25/04/2024

Emaranhado de fios? Anatel faz pesquisa sobre compartilhamento de postes

Pesquisa sobre compartilhamento de postes pretende analisar e, futuramente, organizar as questões entre teles e empresas de energia.

O compartilhamento de postes será o tema de uma nova pesquisa da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações. Durante os dias 14 e 18 de novembro a agência quer identificar os desafios sobre esse assunto. Descubra como isso afeta você. 

Poste compartilhado com vários fios

A pesquisa pretende entender o funcionamento do compartilhamento de infraestrutura fixa de energia elétrica para ser usado por redes de telecomunicações. Ou seja, o objetivo é compreender como acontece o uso de pequenas prestadoras de internet, por exemplo, que precisam do espaço para gerar energia para os seus serviços. 

Como será a feita a pesquisa sobre compartilhamento de postes

Depois que tiver respostas, e fizer as análises necessárias, a agência tratará de buscar sobre como deve ser a ação governamental no assunto, tanto para organização de custos, quanto sobre os problemas que já existem hoje, como por exemplo a cobrança que a Enel quer fazer

Há postes que estão sobrecarregados, principalmente nos centros urbanos. Por isso é um desafio para o setor de telecomunicações. 

Não é difícil encontrar postes com emaranhado de fios, por conter fiação de diversas companhias, além das que fornecem energia elétrica. É isso que a Anatel quer discutir e criar melhores formas de organização e regulação. 

Além do compromisso da Anatel em estudar a causa, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, também está fazendo parte da discussão sobre o compartilhamento de postes. Afinal, se por um lado há as empresas de telecomunicações que precisam de fontes de energia, do outro há as companhias de energia, que são fiscalizadas pela Aneel. 

É muito importante para os prestadores de serviços de telecomunicações, afinal, o acesso aos postes é fundamental para o crescimento no serviço de internet através de fibra óptica e outros serviços de comunicações. 

Para saber mais sobre a pesquisa é só acessar a página da Ouvidoria do Portal da Anatel e buscar pela Pesquisa Postes 2022.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários