13/12/2025
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8 Universidades paulistas serão interligadas por rede de fibra óptica de alta velocidade

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Oito universidades de São Paulo serão interligadas por meio de uma rede de fibra óptica de alta velocidade, a chamada Backbone SP. Embora ainda esteja em fase de instalação, a rede já está disponível na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Universidade Federal do ABC (UFABC).

A conexão permitirá que as instituições se comuniquem entre si, assim como a troca de informações com as estrangeiras. O projeto pretende disponibilizar uma infovia com velocidade de 100 Gbps. O Backbone SP é mil vezes mais rápido, quando comparado com a internet de 100 megabits utilizada em residências.

João Eduardo Ferreira, coordenador da Research and Education Network at São Paulo (Rednesp), afirma que o objetivo da iniciativa é a troca de informação de material didático e dados científicos. O sistema também vai permitir processamento e armazenamento de dados. “Cada vez, mais os dados científicos estão ocupando espaço cada vez mais volumosos”, conta.

Ele explica que a rede está sendo desenvolvida há dois anos com o apoio da da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Uma empresa foi contratada, por meio de licitação, para fazer a instalação das fibras ópticas.

A expectativa é que até o início de janeiro de 2023, outras universidades estejam interligadas pela rede de fibra óptica. São elas: Universidade de São Paulo (USP), Presbiteriana Mackenzie, as estaduais Paulista (Unesp) e de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Ele também explica que a rede é a espinha dorsal para que haja conexão das unidades paulistas com as redes acadêmicas internacionais, cuja conectividade é feita por meio de cabos submarinos que estão localizadas nos oceanos Atlântico e Pacifico.

“O que a Rednesp faz é conectar quem está aqui em São Paulo às redes acadêmicas mundiais. Esse é o objetivo. Cada país, cada continente tem as suas redes acadêmicas e a gente se conecta. Da mesma forma, que a gente tem acesso à Europa, eles têm acesso ao Brasil via nossa rede”, indica.

Segundo a Fapesp, o Backbone SP também está preparado para viabilizar conexões iniciativas das universidades paulistas que requerem maior largura de banda, como redes 5G privadas.

“Nos próximos passos, o Backbone vai trocar dados inclusive de novas interfaces de conectividade, por exemplo, 5G, redes privadas. Nós temos redes públicas, que as operadoras estão oferecendo os planos, mas também acontecerá o que a gente chama de rede privada 5G”, explica.

YoWhatsApp deixa celular Android vulnerável a vírus

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Versão similar a original do WhatsApp está roubando chaves de acesso dos usuários. A YoWhatsApp é um aplicativo que imita o mensageiro da Meta e está disponível para aparelhos Android. Pesquisadores de segurança da Kaspersky descobriram que esse aplicativo tem o trojan “Triada” que pode roubar acessos dos usuários. 

Pessoa usando celular

Isso já aconteceu outras vezes com aplicativos semelhantes. Durante 2021 foi como FMWhatsApp, que também é um mod do WhatsApp que também estava roubando dados. 

YoWhatsApp permite invasão de celular e roubo de dados

Usuários buscam aplicativos como YoWhatsApp por conta de funcionalidades que a versão original não apresenta. Ele oferece uma interface personalizável, bloqueio de bate-papo e outras opções que não estão disponíveis no mensageiro oficial. Daí, pessoas acham nesse outro app alguma vantagem de uso. 

O mod é ofertado em anúncios do Snaptube, uma plataforma popular que serve para baixar vídeos. Quando o usuário instala o aplicativo através dos anúncios, logo ele começa a operar as atividades maliciosas. 

A instalação e configuração é aparentemente normal, porém todas as permissões que o usuário faz para o aplicativo similar são concedidas para o vírus. Assim o Trojan tendo acesso livre ao celular, consegue usufruir de assinaturas pagas e dar lucro a terceiros e também consegue roubar chaves de acesso de diversas plataformas. 

Dessa maneira, com os dados em mãos através do vírus, hackers podem acessar o WhatsApp oficial da vítima e se passar pelo dono da conta para ter contato com a lista de números salvos ou até mesmo fazer outras ações. 

Aplicativos como YoWhatsApp, WhatsApp Plus e outros que se passam pelo aplicativo original oferecendo mais funções com opções diferentes não são seguros de maneira nenhuma. 

O ideal é que o usuário faça conta no aplicativo verdade e ative os protocolos de segurança que ele oferece, como a verificação em duas etapas. 

Embratel leva 5G para produtores rurais através do ‘Campo Conectado’

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O Campo Conectado é o nome da oferta que a Embratel lançou em parceria com o Broto, ecossistema digital do Banco do Brasil em parceria com a BB Seguros, para comercialização do projeto. Essa iniciativa surgiu para aumentar a conectividade e habilitar a inovação dentro do agronegócio. Assim, a parceria vai disponibilizar cobertura móvel 5G, 4G, CAT-M e NB-IoT. 

Campo Conectado

Através de instalação de antenas, a iniciativa Campo Conectado leva internet móvel para propriedades rurais. Essa solução está disponível no Broto, criado para ajudar o setor na expansão de seus negócios.

Campo Conectado visa soluções digitais para produtor rural

Segundo a Embratel, esse acordo reforça a categoria Conectividade Rural da plataforma, que dispõe de vantagens para contratar soluções, dando aos produtores rurais acesso melhor para crédito/serviços do Banco do Brasil e às proteções da BB Seguros. 

Marcello Miguel, Diretor-Executivo de Marketing e Negócios da Embratel, diz que esse projeto busca dar digitalização ao agronegócio e dá várias melhorias para esse setor da economia:

“Com o Campo Conectado, a Embratel busca levar o agronegócio ao próximo nível de digitalização, tornando as operações mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, acelerando o desenvolvimento do País. Vamos habilitar o ecossistema de conectividade dos produtores rurais para juntos explorarmos todas as possibilidades e as tecnologias emergentes que ampliarão produtividade no campo, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas para comunicação entre máquinas, Análise de Dados para tomada de decisões, Computação em Nuvem, entre outras.”

O agronegócio é um dos principais setores da economia Brasileira. O PIB, Produto Interno Bruto, desse setor cresceu 8,36% em 2021, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP) em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). 

Como funciona o programa

A solução da Embratel, faz parte do portfólio Claro smart agro – desenvolvido especialmente para o segmento, visa alta capacidade de transmissão em áreas remotas. 

Uma vez contratado o serviço, é feita a instalação de uma ou mais Estações Rádio Base (ERB) na propriedade do cliente, em um projeto personalizado.  

As estações utilizam frequências de 700 MHz e 850 MHz para prover maior capacidade de expansão, e os dados trafegam de maneira otimizada, com maior largura de banda, menor latência e maior economia de energia. Cada antena tem capacidade de cobrir até 100.000 hectares e se conecta com redes 5G, 4G, CAT-M e NB-IoT de qualidade. 

Além disso, a Embratel promete também Centro de Gestão de Rede, sistema exclusivo para o agronegócio para a gestão da qualidade do sinal disponível 24 horas por dia. 

Para entender melhor como funciona e disponibilidade desse serviço, a Embratel disponibiliza uma página para o assunto.

DirecTV Go passa a ser DGO: veja o que muda no serviço

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DGO é o nome do serviço de IPTV que antes era chamado como DirecTV Go. A novidade chegou ao conhecimento do público durante a última terça-feira, 11. Agora o serviço é chamado apenas de DGO, mas não houve mudanças estruturais nas ofertas. 

DGO

Essa TV por internet chegou ao Brasil em 2020 e agora, com menos de dois anos de atuação, precisou fazer essa mudança de nome.

Planos e serviços do DGO mudaram? 

Apesar dessa troca, o site continua com o mesmo domínio de antes, directvgo.com. Fora isso, as maiores mudanças têm sido nas redes sociais . Porém, nos aplicativos, tanto Android, quanto iOS e de Smarts TVs ainda não houve atualizações. 

A mudança não foi anunciada oficialmente, embora já seja possível ver. Mas a venda da marca deve ter sido o maior motivador para a novidade. Recentemente Vrio, empresa que cuidava do antigo DirecTV Go, foi vendida para a empresa Werthein. 

A Vrio era uma subsidiária da AT&T e tinha ativos de TV paga. A matrix manteve trabalhando nos Estados Unidos e México, mas não continuou as atividades no Brasil e outros 10 países da América Latina. De tal modo, o Grupo Werthein assumiu o DirectTV Go e SKY.

Como ter acesso ao DGO

Atualmente esse IPTV tem uma programação com mais de 70 canais. Sua mensalidade é R$89,90, mas quem é assinante da SKY TV pode ter acesso sem custos adicionais. O DGO tem um serviço similar a outras plataformas como a Claro tv+, Vivo Play App, Oi Play TV e outras.

Outras empresas já passaram por essa situação de mudança de nome. O exemplo mais recente é o Starz Play. O streaming mudou seu nome para Lionsgate+, mas não fez nenhuma modificação na sua grade de conteúdos ou nos modos de assinatura.

A mudança de nome aconteceu após o Starz perder uma disputa judicial para Disney, que tem um streaming com o nome Star Plus. Havia confusão com a semelhança no título das plataformas.

Mais barato: Netflix lança Plano Básico com anúncios

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A Netflix anuncia novo Plano Básico com Anúncios, no valor de R$18,90. Essa novidade começará a valer a partir de 03 novembro e foi divulgada pela própria empresa em seu site de notícias. Confira a matéria completa para entender como funcionará essa novidade.

Casal assistindo Netflix

Com isso, a ideia do plano com anúncios é um rumor antigo, até existia a história de um plano gratuito, mas isso não aconteceu. O fato é que a Netflix está lançando um novo modo de assinatura, num preço mais baixo.

O que muda no Plano Básico com Anúncios da Netflix?

Além do valor, esse novo modo de assinatura do streaming terá algumas particularidades. A maior delas é a presença de anúncios. Dessa forma, isso é totalmente novo entre as ofertas que eles possuem. É importante citar que o que há de diferente entre os planos com e sem anúncio é (entre os dois mais baratos):

  • A qualidade de vídeo de até 720p/HD (agora nos planos Básico com anúncios e Básico);
  • Média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora;
  • Um número limitado de filmes e séries não estarão disponíveis devido a restrições de licenciamento;
  • Sem a opção de fazer download de títulos.

Porém, há outros fatores que permanecem iguais entre os dois modos de assinatura da Netflix. São eles:

  • Vasta opções de séries e filmes;
  • Experiência de visualização personalizada;
  • Possibilidade de assistir em TV, celular ou tablet;
  • A disponibilidade de alterar ou cancelar o plano quando quiser.

Como serão os comerciais

Para o streaming do Tudum essa novidade é uma boa opção anunciantes se aproximarem mais de um público diverso, inclusive jovens, que cada vez está mais distante das telas da TV tradicional.

Os anúncios serão de 15 ou 30 segundos e vão passar antes de séries e filmes. Sendo que cada gênero de conteúdo terá um comercial semelhante e assim como as marcas poderão controlar o que será associado a elas.

Ou seja, antes de uma série de comédia não haverá um anúncio com estética de terror. E se uma marca não puder ser associada a sexo ou consumo de bebidas, ela poderá escolher diante de qual produção ela terá seus anúncios veiculados.

O plano estará disponível a partir de 3 de novembro, às 13h (horário de Brasília). E a Netflix lembra também que essa notícia sai seis meses após eles anunciarem que fariam um plano mais barato. Além disso reconheceu os esforços da equipe e da parceria com a Microsoft.

“O plano Básico com anúncios será lançado apenas seis meses depois que comunicamos a ideia de oferecer um plano mais econômico, com anúncios. Nada disso seria possível sem a dedicação da nossa equipe e a parceria incrível da Microsoft.”

Apple TV+ pode seguir tendência e colocar anúncios na plataforma

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Assim como tem se movimentado os serviços de streamings, a Apple também está estudando vender espaços em sua plataforma de streaming para anúncios publicitários. Há rumores de que no próximo ano, a novidade já estará disponível na Apple TV+.

De acordo com DigiDay, o chefe de publicidade da Apple, Todd Teresi, participou de reuniões com executivos da holding para vender espaço publicitário em vídeo, com mais discussões sobre os cartões em 2022. Segundo uma fonte anônima, a empresa norte-americana não pediu à rede de uma agência que deixasse de lado dólares do cliente no quarto trimestre, sugerindo que o tempo do anúncio pode estar disponível no início de 2023.

Expandindo sua publicidade para mais aplicativos e serviços, a Apple espera triplicar sua receita publicitária de USS 4 bilhões por ano para números de dois dígitos, sendo que os executivos da empresa veem a Apple TV+ como o potencial a ser explorado.

Atualmente, as publicidades da empresa estão espalhadas por anúncios gráficos em seus News e Stocks, bem como para aplicativos na App Store , no iPhone , iPad e Mac. A companhia também já gera receita ‌Apple TV+‌ com comerciais durante as transmissões do MLB Friday Night Baseball , embora esses pontos sejam vendidos pela MLB.

Ainda não está claro como a Apple pretende inserir os anúncios em sua plataforma, mas pode ser que siga o mesmo caminho que a Netflix e a Disney+ ao fornecer um plano com nível suportado por publicidade. No entanto, não fica claro como seria isso, uma vez que a assinatura da plataforma já é mais acessível em relação às suas concorrentes, pois a ideia de colocar um plano com anúncio faria o preço ser mais barato.

Outro ponto é que a Apple TV+ ainda é limitada em questão de conteúdo original em comparação a outros serviços e ainda não consegue atrair assinantes, assim como a Netflix e Disney+. Segundo o MacRumors, a Apple poderia aumentar seus baixos números de audiência sem sacrificar seu compromisso com a programação original premium e o conteúdo de filmes.

Sustentabilidade no espaço é a preocupação da UIT

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Asustentabilidade no espaço é a mais nova pauta da União Internacional de Telecomunicações, UIT. Nesta quarta-feira, 12, a União aprovou medidas que devem assegurar a sustentabilidade das frequências e dos recursos de órbita que estão ligados a satélites. A decisão foi tomada durante a Conferência Plenipotenciária. 

Satélite

Para os membros da União, existe uma urgência para revisar as tecnologias que são usadas em redes geoestacionárias. Mas, apesar disso, há certo cuidado em relação aos sistemas não GEO, como por exemplo as megaconstelações de baixa órbita, as LEO.

O que a União decidiu sobre a sustentabilidade no espaço

Ficou decidido que a Assembleia de Radiocomunicações tem que urgentemente estudar o uso de espectro e recursos de órbita e megaconstelações LEO.  Além disso, será necessária pesquisa sobre o acesso equitativo, racional e compatível entre as órbitas GEO e não GEO. 

Em meio a Conferência Plenipotenciária os membros destacaram outras preocupações genuínas, porém há questões que não estão ao alcance da UIT. Os impactos ambientais do lixo espacial, por exemplo, precisam ser estudados. 

Na mesma ocasião, a Conferência determinou que a UIT tem que implantar a agenda de sustentabilidade Space2030, que foi adotada pela Assembleia Geral da ONU há um ano. Afinal, o uso das tecnologias espaciais impactam diretamente na proteção ambiental, desastres, infraestrutura de energia, agricultura e segurança de alimentos. 

O crescimento da tecnologia via satélite e a sustentabilidade no espaço

A expansão da tecnologia via satélite tem crescido e se expandido com certa rapidez. Um exemplo disso é a internet Starlink, gerada pela SpaceX, de Ellon Musk. A internet que inclusive já chegou ao Brasil e tem avançado até na comunicação móvel, nos Estados Unidos, é inteiramente via satélite. 

Para gerar o sinal, eles têm criado e mantido uma megaconstalação de satélites que estão na órbita da Terra. Esses satélites têm gerado preocupação para entidades reguladoras por todo o mundo, pois há a discussão sobre o lixo espacial e sobre como a proximidade deles da Terra pode impactar negativamente o planeta.

Governo chinês não quer serviço da Starlink no país; entenda o caso

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Nesta semana noticiamos que os serviços da internet via satélite da Starlink chegaram ao Japão, primeiro país asiático a contar com o serviço da SpaceX, do bilionário Elon Musk. Entretanto, em sua tentativa de adentrar no mercado em outros países asiáticos, obteve uma resposta negativa do governo de Pequim para ofertar o serviço em território chines.

O empresário inclusive afirmou que autoridades chinesas o procuraram diretamente para cobrar garantias para que isso não aconteça.

De acordo com o portal Gizmodo, os chineses apresentaram preocupações depois que a Space disponibilizou acesso da Starlink para os iranianos. Como a conexão via satélite não depende de provedores de serviços convencionais, o serviço no território chinês seria uma forma de contornar o controle e censura que o país tem sobre suas redes de telecomunicações.

Essa resistência do governo da China com o serviço da Starlink não é novidade. Ano passado, o país fez uma reclamação formal na ONU contra a SpaceX, alegando que a Estação Espacial Chinesa Tiangong precisou desviar dos satélites da empresa para evitar uma potencial colisão, cujo acontecimento teria ocorrido entre julho e outubro de 2021.

Ainda não há informações se Elon Musk concordou com o pedido chinês, mas segundo o The Verge, o bilionário tem conversado com o governo. Vale lembrar que ele escreve uma coluna para uma revista administrada pela agência de censura da internet no país.

Essa aproximação é motivada pelos negócios. Inclusive, a Tesla mantém uma fábrica em Xangai, onde tem vendido mais de 50 mil automóveis no mercado da China. No entanto, o serviço de internet via satélite da Starlink ainda não é bem-vinda no mercado de telecomunicações no país asiático.

Cobertura no Japão da Starlink

De acordo com o mapa da cobertura oficial, a Starlink está cobrindo com seu serviço grande parte do norte do país japonês, incluindo Tóquio. Além disso, há expectativas de que outras regiões do país, incluindo o sul do Japão e a ilha de Hokkaido, passarão a ter a recepção do sinal de internet via satélite da empresa no trimestre atual.

Como ganhar bônus de até 44 GB de internet e Discovery+ como cliente da Vivo

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Se você é cliente Vivo Pré e está esperando uma oportunidade para aproveitar ações e promoções na operadora. Chegou o momento! A operadora está dando acesso grátis por três meses ao serviço de streaming Discovery+ para aqueles que fizerem recargas a partir de R$ 25.

Além disso, a operadora também está dando 1 giga de bônus válido na mesma ação. No entanto, o bônus deverá ser usado dentro de 7 dias, e também é válido para recargas a partir de R$ 20.

Ao recarregar R$ 25 que é válido por 30 dias, o cliente pré vai ganhar 1 GB de bônus válido por 7 dias e acesso gratuito ao Discovery+ por três meses. O mesmo vale para a recarga de R$ 30, que também é válido por 30 dias. Vale ressaltar que na recarga de R$ 20, o usuário terá direito apenas 1 GB de bônus, sendo que a ação feita para o desconto só é válida para recarga de valores a partir de R$ 25.

A Vivo também dá a opção de recarregar R$ 15, válidos por 30 dias, mas não há benefícios ativos nesta oferta.

Como ganhar mais gigas na Vivo?

Por meio da Vivo Pay, conta digital da operadora, o cliente pode ganhar até 44 GB de bônus para usar como quiser. Apenas em baixar, cadastrar e ativar a conta digital, o usuário ganha 2 GB de Bônus.

Confira as ações e os bônus:

  • Ao fazer o primeiro depósito a partir de R$ 25, ganha mais 2 GB;
  • Ao fazer a primeira compra com o cartão virtual Vivo Pay, terá 24 GB de bônus;
  • Ao pagar a 1ª fatura Vivo ganhará mais 6 GB;
  • Na periferia recarga realizada pelo aplicativo, ganhará 10 GB.

Vale ressaltar que os 10 GB de bônus da recarga é válido por 7 dias, elegíveis apenas para planos pré-pagos. Enquanto que os outros são válido por 30 dia, elegíveis para pré, controle e pós.

Claro está dando desconto de R$ 20 em seus planos Flex

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A Claro está com uma oferta especial para atrair mais clientes para os seus planos Flex. A empresa está dando desconto de R$ 20 reais no primeiro mês de assinatura em qualquer pacote de telefonia móvel da modalidade. Além disso, está dando giga para Cliente pré por 12 meses.

No site da operadora estão disponíveis três opções de planos Claro Flex: 16 GB, 25 GB e 31 GB. Em todos os planos, o usuário tem ligações Claro para Claro, SMS nacional, além de ligações ilimitadas para qualquer outra operadora usando o 21. as ligações são ilimitadas para fixo e celular de qualquer operadora do Brasil, incluindo celulares Claro e telefone fixo Claro e Claro net fone, usando o 21.

Por meio de um cupom de desconto (VIRAFLEX20) que já vai aplicado na compra, aqueles que fizerem a portabilidade numérica ou já são clientes da operadora e desejam mudar de plano para o Claro Flex, receberão desconto de 20 reais no primeiro mês de assinatura.

Confira os valores:

  • Pacote de 16 GB – (8 GB + 8 GB no plano Cliente Pré por 12 meses). No primeiro mês o usuário vai pagar apenas R$ 19,90. Seu valor sem o desconto é de R$ 39,99.
  • Plano de 25 GB – (10 GB + 15 GB no plano Cliente Pré por 12 meses). Seu valor original é de R$ 49,99, com o cupom de desconto, o primeiro mês sairá por R$ 29,99.
  • Dados de 31 GB – (16 GB + 15 GB no plano Cliente Pré por 12 meses). Com desconto, o primeiro mês sai por R$ 49,99, ante valor original de R$ 69,99.

Aplicativos ilimitados

Em todos os planos, o cliente terá acesso ilimitado incluso na oferta dos seguintes aplicativos: WhatsApp, Waze, Instagram, Facebook, Twitter e Claro música.

A operadora ainda tem o programa Indique e ganhe, onde o usuário que indicar o Claro Flex fará 10 GB de bônus por cada indicação efetivada. Inclusive, o indicado também ganhará 10 GB.

Vale ressaltar que não há informações sobre o período em que o cupom ficará disponível, sendo que ele pode ficar indisponível a qualquer momento.