reduzir o número de reclamações na Anatel em 28%, nos Procons em 13% e de abertura de processos nos Juizados Especiais Cíveis (JECs) em 56%.


O aplicativo Técnico Virtual pode ser instalado por usuários dos sistemas operacionais Android e iOS. Ele também vai estar dentro da plataforma Minha Oi, canal central de atendimento on-line da Oi.


Em breve, o aplicativo Técnico Virtual também estará disponível para clientes Oi TV, integrado com a telefonia fixa e banda larga, garante Gonçalves.

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Telefone fixo: vale a pena manter ou adquirir?

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Compare preços e condições dos planos oferecidos pelas operadoras de telefonia fixa do Brasil e veja se ainda vale a pena ter um telefone fixo em casa.

O telefone fixo foi, durante anos, o principal meio de comunicação utilizado, antes da popularização do celular e da internet. Hoje, ele está em plena decadência, perdendo assinantes a cada ano e sendo empurrado pelas operadoras à força, pelos combos, mesmo que seus clientes não utilizem.
Ainda assim, o telefone residencial é indispensável em alguns lares, onde a maior parte dos seus moradores são pessoas idosas, que não tem familiaridade com a internet e habilidade para utilizar um smartphone ou celular comum. Eles também se sentem seguros mantendo essa linha ativa para caso precisem se comunicar para uma emergência.
Mas para você, será que compensa manter uma linha telefônica ativa na era da mobilidade e das ligações por VoIP? O Minha Operadora pesquisou preços e promoções no site das principais operadoras do país e de algumas regionais, para saber se vale a pena adquirir ou manter um telefone fixo, já que para muitos jovens é um serviço ultrapassado:
Vivo Fixo

Fixo + Móvel Local: R$ 64,99 – Ligações ilimitadas para fixos de qualquer operadora e celular Vivo local.

Fixo + Móvel Brasil: R$ 79,99 – Ligações ilimitadas para fixos de qualquer operadora e celular Vivo do Brasil, usando o 15.
Claro fone

Plano Ilimitado Local: R$ 24,90 – Chamadas locais ilimitadas para fixos de qualquer operadora e celular Claro.

Plano Ilimitado Brasil: R$ 34,90 – Chamadas ilimitadas para fixos de qualquer operadora do Brasil e celular Claro, usando o 21 da Embratel.

Plano Ilimitado Mundo: R$ 54,90 – Chamadas ilimitadas para fixos de qualquer operadora do Brasil e do Mundo, usando o 21, e celulares Claro e dos Estados Unidos.
TIM Fixo

Fixo Brasil: R$ 39,90 – Ligações DDD ilimitadas para fixo de qualquer operadora, usando o 41.

Fixo Brasil + TIM: R$ 59,90 – Ligações DDD ilimitadas para fixo de qualquer operadora, usando o 41, e celular TIM.

Fixo Mundo: R$ 105,90 – Ligações DDD ilimitadas para fixo de qualquer operadora, e celular TIM. Franquia de 300 minutos em ligações nacionais e internacionais para celulares e fixos, usando o 41.
Oi Fixo

Ilimitado Oi: R$ 49,90 – Fale à vontade com fixos locais da Oi e tenha 1.000 minutos para falar com fixos locais de outras operadoras.
NET fone

Local: R$ 34,90 – Chamadas locais ilimitadas para qualquer fixo, e celular Claro.

Brasil 21: R$ 44,90 – Chamadas DDD ilimitadas para qualquer fixo, e celular Claro, usando o 21.

Mundo 21: R$ 64,90 – Chamadas DDD e DDI ilimitadas para qualquer fixo, usando o 21, e celular Claro do Brasil.

Algar Fixo

Franquia 1: R$ 29,90 – Ganhe 700 minutos para falar com qualquer fixo local.

Franquia 3: R$ 39,90 – Fale ilimitado com qualquer fixo local de outras operadoras.

Sercomtel Fixo

Plano Líder: Escolha uma franquia de minutos para falar com fixos locais de qualquer operadora.

  • 150 min – R$ 54,90
  • 300 min – R$ 59,90
  • 500 min – R$ 65,90
  • 700 min – R$ 75,90
  • 1.000 min – R$ 79,90

Ligações para telefones Sercomtel são gratuitas.

O que podemos notar é que o telefone fixo deixará, aos poucos, de ser um segmento residencial e se tornará somente empresarial, ou seja, somente empresas utilizarão esse serviço por contato, entre seus clientes e fornecedores.
* As ofertas citadas acima podem variar de acordo com a região em que o cliente reside. Alguns valores são promocionais, mediante contratação de um combo.

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Secretário de Telecomunicações quer ampliar oferta de internet no Brasil

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Secretário defende mudanças na Lei, colocando a
banda larga no centro da política pública em substituição à
telefonia fixa.

Colocar a banda larga no centro da política pública de telecomunicações, em substituição à
universalização da telefonia fixa, para ampliar o acesso da população à internet e melhorar a
qualidade das conexões no país, é o objetivo do secretário de Telecomunicações do Ministério
da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), André Borges.

Em entrevista ao
International Institute of Communications, Borges destacou as principais medidas para ampliar
a oferta de internet no Brasil: mudanças na “Lei Geral de Telecomunicações“, plano de
investimentos para expandir as redes de banda larga no país e o programa “Cidades
Inteligentes”.

O projeto de lei citado pelo secretário está em tramitação no Senado e faz uma revisão na Lei
Geral de Telecomunicações, adaptando algumas regras ao novo ambiente tecnológico. Com a
nova lei, as operadoras de telefonia terão um ambiente mais favorável, o que vai estimular as
empresas a continuarem investindo na ampliação das redes e na oferta de serviços.

Um plano de investimentos para o setor de telecomunicações também está em fase de
conclusão. As ações preveem que as operadoras de telecomunicações conectem as cidades do
Brasil com redes de fibra óptica e com estações de rádio base (ERBs) para a prestação de
serviços móveis de padrão 3G ou superior. Também está determinado no plano que sejam
implantadas, nas cidades brasileiras com menos de 30 mil habitantes, a tecnologia 4G.

O secretário ainda citou a relevância do programa Cidades Inteligentes, que constrói uma rede
de fibra óptica em municípios previamente selecionados


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Cabos submarinos irão agilizar serviços on-line entre Brasil e Espanha até 2019

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Cabo de fibra óptica conectará Madri e São Paulo, desviando as
comunicações para fora da América do Norte.


Preocupados com a segurança e privacidade de seus dados, os governos do Brasil e da Espanha se juntaram para ligar os dois países pelo cabo submarino EllaLink no Oceano Atlântico. A iniciativa deve oferecer serviços on-line e em nuvem rápidos para cidadãos de ambos os países até 2019. A notícia foi divulgada essa semana pela Reuters.

O cabo de fibra óptica conectará data centers em Madri e São Paulo. A ligação também ocorrerá entre Lisboa, os arquipélagos da Madeira, as Ilhas Canárias da Espanha e Cabo Verde da África ao longo da rota. A única ligação direta entre a Europa e a América do Sul é um cabo de cobre de 20 Gb colocado em 1999 por um consórcio de operadoras de telefonia.

A parceria reforça os esforços dos governos para desviar as comunicações para fora da América do Norte, após a ex-presidente Dilma Rousseff e outras autoridades terem sido alvos de espionagem de agências de inteligência dos Estados Unidos em 2013.

Com 9.200 km de extensão, o cabo submarino tem capacidade de 72-terabytes por segundo. A velocidade representa sete vezes o tamanho da capacidade de comunicação existente entre a América Latina e o resto do mundo.

A primeira linha de rede submarina nasceu em 1854 e ligava a ilha de Terra Nova, no Canadá, à Irlanda. Esse tipo de fiação pode alcançar até 25 anos. Sob nossos mares existem cerca de 360 fios de redes subaquáticas que conectam os países e continentes do mundo todo, segundo a base de dados online de cabos submarinos TeleGeography. Apenas a Antártida não está conectada por cabos submarinos.

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