Gravação obrigatória da ligação: como funciona e como solicitar

Operadoras guardam todas as chamadas realizadas ou recebidas pela sua central de atendimento por pelo menos seis meses.

“Esta chamada está sendo gravada. Caso necessário, a gravação poderá será solicitada pelo usuário”. Você já ouviu essa mensagem ao ligar para o call center
da sua operadora? Pois essa regra foi estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que obriga as prestadoras a gravar todas as
interações entre ela e o consumidor feitas por telefone.

Não importa quem ligou pra quem. Se o consumidor fez a chamada, ela será gravada;
se foi a operadora, ela também será gravada. É o que acontece, por exemplo, se a
prestadora entrar em contato com você para oferecer alguma oferta.

Durante a conversa com o call center, pode ocorrer de a ligação ser transferida
de um atendente para outro. Não faz diferença. A ligação tem que ser gravada
em sua totalidade, até o atendimento ser finalizado.

As gravações são guardadas por seis meses. Isso quer dizer que o consumidor pode
pedir a gravação de atendimentos que tenham ocorrido até seis meses atrás.

Como faço pra pedir a gravação de um atendimento telefônico?

A gravação pode ser solicitada durante a ligação da qual você quer cópia, mas
também pode ser pedida depois. Nesse caso, geralmente, é preciso ter o número
do protocolo do atendimento do qual se deseja cópia da gravação. Por isso, nunca é
demais lembrar, o consumidor deve anotar e guardar todos os números de
protocolos, de todas as interações com a prestadora.

Basta, então, ligar para o centro de atendimento telefônico da operadora ou entrar
no espaço reservado ao consumidor, na página da prestadora na internet, e solicitar a
cópia da gravação. Se preferir, o consumidor pode solicitar a gravação em um
estabelecimento da prestadora, presencialmente.

Em quanto tempo a gravação será disponibilizada?

A operadora tem dez dias para atender o pedido e disponibilizar a gravação solicitada
no espaço reservado ao cliente, por e-mail, por correspondência ou pessoalmente, de acordo com a escolha do consumidor.



Com informações de Anatel.

Leia também:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

18 Comentários

  1. Sou a Andressa Friske Bar e preciso,por favor, saber como faço para solicitar agravação de tres dias de ligações do telefone 55-3512-4707? preciso das gravações dos dias 3, 4 e 5.
    Sou a proprietária da linha.

  2. Tenho um smart que vem com gravador de chamadas nativo, sempre usei, mas acontece que tenho percebido que não está gravando mais conversa com a operadora, ou seja, o app informa erro de gravação. Mas é só com a operadora TIM.
    Tem observado isso também?

  3. quero a gravação de dois meses atraz de uma reclamação que fiz

  4. e no caso de voce ter falado com o seu banco e precisa desta ligacao e eles dizem que nao fornecem por é apenas para uso deles para saber sobre satisfacao? e realmente nao te dao opcao de pedir

  5. quero a gravaçao de 7 meses atrás estão dizendo que aceitei a fidelidade mais agora não tem mais a gravação como provar??

  6. sou o proprietário do telefone 24-33716233 e solicito as gravações realizadas no dia 23-04-2018, para outro fixo, wagner.

  7. Recebi o número de protocolo do meu atendimento por e-mail, onde eu coloco esse número para ter acesso a chamada efetuada? PS: foi um atendimento com a empresa NET

  8. Eu preciso solicitar a gravação do telefone (032) 3571_4437 que é um Tel fixo e número de celular que liguei logo após o término desse ligação para esse Tel fixo. Eu liguei para esse número em outro acredito. E a única chamada para esse número neste ano todo. Não houve mais nenhuma.
    Aguardo.
    Muito obrigado.

  9. Sou operadora de telemarketing eu gostaria da gravação de um atendimento para compor o processo por injúria contra um cliente como devo proceder?

  10. Solicitei uma gravação da oi mesmo sem numero de protocolo e possivel se tiver o numero e os dias e horario mas se recusam me fornecer da OI o que se faz?

  11. Recebi uma ligação do nr 049998047352 e agora a pessoa está destorcendo o que realmente foi falado , gostaria de saber se posso obter uma gravação desta ligação

  12. Boa noite.
    Ja sofri muito com conversas de telefone, no seu celular tem um aplicativo chamado
    CLUBE ACR E GRATIS GRAVA ATE UMA HORA DA CONVERSAS, DE ORELHÃO DE CELULAR DE FIXO ATE
    DE FOFOCA KKK.
    MUITO BOM GANHEI ATE QUESTAÃO JUSTIÇA FUI INDENIZADO POR TER A GRAVAÇÃO NO MEU CELULAR, GRAVADA
    LHE DAR A OPÇÃO DE ENVIAR PRA O SEU ZAP PRA SEU E-MAIL.
    MAS NUNCA VAI FICAR SEM SUA DEFESA

  13. Fiz uma ligacao pra empresa net solicitando o cancelamento dos meus serviços so que nao anotei o número do protocolo mais pedie pra enviar pro meu email nao mandaram agora tao cobrando outra fatura como faço pra escutar as gravações e confirma que eu pedie cancelamento me ajudar por favor

  14. Preciso da gravacao do dia 13-07-2018 aos 12;30 e muito urgente por favor nesse imail do número 67998954852 sou proprietária do número nome Mary Meire de Souza hartzcozf telefone para contato 67998162275 preciso urgente

  15. Minha mãe tá sendo ameacada pelo ex marido falou se ela não voltar ate quarta feira… Preciso da gravacao mais rápido possível. Me ajuda por favor

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*