04/05/2024

Regiões metropolitanas vão receber troca de antenas para chegada do 5G

Fazer a mudança de antenas é uma das primeiras ações de logísticas de um região antes de receber ativação do sinal 5G.

A mudança de antenas deve chegar em cidades metropolitanas, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Nesta terça-feira, 11, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa 3.625 a 3.700 MHZ, o Gaispi, decidiu que o projeto Siga Antenado pode dar início às mudanças de antenas em outras cidades. 

Antena parabólica

O 5G já está ativado em todas as capitais do Brasil, o crescimento nessas cidades depende mais das operadoras do que de outras instituições como. 

Agora a Anatel está traçando seus planos para ampliar a rede em outras cidades. Com isso, é necessária a mudança de antenas, onde a parabólica antiga de banda C sai, para a chegada das parabólicas menores, de banda KU. 

Saiba mais sobre a mudança de antenas nas regiões metropolitanas

Segundo a Anatel, essa deliberação alcança todos os municípios que estão nas regiões metropolitanas de todas as capitais de estados e do Distrito Federal. 

Além disso abrange também agrupamentos de cidades que têm alguma influência daqueles outros com mais de 500 mil habitantes e que já tiveram a migração iniciada neste mês. 

Essa decisão foi impulsionada pelo desejo de ganhos logísticos que serão resultado ao final desse processo de distribuição e instalação dos kits e antenas. Isso também vai facilitar a comunicação da migração. 

A mudança de antenas não significa liberação imediata de faixa

A Anatel lembra que esse processo de mudança de antenas nas regiões metropolitanas não significa que a faixa de 3,5 GHz estará disponível para uso em todas as cidades desde janeiro de 2023. 

Porém, concluindo esse processo de mudança o quanto antes, ajuda na avaliação da antecipação de liberação de faixa para uso do 5G. 

É importante lembrar que para ativação completa do 5G todas as antenas parabólicas da região precisam ser trocadas. Esse processo está sendo feito pelo projeto Siga Antenado, que oferece auxílio gratuito completo para troca para os cidadãos que têm Cadastro Único junto ao Governo Federal. 

Para entender melhor como funcionam as trocas de antenas acesse o aqui o site do Siga Antenado. E para saber a relação de cidades que terá a mudança de antenas acesse aqui o site da Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários