O que é o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC)?

Veja ainda qual a diferença entre o RGC da Anatel e o CDC – Código de Defesa do Consumidor.



Você sabia que a Anatel criou um conjunto de regras para proteger o consumidor de serviços de telecomunicações? Elas estão no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, o RGC.

O RGC controla a relação de consumo entre as prestadoras e os clientes dos serviços de telecomunicações e foi elaborado para aumentar a transparência e ampliar os direitos de quem utiliza esses serviços. Você pode consultar o RGC sempre que quiser saber as obrigações das prestadoras relativas a atendimento, cobrança e oferta de serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga e televisão por assinatura.

Lembra daquelas novas regrinhas que foram implementadas recentemente, como a possibilidade de cancelar o plano contratado sem precisar falar com um atendente, e validade mínima de 30 dias para todas as recargas de celular pré-pago? Elas foram impostas através da criação do RGC.

E o Código de Defesa do Consumidor (CDC)?

O CDC se aplica totalmente às relações de consumo existentes entre consumidores e fornecedores de todos os setores, inclusive o de telecomunicações. Já o RGC é um regulamento aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, por meio da Resolução nº 632 de 7 de março de 2014, em total conformidade com o CDC.

A aplicação do RGC não afasta a aplicação do CDC ou de qualquer outra regra complementar dos direitos previstos na legislação ou em outros regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes. O RGC veio para somar!

Atenção!

As regras da Anatel só se aplicam aos serviços de telecomunicações e não incluem a compra de equipamentos, ainda que relacionada à contratação de um serviço.

Saiba qual legislação protege você, em cada situação:
  1. Quando você adquire um celular/modem, sem um serviço associado: CDC.
  2. Contratação de um plano de serviço: RGC.

Com informações de Anatel.

Leia também:


No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Maurício Toledo Rodrigues

Minha linha pré paga foi cancelada como fazer para voltar meu número?, gostaria de continuar com mesmo número.
Obrigado!

José aparecido

Aí é que eu queria entender. Eu fiz uma recarga no dia 10 de julho desse ano e a vivo fez essa pressão para eu fazer uma recarga no último dia 06 de outubro e mandou a mensagem no dia 05 do mesmo mês à noite. Ou seja eu só teria aquela noite e o dia seguinte e fazendo as contas de que o crédito anterior havia sido congelado no dia 09 de agosto eu pergunto aonde é que tinha 75 dias aí?

Cidade - UF
Com