28/04/2024

Anatel rejeita pedido da Algar e Neo sobre ORPA de roaming

Empresas Algar e Neo se mostram insatisfeitas com exclusividade da Vivo sobre a ORPA de roaming nos ativos comprados da Oi Móvel.

A Algar Telecom e a Associação Neo entraram com recursos contra a exclusividade da oferta de referência de produto de atacado – ORPA – de roaming, que foi feita pela Vivo quando comprou parte da Oi Móvel. Porém a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, rejeitou o pedido. 

Torre de telefonia

Essa decisão de rejeição foi tomada pelo presidente da agência, Carlos Baigorri. E ela foi emitida em despacho assinado no último domingo, 23. 

Para Carlos Baigorri, a tomada de decisão original do Despacho Decisório nº 32/2022/PR segue o Regimento Interno da Agência, o RIA. O presidente da Anatel também pontuou outro detalhe: que a decisão sobre o pedido com efeito suspensivo não faz sentido dentro da esfera administrativa. Isso de acordo com o artigo 122 do RIA. 

Durante setembro, em despacho emitido pelo próprio presidente da agência, o pedido de efeito suspensivo da Claro e Vivo foi acolhido. Na época ocorreu um acolhimento parcial por parte Baigorri e o pedido era contra a decisão da Anatel que havia homologado as ofertas de referência de produto de atacado para roaming. Dessa forma, estava permitido o direito à exclusividade com o argumento de que não seria razoável às operadoras terem, na mesma região, acordos de roaming em várias redes. 

Os pedidos da Algar e da Neo alegavam que a decisão dava exclusividade de oferta de referência de produto de atacado de roaming a Vivo ia de encontro com os interesses das operadoras de pequeno porte. Por isso ambas pediram a revogação. 

Para Algar, ela é dependente dos insumos de roaming para oferecer o serviço móvel a usuários quando eles estão fora de área. Já a Neo disse que o efeito suspensivo constitui um risco de atraso no mercado. Pois assim as operadoras menores vão deixar de contratar mais de uma prestadora de serviço em uma mesma região.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários