18/12/2025
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Novo de novo: renovação de aparelhos populariza smartphones top de linha no Brasil

Há mais de 242 milhões de smartphones ativos no país, segundo o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVCia) da Fundação Getúlio Vargas. Isso implica reconhecer que há aparelhos que ficam guardados e até que há uma distribuição desigual em relação aos modelos de ponta.

Empreendedora utilizando celular
Foto: Reprodução Internet

Por outro lado, o lançamento recorrente de novos modelos leva a um número cada vez maior de celulares sem uso no país. Pesquisa da Green Eletron, gestora de logística reversa, indica que praticamente três em cada quatro brasileiros (72%) guardam algum dispositivo móvel em casa.

A resolução desses dois problemas passa justamente pela aproximação deles. Ou seja, renovar os smartphones “parados” para que um número maior de pessoas possa desfrutar das vantagens e serviços que os aparelhos mais modernos têm a oferecer.

“Por meio do processo de renovação, promovemos uma economia circular de smartphones. Em vez de virar lixo eletrônico, os celulares podem esticar sua vida útil e servir a brasileiros que buscam aparelhos de ponta a preços acessíveis”, explica Stephanie Peart, Head da Leapfone.

startup é pioneira no segmento de phone as a service no Brasil. Nesse formato, o usuário faz uma assinatura mensal de um aparelho renovado e obtém um smartphone de ponta a um preço bem mais em conta – até dois terços mais barato, segundo levantamento da empresa. O plano ainda inclui a possibilidade de troca anual do aparelho, proteção com seguro e assistência técnica.

O sucesso desse negócio depende da operação de renovação dos aparelhos, onde aparelhos que já tiveram dono passam por um rigoroso processo de triagem e recebem novas peças. Eles são montados conforme os padrões de fábrica e, posteriormente, passam por testes, avaliação estética e certificação. A ideia é deixá-los “como novos”.

Esses smartphones são tão funcionais e eficientes quanto os novos e possuem garantia por toda a vigência da assinatura. Já a vida útil do aparelho é estendida, tornando-se igual a um modelo recém-lançado. Na maioria das vezes, pode chegar a quatro anos de usabilidade.  

Aparelhos renovados, ou “renewed”, são populares nos Estados Unidos, mas ainda pouco explorados no Brasil. Unindo esse processo ao modelo de assinatura, fazemos com que os celulares top de linha finalmente caibam no bolso das pessoas”, conclui Stephanie.

Musk diz que acordo de US$ 44 bilhões no Twitter está suspenso por dados falsos de contas

Elon Musk twittou, nesta sexta-feira (13), que seu acordo de US$ 44 bilhões para comprar o Twitter está “temporariamente suspenso” enquanto ele espera que a empresa de mídia social forneça dados sobre a proporção de suas contas falsas.

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Foto: Reprodução Internet

As ações do Twitter caíram inicialmente mais de 20% nas negociações de pré-mercado, mas depois que Musk, presidente-executivo do mercado de carros elétricos Tesla Inc, enviou um segundo tweet dizendo que ele continua comprometido com o acordo, eles recuperaram um pouco.

As ações caíram 8,6%, para US$ 41,19 no pregão do meio-dia de sexta-feira, um grande desconto em relação ao preço de aquisição de US$ 54,20 por ação.

Musk, a pessoa mais rica do mundo, decidiu renunciar à devida diligência quando concordou em comprar o Twitter em 25 de abril, em um esforço para que a empresa com sede em São Francisco aceitasse sua “melhor e final oferta”. Isso pode tornar mais difícil para ele argumentar que o Twitter de alguma forma o enganou.

Desde então, as ações de tecnologia caíram em meio a preocupações dos investidores com a inflação e uma potencial desaceleração econômica.

“O acordo do Twitter suspendeu temporariamente os detalhes pendentes que apoiam o cálculo de que contas falsas/spam de fato representam menos de 5% dos usuários”, disse Musk a seus mais de 92 milhões de seguidores no Twitter.

O Twitter não planeja nenhuma ação imediata como resultado do comentário de Musk, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. A empresa considerou o comentário depreciativo e uma violação dos termos de seu contrato, mas foi encorajada por Musk posteriormente twittar que ele estava se comprometendo com a aquisição, acrescentaram as fontes.

Musk foi ao escritório do Twitter para uma reunião em 6 de maio como parte do processo de planejamento da transação, disse um porta-voz do Twitter.

Não houve reação imediata dos investidores que Musk aproveitou na semana passada para levantar US$ 7,1 bilhões em financiamento.

Spam ou contas falsas são projetadas para manipular ou aumentar artificialmente a atividade em serviços como o Twitter. Alguns criam a impressão de que algo ou alguém é mais popular.

Musk twittou uma matéria da Reuters de dez dias atrás que citava os números da conta falsa. O Twitter disse que os números eram uma estimativa e que o número real pode ser maior.

O número estimado de contas de spam no site de microblog se manteve estável abaixo de 5% desde 2013, de acordo com registros regulatórios do Twitter, levando alguns analistas a questionar por que Musk o estava aumentando agora.

“Essa métrica de 5% já está disponível há algum tempo. Ele claramente já a teria visto… Portanto, pode ser mais parte da estratégia de reduzir o preço”, disse Susannah Streeter, analista da Hargreaves Lansdown.

As ações da Tesla subiram 4% na manhã de sexta-feira. As ações perderam cerca de um quarto de seu valor desde que Musk divulgou uma participação no Twitter em 4 de abril, em meio a preocupações de que ele se distraia como presidente-executivo da Tesla e que possa ter que vender mais ações da Tesla para financiar o negócio.

Globoplay fecha parceria e passa a oferecer combo STARZPLAY

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Nesta quinta-feira (12), o Globoplay anunciou que fechou parceria com a STARZPLAY e passa a oferecer uma assinatura combinando os dois serviços. Com o acordo, o streaming do Globo passa a acrescentar cerca de 1.200 títulos ao seu catálogo.

O novo plano de assinatura está disponível tanto para assinantes quantos para não assinantes por R$ 33,80/mês, sendo que todo o conteúdo da STARZPLAY poderá ser encontrado dentro da plataforma do Globoplay. Também será possível adicionar a plataforma, aqueles com assinatura de combo com Globoplay, Globoplay + canais ao vivo ou que assinaram esses produtos por canal diferente da web.

Vale ressaltar que a oferta de R$ 33,80 por mês é válida apenas para os três primeiros meses. Após esse período, a assinatura passa a ser R$ 35,80/mês. Na vitrine do Globoplay também é possível encontrar assinatura individual da STARZPLAY com desconto de 40%, de R$ 14,90 por R$ 8,90 por mês.

Erick Bretas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, afirma que “A Starz é conhecida pela produção de dramaturgia premium para audiências internacionais na STARZPLAY. Seu conteúdo encanta e provoca impacto cultural profundo. Para nós é uma honra oferecer aos assinantes do Globoplay mais uma possibilidade de combinação de produtos de alta qualidade com a conveniência de poder assistir tudo no mesmo lugar, sem a necessidade de mudar de aplicativo”.

“Estamos empolgados em realizar esta parceria com o Globoplay, um serviço líder em streaming, que ajudará a fortalecer a presença da STARZPLAY no Brasil e dará ao assinante um acesso ainda maior a nossa ampla oferta de conteúdo com curadoria, afirma Superna Kalle, presidente de Redes Internacionais da Starz.

Para anunciar a parceria dos dois streaming, foram escalados Sabrina Sato e Paulo Vieira para estrear uma campanha publicitária, que já começou a ser veiculada na TV Globo.

Internet do futuro: Samsung inicia desenvolvimento do 6G

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O 5G mal chegou no Brasil e muitos outros países, mas a Samsung já está pensando na futura geração da internet móvel, o 6G. Nesta semana, a empresa sul-coreana divulgou um artigo falando sobre os esforços de tornar possível a conexão da sexta geração de internet celular uma realidade nos próximos anos.

Países como China e Japão também já estão na corrida para obter uma conexão mais rápida e eficiente, por meio de investimento do próprio governo em pesquisas no segmento. Com isso, há projeções otimistas para que a futura rede de conectividades seja implementada entre 2029 e 2030.

De acordo com Sunghyun Choi, vice-presidente executivo da Samsung e chefe do Centro de Pesquisa de Comunicações Avançadas, “Iniciamos nossa jornada há muito tempo para entender, desenvolver e padronizar a tecnologia de comunicações 6G. Estamos comprometidos em assumir a liderança e compartilhar nossas descobertas para difundir nossa visão de trazer a próxima experiência hiperconectada para todos os cantos da vida”.

Assim como a Samsung, outras gigantes da tecnologia como Nokia, Xiaomi e Apple também estão investindo recursos no desenvolvimento da rede 6G. Por meio do avanço das tecnologias de realidade virtual (VR) e aumentada (AR) nos próximos anos, com a ultra velocidade que pode ser proporcionada pela futura rede, por causa da baixa latência, o 6G poderá ser essencial para a melhorar a experiência do usuário.

Os testes da internet 6G realizados nos estudos da Samsung registraram uma capacidade de alcançar 1Tb/s, 50 vezes mais rápidas do que a velocidade que pode ser alcançada com o 5G, atualmente. No entanto, a futura rede encontra uma dificuldade que também é enfrentada pela atual, o alcance da cobertura.

De acordo com a empresa, para resolver o problema seria necessário usar todas as bandas disponíveis. Isto quer dizer que teriam que ser usadas tanto as bandas que variam entre as faixas de 1 e 24 GHz, quanto as que operam entre 24 e 300 GHz. Em termos mais simples, a baixa latência permitirá experiências imersivas e de alta fidelidade em hologramas e realidades aumentadas no futuro.

Oi firma acordo com Faro Energy para criação de cinco novas usinas

A Oi e a Faro Energy firmaram acordo para o desenvolvimento de novos projetos voltados para a geração distribuída de energia. Serão criados 5 usinas nos estados de Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Tocantins que começarão a funcionar em até 5 meses. As usinas terão investimento por parte da Faro Energy de R$ 33 milhões e terão capacidade de geração anual de mais de 15 GWh.

Usina localizada em Jaíba, Minas Gerais.

De acordo com a empresa, a capacidade de geração seria o suficiente para atender cerca de 8 mil residências. As duas companhias já possuem contrato com as usinas de Jaíba e Janaúba, em Minas Gerais, ambas em funcionamento e somam 10MWp.

Para a Oi, que está perto de finalizar seu processo de recuperação judicial e se lançou no mercado com nova marca focada em fibra óptica, a parceria atende às diretrizes de sua Política (Plano Plurianual) de ESG, que é essencial para o processo de transformação em curso na companhia.

“A Oi quer atingir 100% de participação da energia limpa em sua matriz de consumo”, diz Daniel Hermeto, VP de Suporte aos Negócios da Oi e Membro do Comitê ESG.

No contrato também foi determinado que a Faro Energy será a responsável pelo gerenciamento da compensação de créditos de energia das novas usinas da Oi. Com uma potência total de 6,9 megawatt-pico (MWp), as usinas irão contribuir para que cerca de 5 mil toneladas de CO2 não sejam lançadas na atmosfera por ano, o equivalente à emissão do gás de mais de 2,1 mil carros e correspondente ao plantio de 30 mil árvores por ano.

“Com essas iniciativas, estamos ultrapassando a marca de 17 MWp de usinas dedicadas à Oi, gerando energia sustentável que além de gerar economia para a empresa, irá impactar positivamente as regiões onde as usinas serão construídas”, diz Pedro Mateus, CEO da Faro Energy.

Apple e Samsung podem ser acionadas por mais de 900 Procons por causa de carregador

Nesta quinta-feira (12), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) orientou mais de 900 órgãos de defesa dos consumidores (procons) de todo o país a abrirem processos administrativos com a Apple e Samsung. Acontece que as duas companhias deixaram de incluir carregadores de energia na caixa de smartphones que são vendidos.

Anderson Torres, titular da pasta na Justiça afirmou que

“A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) identificou possíveis irregularidades na exclusão dos carregadores e, com os Procon, iniciará procedimentos administrativos para que as empresas deem explicações ou até tenham que tomar as medidas necessárias para garantir a satisfação dos consumidores nacionais”.

Rodrigo Roca, Secretário Nacional do Consumidor lembrou que por causa da retirada abrupta dos carregadores da caixa, o Procon de São Paulo já aplicou multa acima de R$ 10,5 milhões contra a Apple, enquanto que o órgão de Fortaleza também já aplicou sanções de R$ 26 milhões a empresa, cujo valor foi dividido com a Samsung.

De acordo com estimativas dos órgãos de Defesa do consumidor, se metade deles (450) penalize as duas empresas em multas de R$ 10 milhões , elas teriam que remeter aos fundos de recursos dos Procons R$ 9 bilhões.

“A não inclusão dos carregadores dá um lucro de US$ 6,5 bilhões só para a Apple, e nos passa a impressão de que a aplicação das multas é algo com o que as duas empresas já contavam”, destacou Roca, que se referiu aos ganhos da gigante tecnológica de Cupertino (EUA) com a ausência dos acessórios, baseado em uma reportagem jornalística.

Em ofício encaminhado pelo responsável da Senacon aos Procon, afirmou está em tramitação no Congresso, há dois anos, um Projeto de Lei (PL 5.451) que propor ajuste no código de Defesa do consumidor obrigando que todos os fabricantes mantenham carregadores, baterias e fones de ouvido na caixa do produtos vendidos, desde a smartphones a qualquer eletroeletrônicos que sejam necessários.

Vivo quer fazer reajuste nas tarifas de planos pré-pagos

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Durante uma teleconferência realizada na quarta-feira (11) para divulgação do balanço financeiro da Vivo, Christian Gebara, CEO da operadora, falou de um algo que não irá agradar muito os clientes. O executivo defendeu o aumento de preços nos planos Vivo pré-pagos, controle e fibra óptica.

De acordo com a operadora, já foi realizado um reajuste de preços nos serviços dos planos de clientes pós-pagos, mas que também precisa chegar para a base de clientes pré-pago. Gebara disse que mesmo considerando os atuais índices de inflação e que a receita da empresa tenha crescido 4,7% no primeiro trimestre de 2022, ainda “há oportunidade para repricing”. Ou seja, aumento de tarifas.

A justificativa usada pelo executivo é que “esse é o segmento no qual o mercado não seguiu a inflação até agora”. Para ele, os preços ficaram parecidos nos últimos anos. Por fim, Gebara ‘incentivou’ que os concorrentes fizessem a mesma coisa, sendo que a TIM já declarou que fará reajuste de tarifas.

Durante sua apresentação, o CEO da Vivo reconheceu que a operadora já tem realizado reajustes de acordo em serviços recorrentes, conforme o vencimento contratual das ofertas. O que pode ser observado na receita da operadora que teve um crescimento recorde no primeiro trimestre de 2022 nos últimos sete anos, que foi graças às contribuições do pós-pago e da fibra óptica até a residência (FTTH), onde registrou aumento de 4,6%, atingindo um valor de R$ 11,3 bilhões.

No entanto, os custos totais também sofrem os efeitos da inflação, chegando a R$ 6,8 bilhões, um aumento de 7% em relação ao período anterior. Segundo David Melcon, CFO da Vivo, o aumento nos custos deverá continuar até o final do ano, mas será acompanhado da criação de valor para os acionistas, uma vez que adquiriu parte dos ativos da Oi Móvel.

MegaSurf, operadora virtual da Surf Telecom, adere ao cashback em seus planos

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A MegaSurf, operadora virtual da rede da Surf Telecom, passou a oferecer em seus pacotes de preços a modalidade de cashback, onde o cliente recebe parte do dinheiro de volta quando faz alguma compra ou paga algo. De acordo com a empresa, a novidade pode chegar a devolver até 8% do valor das contas pagas, conforme a forma de recarga dos minutos e o tempo que o cliente está na MVNO (Mobile Virtual Network Operator) .

Mauro Motoryn, diretor da companhia, afirma que a integração da modalidade de cashback foi possível por causa do serviço oferecido pela Surf Telecom, conhecido como Net Promoter Score (NPS). “Nada melhor do que oferecer o que caiu no gosto popular”.

Para o gestor da operadora, Hilton Mendes, o mercado de MVNO está cada vez mais competitivo, mas a MegaSurf tem conseguido recuperar milhares de clientes que tinham migrado para outras operadoras ao longo dos últimos anos. Além disso, a empresa também é resultado da competitividade no mercado, depois de incorporar os clientes da Intercel e Magamais.

A Surf Telecom é uma empresa habilitadora de operadoras virtuais de celular. Entre os principais clientes estão os Correios, o Uber, Pernambucanas e Carrefour. Recentemente, a empresa lançou planos moveis familiar para motorista parceiros do Uber.

Ano passado a companhia teve a autorização para emitir R$ 500 milhões em debêntures incentivadas para aplicar no mercado de telecomunicações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com essa operação, é possível gerar descontos no imposto de renda dos investimentos que são feitos em rede com recursos captados.

O programa estabelece o prazo máximo de dois anos após a oferta pública para a realização dos aportes. O Ministério das Comunicações determinou que as companhias desse segmento podem fazer dividas nos seguintes casos: construção de rede de transporte, rede de acesso fixo ou móvel, sistema de comunicação por satélite, rede local sem fio WiFi, cabo submarinos e subfluviais, data centers, redes IoT, redes 5G, infraestrutura geral de rede de telecomunicações, e infraestrutura para virtualização de redes.

Brisanet registra lucro de mais de R$ 9 milhões no 1T22

Nesta quinta-feira (12), a empresa de telecomunicações Brisanet divulgou os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2022, onde registrou um lucro de R$ 9,5 milhões, cujo resultado reverte o prejuízo apresentado pela companhia no início do ano de 2021, quando teve perda de R$ 7,2 milhões.

O Ebitda foi de R$ 77,6 milhões, aumento de 33%. Já a dívida somou R$ 628,4 milhões, alta de 3,88% em relação a dezembro de 2021. As receitas tiveram um crescimento de 32,17% ano a ano, atingindo R$ 216,7 milhões no trimestre inicial deste ano.

“Esse resultado é fruto da expansão geográfica orgânica da Companhia que no 1T22 entrou em 19 novas cidades, e adicionou à sua base 66 mil clientes de forma orgânica, superando mesmo as ISPs com crescimento via aquisições”, consta no relatório.

O aumento da receita compensou em parte o aumento dos custos da Brisanet, que saltou 68,91%, para 137,2 milhões. Enquanto que as despesas administrativas tiveram queda de 3,81%, para R$ 79,8 milhões.

O caixa apresentou um resultado financeiro positivo adicionando R$ 1,2 milhão, revertendo o saldo negativo em R$ 30,1 milhões um ano antes. A receita financeira gerada pela empresa foi de R$ 52 milhões, resultado de juros sobre investimentos e ganhos com operações de câmbio, resultando em lucro de R$ 9,5 milhões para a Brisanet.

ERB (Antenas de Telefonia Celular)

Em março deste ano, a Brisanet adquiriu as primeiras ERBS da Huawei para a implantação do projeto piloto do 5G. Esse investimento, de R$ 230 milhões, representa a maior parte do valor que deverá ser investido nesse segmento em 2022.

Em março, a empresa registrou 5,1 milhões de homes passed e 139 cidades cobertas. O chum teve aumento de 2% no começo do ano para 2,51% agora. No primeiro trimestre foram adicionados 641 mil HPs e 66 mil clientes.

A expectativa da empresa é terminar o ano com uma base de clientes acima de 1,2 milhões, mas acredita que pode não acontecer, dependendo da inflação e do cenário econômico.

Disney+ pode chegar a quase 138 milhões de assinantes

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O Disney+ superou com folga as previsões de crescimento para o primeiro semestre de 2022. O principal streaming da Disney ganhou 7,9 milhões de clientes pagos nos primeiros três meses de 2022, chegando a 137,7 milhões, um aumento de 33% ano a ano. Os analistas, em média, esperavam que o Disney+ ganhasse 5,2 milhões de novos assinantes.

Logomarca do Disney+ em branco com fundo azul.
Foto: Reprodução Internet

Os resultados contrastam com a rival de streaming Netflix, que registrou uma perda de 200.000 assinantes de streaming no mesmo período e previu uma queda de 2 milhões para o segundo trimestre. Isso levou os investidores a temer uma desaceleração em todo o setor após um aumento impulsionado pela pandemia nos últimos dois anos. Os fortes ganhos do Disney+ dissipam essa noção e sugerem que a Mouse House está roubando participação de mercado da Netflix.

Além disso, a empresa espera que as adições líquidas de assinantes do Disney+ sejam mais fortes no segundo semestre de seu ano fiscal de 2022 do que no primeiro semestre, como os executivos disseram anteriormente, mas isso pode não ser “tão grande quanto o previsto anteriormente”, disse a CFO Christine McCarthy em a chamada de ganhos.

No geral, a Disney perdeu as expectativas financeiras para o trimestre encerrado em 2 de abril, que é o segundo trimestre do ano fiscal de 2022. A empresa registrou receita de US$ 19,25 bilhões (aumento de 23%) e lucro de 26 centavos por ação no trimestre. Wall Street, em média, esperava que a Disney registrasse receita de US$ 20,05 bilhões, por dados do FactSet. O lucro ajustado foi de US$ 1,08 por ação, abaixo das previsões dos analistas para EPS ajustado de US$ 1,19.

A receita da Disney no trimestre teve um impacto de US$ 1,02 bilhão “pelo valor devido a um cliente para rescindir antecipadamente os contratos de licença para conteúdo de cinema e televisão” entregues em anos anteriores para que ela pudesse usar o conteúdo “principalmente em nosso serviços”, disse a empresa (sem identificar o cliente). Isso pode ser uma referência ao antigo acordo de licenciamento da Disney com a Netflix.

As ações da Disney caíram mais de 2% nas negociações após o expediente na quarta-feira. Em meio à queda contínua mais ampla nos mercados financeiros dos EUA, as ações da Disney fecharam em queda de 2,3% nas negociações regulares, para US$ 105,25 por ação – uma nova baixa de dois anos.

Os resultados trimestrais “mais uma vez provaram que estamos em uma liga própria”, gabou-se o chefe da Disney, Bob Chapek, em comentários preparados. Ele acrescentou: “Acreditamos que o Disney+ é único”, com apelo em “todos os quatro quadrantes”. Chapek disse que o Disney+ continua a caminho de atingir 230 milhões a 260 milhões de assinantes até o final do ano fiscal de 2024.

Enquanto a Disney esperava que os gastos totais com conteúdo no ano fiscal de 22 chegassem a US$ 33 bilhões, agora projeta que sejam cerca de US$ 32 bilhões por causa de uma “cadência de gastos um pouco mais lenta do que o previsto” durante o primeiro semestre de 2022, disse McCarthy a analistas.

O trio de serviços de streaming da Disney atingiu 205,6 milhões globalmente, um aumento líquido trimestral de 9,2 milhões impulsionado pelo Disney+. No final do trimestre, isso incluía 45,6 milhões para Hulu (aumento de 10% ano a ano) e 22,3 milhões para ESPN + (aumento de 62% ano a ano). Os assinantes do Disney+ na região dos EUA/Canadá renderam 1,5 milhão no trimestre de março de 2022, para 44,4 milhões.