29/04/2024

YoWhatsApp deixa celular Android vulnerável a vírus

Aplicativo YoWhatsApp oferece melhorias em relação ao original, mas é péssimo para qualquer aparelho celular.

Versão similar a original do WhatsApp está roubando chaves de acesso dos usuários. A YoWhatsApp é um aplicativo que imita o mensageiro da Meta e está disponível para aparelhos Android. Pesquisadores de segurança da Kaspersky descobriram que esse aplicativo tem o trojan “Triada” que pode roubar acessos dos usuários. 

Pessoa usando celular

Isso já aconteceu outras vezes com aplicativos semelhantes. Durante 2021 foi como FMWhatsApp, que também é um mod do WhatsApp que também estava roubando dados. 

YoWhatsApp permite invasão de celular e roubo de dados

Usuários buscam aplicativos como YoWhatsApp por conta de funcionalidades que a versão original não apresenta. Ele oferece uma interface personalizável, bloqueio de bate-papo e outras opções que não estão disponíveis no mensageiro oficial. Daí, pessoas acham nesse outro app alguma vantagem de uso. 

O mod é ofertado em anúncios do Snaptube, uma plataforma popular que serve para baixar vídeos. Quando o usuário instala o aplicativo através dos anúncios, logo ele começa a operar as atividades maliciosas. 

A instalação e configuração é aparentemente normal, porém todas as permissões que o usuário faz para o aplicativo similar são concedidas para o vírus. Assim o Trojan tendo acesso livre ao celular, consegue usufruir de assinaturas pagas e dar lucro a terceiros e também consegue roubar chaves de acesso de diversas plataformas. 

Dessa maneira, com os dados em mãos através do vírus, hackers podem acessar o WhatsApp oficial da vítima e se passar pelo dono da conta para ter contato com a lista de números salvos ou até mesmo fazer outras ações. 

Aplicativos como YoWhatsApp, WhatsApp Plus e outros que se passam pelo aplicativo original oferecendo mais funções com opções diferentes não são seguros de maneira nenhuma. 

O ideal é que o usuário faça conta no aplicativo verdade e ative os protocolos de segurança que ele oferece, como a verificação em duas etapas. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários