23/04/2024

EAF lança canal para registro de ocorrências de interferência na TV parabólica em Brasília

População da capital poderá informar ao Siga Antenado se está tendo algum tipo de interferência no sinal de televisão parabólica (TVRO).

Com a chegada do 5G em Brasília, primeira capital do país a receber a tecnologia, uma das principais preocupações da EAF, entidade administradora da faixa de 3,5 GHz, está relacionada à possível interferência do sinal de TV parabólica, uma vez que a cidade já conta com a quinta geração de internet móvel.

Assim como já noticiamos diversas vezes aqui no portal, devido a proximidade da faixa de frequência usada pelo 5G com a usada pelas antenas de TV parabólicas tradicionais, pode ocorrer interferência no sinal da televisão daquelas famílias que ainda faz uso desse tipo de equipamento.

Para poder identificar as ocorrências de interferência no sinal, a EAF (Siga Antenado), disponibilizou canais de comunicação para que a população de Brasília possa informar ocorrências de interferência no sinal das TVRO.

De acordo com a entidade, como o sinal do 5G já está ativo na capital, as famílias que ainda fazem uso da parabólica tradicional para assistir TV podem verificar algum tipo de interferência nas imagens do aparelho, como chuviscos, imagens travadas e até a interrupção permanente da transmissão.

Dessa forma, a população de Brasília que observar algum indício de interferência no sinal aberto de TV da parabólica tradicional poderá abrir um registro no canal criado pelo Siga Antenado através do número 0800 729 2404.

Além de realizar esse suporte para a população brasiliense, a Siga Antenado também faz a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital na banda Ku para a população de menor renda inscrita em programas sociais do Governo Federal, como o CadÚnico. Para saber se tem direito ao kit, a população que ainda usa a parabólica tradicional deve acessar o site da Siga Antenado.

Vale ressaltar que o canal de comunicação é direcionado para a população de Brasília, que é onde houve a ativação do 5G. A EAF é a instituição não governamental que está responsável pelo trabalho de limpeza da faixa com mitigação em estações profissionais (FSS) na banda C estendida. Além disso, também deve oferecer apoio a população durante a migração do sinal de TV parabólicas (TVRO) para as digitais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários