Câmara aprova proibição do telemarketing sem autorização do cliente

Projeto foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira, 10.

Nesta sexta-feira, 10, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que proíbe qualquer abordagem de canais de telemarketing sem o consentimento do cliente. 




A proposta aprovada é um substitutivo criado pelo relator do processo, o deputado Rodrigo Martins (PSB-PI), ao projeto apresentado originalmente pelo deputado Marcos Soares (PR-RJ). O novo texto inclui uma determinação que considera as abordagens de telemarketing sem autorização, uma prática abusiva. 

O texto também obriga as operadoras a deixarem os clientes também decidirem se querem ou não receber SMS (mensagens de texto) com conteúdo publicitário. 
As mudanças alteram o Código de Defesa do Consumidor. Outro proposta do gênero que também tramita no Congresso Nacional é o projeto de lei 8.195/2017 que visa criar um cadastro nacional de bloqueio de telemarketing
Agora, a proposta segue para análise da Comissão de Ciência e Tecnologia, da Comissão de Comunicação e Informática e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 
*Com informações da Agência Câmara. 

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

COMPARTILHAR EM:

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Anônimo

É lei, até derrubarem a lei.