17/12/2025
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Fundação oferece curso gratuito sobre a nova antena parabólica e relação com 5G

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A antena parabólica e o 5G não tem uma relação muito boa, tanto que para a existência do sinal da internet de quinta geração é necessário a renovação do modelo da antena. No Brasil, essa mudança ainda está sendo implementada. Por isso, a Fundação Roberto Marinho e parceiros estão oferecendo o curso “Antenista”. 

Antena Parabólica

Essa preparação é gratuita e online, que visa entregar conhecimento sobre a nova antena parabólica e a importância da troca dos modelos antigos para existência do sinal 5G. É um curso voltado para profissionais do setor de antenas. 

Para expansão do 5G, o sinal da antena parabólica será desligado até dezembro de 2025

Por volta de 15 milhões de casas brasileiras ainda têm acesso a televisão aberta através daquelas antenas parabólicas antigas. Porém, o sinal desse modelo de antena será desligado até dezembro de 2025. 

O sinal dessas antenas e o da nova internet funcionam em frequências muito parecidas. Por isso, quando estão no mesmo ambiente um sobrepõe o outro e um dos dois serviços pode ter interferência. 

A solução para isso é renovar as antenas para um modelo atualizado. Uma versão visualmente menor, mas que também tem o sinal em uma frequência totalmente diferente do sinal da internet móvel. Sendo assim, ambos serviços poderão conviver no mesmo ambiente. 

É válido ressaltar que para o consumidor comum, a troca de antenas está sendo organizada pelo programa Siga Antenado. Conforme o calendário da Agência Nacional de Telecomunicações para ativação do 5G, a entidade faz a limpeza de sinal nas cidades antes da liberação do sinal. 

E para os cidadãos que são participantes do Cadastro Único, basta procurar o projeto que eles dão acesso a nova antena de maneira gratuita. 

Mais sobre o curso “Antenista”

O curso “Antenista” da Fundação Roberto Marinho, que é gratuito e totalmente online, é formado por cinco módulos e pode ser concluído em pelo menos 2h. Para acessar o conteúdo basta acessar o link aqui.

Os materiais são disponibilizados em vídeos que mostram vários tópicos importantes para essa atualização de conhecimento, como por exemplo: a montagem das antenas, quais são os equipamentos necessários, os cuidados e o que ficou preestabelecido pelo leilão do 5G no Brasil.

Globo e Prime Video renovam contrato e streaming continua com a Copa do Brasil

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O Prime Video e a Globo renovaram o contrato e o streaming vai exibir a Copa do Brasil por mais quatro anos. Ou seja, essa parceria tem prazo de validade até 2026, caso não haja renovação ou qualquer desentendimento no meio do caminho. 

Taça da Copa do Brasil

Porém, nessa renovação de parceria entre o Prime Video e a Globo chegou com uma mudança principal, que é a troca de narrador dos jogos exibidos no streaming. Quem fazia essa função era Tiago Leifert, mas ele não vai mais continuar nessa função. 

Copa do Brasil permanece no Prime Video graças ao acordo com a Globo 

Para a Globo ter os direitos de transmissão do evento esportivo ela vai ter que pagar por ano R$ 520 milhões, no mínimo, com algumas variações esse valor pode chegar a R$ 600 milhões. Até o final do contrato serão aproximadamente R$ 2,4 bilhões desembolsados pelo Plim Plim. 

Porém, a Rede Globo conta com a Amazon, dona do streaming Prime Video, não só para dividir as transmissões dos jogos, mas também os custos desse contrato valioso. 

O SBT tentou entrar na briga, mas a Globo levou a melhor

Segundo o site Notícias da TV, o SBT tentou brigar pela Copa do Brasil, apresentou até uma proposta financeira maior do que o que ficou fixado com a Globo. Mas, a CBF – Confederação Brasileira de Futebol, tem uma relação de longos anos com a outra emissora, o que pesou na hora fechar o acordo. 

O SBT tem tentado marcar presença nas competições esportivas. Recentemente fez cobertura da Libertadores e esse ano vai cobrir a Sulamericana e a Liga da Europa. Contudo, a Copa do Brasil segue na Globo. 

Sem Tiago Leifert

Também segundo o Notícias da TV, a ideia do Prime Video é deixar de lado o formato mais informal. A proposta do streaming é fazer uma narração tradicional. Por isso, deve contar com o narrador Rômulo Mendonça, que era da ESPN. 

Além da Copa do Brasil, Rômulo Mendonça deve ser o responsável pelas narrações da NBA, que é a liga estadunidense de basquete.

Lionsgate+ está disponível nas smart TVs da Samsung no Brasil

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Os proprietários das smart TVs da Samsung no Brasil agora já podem contar no com acesso ao aplicativo do streaming da Lionsgate+, ecossistema de streaming premium da Starz. Agora, a plataforma passa a fazer parte oficialmente do acervo de apps compatíveis com a Tizen OS, monitores e projetores da marca sul-coreana.

A compatibilidade do app da Lionsgate+ nas TVs da Samsung também abrange vários países, como Reino Unido, Irlanda, México, Argentina, Chile e Colômbia. Aproximadamente 200 milhões de indivíduos, em 197 nações, estão usando a tecnologia Tizen, e poderão aproveitar a novidade.

Darren Nielson, vice-presidente executivo de redes internacionais da Starz, afirma que a parceria é uma iniciativa para “desenvolver a presença da Lionsgate+ na América Latina, no Reino Unido e na Irlanda e oferecemos aos consumidores uma variedade de pontos de contato no mercado, por isso estamos muito satisfeitos em disponibilizar nossa seleção de entretenimento de classe mundial por meio dos dispositivos Samsung Tizen”.

O alcance global e os dispositivos premium da Samsung os tornam um parceiro ideal para nós à medida que crescemos nessas regiões”, completa Nielson.

Com a parceira, os assinantes da Lionsgate+ e donos de dispositivos com tecnologia Tizen já poderão acessar a biblioteca de conteúdo exclusivo do aplicativo do streaming, como thriller político Gaslit, que conta com a atuação de Julia Roberts, junto com os dramas de época The Great e The Serpent Queen e a próxima reunião do sucesso cult Party Down.

A Lionsgate+ também abriga séries originais em espanhol como Senorita 89 , junto com a popular saga de viagem no tempo Outlander no Reino Unido, além de uma enorme coleção de filmes favoritos dos fãs adicionados à plataforma todos os meses. De acordo com a empresa, as compras no aplicativo da plataforma estão disponíveis via Samsung Checkout nos modelos 2017-2022 no lançamento.

Roaming gratuito entre o Brasil e o Chile é adiado por seis meses

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A pedido do país chileno, a vigência do roaming internacional sem cobrança extra entre usuários do serviço do Brasil e do Chile foi adiado para o mês de julho, prevista inicialmente para janeiro. Ou seja, foi prorrogado por seis meses a implementação dos procedimentos e ações necessários para dar cumprimento ao Acordo de Livre Comércio.

A decisão foi tomada pelas delegações diplomáticas dos dois países e foi comunicada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) no último dia 25 de janeiro, data limite para a implementação do compromisso.

A eliminação da cobrança extra de roaming entre o Brasil e o Chile, objeto do art. 11.25 daquele tratado internacional, teria início em 25 de janeiro de 2023, mas agora passou para 25 de julho de 2023. No acordo, as operadoras móveis e MVNOs que oferecem o serviço aos usuários em passagem pelo país chileno deveriam praticar as mesmas tarifas e preços cobrados no plano de roaming no Brasil, e vice-versa. A norma vale para os usuários que efetuarem e receberem chamadas, enviarem e receberem mensagens (SMS) e se utilizarem do serviço de dados móveis.

A implementação do acordo entre os países será feita por meio de Manual Operacional, documento elaborado durante o segundo semestre de 2022 pela Anatel, e que teve a colaboração de representantes do setor regulado brasileiro e da Subsecretaría de Telecomunicaciones (Subtel) del Ministerio de Transportes y Telecomunicaciones, órgão regulador do Chile.

A adaptação das operadoras brasileiras em relação às obrigações previstas no Acordo de Livre Comércio será acompanhada pela própria Anatel, através dos procedimentos regulatórios atuais e de outros que possam, eventualmente, vir a ser definidos. Entretanto, deverá ser considerado, no mínimo, aspectos técnicos evidenciados no manual operacional, além de eventuais dados de natureza qualitativa, especialmente aqueles relacionados à percepção dos usuários que vierem a usar os serviços em questão.

Vale lembrar que o Brasil também tem um acordo de roaming mais amplo com o Mercosul, mas ainda está pendente, pois ainda aguarda aprovação do Congresso, entre outros fatores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, se encontraram recentemente e falaram sobre a importância de efetivar o compromisso para eliminar a cobrança extra do roaming internacional.

Claro tv+ e HBO liberam episódio de ‘The Last of Us’ para clientes

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A partir desta quarta-feira (1º) até o dia 11 de fevereiro, em parceria com a HBO, a Claro TV+ irá liberar gratuitamente o primeiro episódio de The Last of Us, série baseada no jogo de mesmo nome que é sucesso mundial, exclusivamente para os clientes da operadora, que poderão assistir a produção tanto no site quanto no app do serviço de streaming.

Com 9 episódios com cerca de 1 hora de duração cada, The Last of Us estreou na HBO em janeiro, cuja história se passa nos Estados Unidos, 20 anos após a quase extinção da humanidade, depois de um surto de fungos Cordyceps. É quando Joel (Pedro Pascal|Game of Thrones) é contratado para levar Ellie (Bela Ramsey|Game of Thrones) para fora de uma zona de quarentena – mas o que deveria ser um simples trabalho para ele se torna uma jornada brutal pelos Estados Unidos, onde ambos dependem um do outro para sobreviver.

De acordo com a Claro, os usuários que possuem plano com o canal linear HBO podem assistir aos episódios de The Last of Us aos domingos, às 23:00 e, simultaneamente, na HBO Max, já que assinantes de HBO também tem acesso à HBO Max incluso.

Na Claro tv+, o pacote HBO pode ser adquirido pelo próprio controle remoto, por meio do canal 250, pelo valor de R$27,90, mas aqueles que já contam com o plano de canal linear podem utilizar o aplicativo da Claro tv+ e HBO Max, sem custo adicional.

Os clientes Claro tv+ ainda contam com a Alexa integrada no equipamento de TV, podendo acessar o conteúdo usando o comando de voz dizendo apenas “Alexa, ir para o canal HBO”, sendo direcionado automaticamente para o streaming, sem precisar digitar – o recurso está disponível com exclusividade para os clientes Box Claro tv+ e 4K Claro tv+.

Disponível em todo o Brasil a partir de R$69,90 mensais, a Claro tv+ é um serviço que soma TV e streaming em um só aplicativo e também pode estar aliado ao seu plano móvel e de banda larga da operadora. O app está disponível para download para smartphones Android e IOS; Smart TV (Samsung 2018+, Android TV 7.0+, LG 2018+, Fire TV Stick Amazon e Google Chromecast); além de ser possível conferir o melhor do conteúdo na web através da própria TV e também pelo site.

EUA barram empresas de enviarem chips 4G para a Huawei; entenda

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O governo dos Estados Unidos tem aplicado sanções a determinadas empresas de tecnologia de origem chinesa, a Huawei é uma delas. Acontece que o país norte-americana pretende aumentar as restrições para a disponibilização de componentes da marca.

De acordo com a agência Reuters, o governo Biden parou de aprovar licenças para empresas norte-americanas exportarem a maioria dos itens para a Huawei. Ou seja,
a marca chinesa não terá mais acesso a chips da tecnologia 4G de empresas norte-americanas, como a Qualcomm, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

Segundo as fontes, Biden pretende proibir a exportação de chips “abaixo do nível 5G, incluindo itens com 4G, Wi-Fi 6 e 7, inteligência artificial, e componentes de computação e nuvem em alta performance”. Com isso, a Huawei encontrará problemas para produzir celulares da maneira que faz atualmente. Modelos costumam ser comercializados com versões específicas dos chipsets da Qualcomm, para que suportem apenas as conexões 4G.

Essas sanções dos Estados Unidos também devem afetar a produção de outras linhas de produção da empresa chinesa, como os notebooks, uma vez que a medida muda também as relações com empresas como a Intel, AMD e Microsoft, entre outras.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que a China se opõe ao abuso dos Estados Unidos, que usa do argumento de segurança nacional para suprimir empresas chinesas de forma irracional.

A medida “vai contra os princípios da economia de mercado e as regras do comércio e finanças internacionais, fere a confiança que a comunidade internacional tem no ambiente de negócios dos EUA e é uma hegemonia tecnológica flagrante“, disse Mao durante entrevista coletiva em Pequim na terça-feira.

Desde 2019 que a Huawei entrou em uma lista negra comercial pelas autoridades dos Estados Unidos, restringindo a maioria dos fornecedores estadunidenses de enviar mercadorias e tecnologia para a empresa, a menos que recebessem licenças.

Na época, as acusações de espionagem geraram grande desconfiança por parte dos norte-americanos, devido aos laços próximos que a empresa mantém com o governo chinês. As autoridades continuaram a apertar os controles para cortar a capacidade da Huawei de comprar ou projetar os chips semicondutores que alimentam a maioria de seus produtos.

Americanet cria a Siena Brasil, operadora de rede neutra subterrânea

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Parece que vai chegar ao mercado brasileiro mais uma operadora de rede neutra, a Siena Brasil, companhia criada pelo grupo Americanet que decidiu entrar no setor de rede neutra subterrânea. A princípio, serão implantados 6 mil quilômetros de fibra em dutos no estado de São Paulo, mas a expectativa é construir 1 mil de rede subterrânea por ano, nos próximos seis anos, na capital e no estado paulista.

Para o negócio, é previsto um aporte total de R$ 1 bilhão, cujo recurso é proveniente do próprio grupo, que serão divididos até o fim da meta inicial. A proposta da Siena Brasil a atuar no mercado B2B (de empresa para empresa) e B2C (de empresa para consumidor).

Lincoln Oliveira, presidente da Americanet, explica que a ideia veio como uma alternativa para resolver problemas relacionados à implantação de rede aérea em diferentes cidades brasileiras. Ele afirma que a rede neutra subterrânea, embora não seja barata, é a melhor saída para resolver a situação da falta de espaços nos postes e manutenção da infraestrutura das redes aéreas.

“Decidimos criar uma rede neutra para que não só a Americanet, mas outras operadoras possam utilizá-la para se conectar com seus clientes. Nossa proposta é atender as mais diversas empresas de telecomunicações, das operadoras aos provedores regionais, ajudando a expandir a oferta de banda larga de altíssima velocidade em toda a capital paulista”, explica o executivo.

O problema do uso de postes pelas empresas de telecomunicações está sendo discutido pelos órgãos competentes. Inclusive, as regras de uso da estrutura estão sendo discutidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Aneel desde 2018, e pelo imbróglios que tem enfrentado ultimamente, o processo segue sem previsão de conclusão.

Embora a iniciativa seja da Americanet e a Sienna Brasil esteja sob o seu guarda-chuva, a empresa busca investidores para serem sócios. “Com a entrada de novos parceiros, esperamos antecipar a entrega dos 6.000 km em até três anos”, comenta Oliveira.

Como a rede contará com quatro dutos, um será para uso da Americanet, enquanto que os outros três ficarão disponíveis para outras operadoras que tenham interesse em entrar na sociedade. Desde o segundo semestre de 2022 que uma parte da rede já começou a ser construída e implementada, e já atende algumas regiões da capital paulista: Berrini, Pinheiros, Vila Olímpia, Liberdade e Jardins. De acordo com o grupo, o esperado é que os cabos ópticos possam ser usados na oferta de banda larga FTTH ou para atender torres 5G.

Rogério Takayanagi, vice-presidente da Oi, assume novos cargos

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Nesta terça-feira (31), a Oi anunciou novas adequações na sua estrutura, divulgando que Rogério Takayanagi, vice-presidente de estratégia e transformação, assumiu a liderança nas frentes de consumidor e empresarial, cuja área era comandada por Roberto Guenzburger, que saiu recentemente da empresa. Com isso, passa a acumular mais cargos.

Rogério Takayanagi possui experiência de mais de 25 anos no mercado. Inclusive, já trabalhou com o atual presidente da Oi, Rodrigo Abreu, na TIM e na Promon, na época, com Logicalis, onde foi consultor e executivo. Em sua atuação na operadora TIM, Takayanagi foi o executivo responsável pelo lançamento e crescimento da operação de banda larga fixa.

Ele tem passagens pelas áreas de marketing, inovação, startups, vendas, operações, finanças corporativas, fusões e aquisições (M&A), estratégia e tecnologia.

O vice-presidente passa então a ocupar as diretorias de consumidor e empresarial antes comandadas por Roberto Guenzburger, que esteve na Oi por 14 anos. Nesse período, Guenzburger participou do lançamento de novos produtos e serviços, além de ter atuado na operação e na liderança da estrutura comercial da empresa.

Durante seu tempo na empresa, o executivo também participou da incorporação da Brasil Telecom, além de ter participado dos lançamentos da Oi Móvel em São Paulo, da Oi TV e da Oi Fibra. Inclusive, Guenzburger atuou no processo de venda dos ativos da empresa enquanto estava no processo de recuperação judicial.

No mesmo dia, última sexta-feira (27), a empresa também anunciou a saída de Adriana Coutinho Viali, que atuava como vice-presidente e head da Oi Soluções. A executiva esteve na companhia por cinco anos e segundo a Oi, ela “liderou o processo de turn around do B2B da Oi, desenvolvendo um novo posicionamento voltado principalmente para a atuação consultiva na implantação de soluções integradas de TI e telecom para os clientes corporativos“.

A empresa ainda declara que a estratégia durante a atuação de Viali resultou em um crescimento anual de mais de 55% nas receitas da área de TI no terceiro trimestre. Além disso, ainda atuou com liderança feminina na Oi, como parte do “amadurecimento da estratégia ESG”.

Paramount+ passará a integrar a rede de canais da Showtime

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A integração entre serviços de streaming e canais está se tornando um movimento bastante comum entre as plataformas. Nesta segunda-feira (30), a Paramount Global anunciou que está juntando ainda mais seus negócios de streaming e TV a cabo, combinando sua rede Showtime TV e o serviço de streaming, Paramount+.

A empresa informou também que como parte dessa integração, a rede premium de TV a cabo, conhecida por programas como “Yellowjackets”, “Billions” e “Dexter”, será renomeada como Paramount+ com Showtime. Com isso, o canal de TV transmitirá conteúdo do streaming, produzindo série originais derivadas das populares franquias “Yellowstone” e “Criminal Minds”. As pessoas podem se inscrever no Showtime por uma taxa extra em seu pacote de TV paga.

Durante o outono, a Paramount reestruturou seu negócio Showtime. O executivo David Nevins, que dirigia a rede desde 2016, saiu e Chris McCarthy e Tom Ryan assumiram. McCarthy também dirige as redes de TV a cabo da Paramount, como MTV e Comedy Central. Ryan dirige o segmento de streaming da Paramount. Embora McCarthy e Ryan permaneçam no cargo, Bakish reconheceu que a integração “traz incerteza para as equipes” que trabalham em cada marca.

A Paramount+ começa em US$ 4,99 por mês, e o serviço de streaming da Showtime custa US$ 10,99 por mês. Já existe uma oferta combinada dos dois, a partir de US$ 11,99 por mês.

Em memorando aos funcionários, o CEO da Paramount, Bob Bakish, afirma que “Esta nova oferta combinada demonstra como podemos alavancar toda a nossa coleção de conteúdo para gerar conexões mais profundas com os consumidores e maior valor para nossos parceiros de distribuição”.

Em novembro, a empresa revelou que a Paramount+ tinha 46 milhões de assinantes. Seu balanço financeiro será divulgado em meados de fevereiro. Esse movimento de integração é uma forma das empresas tornarem seus negócios mais lucrativos. A concorrência no setor é bastante alta.