28/04/2024

MCom promove evento sobre conectividade e letramento digital

Tanto a a conectividade seletiva quanto o letramento digital foram pautas do evento em comemoração ao dia da inclusão digital.

A Conectividade Significativa e o Letramento Digital foram os assuntos levantados no Dia Nacional da Inclusão Digital, que foi fomentado em evento pelo Ministério das Comunicações, o MCom, nesta segunda-feira, 27, em Brasília. 

Conectividade Significativa e o Letramento Digital

Especialistas do setor de telecomunicações se encontraram no auditório do Ministério das Comunicações para discutir a pauta fundamental para o crescimento do país, em celebração ao Dia Nacional da Inclusão Digital. O evento teve como foco esses dois temas: conectividade significativa e letramento digital.

Nomes como Maximiliano Martinhão estiveram presentes na discussão sobre Conectividade Significativa e Letramento Digital 

O Secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, ressaltou a relevância de discutir a questão dentro do Ministério das Comunicações

Ele enfatizou que o letramento digital é fundamental para o processo de conectar indivíduos que ainda não estão conectados, enquanto a conectividade significativa visa não apenas ajudar aqueles que não possuem acesso à internet, mas também melhorar o acesso para aqueles que já possuem.

“O foco do letramento digital é muito importante dentro do processo de conectar aqueles que não estão conectados, e o foco da conectividade significativa é o de nos preocuparmos não só com aqueles que não tem, mas também o de melhorar de quem tem o acesso à internet”.

Em seguida, o Diretor de Inclusão Digital do MCom, Rômulo Barbosa, apresentou os programas da pasta que fornecem conectividade para aqueles que estão excluídos digitalmente, como o Wi-Fi Brasil, Norte Conectado, Digitaliza Brasil e Computadores para Inclusão.

O primeiro painel discutiu a “Conectividade Significativa” e foi moderado pelo Diretor de Investimento e Inovação, Pedro Lucas Araújo. A conversa enfatizou as mudanças e o aumento do uso da internet, que atualmente é liderado pelo celular.

O último debate foi moderado pela Diretora de Política Setorial, Nathalia Lobo, e os palestrantes convidados discutiram os avanços tecnológicos que podem ajudar a fornecer conectividade para áreas remotas que atualmente não têm acesso à internet.

“A nossa vida digital precisa ser como a nossa vida real, ter a capacidade de trabalhar, estudar, de se entreter no mundo digital e que a qualidade dessa conexão tenha todos os parâmetros técnicos necessários para que isso ocorra, então o dia de hoje é para isto”, disse o secretário de Telecomunicações.

Também estiveram presentes participando do encontro a secretária-Executiva do MCom, Sônia Faustino; o presidente da Telebras, Jarbas Valente; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; e o diretor Regional da UIT para Américas, Bruno Ramos.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários