Teles investem em projetos para sanar problemas de conectividade

Parcerias entre operadoras de telefonia fixa e instituições de educação geram iniciativas que visam acabar com os problemas de conectividade no Brasil.

O foco dos laboratórios criados através de parcerias entre operadoras de telefonia fixa e instituições de educação brasileiras, visam o desenvolvimento de cidades inteligentes e, enfim, a resolução dos problemas de conectividade no Brasil, levando a inclusão digital a mais brasileiros.

A operadora Algar Telecom em parceria com a Nokia Networks e com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) criaram um laboratório na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. A Nokia também fez uma parceria com a Oi com um laboratório no Rio de Janeiro, onde as empresas investiram cerca de 1 milhão de euros, de acordo com informações.

A maior preocupação desses laboratórios é desenvolver pesquisas e formas para acabar com os problemas de conectividade no Brasil, desenvolvendo dentro do ambiente de internet das coisas (IoT) diversos dispositivos digitais que ajudem na inclusão digital no país.

Outro projeto financiado por empresas nacionais da área de telecom, o Laboratório de Estudos Avançados em Redes Móveis de Telecomunicações, que funciona nas instalações da PUC-PR, em Curitiba, vem trabalhando para o desenvolvimento das tecnologias 4G e 5G, gerando inovações nas redes móveis brasileiras. O projeto em parceria com a Oi visa preparar uma base para que as redes de comunicação sejam usadas pela IoT.

A Algar Telecom articula um novo sistema de inovação e empreendedorismo e já construiu vários protótipos em parceria com empresas como a Nokia, a Logicalis, a Global Bridge e o Cesar. A intenção é conectar os usuários as soluções digitais e resolvendo os problemas de conexão nas cidades brasileiras.

Os projetos existentes visam a criação, por exemplo, de postes inteligentes com cabeamento de fibra óptica e câmeras digitais, sensores e rede Wi-Fi e aparelho para análises de problemas no setor de transportes e segurança pública.

LEIA TAMBÉM:


COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários