Teles apelam para a venda de telefones fixos para pessoas de baixa renda

Plano concede até 1 hora e meia de conversação por apenas 15 reais mensais. Veja como pedir o seu.



O SindiTeleBrasil (associação que representa as principais operadoras de telecomunicações do país) iniciou nesta segunda-feira, 7, uma campanha na televisão e no rádio – os veículos de comunicação que chegam aos quatro cantos do país – para divulgar o telefone popular (AICE) e o atendimento rural.

 
Pela lei (decreto nº 7.512/2011), as cinco concessionárias do serviço de telefonia fixa operantes no país – Oi, Vivo, Algar Telecom, Embratel e Sercomtel – devem oferecer um plano com franquia de 90 minutos para se comunicar com outros telefones fixos da mesma cidade, pagando menos do que R$ 15,00 por mês. Este benefício é chamado oficialmente de telefone popular, mas também é conhecido por alguns como “plano do governo” ou “plano da Dilma”.
 
Somente pessoas cadastradas em programas sociais do Governo Federal (como o Bolsa Família) é que podem usufruir do benefício. E qualquer município que tenha mais de 300 habitantes (uma vila minúscula, por exemplo) pode solicitar a instalação do telefone.


Assista a duas propagandas em vídeo preparadas para a divulgação:
 




Atendimento em áreas rurais
 
Outra legislação prevê a criação de planos de serviço para atender a moradores de áreas mais afastadas (distantes até 30 quilômetros) da sede da prefeitura de cada município. Essa oferta passou a ser obrigatório desde o dia 31 de dezembro de 2015. O objetivo é levar comunicação cabeada para a maior quantidade de pessoas possível, incluindo as terras mais distantes dos centros urbanos.
 
Apesar de ser uma ação louvável do governo, as operadoras concessionárias reclamam justamente dessas obrigações. A Oi, por exemplo, alega que por ser a maior empresa concessionária, é a que gasta mais com infraestrutura sem o retorno financeiro devido. A companhia já é uma das empresas mais endividadas do Brasil, acumulando R$ 43,68 bilhões de dívida líquida, segundo reportagem publicada nesta semana pelo jornal O Globo.
 
Leia também:
About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários