27/04/2024

IPTV é crime e vai acabar? Entenda e tire dúvidas sobre esse produto

É comum haver dúvidas sobre a liberdade de uso do IPTV. Descubra o que a Anatel diz sobre isso e quais são os limites desse produto.

Você certamente conhece o IPTV. Já deve ter ouvido falar que é crime ou que vai acabar no Brasil. Antes de tudo saiba que existem alguns formatos que são ilegais, mas não é um formato caçado no país. Ou seja, você pode ter, desde que siga as normas da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações.

Pessoa usando TV

IPTV significa Internet Protocol Television, ou Televisão sobre o protocolo da Internet. E a definição em sentido amplo é: entrega de conteúdos de televisão utilizando redes IP. A Anatel que criar regras de controle para o melhor uso, mas nem de longe deseja que o formato acabe. 

Esse serviço lembra muito ao de televisão por assinatura. Porém, a TV assinada é paga periodicamente e o acesso para os canais fechados acontece através do sinal de uma antena. 

O IPTV é gratuito, basta a compra de um aparelho. E com ele instalado na TV é possível assistir diversos canais gratuitos por meio de conexão com a internet.

E o uso do IPTV é considerado crime?

De maneira nenhuma. Segundo a agência reguladora, essa é uma tecnologia entre as quais podem ser utilizadas para a prestação dos diversos serviços de telecomunicações regulados pela Anatel. 

Ainda, a tecnologia pode ser também utilizada para prestação de Serviço de Valor Adicionado – SVA, nos termos da legislação aplicável. Ou seja, em resumo geral, não há motivos para a extinção deste produto. 

Se essa TV por internet não ilegal, porque há essa desconfiança? 

Essa tecnologia é de fato legal e permitida. Porém, há oferta de aparelho IPTV com acesso a canais pagos como se fossem gratuitos. Isso sim é crime. 

Você já deve ter visto essa oferta: vários canais pagos só que de graça através de um aparelho só. Com uma única compra o acesso é ilimitado a canais fechados. Essa modalidade não é permitida. IPTV legal é para assistir canais gratuitos. 

Como saber se o aparelho é liberado ou não?

Para saber se o aparelho que você tem ou deseja comprar está regularizado com a Anatel e nem oferece nenhum serviço ilegal, basta clicar aqui no site da agência e pesquisar pelos equipamentos que são certificados homologados por ela.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários