27/04/2024

Governo chinês não quer serviço da Starlink no país; entenda o caso

Elon Musk está tentando expandir o serviço de internet via satélite da SpaceX nos países asiáticos, após ter permissão para atuar no Japão.

Nesta semana noticiamos que os serviços da internet via satélite da Starlink chegaram ao Japão, primeiro país asiático a contar com o serviço da SpaceX, do bilionário Elon Musk. Entretanto, em sua tentativa de adentrar no mercado em outros países asiáticos, obteve uma resposta negativa do governo de Pequim para ofertar o serviço em território chines.

O empresário inclusive afirmou que autoridades chinesas o procuraram diretamente para cobrar garantias para que isso não aconteça.

De acordo com o portal Gizmodo, os chineses apresentaram preocupações depois que a Space disponibilizou acesso da Starlink para os iranianos. Como a conexão via satélite não depende de provedores de serviços convencionais, o serviço no território chinês seria uma forma de contornar o controle e censura que o país tem sobre suas redes de telecomunicações.

Essa resistência do governo da China com o serviço da Starlink não é novidade. Ano passado, o país fez uma reclamação formal na ONU contra a SpaceX, alegando que a Estação Espacial Chinesa Tiangong precisou desviar dos satélites da empresa para evitar uma potencial colisão, cujo acontecimento teria ocorrido entre julho e outubro de 2021.

Ainda não há informações se Elon Musk concordou com o pedido chinês, mas segundo o The Verge, o bilionário tem conversado com o governo. Vale lembrar que ele escreve uma coluna para uma revista administrada pela agência de censura da internet no país.

Essa aproximação é motivada pelos negócios. Inclusive, a Tesla mantém uma fábrica em Xangai, onde tem vendido mais de 50 mil automóveis no mercado da China. No entanto, o serviço de internet via satélite da Starlink ainda não é bem-vinda no mercado de telecomunicações no país asiático.

Cobertura no Japão da Starlink

De acordo com o mapa da cobertura oficial, a Starlink está cobrindo com seu serviço grande parte do norte do país japonês, incluindo Tóquio. Além disso, há expectativas de que outras regiões do país, incluindo o sul do Japão e a ilha de Hokkaido, passarão a ter a recepção do sinal de internet via satélite da empresa no trimestre atual.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários