24/02/2024

Fundação oferece curso gratuito sobre a nova antena parabólica e relação com 5G

Proposta do curso é que o estudante possa se atualizar sobre a nova antena parabólica que precisa ser usada por causa do 5G.

A antena parabólica e o 5G não tem uma relação muito boa, tanto que para a existência do sinal da internet de quinta geração é necessário a renovação do modelo da antena. No Brasil, essa mudança ainda está sendo implementada. Por isso, a Fundação Roberto Marinho e parceiros estão oferecendo o curso “Antenista”. 

Antena Parabólica

Essa preparação é gratuita e online, que visa entregar conhecimento sobre a nova antena parabólica e a importância da troca dos modelos antigos para existência do sinal 5G. É um curso voltado para profissionais do setor de antenas. 

Para expansão do 5G, o sinal da antena parabólica será desligado até dezembro de 2025

Por volta de 15 milhões de casas brasileiras ainda têm acesso a televisão aberta através daquelas antenas parabólicas antigas. Porém, o sinal desse modelo de antena será desligado até dezembro de 2025. 

O sinal dessas antenas e o da nova internet funcionam em frequências muito parecidas. Por isso, quando estão no mesmo ambiente um sobrepõe o outro e um dos dois serviços pode ter interferência. 

A solução para isso é renovar as antenas para um modelo atualizado. Uma versão visualmente menor, mas que também tem o sinal em uma frequência totalmente diferente do sinal da internet móvel. Sendo assim, ambos serviços poderão conviver no mesmo ambiente. 

É válido ressaltar que para o consumidor comum, a troca de antenas está sendo organizada pelo programa Siga Antenado. Conforme o calendário da Agência Nacional de Telecomunicações para ativação do 5G, a entidade faz a limpeza de sinal nas cidades antes da liberação do sinal. 

E para os cidadãos que são participantes do Cadastro Único, basta procurar o projeto que eles dão acesso a nova antena de maneira gratuita. 

Mais sobre o curso “Antenista”

O curso “Antenista” da Fundação Roberto Marinho, que é gratuito e totalmente online, é formado por cinco módulos e pode ser concluído em pelo menos 2h. Para acessar o conteúdo basta acessar o link aqui.

Os materiais são disponibilizados em vídeos que mostram vários tópicos importantes para essa atualização de conhecimento, como por exemplo: a montagem das antenas, quais são os equipamentos necessários, os cuidados e o que ficou preestabelecido pelo leilão do 5G no Brasil.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários