quarta-feira, 15 de junho de 2016

Gravação obrigatória da ligação: como funciona e como solicitar

Operadoras guardam todas as chamadas realizadas ou recebidas pela sua central de atendimento por pelo menos seis meses.


"Esta chamada está sendo gravada. Caso necessário, a gravação poderá será solicitada pelo usuário". Você já ouviu essa mensagem ao ligar para o call center da sua operadora? Pois essa regra foi estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que obriga as prestadoras a gravar todas as interações entre ela e o consumidor feitas por telefone.

Não importa quem ligou pra quem. Se o consumidor fez a chamada, ela será gravada; se foi a operadora, ela também será gravada. É o que acontece, por exemplo, se a prestadora entrar em contato com você para oferecer alguma oferta.

Durante a conversa com o call center, pode ocorrer de a ligação ser transferida de um atendente para outro. Não faz diferença. A ligação tem que ser gravada em sua totalidade, até o atendimento ser finalizado.

As gravações são guardadas por seis meses. Isso quer dizer que o consumidor pode pedir a gravação de atendimentos que tenham ocorrido até seis meses atrás.

Como faço pra pedir a gravação de um atendimento telefônico?

A gravação pode ser solicitada durante a ligação da qual você quer cópia, mas também pode ser pedida depois. Nesse caso, geralmente, é preciso ter o número do protocolo do atendimento do qual se deseja cópia da gravação. Por isso, nunca é demais lembrar, o consumidor deve anotar e guardar todos os números de protocolos, de todas as interações com a prestadora.

Basta, então, ligar para o centro de atendimento telefônico da operadora ou entrar no espaço reservado ao consumidor, na página da prestadora na internet, e solicitar a cópia da gravação. Se preferir, o consumidor pode solicitar a gravação em um estabelecimento da prestadora, presencialmente.

Em quanto tempo a gravação será disponibilizada?

A operadora tem dez dias para atender o pedido e disponibilizar a gravação solicitada no espaço reservado ao cliente, por e-mail, por correspondência ou pessoalmente, de acordo com a escolha do consumidor.

Com informações de Anatel.

Leia também:


15 comentários:

  1. Sou a Andressa Friske Bar e preciso,por favor, saber como faço para solicitar agravação de tres dias de ligações do telefone 55-3512-4707? preciso das gravações dos dias 3, 4 e 5.
    Sou a proprietária da linha.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um smart que vem com gravador de chamadas nativo, sempre usei, mas acontece que tenho percebido que não está gravando mais conversa com a operadora, ou seja, o app informa erro de gravação. Mas é só com a operadora TIM.
    Tem observado isso também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema, meu gravador não grava chamadas Tim.

      Excluir
  3. quero a gravação de dois meses atraz de uma reclamação que fiz

    ResponderExcluir
  4. e no caso de voce ter falado com o seu banco e precisa desta ligacao e eles dizem que nao fornecem por é apenas para uso deles para saber sobre satisfacao? e realmente nao te dao opcao de pedir

    ResponderExcluir
  5. quero a gravaçao de 7 meses atrás estão dizendo que aceitei a fidelidade mais agora não tem mais a gravação como provar??

    ResponderExcluir
  6. sou o proprietário do telefone 24-33716233 e solicito as gravações realizadas no dia 23-04-2018, para outro fixo, wagner.

    ResponderExcluir
  7. Recebi o número de protocolo do meu atendimento por e-mail, onde eu coloco esse número para ter acesso a chamada efetuada? PS: foi um atendimento com a empresa NET

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso solicitar a gravação do telefone (032) 3571_4437 que é um Tel fixo e número de celular que liguei logo após o término desse ligação para esse Tel fixo. Eu liguei para esse número em outro acredito. E a única chamada para esse número neste ano todo. Não houve mais nenhuma.
    Aguardo.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Sou operadora de telemarketing eu gostaria da gravação de um atendimento para compor o processo por injúria contra um cliente como devo proceder?

    ResponderExcluir
  10. Solicitei uma gravação da oi mesmo sem numero de protocolo e possivel se tiver o numero e os dias e horario mas se recusam me fornecer da OI o que se faz?

    ResponderExcluir
  11. Recebi uma ligação do nr 049998047352 e agora a pessoa está destorcendo o que realmente foi falado , gostaria de saber se posso obter uma gravação desta ligação

    ResponderExcluir
  12. Boa noite.
    Ja sofri muito com conversas de telefone, no seu celular tem um aplicativo chamado
    CLUBE ACR E GRATIS GRAVA ATE UMA HORA DA CONVERSAS, DE ORELHÃO DE CELULAR DE FIXO ATE
    DE FOFOCA KKK.
    MUITO BOM GANHEI ATE QUESTAÃO JUSTIÇA FUI INDENIZADO POR TER A GRAVAÇÃO NO MEU CELULAR, GRAVADA
    LHE DAR A OPÇÃO DE ENVIAR PRA O SEU ZAP PRA SEU E-MAIL.
    MAS NUNCA VAI FICAR SEM SUA DEFESA

    ResponderExcluir
  13. Fiz uma ligacao pra empresa net solicitando o cancelamento dos meus serviços so que nao anotei o número do protocolo mais pedie pra enviar pro meu email nao mandaram agora tao cobrando outra fatura como faço pra escutar as gravações e confirma que eu pedie cancelamento me ajudar por favor

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.