21/05/2022

Vivo seleciona Nokia como provedora de serviços de rede 5G

Operadora fechou contrato com a fabricante para atender a nova rede de internet móvel que está em fase de implementação.

A Vivo firma parceria com a Nokia, que irá prover funções de sinalização e controle em seu novo core de rede 5G standalone (5G SA). O objetivo do acordo é aumentar a escalabilidade e o desempenho em suas implantações da quinta geração de internet móvel, com alto padrão de confiabilidade e atendimento aos mais altos padrões de segurança.

Os elementos de sinalização e controle, definidos pelo padrão 3GPP (NRF, SCP, NSSF, SEPP como camada de sinalização e AMF como parte do core 5G) serão parte do processo de autenticação, mobilidade dos usuários, e também responsáveis por garantir que a conexão entre a rede e os dispositivos móveis funcione nas melhores condições de latência e largura de banda, como:

  • Largura de banda de altíssima capacidade, com velocidades de transmissão muito maiores do que aquelas proporcionadas pela tecnologia anterior (5G Non Standalone – NSA);
  • Baixa latência na comunicação, possibilitando a disponibilidade de novos serviços para empresas e consumidores. Por exemplo, veículos conectados e autônomos, serviços de telemedicina, sistemas de segurança, indústria inteligente, entre diversas outras aplicações;
  • Comunicação massiva entre máquinas (M2M), incluindo Internet das Coisas (IoT).

A parceria entra ao Vivo e a Nokia também possibilita que a operadora continue com sua estratégia de separação entre o plano de controle e o plano de usuário que alinha com a estratégia de utilização de múltiplos fornecedores a implementação em larga escala do 5G.

De acordo com Ailton Santos, Head da Nokia Brasil, a respeito da parceria, “Com a sinalização 5G da Nokia, a Vivo terá a flexibilidade e escalabilidade necessárias para viabilizar um crescimento robusto de sua rede 5G e para oferecer novos serviços aos seus milhões de clientes. Estamos orgulhosos em poder realizar um trabalho conjunto de tamanha importância para trazer o 5G ao Brasil”.

“Com a sinalização 5G da Nokia, a Vivo terá a flexibilidade e escalabilidade necessárias para viabilizar um crescimento robusto de sua rede 5G e para oferecer novos serviços aos seus milhões de clientes. Estamos orgulhosos em poder realizar um trabalho conjunto de tamanha importância para trazer o 5G ao Brasil” disse Ailton Santos, Head da Nokia Brasil, a respeito da parceria.

“O acordo com a Nokia é chave para a estratégia da Vivo de construir um core de rede virtualizado e composto por mais de um fornecedor. Teremos uma rede 5G mais inovadora, que levará a Vivo ao futuro oferecendo novos e melhores serviços aos nossos clientes”, afirma Elmo Matos, Head de Planejamento e Tecnologia de Redes da Vivo.

Cleane Lima
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários