21/04/2024

Brasília tem o melhor 5G do país, mas a rede é pouco utilizada

Qualidade da rede móvel 5G em Brasília chama atenção não só no Brasil, mas em todo o mundo, porém poucas pessoas utilizam.

Cidade de Brasília tem o 5G mais rápido entre as capitais brasileiras que já passaram pela ativação do sinal. Esse dado foi divulgado no relatório da Opensignal, que saiu nesta quinta-feira, 27. Além de ser a melhor do país, em relação ao mundo, a capital federal é a segunda melhor, só fica atrás de Seul, capital da Coreia do Sul. 

Brasília

A velocidade registrada no uso do 5G de Brasília superou todas as outras capitais pelo mundo, exceto Seul. O relatório registrou uma velocidade de download, em Brasília, 2,5 vezes mais rápida que nas outras nove capitais pesquisadas.

5G de qualidade em Brasília impactou no sinal do 4G 

Gráficos do 5G pelo mundo
Gráficos do comparativo do 5G em várias cidades pelo mundo.

Além dos resultados positivos sobre o sinal e uso do 5G, o povo de Brasília percebeu também uma melhora no 4G. E segundo o relatório, a velocidade média do LTE é de 24,3 Mbps, e isso influencia no 5G, deixando ele um pouco mais rápido. 

Já no comparativo entre o 5G não standalone e o DSS, que tem o compartilhamento de espectro, a pesquisa da Opensignal notou melhora de 2,4 vezes. Assim como o download, o upload da capital federal também foi o segundo maior do mundo, registrando 30,8 Mbps. 

Sinal bom, mas pouco uso

Porém, em contraste com esses bons resultados, os moradores da cidade brasileira foram os que tiveram menos contato com o 5G. Em média, os celulares estão em apenas 12,6% do tempo analisado em conexão com o 5G, só estando à frente de Ottawa (cidade do Canadá) e Cidade do México (capital mexicana). 

Embora tenha uma das melhores capacidades na sua usabilidade, a rede em Brasília é menos usada do que nas outras pesquisadas por estar menos disponível. 

Por fim, no comparativo brasileiro, Brasília ganha no download e perde em upload. A melhor cidade nesse último quesito, dentro do Brasil, é a vizinha Goiânia. 

Gráficos sobre o 5G
Gráficos comparativos do 5G no Brasil.

A rede 5G está presente em vários outros países, como por exemplo na Coreia do Sul, México, Alemanha, Chile, Estados Unidos e outros. E no  Brasil já foi feita ativação em todas as capitais dos estados e em breve começará a liberação em cidades com mais de 500 mil habitantes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários