26/04/2024

Teresina é primeira cidade do nordeste a receber 4G na faixa de 700 MHz

Operadora TIM anunciou que já começou a ativar a internet 4G na faixa de 700 MHz em Teresina, mesmo com a TV aberta funcionando na cidade.

A TIM começou a ativar na semana passada a rede de internet 4G utilizando a frequência de 700 MHz em Teresina. A capital do Piauí será a primeira cidade do nordeste e terceira do Brasil a receber internet móvel da TIM na faixa que hoje ainda é utilizada pelas emissoras de televisão aberta.

A escolha de Teresina para ser uma das primeiras cidades do nordeste a receber o LTE-Advanced chama a atenção por causa do prazo de desligamento da TV analógica na cidade, previsto para acontecer somente em novembro de 2018. Pelo visto, mesmo com as emissoras de televisão aberta operando, a internet será ligada na faixa.

De acordo com a TIM, a instalação é possível porque a Anatel, juntamente com a Entidade Administradora da Digitalização (EAD), “está antecipando a liberação do espectro na faixa de 700 MHz através de um plano de mitigação [suavização] de interferências com a TV analógica, através de estudos de viabilidade técnica e remanejamento de canais, conduzido pelo GIRED (Grupo de Implantação do processo de Redistribuição e Digitalização de canais de TV e RTV)”.

Brasília e Campo Grande foram as primeiras cidades a receber a oferta de internet na frequência de 700 MHz, que possibilita um maior alcance de sinal e facilidade de penetração em ambientes fechados.

LEIA TAMBÉM:

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários