17/04/2024

2,06 milhões de usuários fizeram portabilidade numérica até março de 2022

Desse total, 87% (1,79 milhão) foram demandas de usuários de telefonia móvel e 13% (270,44 mil) de terminais fixos.

De acordo com um relatório da ABR Telecom, Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil, somente nos três primeiros meses deste ano, 2,6 milhões de usuários trocaram de operadora, ou seja, fizeram a portabilidade numérica.

Desse total, 13% (270,44 mil) foram migrações realizadas por terminais fixos e 87% (1,79 milhão) foram demandas de usuários de telefonia móvel. O relatório da entidade afirma que desde a implantação da portabilidade de número, em 2008, houve a migração de 75,57 milhões de transferência entre uma operadora e outra, sem a necessidade de trocar o número da linha.

O relatório aponta que desde o início do serviço até o dia 31 de março de 2022, foram efetivas 19,98 milhões (26%) de migrações por usuários de telefones fixos e 55,59 milhões (74$) de transferência de portabilidade feitas por terminais móveis.

Antes da portabilidade, os consumidores que desejavam trocar de operadoras encontravam um grande obstáculo pela perda do número, muitas vezes, compelindo-o a continuar em uma empresa que não estava lhe agradando.

Com a transferência lançada em 2008, ficou mais fácil, pois além de aumentar a competitividade das companhias para não perder clientes, o usuário também poderia exercer seu poder de descontentamento e buscar o melhor para si.

Quando foi indiciado, a portabilidade numérica começou gradualmente nos 64 DDDs em operação no Brasil a partir de setembro de 2008, somente em março do ano seguinte que a migração foi possível em todo o território nacional.

O prazo estabelecido para ocorrer a transferência de uma operadora para outra é de três dias úteis ou após esta, se o usuário agendar. Caso queira desistir, o usuário tem dois dias úteis, após a solicitação, para suspender o processo de portabilidade.

No site da ABR Telecom, o usuário pode acompanhar o processo e efetivações de migração conforme o DDD e a data de início do serviço. Na página, tem uma ferramenta de busca para pesquisar a qual operadora pertencem os números de telefone.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários