25/04/2024

Porto de Santos será a 1ª instalação portuária a ter rede privada 5G na América Latina

BTP, TIM E Nokia firmaram parceria para construir uma rede da quinta geração de internet móvel no terminal de contêineres no porto.

A TIM e a Nokia formaram parceria com a Brasil Terminal Portuária (BTP) para construir e operar uma rede privada 5G no terminal de contêineres no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com as empresas, é a primeira rede privada da quinta geração de internet móvel em instalações portuárias em toda a América Latina.

O plano é que essa estrutura se torne definitiva, depois que a disponibilização comercial da faixa de 3,5 GHz seja liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que deverá acontecer até 1ª de janeiro de 2023.

Com a rede privada 5G, a BTP pretende implantar soluções para “aumentar a conectividade dos equipamentos e, consequentemente, a sua eficiência operacional“. Para isso, contará com a plataforma de automação de cloud da Nokia (Nokia Digital Automation Cloud – NDAC), focada em redes críticas.

Com o 5G, será possível o monitoramento remoto e em tempo real de equipamento, guindastes de diferentes portes e gestão a partir de uma central de acompanhamento. Além disso, contribuirá para aumentar a oficina da comunicação entre os 1,4 mil funcionários atuando no local, incluindo com ferramentas e aplicações próprias.

Já foram realizados os primeiros testes com Prova de conceito, por meio de rede de acesso e core privado, onde foram válidos a velocidade, cobertura e latência da rede. “Os resultados foram positivos e atingiram as metas e especificações estabelecidas pelas equipes técnicas da BTP“, dizem as companhias em comunicado.

“Acreditamos que a tecnologia tem o poder de tornar o setor portuário mais eficiente, seguro e sustentável. Estamos investindo continuamente no desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias digitais para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções”, afirma, em nota, Ricardo Arten, CEO da BTP.

O projeto faz parte de um pacto de investimentos associados à renovação contratual do Porto de Santos por mais de 20 anos, buscando aumentar a capacidade operacional com a tecnologia, segundo o executivo.

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