16/04/2024

Reclamações sobre operadoras para a Anatel diminuem 12% em setembro

Ainda assim, consumidores de banda larga, celular, fixo e TV paga registraram 264,2 mil reclamações somente em um mês.

Passa mês, entra mês, e o setor de telecomunicações parece ser sempre o que mais recebe reclamações. Em setembro, foram registradas 264,2 mil reclamações de usuários de banda larga, celular, fixo e TV por assinatura na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Apesar do grande número, a agência informa que houve diminuição de 35,9 mil queixas, uma queda de 12% em relação a setembro de 2016.

Por incrível que pareça, os clientes de telefonia celular foram os que mais deixaram as reclamações de lado, já que a queda foi de 15,3% (23,1 mil). Telefonia fixa teve redução de 13,7% (9,4 mil), TV por assinatura -5,7% (2,1 mil) e banda larga -2,6% (1,1 mil).
Mais uma vez, a cobrança indevida lidera no número de reclamações tanto na TV por assinatura, quanto na telefonia móvel pós-paga e também fixa, representando um total de 50,3%, 48,5% e 42,6%, respectivamente. Quem tem pré-pago reclama de créditos e, quanto à internet banda larga, a maior reclamação é na qualidade dos serviços (42,6%).
Entre as operadoras, na comparação entre setembro de 2016 e 2017, apenas a SKY, com serviço de TV, e a NET, com banda larga, tiveram aumento nas reclamações. Veja os números separados por setor e operadora:
Telefonia móvel em setembro de 2017
TIM: 46,9 mil reclamações – queda de 6,1%
Vivo: 27,8 mil reclamações – queda de 27,7%
Claro: 26,8 mil reclamações – queda de 15,7%
Oi: 17,8 mil reclamações – queda de 13,4%
Nextel: 8,6 mil reclamações – queda de 16,6%
Telefonia fixa em setembro de 2017
Oi: 32,4 mil reclamações – queda de 14,7%
Vivo: 17,1 mil reclamações – queda de 15,4%
NET/Claro: 8,2 mil – queda de 8,5%
TV por assinatura em setembro de 2017
Oi: 3,3 mil reclamações – queda de 23,1%
NET/Claro: 16,4 mil reclamações – queda de 5,5%
SKY: 11,8 mil reclamações – aumento de 0,4%
Vivo: 2,5 mil reclamações – queda de 3,9%
Banda larga em setembro de 2017
Oi: 16,7 mil reclamações – queda de 12,8%
Vivo: 11,5 mil reclamações – queda de 6,7%
NET: 6,9 mil reclamações – aumento de 20,5%
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários