16/12/2025
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Copa 2022: Casimiro anuncia que transmitirá jogos do mundial

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O Casimiro Miguel, ou simplesmente Casimiro, maior streamer brasileiro de esportes, vai transmitir a Copa do Mundo 2022. Essa é uma proposta inovadora, já que a transmissão será feita por ele através de seu canal digital na Twitch e não por um canal de televisão. 

Divulgação de Casimiro na Copa 2022

A LiveMode fará a comercialização, promoção e produção das transmissões dos 22 jogos da Copa. Tanto os jogos do Brasil, quanto das outras seleções, mais semi-finais e finais serão exibidos por Casimiro, na internet, ao vivo e gratuitamente. 

O que já se sabe sobre a transmissão da Copa 2022 por Casimiro

Desde o ano passado a Rede Globo não tem mais a exclusividade do mundial. Isso implicou no surgimento dessa parceria com Casimiro, afinal, a LiveMode já tinha os direitos de transmissão do campeonato mundial de seleções de futebol.

Não há muitos detalhes sobre como vai funcionar a transmissão, qual logística o streamer vai usar. Porém, já se sabe que ele vai mostrar um jogo por dia e terá entre eles os jogos da Seleção Brasileira, o jogo de abertura, as duas semifinais e a final.

A principal plataforma de Casimiro é a Twitch, embora ele também tenha canal no YouTube. As transmissões ao vivo são feitas na plataforma dedicada a streaming de jogos. Enquanto no outro site são postados cortes das lives. 

O jornalista já fez transmissão de outras partidas. Um exemplo foi o Campeonato Carioca de 2022, que foi exibido em uma parceria também com a LiveMode. 

O acesso a Twitch é feito através de cadastro na plataforma de vídeos. Quem é cliente Amazon Prime, tem acesso facilitado através do login. 

Copa do Mundo 2022

Diferente dos outros anos em que a copa sempre foi no mês de junho, esse ano, por questões climáticas do país sede, Catar, a competição será em novembro e dezembro. Começa no próximo dia 20, domingo, às 13h, com um jogo entre Catar e Equador.

Anatel parabeniza Lula, Alckmin e Justiça Eleitoral pelas Eleições 2022

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A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, parabenizou o presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva e o seu vice, Geraldo Alckmin. Também cumprimentou a Justiça Eleitoral pela condução das Eleições de 2022. 

Anatel

O assunto foi abordado durante a abertura da 917ª Reunião do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações, que aconteceu nesta quinta-feira, 04 de outubro. 

Em nota a agência cumprimentou os representantes eleitos e se colocou à disposição da equipe de transição para contribuir no que for necessário no momento. 

“Como primeira agência reguladora do País, e às vésperas de completar seus 25 anos de história, a Anatel se coloca à disposição da equipe de transição, seja por meio do fornecimento de informações setoriais e regulatórias, da colaboração de seu corpo técnico ou de quaisquer outras contribuições que possam vir a ser necessárias neste momento.”

A nota cita ainda a importância de uma transição de governo pacífica e republicana. Segundo a agência, esses são pilares fundamentais da democracia. Também acrescentou que isso é indispensável para o desenvolvimento da economia e da sociedade, assim como é necessário para o ambiente de negócios de setores regulados como são as telecomunicações.

E já por fim, a nota também parabenizou a Justiça Eleitoral. A Anatel descreveu o processo da Eleição 2022 como tranquilo, graças ao trabalho desse órgão, que é responsável por fiscalizar o cumprimento das leis referentes ao pleito.

Citou também a atuação das prestadoras de telecomunicações, que com a ajuda da agência fizeram o que a Justiça Eleitoral solicitou. 

“Nesse sentido, louvo o trabalho da Justiça Eleitoral ao garantir lisura e tranquilidade nos processos relativos às Eleições de 2022. Louvo, também, a atuação das prestadoras de telecomunicações que, com a intermediação da Anatel, cumpriram prontamente as decisões emanadas pela Justiça Eleitoral e garantiram a conectividade necessária, colaborando para o fortalecimento dos processos democráticos”.

Anatel define novas regras para multar empresas que venderem produtos piratas

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O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações decidiu nivelar os valores das multas aplicadas às empresas que comercializarem produtos piratas, como smartphones não homologados no Brasil. A partir de agora, a sanção terá valor inicial (piso) de 110 reais, caso a infração seja leve e praticada por microempresas.

Para infrações graves praticadas por empresas de grande porte, o teto de multa será de R$ 30 milhões. As novas regras penalizam também o uso incorreto ou alteração das características técnicas de produtos homologados. A regulamentação aprovada também trata da utilização indevida do selo da Agência.

A decisão da Anatel também engloba grandes comerciantes do setor digital, como Mercado Livre e Amazon. Na regra prevista pela agência, a multa era de acordo com o número de dispositivos vendidos. Com a mudança, passa a valer também o volume de equipamento nos estoques das lojas. Também será considerado não apenas o produtos piratas encontrados fisicamente, como aquele descrito como disponível no estoque na página de venda na internet.

Dessa forma, os valores da multas serão de acordo com o porte da empresa, a quantidade de aparelhos comercializados, a quantidade de aparelhos em estoque e a gravidade da conduta praticada. Os usuários de equipamento pirata também ficarão sujeitos a multas, só que mais brandas.

Outras infrações consistem em:

  • Descumprimento de compromissos assumidos na homologação de um produto pela fabricante/importadora;
  • Importação de equipamento não homologado;
  • Comercialização de equipamento não homologado;
  • Fraude no processo de avaliação de conformidade e homologação.

Cada uma dessas infrações é um fator diferente que multiplica a multa, com limite máximo a R$ 30 milhões. A regulamentação entrará em vigor a partir da sua publicação no Diário Oficial da União.

Veja na tabela abaixo como ficam as multas, por porte da empresa e gravidade da infração:

tabela-valores-multas-empresas-produtos-piratas
Tabela: Tele.Síntese

Siga Antenado abre edital para prestadoras de serviços e produtos

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O Siga Antenado abriu concorrência para fornecedores fazerem parceria para a nova etapa do trabalho de troca de antenas parabólicas pelo Brasil. O anúncio foi feito na última terça-feira, 01. Foram lançados editais sobre o assunto. 

Antena Parabólica

O projeto lançou dois pedidos de propostas para a próxima fase. As duas concorrências são sobre a troca de equipamentos: um edital fala sobre comprar antenas mais modernas e o outro é sobre a prestação do serviço da instalação dessas antenas nas residências. 

Como o Siga Antenado está trabalhando com as propostas

Para participar, as empresas que tiverem interesse tem que até o dia 08 de novembro enviar a documentação exigida pelo projeto e ter amostras dos equipamentos para testes práticos com eles. 

Para saber mais detalhes dos editais e lista de documentos solicitados pelo Siga Antenado, basta acessar o site dos fornecedores do projeto

Quando os documentos forem enviados e a entidade receber, fará uma avaliação de escolha das melhores propostas, desde que atendam as necessidades de comércio, técnicas e financeiras. 

As empresas que foram escolhidas vão fornecer os kits de antenas parabólicas e prestar o serviço da instalação delas durante novembro de 2022 e abril de 2023. 

Para que serve o projeto

O Projeto Siga Antenado faz parte das ações de telecomunicações para limpeza de faixa que prepara localidades para receber a rede móvel 5G. As antigas antenas parabólicas transmitem ondas em uma frequência parecida com a da nova internet, por isso elas não podem coexistir no mesmo ambiente, se não uma “passaria por cima” da outra. 

Com isso, a solução é a troca de antenas antigas pelas novas. Elas são menores e estão em uma frequência diferente. Assim, o 5G e o sinal de televisão podem estar no mesmo local sem interrupções. 

Através do Siga Antenado, famílias que possuem antenas antigas e estão no Cadastro Único, recebem a troca e instalação gratuitamente.

HBO Max e Discovery+ já somam cerca de 95 milhões de assinantes

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Junto com o relatório do terceiro trimestre divulgado nesta quinta-feira (03), a Warner Bros. Discovery (WBD) registrou um aumento no número de clientes globais das suas assinaturas de streaming, que chegaram a quase 95 milhões de usuários, combinado com HBO, HBO Max e Discovery+.

Enquanto a empresa trabalha para unificar as plataformas de streaming, a empresa liderada por David Zaslav decidiu não separar o número de assinantes entre HBO e HBO Max. Durante a conferência, o executivo disse que a empresa decidiu adiar a data de lançamento da plataforma unificada para a primavera de 2023 nos Estados Unidos.

“Enquanto nossa equipe está trabalhando duro para se preparar para o lançamento de nossa oferta combinada, também estamos experimentando e testando ativamente nossas hipóteses sobre o futuro produto, em grande parte para resolver algumas das deficiências da plataforma existente”, disse Zaslav.

Embora esteja perto dos 100 milhões de usuários, o crescimento de assinantes não foi tão significativo, aumentando apenas 2,8 milhões em todo o mundo nos serviços WBD no segundo trimestre. No mercado interno, HBO, HBO Max e Discovery + adicionaram apenas 500.000 clientes.

Para nível de comparação, a Netflix, que tem sido alvo de muitas críticas e enfrentado pessimismo do mercado, conseguiu adicionar 2,41 milhões de novos assinantes no terceiro trimestre, incluindo um ganho de 100.000 na região dos EUA / Canadá, para 223,1 milhões em todo o mundo no final de setembro.

Na conferência, o proprietário da HBO, Discovery Channel e o estúdio Warner Bros. relataram um prejuízo líquido de US$ 2,3 bilhões no terceiro trimestre, que incluiu US$ 1,92 bilhão em amortização antes dos impostos de ativos intangíveis relacionados à aquisição e US$ 1,52 bilhão vinculados à reestruturação e outros encargos. O principal executivo reconhece o ambiente desafiador que se encontra.

“Estamos reimaginando e transformando a organização para o futuro enquanto promovemos sinergia em toda a empresa, aumentando nossa meta para pelo menos US$ 3,5 bilhões e fazendo progressos significativos em nosso produto DTC combinado”, disse Zaslav, CEO da Warner Bros.

No segundo trimestre, a Warner Bros. Discovery afirmou que os assinantes do HBO Max, HBO e Discovery + totalizaram 92,1 milhões, um aumento de 1,7 milhão em relação aos 90,4 milhões do trimestre anterior. Isso representa um aumento de 22%, de 75,8 milhões, em uma base pró-forma em relação ao ano anterior. No entanto, houve perda no mercado interno, caindo 300.000 – caindo de 53,3 milhões no primeiro trimestre para 53,0 milhões em 30 de junho nos EUA e Canadá.

Samsung tira sarro da Apple em novo comercial; confira o vídeo

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Em mais um novo comercial, a Samsung alfineta sua rival Apple tirando sarro do chamado “jardim murado”, que se trata do fato dos produtos e serviços da empresa norte-americana serem menos abertos que seus concorrentes. O comercial é intitulado “On The Fence”, (que pode ser traduzido para “Em Cima do Muro”).

No vídeo, há duas pessoas com iPhones nas mãos em uma cenário semelhante a uma loja da Apple devido ao design de suas mesas e paleta de cores. Enquanto uma terceira pessoa está em cima do mundo e quer pular para fora daquele ambiente, onde ele diz que tem “aparelhos dobráveis com câmeras épicas”.

Questionando o rapaz que está em cima do muro e o que ele está querendo fazer, vem uma das falas do roteiro que critica a Apple, dizendo “você não quer sair, estamos esperando tudo isso vir para cá”. Ainda completam dizendo que é isso o que eles fazem daquele lado do muro, eles esperam pela chegada do “novo”.

O comercial, que dura 15 segundos, termina com a frase “hora de sair de cima do muro”, satirizando a posição do personagem que ainda está no muro e não se decide se sai ou não para o ”mundo externo”. E mostrando as imagens dos Samsung modelos dobráveis, o vídeo com a frase: “Um Galaxy espera por você.”

iPhone dobrável da Apple só em 2024

De acordo com a Samsung, a Apple entrará no mercado de dispositivos dobráveis apenas em 2024. No entanto, a norte-americana levaria pelo menos um ano extra para lançar um iPhone com tela flexível, que chegaria em algum momento de 2025.

A previsão também é corroborada pelo analista da CSS Insight, Ben Wood, que diz que o primeiro iPhone dobrável apareceria apenas em 2025. O produto precisaria ser bastante caro para não conflitar com a linha principal de smartphones da marca. Com isso, já existem estimativas apontando que um iPhone dobrável deve ser apresentado na casa dos US$ 2.500 — algo próximo a R$ 12.860 em conversão direta. Para efeito de comparação, o iPhone 14 Pro Max chega a até US$ 1.599 (~R$ 8.225) em sua opção com 1 TB de armazenamento.

Confira o vídeo:

Amazon recebe permissão para operar serviço de satélites no Brasil

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O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira, 03, o pedido da Amazon para explorar comercialmente no Brasil o serviço de satélites Kuiper, constelação de baixa órbita (LEO) da empresa. Foi concedido o direito de explorar as radiofrequências de 17,7 a 18,6 GHz e 18,8 a 20,5 GHz (enlaces de descida) e 27,5 a 30 GHz (enlace de subida), correspondentes a banda Ka.

A Amazon pediu o direito de explorar o serviço por 15 anos, mas a Anatel autorizou apenas 5 anos de licença, contados a partir da publicação do Extrato do Ato de Autorização no Diário Oficial da União, com possível renovação. A agência tem evitado liberar licença com prazo longo para sistemas de satélite com mais de mil artefatos.

Segundo o relator do processo, conselheiro Emmanoel Campelo, “existe clara preocupação da Agência quanto ao uso dos recursos das baixas e médias órbitas, devendo a Anatel ter prudência para preservar a competição atual e futura no setor”. Além disso, a Kuiper tem 2 anos para entrar em operação no país, ou terá a licença revogada.

“Estamos vendo uma corrida, por parte de poucas empresas e países, que aceleram para chegar primeiro e ocupar o recurso, possivelmente impedindo futuros usos por outros interessados”, diz ainda Campelo, em sua análise, a respeito das novas constelações de satélites.

O sistema não geoestacionário Kuiper conta com 98 planos orbitais e pretende lançar no espaço 3.236 satélites. A Amazon já celebrou acordos de coordenação para uso das frequências com a Telebras e a Telesat. O mesmo está em processo com pelo menos outros seis players do segmento satelital.

Embora tenha a licença para operar no Brasil, a empresa não terá prioridade na proteção da faixa de frequência acessada. Os sistemas geoestacionários StarOne D1, StarOne D2, Eutelsat 65WA, Eutelsat 3B, Amazonas 3, Amazonas 5, Al Yah 3, Jupiter 3, Viasat-3 79ºO, Viasat-3 89ºO têm preferência e não podem ser afetados pelo serviço da rede Kuiper.

A preferência também é da Oneweb, O3B e Starlink, que chegaram antes da Amazon, por isso estão na fila de coordenação da Anatel. Ou seja, os satélites do sistema Kuiper não poderão causar interferência inaceitável ou solicitar proteção diante de satélites geoestacionários operando nas mesmas faixas. A Amazon deverá pagar R$ 102,67 mil pela outorga.

Assim como as rivais, a Kuiper quer explorar o mercado de conexão em regiões não atendidas. Em abril deste ano, a Amazon celebrou acordos com a Arianespace, a Blue Origin e a United Launch Alliance (ULA) para lançamentos dos cerca de 3 mil artefatos em um intervalo de cinco anos, começando em 2023.

Projeto-piloto aprovado pela Anatel levará internet a 177 escolas públicas com dinheiro do leilão 5G

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Nesta quinta-feira (03), o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aprovou um projeto-piloto para levar internet para 177 escolas públicas usando os recursos arrancados no leilão do 5G, realizado em novembro de 20021. A iniciativa começará a ser implementada na segunda quinzena deste mês e a previsão é concluir até o fim de março de 2023.

A expectativa é que o projeto-piloto seja replicado para cerca de 12 mil escolas públicas de educação básica que não possuem conexão com a internet.

Inicialmente, o projeto-piloto seria implementado em 181 escolas, mas quatro delas foram fechadas permanentemente, então o número foi para 177. Essas escolas estão localizadas em dez diferentes cidades, em todas as regiões do país.

Segundo o Gape (Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas), as escolas escolhidas têm diferentes perfis, justamente para simular os desafios que serão enfrentados quando for ampliado o número de instituições a serem atendidas pelo programa. Entre as escolhidas, há até algumas sem energia elétrica e em lugar de difícil acesso, como em localidades indígenas, quilombos e assentamentos.

Os municípios em que estão as escolas que serão atendidas pelo projeto-piloto são:

  • Pau D’Arco (PA) – 11 escolas
  • Espigão do Oeste (RO) – 22 escolas
  • Baía da Traição (PB) – 17 escolas
  • Santa Luzia do Itanhy (SE) – 21 escolas
  • Gaúcha do Norte (MT) – 15 escolas
  • Cavalcante (GO) – 22 escolas
  • Berilo (MG) – 23 escolas
  • Silva Jardim (RJ) – 21 escolas
  • Entre Rios (SC) – 10 escolas
  • Domingos Soares (PR) – 15 escolas

O conselheiro e relator do processo, Emmanoel Campelo, considerou um desafio o prazo para a implementação do projeto-piloto, por causa das dificuldades que as equipes podem encontrar para levar a infraestrutura necessária às escolas. “Entendo que o cronograma apresentado é desafiador, dado o trâmite burocrático existente, necessário e que interfere diretamente no atendimento efetivo das escolas“, afirmou.

Com isso, seu voto foi a favor da determinação de que o Gape mantenha o Conselho Diretor sempre informado sobre eventual necessidade de prorrogação do prazo. Já o conselheiro Artur Coimbra destacou que os desafios a serem encontrados serão de grande valia para posterior adequação do programa que levará internet às cerca de 12 mil escolas.

Conforme as diretrizes aprovadas no projeto-piloto, as escolas deverão receber:

  • toda a infraestrutura externa e interna necessária para ter acesso à internet banda larga, via cabo e wi-fi;
  • preferência é levar banda larga através de fibra óptica, mas, nos casos em que não for possível, as escolas serão conectadas via satélite;
  • nas escolas em que não haja energia, será instalada rede elétrica, em parceria com o Ministério de Minas e Energia;
  • será montado laboratório de informática nas escolas;
  • também serão distribuídos notebook, cloudbooks e projetor (1 kit para cada 5 turmas) + um notebook extra para uso da direção das escolas;
  • será feita a capacitação de professores e técnicos das escolas, visando melhor utilização da conectividade; e
  • será pago pacote de internet banda larga para uso da escola por 36 meses.

De acordo com o edital do leilão 5G, as empresas vencedoras dos lotes da faixa de 26 GHz devem levar internet de qualidade para as escolas públicas de educação básica do país. Ao todo, deverão ser investidos R$ 3,1 bilhões, sendo que somente o projeto-piloto custará R$ 44 milhões.

Vivo Play libera sinal dos canais Telecines e Curta! para os seus clientes

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Assim como outras TV por assinatura, a Vivo Play também anunciou que entre os dias 8 e 14 de novembro, irá liberar o sinal de dois canais da sua programação: Telecines e Curta!. Poderão aproveitar os conteúdos, os clientes com assinatura Vivo Play, com acesso através do decoder da operadora ou por meio do aplicativo Play App.

Durante o período, os clientes poderão aproveitar os conteúdos do canais Telecines Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult. De acordo com a Vivo, os clientes com fatura Pós, controle ou Fibra também terão acesso ao canal pelo aplicativo do streaming na TV, browser, Chromecast, Fire TV, smartphone ou tablet.

Entre os canais em destaque na transmissão Telecine, os usuários poderão aproveitar títulos populares, como “Sing 2”, “Cidade Perdida”, “Tô Ryca! 2” e a estreia de “Ambulância – um dia de crime”.

Entretanto, o destaque vai para a liberação do Canal Curta! que neste mês de novembro, completa dez anos de existência, e com isso, trará atrações que foram destaque de sua programação durante essa década.

Entre eles, “Janela da Alma”, de João Jardim e Walter Carvalho, que vai ao ar dia 9, às 22h; “O Sal da Terra”, Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, dia 15, às 22h; “Gilberto Gil – Antologia – Vol 1”, de Lula Buarque de Hollanda, dia 20 às 21h40; e “Tropicália”, de Marcelo Machado, dia 21/11, às 22h30. Já a tradicional Maratona da Consciência Negra reúne dezenas de conteúdos que serão exibidos ao longo do dia 20 de novembro. No Curta!On – Clube de Documentários, haverá um especial com 45 produções, entre longas-metragens e episódios de séries, inclusive as novidades do mês: “Toni Morisson – Os Fantasmas da América” e “De Volta a Basquiat”.

Durante todo o dia 20 de novembro, o canal transmitirá títulos com temáticas relacionadas apenas em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Serão 24 horas de programação com temática relacionada à cultura preta. “Gilberto Gil – Antologia Vol. 1”, “Maya Angelou: Ainda me Levanto”, “Libertem Angela Davis” e “Balanço Black”, reforçando a importância da data para os brasileiros.

Empresas de cobrança terão que usar prefixo 0304 em suas ligações

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Em mais uma medida contra as práticas de telemarketing abusivo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel ) aprovou nesta quinta-feira (03) uma nova regra para o uso de prefixo nas ligações do setor. A agência reserva a numeração “0304” para empresas que fazem cobranças de crédito via telefone. A proposta foi aprovada por unanimidade e teve como relator Emmanoel Campelo.

A determinação é para atingir as chamadas feitas por empresas de cobranças que não eram atingidas no prefixo 0303 também determinado pela Anatel para a identificação e ligações de telemarketing ativo, ou seja, empresas que ligam para os consumidores oferecendo serviços e produtos. Com isso, surgiu a ideia de reservar um número para essas empresas, por não se tratar de telemarketing.

Na reunião em que foi votada a proposta, todos os conselheiros da Anatel relataram situações que passaram pelas insistentes chamadas de cobranças por engano, embora informem que não se trata da pessoa ao qual procura a empresa.

De acordo com Campelo, as empresas de cobranças argumentam que as ligações são feitas para pessoas que são devedoras, e rebate que a condição de devedor de uma pessoa não autoriza o cobrador a incomodá-la, de forma insistente, muito menos a terceiros. “Com o 304 o devedor vai atender se puder e se quiser, no seu direito”, falou o conselheiro.

“A atividade de cobrança é ofensora em igual ou maior peso que a atividade de telemarketing em termos de volume de chamadas curtas no Brasil”, disse ainda.

Campelo recomendou a edição de ato do Conselho Diretor destinando o prefixo 0304 para identificação dos serviços de cobrança. Estas empresas deverão contratar os recursos de numeração junto às operadoras de telefonia.

Embora a provação tenha sido unânime, as empresas não são obrigadas a apreciarem a medida de forma imediata. O Conselho Diretor da Anatel determinou que a área técnica da agência atribua o prefixo 0304 para as prestadoras e estabeleça prazo para a implementação do prefixo. O tema será alvo, ainda, de consulta pública, e só depois o ato será publicado.

A Anatel tem adotado diversas medidas para cobrir telemarketing abusivo, além do prefixo 0303 para empresas que praticam o telemarketing ativo, há também medidas cautelares para coibir as chamadas de robocall, que segundo Campelo, caiu 45% o índice de chamadas indesejadas de telemarketing recebidas pelos usuários de telefonia.

Esses tipos de chamadas, que duram até três segundos, passaram de 3,5 bilhões por semana para 2,8 bilhões. 16,3 bilhões de chamadas curtas deixaram de ser realizadas entre junho, quando começou a vigência da cautelar, e o dia 8 de outubro.