Roaming internacional não será mais cobrado em países do Mercosul

Anatel trabalhou junto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a construção do entendimento.

Imagem: Divulgação Anatel
Imagem: Divulgação Anatel

Uma boa notícia para todos que sofrem com a cobrança do roaming internacional. Nesta quarta-feira, 17, será celebrada a assinatura de um acordo para dar fim a cobrança de roaming entre os países do Mercosul.

O anúncio será feito durante a reunião entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai em Santa Fé, na Argentina. O presidente Jair Bolsonaro estará presente.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) trabalhou ao lado do Ministério de Relações Exteriores para construção do entendimento, nos últimos meses.

“Cuida-se de uma agenda positiva não apenas para os consumidores do Mercosul, mas também para a integração econômica e digital dos países membros”, diz o presidente da Anatel, Leonardo de Morais.

VIU ISSO?
– Quanto custa substituir a TV por assinatura pelo streaming?
– Férias de junho: Fique atento quanto a cobrança de Roaming
– Acordo entre Brasil e Chile acaba com roaming entre os dois países

Em novembro de 2018, o Brasil também assinou um acordo com o Chile, pelo fim da cobrança de roaming internacional para dados móveis e telefonia. Na ocasião, foi estabelecido o livre comércio com o país.

Em nota, o Sinditelebrasil afirma que as empresas aguardam o avanço dos debates para fazer análises e tomar providências, caso necessárias.

O roaming internacional é uma cobrança feita quando o consumidor viaja para o exterior. Muitos clientes reclamam de valores altos e abusivos por parte das operadoras, mas os últimos acordos comerciais já facilitam a questão.

As operadoras que possuírem companhias do mesmo grupo empresarial com atuação nos países, terão facilidade na oferta de serviços. Já as outras certamente vão fechar parcerias a fim de aproveitar a nova abertura de mercado.

Com informações da Anatel e G1.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Robson Carlos Pereira dos Santos

Ainda nem foi colocado em vigência o fim do roaming com o Chile, 1 ano após. Como as coisas caminham a passos de tartaruga no Brasil.

Tauan Fontoura

E o roaming nacional?