20/04/2024

Cabos submarinos irão agilizar serviços on-line entre Brasil e Espanha até 2019

Cabo de fibra óptica conectará Madri e São Paulo, desviando as
comunicações para fora da América do Norte.


Preocupados com a segurança e privacidade de seus dados, os governos do Brasil e da Espanha se juntaram para ligar os dois países pelo cabo submarino EllaLink no Oceano Atlântico. A iniciativa deve oferecer serviços on-line e em nuvem rápidos para cidadãos de ambos os países até 2019. A notícia foi divulgada essa semana pela Reuters.

O cabo de fibra óptica conectará data centers em Madri e São Paulo. A ligação também ocorrerá entre Lisboa, os arquipélagos da Madeira, as Ilhas Canárias da Espanha e Cabo Verde da África ao longo da rota. A única ligação direta entre a Europa e a América do Sul é um cabo de cobre de 20 Gb colocado em 1999 por um consórcio de operadoras de telefonia.

A parceria reforça os esforços dos governos para desviar as comunicações para fora da América do Norte, após a ex-presidente Dilma Rousseff e outras autoridades terem sido alvos de espionagem de agências de inteligência dos Estados Unidos em 2013.

Com 9.200 km de extensão, o cabo submarino tem capacidade de 72-terabytes por segundo. A velocidade representa sete vezes o tamanho da capacidade de comunicação existente entre a América Latina e o resto do mundo.

A primeira linha de rede submarina nasceu em 1854 e ligava a ilha de Terra Nova, no Canadá, à Irlanda. Esse tipo de fiação pode alcançar até 25 anos. Sob nossos mares existem cerca de 360 fios de redes subaquáticas que conectam os países e continentes do mundo todo, segundo a base de dados online de cabos submarinos TeleGeography. Apenas a Antártida não está conectada por cabos submarinos.

Redator em treinamento. Que nota este artigo merece?

PDRTJS_settings_8531413 = {
“id” : “8531413”,
“unique_id” : “default”,
“title” : “”,
“permalink” : “”
};
(function(d,c,j){if(!document.getElementById(j)){var pd=d.createElement(c),s;pd.id=j;pd.src=(‘https:’==document.location.protocol)?’https://polldaddy.com/js/rating/rating.js’:’http://i0.poll.fm/js/rating/rating.js’;s=document.getElementsByTagName(c)[0];s.parentNode.insertBefore(pd,s);}}(document,’script’,’pd-rating-js’));



LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários