17/12/2025
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Bloqueio de celular pirata faz teles e fabricantes se desentenderem

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Enquanto as fabricantes de aparelhos celulares querem o bloqueio o quanto antes, operadoras de telefonia móvel pedem mais tempo.

Desde que foi anunciado que o bloqueio de smartphones piratas (ou não homologados pela Anatel) aconteceria em outubro, o assunto virou tema de discussões em todo pais, mas a mais fervorosa delas acontece entre as operadoras de telefonia móvel e as fabricantes de smartphones.
Enquanto as teles querem um adiamento no prazo dado pela Anatel, as fabricantes querem que o prazo seja mantido ou, se for possível, até mesmo antecipado. Os interesses se claramente se conflitam: as teles querem o adiamento para evitar que clientes deixem de consumir seus serviços nesse meio tempo enquanto as fabricantes querem o bloqueio o quanto antes para que possam comercializar novos aparelhos.
As operadoras de telefonia móvel culpam as fabricantes por não produzirem aparelhos mais seguros, o que facilitaria a clonagem do IMEI no caso de celulares roubados e que os celulares piratas não interferem no mercado de smartphones nacionais.
Enquanto isso, as fabricantes colocam a responsabilidade nas operadoras, que não deveriam permitir a habilitação de qualquer aparelho, sugerindo que elas deveriam ser mais restritas em relação a esse tipo de atividade.
Até segunda ordem, o prazo se mantém e a Anatel não se manifestou sobre a discussão entre as duas partes. O que se saber é que pela Agência Nacional de Telecomunicações, em julho os clientes receberão o aviso de bloqueio e em outubro ele ocorrerá, como planejado.
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Lei pode obrigar operadoras a dividirem redes com concorrentes

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Projeto de Lei prevê cooperação entre operadoras para uma maior distribuição do serviço de telefonia celular.

Com uma quantidade muito grande de municípios que ainda não possuem cobertura de telefonia móvel, o deputado federal Fabio Garcia (PSB – MT) criou um projeto de lei para tentar sanar essa deficiência em território nacional.



A PL 7786/2017 obriga as operadoras de telefonia móvel a disponibilizarem, para empresas concorrentes, a infraestrutura de telefonia celular e internet em qualquer município brasileiro. Apesar de parecer um tanto quanto autoritária, a PL visa o bem estar dos moradores de cidades sem acesso à tecnologia.



De acordo com o deputado, a comunicação é algo imprescindível para que um cidadão possa garantir suas necessidades fundamentais, aonde quer que esteja dentro do Brasil. A telefonia celular deixou de ser um privilégio de poucos para ser uma necessidade de muitos e, para isso, a cobertura do serviço tem que se expandir.
Além disso, mesmo a PL prevendo obrigatoriedade no compartilhamento do serviço e da área de cobertura por parte das operadoras, o custo para isso não seria da empresa e sim do próprio governo, que investiria na expansão e incentivaria as operadoras que possuem uma maior área de atuação a cooperarem com as concorrentes.

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Vivo incentiva clientes a largarem o celular (e reviverem o amor)

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Em campanha para o Dia dos Namorados, operadora sugere a reflexão: “Deixe o celular de lado e #Renamore”; Veja o vídeo.

É exatamente isso o que você leu: a Vivo está, de novo, incentivando seus consumidores a largarem seus celulares. Justo eles, os queridinhos das empresas de telefonia, responsáveis por faze-las lucrar. E, desta vez, o foco é o Dia dos Namorados. A operadora lançou, nesta sexta-feira (9), a campanha “#Renamore”, dedicada à data mais romântica do ano.

Em um minuto e meio de vídeo, o casal do comercial não precisa dizer uma palavra para o recado ser dado. Ambos mexem nos celulares, nenhum dá atenção ao outro – alguma semelhança com a vida real? –. Até que o rapaz deixa a casa e passa a enviar fotos à mulher – essas, que se tornam dicas para que ele ganhe atenção, para que ela vá encontrá-lo.

Tudo termina quando o celular sai de cena e uma mensagem final aparece: “Viva mais o amor e menos todo o resto. #Renamore”.  A música é “Find it out”, criada exclusivamente para o comercial. Assista:

Essa não é a primeira vez que a Vivo apela para que as pessoas deixem seus celulares de lado e vivam a vida. Em 2015, a empresa do grupo de telecomunicações espanhol Telefônica lançou a campanha “#UsarBemPegaBem”, que teve como questionamento a forma com que os usuários têm usado o celular, e o que, de fato, mais importa – se é a vida social ou os aparelhos eletrônicos. A Vivo contou, inclusive, com o apoio de vários famosos, que publicaram fotos com o selo da campanha e mensagens de reflexão.

Agora, em 2017, a Vivo decidiu esperar a chegada do Dia dos Namorados, que acontece na próxima segunda-feira, 12 de junho. A ideia é incentivar os casais a se “renamorarem”, redescobrirem e viverem mais o amor. Mas, para isso, parece que terão que abandonar os seus celulares, 4G e, claro, suas operadoras, pelo menos por alguns momentos.

A Vivo também preparou uma página exclusiva para a campanha, assim como um texto que atingisse os corações dos apaixonados; veja:
“Vocês dividem o mesmo mundo.
Mas, às vezes, parece que cada um vive no seu.
Estão perto, não próximos.
Por que você não tenta algo?
Repense. Relembre. Reaproxime.
Reencontre. Redescubra. Reforce.
Remarque. Recarregue. Reabasteça.
Releve. Reate. Remodele. Reanime.
Rebeije. Reconquiste. Reescreva.
É recíproco.
É preciso reviver aquele amor do começo.
#Renamore”
Como é possível notar, a campanha desse Dia dos Namorados traz um tom mais reflexivo, uma música com melodia dramática (Find it out) e uma letra que fala justamente sobre frieza, mas também sobre recomeços.

Por fim, a Vivo espera que, no dia 12, você compartilhe a ideia e a hashtag #Renamore nas suas redes sociais, tanto que comprou o primeiro lugar dos Trending Topics do Twitter deste sábado (10), para que a mensagem chegue ao maior número de pessoas possível. Mas, para isso, você terá que pegar o celular, não é mesmo?

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Smartimão: operadora de celular do Corinthians chegou

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Operadora virtual do Corinthians chega ao mercado de telefonia móvel. Conheça os planos.

“Corinthianos apostólicos romanos”, chegou a hora de carregar seu time do coração aonde quer que você for. Em parceira com a Vivo e com a Movttel, o Corinthians lança seu próprio serviço de telefonia móvel virtual: a “+Smartimão”.




Com planos que variam de R$ 0,99 por dia até R$ 190,99 mensais, o chip da Fiel chega com planos pré-pagos para os torcedores do Corinthians escolherem e terem benefícios únicos que interessam muito aos fanáticos que não querem perder nenhuma notícia sobre o Timão.


Veja abaixo os planos oferecidos:



Pacotes para acessar à internet



Pacotes para envio de SMS


O chip conta com um aplicativo que traz transmissões ao vivo dos jogos, entrevistas, contratações, cobertura de todos os campeonatos, coletivas de imprensa, bate-papo com os jogadores, promoções e informações sobre outras modalidades do clube. Além disso, aqueles que pagarem mais em seus planos poderão ter acesso a conteúdos exclusivos.

Quem não conta com o chip, pode baixar o app para iOS e Android, mas com menos informações do que o oferecido para os clientes da operadora. Os planos também permitem conversas gratuitas para outros torcedores, clientes da operadora virtual, além de clientes da Vivo.

Para ter o chip do “campeão dos campeões” eternamente – ou quase – dentro do seu smartphone, você pode comprar pelo site, ir nas lojas Poderoso Timão ou no Parque São Jorge. Você também pode pedir a migração do seu número, como em qualquer outra operadora, através da portabilidade numérica.

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Oi quer levantar R$ 8 bilhões em novo aumento de capital

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Segundo o presidente da empresa Oi, Marco Schroeder, proposta completa deve ser apresentada ainda neste mês.

Na busca por uma saída do maior processo de recuperação judicial do Brasil, a Oi agora está estudando um novo aumento de capital: deseja levantar R$ 8 bilhões com novos acionistas e investidores. No momento, a proposta está sendo analisada por assessores financeiros e executivos da empresa.
As informações são da agência de notícias Reuters, que afirmou, nesta sexta-feira (9), ter conversado com o presidente-executivo da empresa de telefonia, Marco Schroeder. Segundo ele, os termos do plano incluem oferecer novas ações aos acionistas, e, caso haja renúncia à oportunidade, as ações seriam ofertadas para outros investidores. Por enquanto, foi só isso que pôde adiantar.
Apesar das dívidas serem o grande problema da empresa, o objetivo do aumento de capital, para a Oi, seria impulsionar seu balanço e permitir mais investimentos, tanto em fibra óptica, quanto em conectividade. Ao que tudo indica, o plano completo deverá ser apresentado ao conselho da empresa ainda neste mês de junho.
Em março deste ano, a Oi apresentou um plano de reestruturação aos credores e, no último mês, a empresa divulgou a lista que envolve mais de 55 mil credores, com um total de R$ 64 bilhões em dívidas.
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Maiores operadoras do Brasil confirmam presença no Futurecom 2017

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Dirigentes das teles irão participar de palestras e painéis de debate no Congresso, que acontecerá em outubro, em São Paulo.

TIM, Vivo, Oi, Algar Telecom e o trio NET, Claro e Embratel: todas essas operadoras já confirmaram presença no “Futurecom 2017“. O evento acontecerá de 2 a 5 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo, e trará debates sobre o mercado de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na América Latina.
Mais de 10 mil visitantes de operadoras já participaram da exposição nos últimos anos. E, neste ano, elas serão representadas pelos próprios dirigentes, que, além de participarem de palestras, também marcarão presença em painéis de debate. São eles: Stefano de Angelis, da TIM; Marco Schroeder, da Oi; Luiz Alexandre Garcia e Jean Carlos Borges, da Algar Telecom; Paulo Cesar Teixeira, da Claro; José Felix, da América Móvil; José Formoso, da Embratel; e Eduardo Navarro, da Telefônica Vivo.
O Futurecom 2017 terá como principal objetivo reunir as forças do mercado na área de comunicação e estimular um ambiente de desenvolvimento de negócios e networking entre empresas e profissionais – o que inclui as principais operadoras de telecom do Brasil, patrocinadoras premium do evento, que diz prometer uma “inovação inspiradora”.
Entre os principais temas do Congresso Internacional – que acontece daqui a quatro meses -, estão aqueles relacionados ao Mobile, à experiência do usuário, inovação, Analytics, Big Data, segurança de dados, transformação digital, arquivos na nuvem, regulamentações, inteligência artificial e 5G.
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Dívidas da Sercomtel acendem luz vermelha na Anatel

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Operadora de telecomunicações Sercomtel fechou 2016 com mais de R$ 20 milhões de prejuízo.

Parece que a Oi não está sozinha no ramo das operadoras de telefonia que estão com lama até o pescoço. A bola da vez é a Sercomtel, operadora paranaense que já vinha tendo prejuízo nos últimos anos. A situação se agravou bastante no ano passado, e o resultado financeiro e operacional da companhia referente ao primeiro trimestre desse ano ainda nem foi divulgado.
A Sercomtel terminou 2016 com um prejuízo líquido de R$ 20,59 milhões, para receitas líquidas de R$ 162 milhões. Depois de deduzidos os custos de vendas e as despesas operacionais, o seu resultado final foi a tragédia de R$ 18,8 milhões negativos.
Fundada em 1965 e localizada na cidade de Londrina, a Sercomtel teve um bom desempenho financeiro mesmo depois da privatização da Telebrás, chegando até mesmo a operar na área de TV por assinatura e telefonia móvel. Ambos foram perdidos com o passar dos anos e seus direitos vendidos para outras empresas.
A dívida da Sercomtel passou a ser alvo da Anatel, uma vez que a empresa acumula números preocupantes em matéria de dívidas, fechando o ano com débitos pendentes de pagamento acumulados em R$ 175 milhões, o que pode significar uma situação bastante delicada para a empresa permanecer ativa.
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Oi lança campanha ‘Meus Pais’ para reforçar Oi Total com Oi Play

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Além de divulgar os combos de TV, internet, celular e fixo, operadora dá destaque ao serviço de conteúdo de vídeo por streaming.

A operadora Oi lançou, na última quarta-feira (7), o comercial “Meus Pais”, que reforça a presença do Oi Play no seu combo Oi Total. A oferta da operadora tem o objetivo de oferecer benefícios conjuntos de TV por assinatura, internet, celular (com pós-pago) e telefone fixo aos clientes em um só plano. Com ele, os assinantes têm acesso ao Oi Play, que reúne filmes, séries, shows, desenhos e outras programações da TV paga, mas como um serviço de streaming de vídeo, para acessar quando quiser.





O vídeo, na realidade, dá maior destaque justamente ao Oi Play. Aos olhos de um menino, sua família “tem superpoderes” – enquanto assiste a um desenho de super-herói no tablet, ele olha para seus pais e enxerga heróis; quando vê seu irmão brincar todo sujo de tinta, faz uma referência aos “ataques zumbis”, sempre presentes em filmes e séries. “É que a gente tem Oi Play, escolhe ver o que quer, quando e onde quiser”, diz o garoto.
Mas o intuito da Oi é convidar as pessoas a conhecerem o Oi Total, que tem quatro tipos diferentes de combos, cada um com quatro opções – básico, intermediário, avançado e top –, que variam de preço conforme a quantidade de canais escolhidos, assim como títulos no Oi Play e pacote de dados. Os combos atuais oferecidos pela Oi são:
  • Solução Completa: com TV, Pós, Internet, Oi Play e Fixo. Preços de R$ 219 a R$ 449,90.
  • Residencial: com TV, Internet, Oi Play e Fixo. Preços de R$ 169,90 a R$ 289,90.
  • Conectado: com Pós, Internet e Fixo. Preços de R$ 169,90 a R$ 289,90.
  • TV + Fixo: com TV, Oi Play e Fixo. Preços de R$ 134,90 a R$ 244,90.
Quanto ao Oi Play, pode ser acessado tanto pelo computador ou tablet, quanto no celular, através de banda larga móvel ou fixa. Além de clientes Oi Total, assinantes Oi TV HD, Oi TV Livre com plano pago e Fibra da Oi também acessam o Oi Play.
E a Oi não é a única focada em reforçar a ideia de convergência digital, quando todos os conteúdos podem ser acessados por diferentes dispositivos. Na última quinta-feira (8), a NET lançou um novo comercial sobre o conceito multitela em sua plataforma de streaming de vídeo NOW.
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Hugo Gloss e Didi Wagner dançam música do TIM Black no Facebook

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Para divulgar o novo plano pós-pago, TIM contratou influenciadores digitais. Conheça também o sistema de atendimento automatizado para clientes TIM Black.

Nesta sexta-feira (9) faz uma semana desde que a campanha publicitária do TIM Black foi lançada. Além de chamar a atenção pela promessa de “evolução do pós-pago”, a TIM decidiu inovar em seu comercial, criar uma nova fanpage e contratar influenciadores digitais para uma estratégia de engajamento nas redes sociais.





A apresentadora Didi Wagner e o influenciador Hugo Gloss já começaram as divulgações do TIM Black nas redes sociais. Ambos postaram vídeos dançando em frente à TV enquanto passava o comercial do TIM Black, também lançado na última sexta-feira (2). Aos seguidores do Facebook – 196 mil e 5 milhões, respectivamente – eles incentivam que comecem a praticar a dança como no comercial, garantindo que vem novidade por aí.

A novidade a que eles se referem já foi divulgada pelo Minha Operadora e diz respeito ao desafio que, em breve, deve ser lançado pela TIM. Os atuais (e potenciais) clientes da operadora poderão enviar vídeos dançando a música que toca no comercial do plano, com direito à premiação ao melhor vídeo. O vencedor ganhará uma viagem com tudo pago para a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco.
Uma música contagiante (All Night, de Parov Stelar) e um dançarino profissional (Sven Otten): esses foram os “ingredientes” da marca para grande parte da campanha. Apesar de ser novidade no Brasil, o comercial do TIM Black já foi utilizado na Itália, em fevereiro deste ano.


TIM Black no Facebook
Ainda pensando em adquirir novos clientes através dos meios digitais, a TIM lançou uma fanpage exclusiva para clientes TIM Black no Facebook. Em uma semana, a página alcançou quase 4 mil curtidas, com cerca de 17 mil pessoas falando sobre o assunto. Além de divulgar os vídeos dos influenciadores contratados na página, a TIM também parece estar focada no atendimento automatizado dos clientes pós-pagos.

Ao entrar na página e clicar em “Enviar mensagem”, por exemplo, o usuário receberá instantaneamente uma frase personalizada de boas-vindas, com a inclusão do seguinte texto: “Eu sou seu assistente virtual e vou te ajudar a saber mais sobre o TIM Black. Vamos começar?”

A partir de então, o interessado poderá descobrir mais informações a respeito do plano, como o que é o TIM Black e quais são os benefícios dele. Isso acontece através de uma técnica chamada de chatbot, onde um robô é configurado para entender o que o usuário deseja e responder com base em um banco de dados com respostas diferenciadas.
Embora a intenção seja que a pessoa converse com o robô naturalmente e que haja centenas de respostas diferentes para suas perguntas, pelo que pudemos testar, o chatbot do TIM Black parece apenas estar preparado para apresentar o plano aos novos usuários, sem responder muitas perguntas. Talvez esteja tímido nesse início de lançamento.
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Como meus dados foram parar no Telefone.Ninja?

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Descubra as táticas que o site utilizou para ter acesso aos seus dados.

O tão falado site Telefone.Ninja já foi bastante comentado por aqui. Ontem também repercutimos o que o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) pensa a respeito do site e as medidas que devem ser tomadas. Mas uma pergunta ainda paira no ar: como conseguiram os dados de tantas pessoas para divulgar no site?
O próprio “telefone.ninja” informa que os dados exibidos foram coletados por meio das operadoras de telefonia, além de oferecer um link para pesquisa de clientes em páginas específicas da Claro, Oi, TIM e Vivo. No entanto, é uma informação muito vaga e que levanta suspeitas se esses dados foram conseguidos de maneira ilícita.
O SindiTeleBrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), representante das operadoras telefônicas em território nacional, informou que nenhuma das teles possui uma lista pública com os dados de seus clientes, logo, a informação passada pelo Telefone.Ninja se mostra mentirosa.
A advogada Gisele Truzzi, especialista em direito digital, sugeriu que existem outras fontes que realmente são públicas para capturar esses dados pessoais. Muitos sites pedem informações como as fornecidas no Telefone.Ninja, como sites de petições online e de abaixo assinados, além de cadastro para alguns fóruns de internet.
Levando isso em conta, os dados teriam sido conquistados de maneira “legal”, mas com um trabalho mais de “mineração”, procurando manualmente as informações fornecidas por indivíduos em sites desse tipo. Ainda assim, a ideia da criação de um algoritmo que busca automaticamente dados por cidades, estados, entre outros, pode ser a resposta para essa pergunta.
O site é legal?
De acordo com a advogada, mesmo que eles tenham criado um método lícito para fazer a busca dos dados e conseguir compilar em arquivos separados por regiões, sendo conquistado de forma aberta, essas informações não poderiam ser concentradas em um site com o fim de expor a privacidade das pessoas.
Resumindo: o site não informou exatamente como conseguiu os dados, mas mesmo que fique provado que foi de maneira legal, sem hackear informações de sites de operadoras, a divulgação concentrada em um só site é ilegal e o site pode ser retirado do ar. 
O problema é que o servidor do telefone.ninja não está hospedado no Brasil, o que dificulta bastante o controle dele pelas autoridades brasileiras.
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