18/12/2025
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Crime: marcas de smartphones mais roubados e furtados em São Paulo

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Não é nenhuma novidade que o roubo e furto de smartphones é uma das práticas mais comuns de quem anda pelas cidades brasileiras, especialmente aqueles que andam de transporte público e que ficam exposto também nos pontos de ônibus. O Monitor da Violência do G1 trouxe dados importantes sobre o crime.

Entre os fabricantes de celulares, a Samsung e a Apple são as marcas com maior número de registros de roubo e furto na cidade de São Paulo em 2022, conforme apontam dados da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo analisados pelo G1. O ranking fica da seguinte forma:

  • Samsung – 68 mil
  • Apple – 60 mil
  • Motorola – 40 mil
  • Xiaomi – 15 mil
  • Outros – 12 mil
  • LG – 3 mil

No total, foram 202 mil notificações no ano, das quais 63,5% envolvem as duas fabricantes. Em relação a localização geográfica, as duas marcas dominam em regiões distintas, enquanto que a Apple tem maior presença na zona central da cidade e em regiões de alto poder aquisitivo, a Samsung fica na parte mais periférica da cidade paulista.

Entretanto, vale ressaltar que a Samsung possui maior participação no mercado, com 40%, na região em comparação a Apple, que tem próximo a 5% de mercado. Segundo o G1, os casos ocorrem mais nos distritos policiais dos Campos Elíseos e Sé, com 11,4 mil e 10,2 mil casos, respectivamente.

Nesses dados, o Monitor da Violência também apontou que um smartphone é roubado ou furtado a cada 3 minutos. Ou seja, mais de 200 mil ocorrências na capital paulista em 2022, representando uma alta de 12% em comparação ao ano anterior, que teve 179 mil ocorrências registradas.

Entre os horários que acontecem mais esses tipos de ocorrências, o período da noite registra 31,6% dos casos, seguido por 20% dos casos em “hora incerta”. No ranking, a tarde contabiliza 18,2%, manhã com 17,7% e a madrugada com o menor índice, de 12,5% dos casos.

Banda larga fixa no Brasil chega a 45 milhões de assinantes

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A banda larga fixa no Brasil passou a marca de 45 milhões de assinantes, segundo os últimos dados da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Os números da entidade mostram que ainda em 2022 o serviço cresceu em clientes por todo o país. 

Banda Larga Fixa

Depois de uma primeira revisão dos dados, a agência atualizou novamente as informações sobre o segmento, elevando o número de contratos de banda larga fixa para 45,1 milhões até dezembro do ano passado. 

Embora tenha permanecido estável em janeiro, o número de acessos reportados caiu para 44,4 milhões em fevereiro. No entanto, essa queda mensal pode estar relacionada à subnotificação de acessos por parte de provedores menores, o que é comum na divulgação de informações sobre banda larga. Nos próximos meses, é provável que o número de acessos em fevereiro seja ajustado.

Dos 44,4 milhões de contratos reportados no segundo mês do ano, mais da metade (22,3 milhões) pertencem ao segmento dos provedores de pequeno porte (PPPs). Além disso, a tecnologia de fibra óptica atendia um total de 31,2 milhões de acessos.

Como ficaram as operadoras dentro desses novos números da banda larga no Brasil 

No que diz respeito à aquisição de novos clientes pelos principais grupos, destaca-se a Brisanet por ter somado 13 mil novos acessos em fevereiro, totalizando quase 34 mil novos clientes no primeiro bimestre. Atualmente, a empresa conta com 1,113 milhão de assinantes.

Em contrapartida, a Claro continua sendo a líder no mercado de banda larga, com 9,77 milhões de clientes. No segundo mês do ano, a empresa adicionou pouco mais de mil contratos, totalizando 26 mil em 2023, após quase 25 mil novos acessos registrados em janeiro.

Por sua vez, a Vivo adicionou 9 mil novos acessos em fevereiro e outros 11 mil em janeiro, totalizando cerca de 20 mil novos contratos nos dois primeiros meses do ano. A base de clientes da empresa é de 6,49 milhões.

A Oi registrou uma diminuição no número de clientes em fevereiro, resultando em uma queda líquida de 43 mil acessos e totalizando 5 milhões de assinantes. 

Até mesmo a base de clientes da fibra óptica sofreu uma redução de 4 mil. No entanto, no mês anterior, em janeiro, a base total da Oi permaneceu praticamente inalterada, enquanto a base óptica cresceu mais de 40 mil acessos. Em fevereiro, a Oi Fibra contabilizou um total de 4,27 milhões de assinantes.

Justiça do Mato Grosso condena a Vivo por propaganda enganosa

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A Justiça do Mato Grosso condenou a Telefônica Brasil (Vivo), a pagar R$ 80 mil com juros e crescimento por dano moral por causa de uma propaganda enganosa veiculada na televisão. A decisão é assinada pelo juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas.

De acordo com a ação do Ministério Público Estadual (MPE), a operadora foi condenada por propaganda enganosa, que foi veiculada no período de 16 de março a 30 de abril de 2015, onde a empresa Global Village Telecon S/A (GVT), posteriormente incorporada pela Vivo, veiculou em meio televisivo o serviço de banda larga de 15 Mega pelo valor mensal de R$ 29,90.

Entretanto, quando ia contratar o serviço, o consumidor era surpreendido com a informação de que a assinatura exigia período de fidelização, além de está condicionado a contratação de um pacote de internet e serviço de telefonia fixa.

“A publicidade desenvolvida pela ré ofertou serviço em condições de preço e fruição não condizentes com a realidade, revelando-se um instrumento de atração dos consumidores, certamente para que, após o desempenho de sua equipe no convencimento dos ‘relutantes’, quem sabe sucumbissem à aquisição em condições diversas ou então a outro qualquer que lhe fosse oferecido”, diz trecho da ação.

Segundo o juiz, as informações veiculadas na propagadas não eram claras e adequadas, tendo a empresa consignando “de forma obscura dados essenciais do produto ofertado, induzindo o consumidor ao erro”. “Ademais, além da informação da aquisição combinada não ter sido apontada de forma precisa, não foi informado com o mesmo destaque do valor de R$ 29,90, seja de forma escrita, seja de forma audiovisual, o valor que, de fato, seria pago pelo consumidor, tampouco a necessidade de fidelização, deixando de evidenciar de modo adequado as condições necessárias à fruição das vantagens ofertadas”, escreveu.

“Deste modo, infere-se que, na verdade, nos três primeiros meses o consumidor iria pagar o valor R$ 109,90, recebendo desconto apenas na internet e desde que aderisse ao compromisso de fidelidade por 12 meses, informações essas que, além de não terem ficado devidamente claras e precisas, induziram o consumidor a erro por informar de modo realçado o custo mensal de R$ 29,90”, acrescentou.

A Vivo se defendeu, alegando que “simples análise da publicidade questionada revela não só que a menção da contratação dos pacotes está direta e claramente vinculada ao preço, como demonstra que foi respeitado o tamanho de fonte proporcional, que permite sua perfeita e clara compreensão daquilo anunciado”.

Além dos R$ 80 mil, que será destinado destinados ao fundo previsto no artigo 13 da Lei de Ação Civil Pública, ou similar, caso não tenha sido criado, a Vivo também foi condenada a reparação dos danos materiais e morais aos consumido enganados pela propaganda, sendo que cada cliente deverá comprovar o prejuízo em fase de liquidação de sentença do processo.

MCom promove evento sobre conectividade e letramento digital

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A Conectividade Significativa e o Letramento Digital foram os assuntos levantados no Dia Nacional da Inclusão Digital, que foi fomentado em evento pelo Ministério das Comunicações, o MCom, nesta segunda-feira, 27, em Brasília. 

Conectividade Significativa e o Letramento Digital

Especialistas do setor de telecomunicações se encontraram no auditório do Ministério das Comunicações para discutir a pauta fundamental para o crescimento do país, em celebração ao Dia Nacional da Inclusão Digital. O evento teve como foco esses dois temas: conectividade significativa e letramento digital.

Nomes como Maximiliano Martinhão estiveram presentes na discussão sobre Conectividade Significativa e Letramento Digital 

O Secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, ressaltou a relevância de discutir a questão dentro do Ministério das Comunicações

Ele enfatizou que o letramento digital é fundamental para o processo de conectar indivíduos que ainda não estão conectados, enquanto a conectividade significativa visa não apenas ajudar aqueles que não possuem acesso à internet, mas também melhorar o acesso para aqueles que já possuem.

“O foco do letramento digital é muito importante dentro do processo de conectar aqueles que não estão conectados, e o foco da conectividade significativa é o de nos preocuparmos não só com aqueles que não tem, mas também o de melhorar de quem tem o acesso à internet”.

Em seguida, o Diretor de Inclusão Digital do MCom, Rômulo Barbosa, apresentou os programas da pasta que fornecem conectividade para aqueles que estão excluídos digitalmente, como o Wi-Fi Brasil, Norte Conectado, Digitaliza Brasil e Computadores para Inclusão.

O primeiro painel discutiu a “Conectividade Significativa” e foi moderado pelo Diretor de Investimento e Inovação, Pedro Lucas Araújo. A conversa enfatizou as mudanças e o aumento do uso da internet, que atualmente é liderado pelo celular.

O último debate foi moderado pela Diretora de Política Setorial, Nathalia Lobo, e os palestrantes convidados discutiram os avanços tecnológicos que podem ajudar a fornecer conectividade para áreas remotas que atualmente não têm acesso à internet.

“A nossa vida digital precisa ser como a nossa vida real, ter a capacidade de trabalhar, estudar, de se entreter no mundo digital e que a qualidade dessa conexão tenha todos os parâmetros técnicos necessários para que isso ocorra, então o dia de hoje é para isto”, disse o secretário de Telecomunicações.

Também estiveram presentes participando do encontro a secretária-Executiva do MCom, Sônia Faustino; o presidente da Telebras, Jarbas Valente; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; e o diretor Regional da UIT para Américas, Bruno Ramos.

TIM expande cobertura 5G em cidades de São Paulo e Rio de Janeiro

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Na semana passada, com a proposta de oferecer uma maior e melhor cobertura de telefonia móvel para seus clientes, a TIM anunciou a ativação de sua rede 5G em Guarulhos, São Bernardo, Osasco e Santo André em São Paulo (SP); e em Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo, no Rio de Janeiro (RJ).

Desde a chegada do 5G no Brasil, a operadora tem trabalhado para expandir sua cobertura e disponibilizar a rede nas cidades que foram liberadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em São Paulo, a TIM afirma ter cobertura em 85% dos bairros em cada novo municípios, contabilizando 167 bairros cobertos: 33 em Guarulhos; 41 em Osasco, 21 em São Bernardo do Campo e 72 em Santo André. Já no Rio de Janeiro, por enquanto, a TIM conta com cobertura 5G em metade dos bairros, cobrindo 27 bairros em Belford Roxo; 28 e, Duque de Caxias; 39 em Niterói; 51 em Nova Iguaçu; 64 em São Gonçalo.

Segundo a operadora, desde a chegada do 5G, já ativou mais de 4.300 antenas no país, sendo que hoje conta com mais de 1,4 mil sites no estado paulista e mais de mil no estado.

Com a tecnologia 4G, a TIM afirma cobrir todos os bairros de São Paulo, sendo a primeira operadora a atingir a marca. Na capital paulista, outros investimentos em rede, como o “Massive MIMO” e “Street Level Solution (SLS)”, com antenas camufladas em locais como pontos de ônibus e postes. Enquanto que no Rio de Janeiro, embora a operadora não tenha cobertura em todas as cidades, nas capitais a cobertura já chega a 100%.

Além da cobertura 5G nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, clientes da TIM também contam com cobertura móvel da operadora em bairros de todas as capitais, conforme a obrigação determinada pela Anatel.

Usuários de TVs com Roku podem ter 3 meses de Apple TV+ de graça

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As TVs SEMP e TCL com Roku vão ter três meses gratuitos de Apple TV+. Essa promoção é válida para qualquer modelo dessas televisões e o resgate dela deve ser feito na plataforma da Roku.

Roku

Esse brinde promocional que os usuários das televisões Semp e TCL, com o sistema Roku, é válido até o dia 29 de maio. Portanto, os clientes têm mais de um mês a partir de agora, para validar o prêmio e utilizar a Apple TV+ gratuitamente (independente da data de aquisição do produto). 

Como vai funcionar essa premiação da Apple TV+ no sistema Roku das TVs SEMP e TCL

Para resgatar o app Apple TV+ na plataforma Roku, o processo é bastante simples. Basta acessar a plataforma e procurar pelo aplicativo na loja de aplicativos. 

Em seguida, é necessário baixar o app e seguir as instruções na tela para configurá-lo. Após ativar o serviço, os usuários terão acesso a uma ampla seleção de filmes e séries originais disponíveis para visualização.

Lançada em 2020 no Brasil, a plataforma de streaming Roku é líder nos Estados Unidos, Canadá e México, proporcionando uma experiência fácil e intuitiva aos usuários, com uma grande variedade de conteúdos gratuitos e pagos.

A promoção que oferece três meses gratuitos do canal MUBI, um serviço de streaming global que se concentra em filmes de arte e autorais, ainda está disponível para quem comprar e ativar uma TV SEMP ou TCL Roku até 30 de março, além desta oferta.

“Nós da SEMP TCL buscamos oferecer diversas opções de entretenimento aos nossos consumidores e os serviços de streaming são ótimas alternativas para isso. Com nossas TVs, proporcionamos qualidade e experiências imersivas de áudio e vídeo, com inovação e alta tecnologia para que as pessoas aproveitem ao máximo a extensa variedade de aplicativos disponíveis nas plataformas. Queremos fazer parte do dia a dia dos consumidores e buscamos fazer isso com dedicação e de uma forma inspiradora”, disse Níkolas Corbacho, Gerente de Produtos da SEMP TCL.

O AppleTV+

O Apple TV+ é um serviço de streaming que disponibiliza uma ampla gama de conteúdo exclusivo e original, incluindo séries, filmes e documentários. Desde sua estreia em novembro de 2019, o serviço tem ganhado destaque no mercado de streaming, devido às suas produções aclamadas pelo público e pela crítica.

Uma das principais atrações do catálogo do Apple TV+ é a série “Ted Lasso”, uma comédia dramática que retrata a jornada de um técnico de futebol americano que é contratado para treinar um time de futebol inglês. A série foi premiada com vários prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Série de Comédia ou Musical.

Anatel libera instalação da rede 5G em novos locais da Paraíba

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A expansão do 5G no Brasil está seguindo e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou a instalação da estrutura da rede nas cidades de Campina Grande e Riachão Bacamarte, na Paraíba. Essa liberação vale a partir desta segunda-feira, 27. 

5G Paraíba
Campina Grande, PB.

A Anatel aprovou uma medida para antecipar a liberação da faixa de frequência de 3,5 GHz em certas cidades, incluindo Campina Grande. 

Antes da medida, a previsão era que o sinal só chegasse à cidade em julho de 2026. Com a adição dessas cidades à lista de locais com acesso à tecnologia, as operadoras que ganharam o leilão para a operação do 5G no Brasil agora podem solicitar a instalação da infraestrutura nesses novos locais.

Os critérios para a instalação da infraestrutura necessária para a nova tecnologia 5G na Paraíba levam em consideração o tamanho da população de cada cidade. 

Seis municípios paraibanos foram autorizados a instalar a infraestrutura em fevereiro, enquanto a capital João Pessoa já possui o sinal do 5G disponível desde 29 de setembro de 2022.

Implantação do 5G em novas regiões na Paraíba

De acordo com a Anatel, a chegada do 5G em outras cidades do estado, como Patos, está prevista somente a partir de julho de 2026. Além disso, a implantação da tecnologia móvel em outras cidades do Sertão, como Cajazeiras e Sousa, será realizada em duas fases, o que torna o processo ainda mais lento. 

Em Cajazeiras, a instalação de metade da estrutura está prevista para julho de 2028, enquanto a conclusão total só ocorrerá em 2029. O mesmo prazo se aplica a Sousa. Abaixo, encontra-se a lista com as datas previstas para a implementação do 5G em outras cidades:

  • Guarabira – 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029
  • Patos – até 31/07/2027
  • Cajazeiras – 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029
  • Sousa – 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029
  • Monteiro – 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029

Contudo, tal como a Anatel adiantou a instalação nesses dois centros urbanos e, previamente, em outras seis localidades, é provável que o mesmo ocorra em outras.

Menores de idade terão restrição nas redes sociais a partir 2024; entenda

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Os menores de idade terão restrições para usar redes sociais a partir de 2024. A nova regra será prevista em lei, dentro do estado de Utah, nos Estados Unidos. Crianças e adolescentes vão precisar da permissão dos responsáveis para usar aplicativos desse tipo. 

Redes sociais

Essa medida foi aprovada na semana passada, porém só terá validade a partir do ano que vem, 2024. Dois projetos de lei foram criados para regular o acesso de menores de idade às redes sociais. 

Segundo as novas regras, crianças e adolescentes terão que obter a aprovação de seus pais ou responsáveis para acessar essas plataformas de redes sociais.

Grandes empresas, como a Meta (dona do Facebook e Instagram) e o TikTok, serão afetadas e precisarão adotar medidas de permissão em suas plataformas. 

Isso se aplicará tanto para novas contas quanto para a verificação de perfis já existentes. O objetivo dessas medidas é evitar que os jovens desenvolvam vícios em aplicativos e também garantir que as famílias tenham conhecimento sobre as atividades online de seus filhos.

As leis de Utah podem ser utilizadas como referência para avaliar como as redes sociais lidam com o ingresso de jovens em suas plataformas. 

Essas regulamentações podem desencadear mudanças em outras partes do mundo, já que organizações globais de tecnologia precisarão se ajustar às novas regras. No entanto, as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre como as novas restrições serão aplicadas ou como elas afetarão as contas de menores já existentes.

Essa restrição de uso de redes sociais para menores de idade não agrada a todos

Como era esperado, a legislação aprovada não agradou a todos. A Electronic Frontier Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção dos direitos digitais, opõe-se à lei, argumentando que ela viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão e de imprensa.

Até março de 2024, as empresas terão tempo suficiente para se adaptarem às leis que serão implementadas. A decisão do governo de Utah traz à tona questionamentos sobre o papel dos pais na supervisão das atividades online de seus filhos.

Embora muitos acreditem que a proteção dos filhos na internet deva ser uma responsabilidade compartilhada entre as desenvolvedoras e os responsáveis, há um intenso debate em torno desse tema. A nova legislação pode reacender essa discussão.

SKY e American Tower fecham parceria para cobertura de fibra óptica

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A SKY anuncia ampliação da cobertura de fibra óptica e firma parceria com a American Tower como provedora de rede neutra. Essa novidade vai agregar nos locais onde a operadora já atua. 

Fibra óptica SKY

O diretor de Banda Larga da SKY, Rodrigo Fernandes, prevê que a operação comercial na rede neutra da American Tower terá início no segundo trimestre e atenderá mais de 40 cidades até o final deste ano.

SKY e American Tower celebram a nova parceria

O executivo declarou que a American Tower irá fortalecer a disponibilidade, alcance e qualidade do serviço SKY FIBRA, como parte da estratégia de investimento em tecnologia e inovação, seguindo o plano de expansão lançado no ano passado. Essa medida visa agregar valor ao serviço.

“Seguindo nosso plano de expansão de SKY FIBRA, a American Tower agregará valor por meio do fortalecimento da disponibilidade, alcance e qualidade do serviço que lançamos ano passado como parte da nossa estratégia de investimento em tecnologia e inovação”.

Daniel Laper, diretor sênior de Fibra e Novos Negócios da American Tower, afirmou que nos últimos anos de operação comercial na rede neutra, a empresa adquiriu a maturidade e flexibilidade necessárias para atender operadoras de diferentes portes em suas estratégias de banda larga. Ele expressou confiança em sua capacidade de suportar o plano da Sky.

“Com mais de três anos de operação comercial na nossa rede neutra, tendo a oportunidade de atender operadoras de diferentes portes na execução de suas estratégias de banda larga, acreditamos que desenvolvemos a maturidade e a flexibilidade necessárias para suportar o plano da Sky”.

SKY entrou no mundo da internet banda larga por fibra óptica no ano passado

No ano passado, a SKY, conhecida por ser uma empresa de televisão por assinatura, anunciou uma nova estratégia para oferecer serviços de banda larga por meio de redes de fibra óptica. 

Essa estratégia foi definida pela sua controladora, a Vrio. Para implementar essa nova estratégia, a SKY optou por utilizar redes neutras, que são redes de infraestrutura de telecomunicações que não pertencem a nenhuma operadora em particular. 

Para expandir sua presença no mercado de banda larga, a operadora fez um acordo inicial com a FiBrasil, que fornece acesso a uma rede de fibra óptica de alta qualidade. Com essa nova iniciativa, a SKY espera ampliar seu território e oferecer serviços de internet de alta velocidade e qualidade aos seus clientes.

Embratel e Rumo fecham acordo para ampliar rede 4G nos trens da Serra de Santos, SP

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A Embratel e a Rumo anunciaram parceria para aumentar a cobertura 4G da Claro no trens da Serra de Santos, litoral de São Paulo. Segundo o que as operadoras destacaram, a instalação de mais de 40 antenas de transmissão reduz em 97% o tempo de comunicação entre maquinistas e o centro de controle de operações da estação do meio de transporte. 

Trem

A Rumo, operadora de ferrovias no Brasil, e a Embratel anunciam a ampliação a cobertura do sinal 4G da Claro para apoiar a operação de locomotivas na região. O projeto, faseado em duas etapas, realizou a instalação de 41 antenas de transmissão, que já estão 100% operacionais, nos 41 quilômetros entre as estações Evangelista e Paratinga. 

A Embratel afirma que um grande avanço na circulação de trens da região já está ocorrendo, levando maior autonomia e redução no tempo de comunicação entre maquinistas e o centro de controle operacional (CCO) da Rumo, garantindo rapidez e agilidade no compartilhamento de informações. 

A Rumo, que administra o principal corredor ferroviário do País, entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP), está utilizando o serviço de transmissão 4G por meio de chips da Claro, com projeto desenvolvido pela Embratel. 

O objetivo é otimizar a comunicação entre trens e o CCO, reduzindo o trânsito time do trecho e aumentando a eficiência logística da operação. 

Essa parceria entre Rumo e Embratel visa melhorar comunicação no interior de São Paulo

Marco Andriola, Diretor de Tecnologia Ferroviária da Rumo afirma que suas composições contavam até então com sistema de comunicação via satélite neste trecho de serra. Agora, porém, a situação teve uma melhora. 

“Devido à topografia local, o sinal por satélite não oferece boa cobertura na serra, uma área de grande complexidade pela densidade de trens, causando impacto na circulação. Agora, temos uma redução de cerca de 97% no tempo de envio de informações entre trens e CCO, o que fez com que nosso delay caísse, em alguns casos, de 7 minutos para poucos segundos. Além disso, o maquinista tem um ganho importante em termos de segurança, uma vez que pode acionar, com maior velocidade, as equipes nos 41 quilômetros de serra”. 

Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel, disse que a estrutura robusta projetada pela companhia permite mais agilidade no rastreamento em tempo real das composições. 

“No trecho da serra, há uma área de declive com mata fechada, em que a única forma de conectividade é o 4G. O projeto foi desenhado em conjunto e de acordo com as necessidades da Rumo para que pudéssemos entregar um serviço de qualidade e que atendesse suas demandas. Assim, estamos oferecendo uma conexão segura e estável para habilitar e fomentar a transformação digital nas operações da Rumo”.

A empresa destacou também que, além de conexão 4G, a Embratel já fornece diversos serviços em ferrovias e locomotivas da Rumo pelo Brasil, como Data Center, Nuvem, Wi-Fi, conexão rádio P2P, gestão e monitoramento de equipamentos. 

 Para que a comunicação da operação ferroviária pudesse ser otimizada, a Rumo também realizou o redesenho interno das locomotivas. Assim, os veículos ferroviários puderam receber equipamentos capazes de captar o sinal 4G de forma integrada à comunicação satelital utilizada nos trechos fora da serra.

 “Além da Embratel, importante parceira nesse projeto, tivemos a contribuição da Nokia, responsável pelo desenvolvimento da solução de rede de missão crítica para as nossas composições”, diz Marco Andriola. 

Por meio da solução da Nokia, a inteligência Embratel, configurada em Nuvem e hospedada no Data Center Lapa da empresa, um dos mais modernos do País, permite a definição de qual tipo de conexão é mais adequada durante cada trecho do percurso. 

Isso permite uma alteração automática da conectividade quando a locomotiva entra na Serra de Santos, passando a utilizar o sinal 4G. Quando a locomotiva deixa a área, pode ocorrer nova troca de padrão de conectividade, se necessário, automaticamente. 

A Nokia também foi importante nesse processo

“As redes de missão crítica têm um papel fundamental na digitalização do mercado empresarial. É a partir de nossa experiência mundial junto a mais de 2.200 clientes com redes desse tipo que trazemos à Rumo uma conectividade custo-efetiva, robusta e segura. Estamos confiantes no sucesso dessa nova fase de ampliação e prontos para apoiar o crescimento dos negócios de nosso cliente”, comentou Marcelo Entreconti, Diretor de Nokia Enterprise para a América Latina. 

Todo o processo de implantação desta nova fase do projeto, com o 4G na serra de Santos, teve início em maio de 2022 e contou com uma série de estudos focados na otimização da comunicação no trecho em questão. 

Por ser uma rede pública, a população e empresas locais também estão sendo beneficiadas com mais qualidade e facilidade de conexão com a internet, garante a Embratel. 

O objetivo é que agora a iniciativa seja expandida para outros trechos de serra, bem como para as demais operações da Rumo.