19/12/2025
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TIM faz parceria e cria laboratório para compartilhar tecnologias

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TIM Lab será transformado  no TIP Community Lab e terá como foco o desenvolvimento de soluções e novas tecnologias.
Nesta terça-feira, 13, a TIM anunciou que se juntou ao Telecom Infra Project (TIP), iniciativa criada por grandes empresas do mercado como Facebook, Nokia Intel e SK Telecom para criar um  modelo de construção e implantação de infraestrutura de redes de telecomunicação. 

A operadora transformará o TIM Lab no primeiro TIP Community Lab, o primeiro laboratório comunitário da América Latina. O diretor de estratégia da TIM, Luis Minoru, afirmou que a participação da operadora no programa e a oportunidade de trabalhar com empresas de grande porte, vão favorecer processos inovadores para atender às demandas e necessidades de um país como o Brasil. 



O TIM Lab passará a ser utilizado por membos do TIP para a criação de padrões universais em soluções. O espaço está localizado na sede da empresa no Rio de Janeiro e busca ampliar o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções

 O diretor de tecnologia da TIM, Leonardo Capdeville, afirmou que o laboratório tem como objetivo promover um ambiente de colaboração para permitir a criação de tecnologias de inovação aberta e parcerias entre empresas de tecnologia

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Vivo TV libera sinal de dois canais famosos para todos os clientes

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Vivo TV oferece benefício de 15 a 26 de novembro e garante acesso a grandes estreias sem custo adicional.

A Vivo anunciou, nesta segunda-feira (13), que vai abrir os canais Telecine e Nickelodeon para todos os clientes da Vivo TV, independentemente do pacote contratado. Não haverá nenhum custo adicional, e a liberação servirá como uma espécie de experimentação, válida de 15 a 26 de novembro.

Durante este período, os assinantes terão acesso a grandes estreias, como “Doutor Estranho”, no próximo sábado, dia 18 de novembro. Sucessos como “Rogue One: Uma História Star Wars”, “Assassin’s Creed” e as animações “Sing: Quem Canta Seus Males Espanta” e “Moana: Um Mar de Aventuras” também estarão disponíveis.









A rede Telecine também ficará acessível pelo Vivo Play, que é a plataforma de serviços on demand da Vivo, assim como no Telecine Play. Já o sinal da Nickelodeon, focado principalmente no público jovem, ficará aberto gratuitamente para todos os assinantes da Vivo TV até o dia 20 de novembro.


Normalmente, a rede Telecine só está disponível na quarta opção de pacote contratado da Vivo TV, aquela “Full HD”, com mais de 100 canais, enquanto a Nickelodeon só não está acessível aos clientes que pagam o plano mais básico “Super HD”.

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Vivo lança serviço para auxiliar na migração de dados do celular

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Aplicativo facilita a migração de dados para um novo celular via Wi-Fi.
Nesta terça-feira, 14, a Vivo lançou o aplicativo Vivo Transfer que facilita a migração de dados para um novo celular através de uma rede Wi-Fi. O serviço é exclusivo para clientes da operadora, é grautito e está disponível para smartphones com sistema Android e iOS.

O aplicativo agiliza a migração de dados e conseguir transferir diversos arquivos como fotos, vídeos, documentos, SMS, lista de aplicativos instalados, contatos, compromissos de agendas, entre outros. O Vivo Transfer trabalha de forma semelhante ao aplicativo Move, fazendo a transferência via rede Wi-Fi, com a conexão entre ambos aparelhos na mesma rede. 



Para evitar que seus dados sejam vazados, o serviço utiliza um código QR Code para garantir que as informações não serão enviadas para outro aparelho. O tempo para a migração varia de acordo com a quantidade de arquivos e a potência da rede Wi-Fi usada. 

O Vivo Transfer faz parte do portfólio do serviço Vivo Protege que reúne aplicações de segurança para melhorar a qualidade e garantir a segurança dos usuários. 

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TIM firma parceria para monitorar o desempenho de sua rede

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Operadora investe na solução SkyLIGHT para garantir a qualidade de suas redes móvel e fixa.

Nesta segunda-feira, 13, a TIM anunciou uma parceria com a Accedian, empresa especializada em garantia de desempenho de rede, para começar a utilizar a solução SkyLIGHT. A tecnologia vai monitorar o desempenho dos serviços móveis e fixos da operadora em todo o país, para manter a qualidade de rede para os clientes.



A solução também permite a correção de erros e a melhoria de processos. A operadora é a primeira empresa do setor a adotar plataformas desse tipo. O diretor de operações de varejo da TIM, Marcelo Duarte, destacou que a operadora oferece uma grande variedade de serviços para clientes residenciais e corporativos, por isso garantir a qualidade para gerar uma melhor experiência para o cliente.



Com a SkyLIGHT, a TIM terá suportar para testar novas tecnologias, continuando a migração de redes LTE para 4,5G e 5G. O executivo também destacou a versatilidade e flexibilidade da plataforma vai contribuir para o crescimento da operadora no mercado. 

O CEO da Accedian, Patrick Ostiguy, afirmou que a empresa está feliz com a parceria e vê o Brasil como o maior mercado de telefonia móvel na América do Sul, o que aumenta a magnitude da TIM no mercado de telecomunicações. 

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Oi registra lucro pela primeira vez desde 2015 neste 3º trimestre

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Inédito em dois anos, lucro líquido com operações brasileiras foi de R$ 217,5 milhões, chegando a R$ 8 milhões também com operações internacionais.

Depois de Claro, Vivo, TIM e Nextel, só faltava a Oi para apresentar seus resultados do terceiro trimestre de 2017. E nesta segunda-feira (13), a operadora surpreendeu com os números, já que, mesmo em recuperação judicial, conseguiu registrar lucro líquido de R$ 217,5 milhões, o primeiro resultado positivo com operações brasileiras desde 2015.

O lucro líquido consolidado, considerando as operações internacionais, ficou em R$ 8 milhões, enquanto o EBITDA registrou R$ 1.597 milhões, um aumento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2016.


A receita líquida de serviços foi de R$ 5,9 bilhões, o que significa, apesar de uma queda de 4,7% em comparação ao último ano, também um aumento de 2,3% em relação ao trimestre anterior. O resultado é explicado pelo aumento de vendas de produtos convergentes, o volume de recargas do pré-pago e o aumento nas receitas do pós-pago com planos de chamadas ilimitadas para qualquer operadora.
Os custos foram reduzidos em R$ 337 milhões, acumulando R$ 1,5 bilhão de redução nos nove primeiros meses do ano. Os investimentos foram ampliados em 36,3% com R$ 1,3 bilhão no terceiro trimestre do ano, um total de 22,6% da receita líquida, contra 15,9% em 2016. Em 2017, já foram R$ 3,8 bilhões investidos, número que deve ultrapassar os 5 bilhões de reais até o final do ano.
Além de destacar a melhoria na experiência do cliente, a Oi também afirma que os índices de reclamações na Anatel diminuíram 13,9% e no JEC 33,7% no último ano. Através do aplicativo “Técnico Virtual” a eficácia de problemas resolvidos, que era de 39% em maio de 2017, chegou em 53% em setembro de 2017.
Recuperação judicial
Desde a entrada em recuperação judicial, as operações da Oi geraram R$ 2,6 bilhões de caixa, sendo que, de julho a setembro, o crescimento do caixa foi de R$ 287 milhões, sustentando a ampliação dos investimentos que a companhia realizou nesses três meses.
Sobre o processo, a Oi afirma que mantém evolução e segue negociando com os credores para buscar a melhor proposta de plano de recuperação judicial, que poderá ser aprovada na Assembleia Geral de Credores no dia 7 de dezembro. “Embora tenhamos aumento na geração de caixa da companhia, com redução de custos, a despesa financeira é alta. Para mudar esse balanço, só com o plano de recuperação judicial aprovado”, disse o presidente da Oi, Marco Schroeder. 
Veja, abaixo, a linha cronológica com o status do processo de recuperação judicial, divulgada pela Oi junto com os resultados financeiros do trimestre:
Base de clientes e serviços
A Oi termina o mês de setembro com 62,9 milhões de clientes, o que representa uma queda de 7,3% em relação ao terceiro trimestre de 2016, resultado influenciado pela queda no pré-pago, mercado corporativo e telefonia fixa. A receita líquida de serviços acabou sendo negativa, chegando a um total de R$ 5,863 bilhões (-4,7%). Separando por serviços, os resultados ficaram da seguinte maneira: 
  • TV por assinatura: aumento de 16,2% no ano e 3,2% em relação ao 2º trimestre
  • Banda larga: aumento de 0,8% no ano e queda de 0,2% em relação ao 2º trimestre
  • Celular pré-pago: queda de 12,1% no ano e de 0,5% em relação ao 2º trimestre
  • Celular pós-pago/controle: aumento de 0,3% no ano e queda de 0,3% em relação ao 2º trimestre
  • Telefonia fixa: queda de 6,2% no ano
  • Mercado corporativo: queda de 1,4% no ano e aumento de 0,8% em relação ao 2º trimestre
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Projeto de Lei quer a proibição do uso de celulares no trabalho

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Texto prevê punições, advertências e até justa causa pelo descumprimento da norma. 

Nesta semana, o deputado federal Heuler Cruvinel (PSD-GO) apresentou na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que visa proibir o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como tablets e smartphones durante o horário de trabalho.

A proposta destaca que o empregador deve estabelecer regras para limitar o uso dos aparelhos, que geram a falta de atenção dos colaboradores. O texto ainda enfatiza que a proibição deve estar estipulada no contrato de trabalho devem ser cumpridas, observando as normas da CLT. 



As punições sugeridas no projeto preveem advertências, suspensões e até mesma justa causa, caso as penalidades mais leves não tenham efeito. O projeto aguarda a aprovação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para poder ser analisados por comissões da casa. 

Outro projeto de lei discutido e aprovado, recentemente no Congresso Nacional, liberou o uso de dispositivos móveis como smartphones em julgamentos, o que antes era proibido  em diversas varas judiciais. Até então, o uso dos aparelhos só era permitido em audiências para ouvir testemunhas de um processo. 

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TIM lança novas ofertas de seguro para smartphones e tablets

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Operadora oferece seguro contra roubo, quebra acidental e outras proteções para dispositivos móveis. 

Nesta segunda-feira, 13, a TIM lançou novas ofertas de seguro para smartphones e tablets, em parceria com a Seguradora Generali. O serviço TIM Aparelho Protegido conta com três categorias de ofertas. Na promoção, os clientes que aderirem a um dos planos de seguro ganham acesso gratuito ao Protege Web, sistema de monitoramento de dados online.


Entre as opções, é possível contratar a cobertura contra roubo e furto, a cobertura contra quedas acidentais e ainda uma oferta completa unindo as duas coberturas. Com o Protege Web, o usuário pode monitorar seus dados pessoais e financeiros 24 horas por dia, o aplicativo emite alertas caso algum perigo seja detectado, oque previne contra fraudes e clonagens de cartão de crédito, por exemplo. 



Os valores do serviço se dividem por categoria contratada e pelo preço do aparelho do cliente, podendo entre R$ 2,99 e R$ 57,99. Confira: 

O TIM Aparelho Protegido não tem carência, nem fidelização e garante cobertura internacional. O serviço está disponível para clientes pré, controle e pós-pago da operadora que podem pagar o serviço no cartão de crédito. Clientes TIM Pós também podem ter o pagamento cobrado automaticamente em sua fatura. 

Independente do valor do aparelho, o plano básico do serviço custa R$ 11,99 e pode ser contratado por clientes com o envio de SMS para o número 5524 com a palavra MENSAL. Quem quiser renovar o serviço semanalmente por R$ 2,99 também pode enviar SMS para 5524 com a palavra SEMANAL. 

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Google leva internet por balões para 100 mil pessoas em Porto Rico

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Projeto Loon tem auxiliado na reconstrução de Porto Rico, após a passagem do Furacão Maria em setembro.

Na última quinta-feira, 9, a Alphabet, dona do Google, anunciou que cerca de 100 mil pessoas estão podendo acessar à internet via balões. O Projeto Loon pela primeira vez atende um número elevado de pessoas e que consegue lançar um número grande balões na atmosfera num período curto de tempo.

O projeto foi permitido no país no mês passado com a autorização da Comissão Federal de Comunicações (FCC, sigla em inglês). Os balões começaram a ser colocados nos céus da ilha há menos de um mês e consegue fornecer internet 4G para clientes das operadoras AT&T e T-Mobile



A passagem do Furacão Maria por Porto Rico chegou a afetar a internet no Brasil, já que afetou estações de trabalho na ilha que passaram a trabalhar com capacidade reduzida, o que deixou a internet mais lenta em nosso país. 

Segundo informações da agência reguladora americana, cerca de 75% das torres de telefonia da região foram danificadas após a passagem do furacão. Os balões atuam como torres flutuantes e oferecem redes com velocidade de até 10 megabits por segundo.

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Plataforma de streaming da Disney será mais barata que Netflix

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Presidente da Walt Disney Company afirma que valor será proporcional à oferta de conteúdo inicial. De toda forma, contrato com Netflix vai até 2019.

Tem sido cada vez mais comum ouvirmos notícias sobre lançamentos de novas plataformas de streaming de vídeo. No começo do mês, a Amazon Prime Video passou a cobrar em real no Brasil, sendo relançada como uma concorrente da Netflix e, consequentemente, da TV por assinatura. Agora, é a vez da Disney ter seu próprio serviço.

Durante uma conferência da empresa com investidores, o presidente da The Walt Disney Company, Robert Iger, afirmou que o valor de sua plataforma de streaming será mais baixo do que o cobrado pela Netflix, por conta da menor oferta de conteúdo. Quando for lançada, a ideia é que seus conteúdos sejam retirados da popular do streaming em todos os países.


Até o final de 2019, no entanto, o contrato da Disney segue com a Netflix, que encareceu no mês de julho no Brasil. Os valores começam em R$ 19,90 para um acesso e chegam a R$ 37,90 para exibição em quatro telas simultâneas. Já o Amazon Prime Video está cobrando apenas R$ 7,90 por mês durante meio ano, passando para R$ 14,90 após esse período.
Além das produções da Disney, com pelo menos quatro filmes originais lançados anualmente, a nova plataforma de streaming promete ofertas especiais, acesso a materiais exclusivos da Marvel e da franquia de Star Wars, além de outros benefícios que, assim como os valores, ainda não foram anunciados pela empresa.
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Gabriel Jesus e Paulinho são os novos garotos-propaganda da Vivo

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Operadora anunciou os jogadores como seus representantes em ações relacionadas ao patrocínio da Seleção Brasileira. 

Nesta segunda-feira, 13, a Vivo anunciou os jogadores Gabriel Jesus e Paulinho como os novos representantes da marca nos comerciais e campanhas da operadora relacionadas a Seleção Brasileira de Futebol, que é patrocinada pela empresa.

A proximidade da Copa do Mundo deve fazer com que a operadora intensifique em ações para se conectar com cliente por meio do futebol. A diretora de imagem e comunicação da Vivo, Marina Daineze, afirmou que a empresa tem muito orgulho de patrocinar a Seleção Brasileira desde 2005 e acredita que os atletas têm muita sintonia com a estratégia da marca. 



O acordo prevê o direito de utilização da imagem dos jogadores em todos os canais de divulgação da Vivo, além de ações nas redes sociais dos atletas. O último jogador da seleção que assinou um contrato com a marca foi o zagueiro David Luiz. Outro jogador da atual seleção também já foi garoto-propaganda de uma operadora, o zagueiro Thiago Silva estrelou campanhas da Nextel em 2014

A operadora tem investido em ações através do patrocínio a Seleção Brasileira. A última promoção realizada aconteceu em agosto e premiou clientes através do Vivo Valoriza, programa de fidelidade da empresa, com uma viagem para assistir jogos da seleção em rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
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